A Stratocaster é a guitarra mais versátil que existe. E o motivo de sua praticidade é

Autor Mensagem
Jandira
Veterano
# mar/11 · Editado por: Jandira
· votar


emaniox
Straros são boas
Discordo! Para começo de conversa a Strato é conhecida pelo seu timbre original e único, então sua analogia com patos está completamente errada. A afirmação que as stratos são as mais versáteis é verdadeira, eu tenho guitarra com 2 hb e posso afirmar que não dá para comparar. Não vou entrar em detalhes nas modificações nas stratos para não desequibrar a discussão

Jandira
Veterano
# mar/11
· votar


Straros são boas
Desculpe pelos erros, estava postando pelo celular e tem uns auto-completar maluco por aqui sabe...

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Pensando em stratocaster como sendo "aquele" formato de corpo com um braço aparafusado, considero sim uma guitarra versátil. Você pode trocar o braço facilmente, pode trocar os captadores facilmente (ou colocando um escudo com tudo já montado, ou aproveitando as "piscinas" pra colocar um set HSS ou até HSH), pode usar a tremolo ou pode torná-la "fixa", pode fazer ligações diferentes (série/paralelo, defasagem, humbuckers com split...).

Porém, pensando em stratocaster tradicional (SSS), aí eu discordo. Pra mim, nada mais versátil do que uma guitarra HSH com humbuckers splitáveis. Com isso você toca de tudo - ou quase tudo.

Jandira
Veterano
# mar/11 · Editado por: Jandira
· votar


erico.ascencao
Porém, pensando em stratocaster tradicional (SSS), aí eu discordo. Pra mim, nada mais versátil do que uma guitarra HSH com humbuckers splitáveis. Com isso você toca de tudo - ou quase tudo.
É um caminho, mas eu penso inversamente a você, prefiro ter uma guitarra tradicional (SSS) e fazer modificações para ter as ligações em série como a de um humbucker (HSH). Óbviamente não fica como um humbucker, assim como um Humbucker splitado não fica igual a um single, mas a 1ª opção me agradou mais.

Obs.: Só pra deixar claro eu tenho essas duas opções em casa.

Konrad
Veterano
# mar/11
· votar


Melhor, pior, versátil, limitado.....

Como diz meu velho avô: "um mau marceneiro culpa suas ferramentas".

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Leomju
Num sei, não... mas acho que a paixão às vezes atrapalha o julgamento. Concordo com voce em ser apaixonado por stratos, o timbre é realmente característico. Só que não é a única guitarra versátil.
Uma Gibson Nighthawk também tem chave de cinco posições e te permite um som limpo de excelente qualidade com captador splitado ou um som carregado prá caceta usando o captador do braço.
E há outras coisas a serem exploradas: os milagrosos botoezinhos de volume e tom na guitarra. Eu tinha uma preguiça do caceta em experimentar as nuances do instrumento. De um tempo prá cá, passei a fuçar todas as opções oferecidas popr instrumento e equipamentos... acho que versatilidade vai muito além do modelo do instrumento.
Acho que esse papo de versatilidade, guitarra melhor ou pior, se o timbre parece com o do Jimi Page ou do Al Di Meola... isso tudo aí depende da equação:
Guitarra + amp + pedais + GUITARRISTA = som

Overdrive CH
Veterano
# mar/11 · Editado por: Overdrive CH
· votar


Opa, opa... Isso é uma discução um pouco dificil, eu sei que a maioria dos membros tem preferencia pela Strato e pela Lespa mas vamo lá... Modelo de guita é o que num falta no mundo, e o que num falta é modelos para serem criados ainda, e outra, guitarras são uma composição enorme de varios itens que podem ser trocado e melhorados, podemos mudar até seu visual, então versatilidade é um caso a parte, pois musica é algo que se cria, quem ira dicidir a versatilidade da guita é o musico, se o modelo lhe agrada e da o conforto desejado ele pode ficar com a guita que quiser, e altera-la até obter o som que ELE msm quer e não o que a MUSICA quer!!!!
Meus amigos e companheiros de forum, não se ceguem pelo conhecimento, o que já existe pode ser renovado, e o que não existe só esta esperando para que vc o crie!!!!!

erico.ascencao
Veterano
# mar/11
· votar


Jandira: Óbviamente não fica como um humbucker, assim como um Humbucker splitado não fica igual a um single, mas a 1ª opção me agradou mais.

Eu tenho uma guitarra com coil split e este recurso se mostra bastante útil. Tenho minhas dúvidas ao comparar o som dos humbuckers splitados com o som de singles reais pois a minha stratinho "de verdade" é bem diferente da superstrato HSH: a primeira tem corpo em alder e braço todo em maple, enquanto a segunda tem corpo em basswood e braço em maple/rosewood.

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


Leomju
De maneira nenhuma quiz criticar seu topico, para mim, aqui só deveriam estar aqueles que curtem a Strato, que compartilhão da msm opinião que a sua, mas começou a entra muita gente e começaram a falar de outros modelos, ai vira um topico sem sentido, nunca tera um acordo, guita, carro, mulher, musica, comida.... Não da pra comparar essas coisas com todu mundo, temos gostos diferente!!!!!
Sónão curti ler esse negocio de "Strato é a mais versatil" pois adoro Lespa, Semi e Firebird... que alias é uma guita extremamente versatil tbm, porem, levando em consideração, é uma opinião minha, mas não da pra discutir versatilidade ou coisa assim, somos musicos, artistas que modelam o som ao seu modo, e nunca seremos iguais!!!!!

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Overdrive CH
Cara, eu mesmo citei outro modelo de guitarra não para criar discussões de melhor x pior ou coisa parecida.
Só citei porque o próprio tópico é comparativo com outras guitas ( " versátil e a mais usada entre todas" ) e por isso achei que está aberto a comparações.
E aliás, nunca parei prá contar as guitarras usadas pelos artistas, mas é certo que a strato é a mais usada entre todas?

Jinkxs
Veterano
# mar/11
· votar


Manubio
De Ros

Raciocínio perfeito rapazes.... é isso aí mesmo.

Sobre a Strato.... a única coisa que posso acrescentar: Conforto!!!

As Lespas são muito pesadas e possuem acesso difícil às últimas casas, e por ter a mão grande e dedos grossos (ui!!!) tenho preferência pela escala mais longa típica das stratos.

As Stratos possuem o contorno do corpo mais fácil de se ajustar ao músico (minha opinião) e a posição do Jack é perfeita. Para ficar em pé durante horas tocando é a guitarra ideal.

No mais.... essa história de versatilidade fica mesmo por conta do guitarrista e do conjunto de equipos que ele tem à disposição.

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico
Putz é verdade cara, li tanto comentario que esqueci do titulo...
Porem, eu to aqui mais pra essa galera perder esse negocio de Lespa é peso e encorpada, Strato é agudo e versatil e o resto é resto...
Me deixa fu... isso ai, pq eu sei que a maioria do pessoal aqui nunca teve uma experiencia a longo prazo com uma Firebird, Explorer, Fly V, Jazz Master, Jaguar, Mustang, Music Maker, Nighthawk...
Cara, é uma luta desgraçada pra achar alguem falando sobre uma dessas guitas aqui, e acho isso muito errado, nego fala da Lespa e da Strato mas nem sabe como funciona as outras guitas!!!!
Toco baixo, guita e batera, tenho algumas noções de vocal e to pegando o basico de instrumentos de sopro, quero me tornar um compositor completo e sei que esse negocio de modelo e todo esse bla bla bla é só por gosto, peço desculpas, o criador do topico realmente abriu espaço para um debate!!!!!
Então vai minha opinião em relação a isso, da um violãozinho veio na mão de um tiozinho espanhol que ele engole todos os modelos de Strato e Lespa que vc levar pra tocar
Versatil é o musico que inova onde ninguem se arrisca!!!!

Anderson Eslie
Veterano
# mar/11
· votar


emaniox
Um pato é versátil. Ele anda, nada e voa.
Um pinguim nada melhor.

É melhor ter um pinguim, uma avestruz e uma águia do que tres patos.

Stratos são boas.

GÊNIO. Poderia fechar o tópico depois dessa...
Tenho a mesmíssima opinião.
Stratos SÓ são mais um modelo bom de guitarra, dentro de vários outros bons modelos. Povo que fica criando mito, lenda em torno.

Overdrive CH
Veterano
# mar/11
· votar


emaniox
Um pato é versátil. Ele anda, nada e voa.

heuaheuahueauehuaeuaheuahe
muito bom!!!!!!!

Anderson Eslie
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico
Num sei, não... mas acho que a paixão às vezes atrapalha o julgamento. Concordo com voce em ser apaixonado por stratos, o timbre é realmente característico. Só que não é a única guitarra versátil.

Exato, é que nem falar de time de futebol. Tem gente, por exemplo, que acha que o Corinthians ainda vai ganhar uma Libertadores, mas enfim, é paixão.
Aliás, poucas pessoas no fórum deixam sua paixão de lado e discutem de forma imparcial sobre timbres de guitarras característicos. O que mais se vê é "eu sou apaixonado por strato (ou LP's) e o som dessa guitarra é o melhor". Será que essa pessoa já ouviu sons de outras guitarras, já tocou em outras pra fazer esse tipo de comparação, ou é algo jogado ao vento, pq se é muito fã de determinado modelo?
Ainda bem que nem todos aqui pensam desse jeito, mas infelizmente, o fórum ainda carece de muita coisa, inclusive bom senso pra discernir uma crítica a um elogio.

Vê lá o post do Spect. Ontem tinha -18 e ele num falou nada de mais. Né coisa de menino?!

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Anderson Eslie
Overdrive CH
Pois é isso mesmo! Eu, há uns 28 anos, quando comecei a tocar por hobby, achava que Gibson Les Paul era o máximo em guitarras. Sabem como fui desfazendo esse mito? Fui tendo diferentes guitarras ao longo dos anos e aprendendo a gostar de cada uma, extraindo o máximo de benefícios das qualidades de cada. E engraçado que somente há quatro meses consegui ter o meu sonho de garoto, uma Gibson Les Paul. Continuo apaixonado pelo modelo, só que também sou apaixonado por outros ( uma Fender Strato inclusive ) que tive oportunidade de ter.
E o pior é o cara que crê no mito sem ter experimentado as opções... acha que uma guitarra é o top só porque o artista preferido usa... e acha que vai tocar igual se tiver um equipamento igual...
Acho que o cara pode ser apaixonado pelo que quiser, só que tem que ter a capacidade de ser imparcial e poder julgar o que é bom e o que é ruim em cada modelo.

Anderson Eslie
Pois é, eu já tinha visto o post e o resultado... realmente é meio imaturo essa coisa de julgar o gosto de cada um...

GOREFESTA
Veterano
# mar/11
· votar


Anderson Eslie

O que mais se vê é "eu sou apaixonado por strato (ou LP's) e o som dessa guitarra é o melhor".

O mais engraçado é que a maioria aqui sequer tocou na guitarra que tanto adora e defende aqui no forum. Por isso que só da papagaio que fica repetindo que "fender é fender!", "Qualquer timbre que use uma les paul é inimitavel" e outras bobagens

Anderson Eslie
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico
Compartilho de seu pensamento e do emaniox, mas acostume-se com esse fórum. Aqui só tem Slashmaníaco e Malmsteenmaníaco. Ou é Strato ou não existe vida guitarrística. Ou escuta Pink Floyd ou vc não é culto, e besteiras mais...

GOREFESTA
O mais engraçado é que a maioria aqui sequer tocou na guitarra que tanto adora e defende aqui no forum. Por isso que só da papagaio que fica repetindo que "fender é fender!", "Qualquer timbre que use uma les paul é inimitavel" e outras bobagens

Exato. E não se surpreenda se ver coisas piores vindo da gurizada.

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Overdrive CH
p.s.: a próxima que está na minha mira é uma Jaguar. Minha mulher vai me enfiar a porrada se eu encher o quartinho de guitarras. Ô guitarrinha legal, cara!

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Anderson Eslie
Me inscrevi no FCC há poucos meses e já percebi que ocorrem muitas discussões baseadas apenas em gosto pessoal e nunca levarão a nenhum benefício. Mas acho que as discussões embasadas valem muito a pena, aqui no FCC tem muito cara bom. Já aprendi muita coisa.
Mas agora tô querendo saber como é que o dono desse tópico conseguiu dimensionar que a strato é o modelo mais usado. Isso é muito relativo.
Mais usado por quem? Qual o universo em questão?

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Uns postam opiniões, outros frases de efeito, outros até filosofia...

Uns postam pra aparecer... tem de tudo...

O tópico é assim: Sendo a Strato uma guitarra versátil (isso é incontestável por 8 entre 10 guitarrista, só observar aqui) qual o segredo de sua versatilidade? o tópico não é de comparação entre modelos... já existem muitos tópicos sobre isso! De uma Epiphone pro Zakk Wilde e não existe Strato melhor que ela... Dê uma Strato pro Jeff Beck e não existe Les Paul melhor que ela. Qualidade é do guitarrista, o timbre é do instrumento e o conjunto que cerca a "cadeia" (pedal, amp, etc)

Mas a conclusão geral está sendo assim: a Strato tem recursos que a tornam versátil e prática, por isso é uma das mais usadas no mundo!

Agora tem esse fatorzinho que está gerando discussão: As demais marcas, (se de ponta), tem a mesma qualidade, só que a Strato tem esse negócio só dela, sei lá!

Só um louco pensaria assim: "Vou tocar Little Wings, dá ae uma Les Paul"

Som de Strato pede Strato e naum tem jeito. Hendrix usou ALGUMAS VEZES uma SG, mas porque queria som de SG e não de Strato, pra variar um pouco o timbre e tal. Mas nas outras 50.766 vezes que tocou, usou uma Strato e ele sabia o som que queria: SOM DE STRATO PEDE STRATO!

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico
mas acho que a paixão às vezes atrapalha o julgamento

Booooa... é verdade... eu tento ser imparcial nas opiniões, eu mesmo sei que uma Les Paul e uma Strato tem a mesma qualidade, a gente precisa entender isso. "Eu ando de Fusion então o Civic não presta..." acho que não é por ae!

Valeu!

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Anderson Eslie
Concordo com vc, é riste ver a gurizada bitolada e com visão fechada só pra um gosto musical!

Ant--
Veterano
# mar/11
· votar


Strato está acima de qualquer discussão.

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Marcelo Bico
Acho que minha TV está louca! 60% dos músicos que aparecem nela estão empunhando uma Strato!
Isso é fato, tô falando do nível profissional. Pra estudar, o modelo não importa tanto, mas quando vc descobre o seu som sim, tô falando de quem sabe o som que quer!

Daqui a pouco vão estar perguntando: Quem disse que a Coca Cola é o refrigerante mais tomado no mundo? É número, é fato, não se discute certas coisas!

De Ros
Veterano
# mar/11
· votar


Leomju

Só um louco pensaria assim: "Vou tocar Little Wings, dá ae uma Les Paul"

Eu gravei Little Wing com uma guitarra com dois Humbuckers.

E eu discordo do titulo do teu tópico. Para mim é uma afirmação falsa.

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


Não é questão de ser melhor, porque como já disse não tem melhor. Mas a Strato é a escolha da maioria, isso naum tem jeito!

Leomju
Veterano
# mar/11
· votar


De Ros
Dá pra gravar Litlle Wings até com guitarra Havaiana, só que vc naum vai soar como SRV!!!

Vai ser maravilhoso, pode ser até melhor, mas não vao soar como strato.

O que eu quero dizer é que ela tem um timbre só dela!

Marcelo Bico
Veterano
# mar/11
· votar


Leomju
Beleza, entendi que som de Strato só com Strato, assim como som de Mustang, só com Mustang. Isso é o óbvio.
Mas isso não faz das stratos as mais versáteis dentre todas. Elas são versáteis prá tirar som de strato, mas tem outras guitarras que também são tão versáteis prá tirar o som que elas permitem que sejam tirados. Exatamente como acontece com stratos.
Concordo, sim, que o som da strato é bem característico. Mas outras também têm som característico - o que prá mim não é garantia de versatilidade.
Mas tudo isso aí é subjetivo, envolve gosto pessoal e habilidades.

Van_Lorien
Veterano
# mar/11
· votar


Dá pra gravar Litlle Wings até com guitarra Havaiana, só que vc naum vai soar como SRV!!!

Leomju
Duas colocações sobre isso:

1) Little Wing é do Hendrix.
2) Perfeito, o guitarrista não tem que soar como outro, tem que soar como ele mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Stratocaster é a guitarra mais versátil que existe. E o motivo de sua praticidade é