Gravação; Praticidade x Qualidade

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # jun/09


    Se você fosse gravar em casa, mas com qualidade MESMO.

    Você daria preferência para um digital top (Como uma Tonelab por exemplo) ou por um All Tube + alguns pedais?

    E porque.

    Abçs

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Contem ai suas experiencias com ambos e qual se saiu melhor no final, levando em consideração tanto a qualidade final quanto a praticidade.

    Mas lembrando que é para uma gravação profissional.

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    janick

    Daria prioridade a um digital como as POD

    Pq para gravar com um valvulado teria que ter uma boa sala com boa acustica, teria que ter um bom microfone, uma boa paciencia ara ajustar e teria pouca opcao de timbres, enquanto gravando com a POD teria uma boa quantidade de timbres que no fim só faz diferenca aos ouvidos do pessoal que tbm toca, o puiblico final nao se liga tanto nisso fora que são excelentes os timbres das POD.

    Deixaria um valvulado pra tocar em show mesmo

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Pq para gravar com um valvulado teria que ter uma boa sala com boa acustica, teria que ter um bom microfone, uma boa paciencia

    Dos três fatores me faltaria apenas a sala com boa acústica =P

    enquanto gravando com a POD teria uma boa quantidade de timbres que no fim só faz diferenca aos ouvidos do pessoal que tbm toca, o puiblico final nao se liga tanto nisso fora que são excelentes os timbres das POD.

    Então! Com paciencia isso é bem maleável né? Estou só esperando conseguir vender meu VT-999 e meu GE-7 para comprar o que vai faltar nas minhas gravações - uma mesa de som, fones apropriados e um microfone adequado (Shure)

    Deixaria um valvulado pra tocar em show mesmo

    Pois é! Ao vivo ele faz um estrago cara, timbrão mesmo.

    MMI
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: MMI
    · votar


    janick

    Cara, depende muito o que você quer dizer com isso. Se você quer qualidade MESMO, tem que pensar em gastar dinheiro MESMO, aí dá para "viajar", construir um estúdio no seu quintal, com uns 10 valvulados, mais alguns multi-efeitos, outros tantos efeitos, computadores, mesas e no final 1 milhão de reais nisso. Mas não me parece que é essa qualidade que você procura.
    Entre um Tonelab e um excelente amplificador mais uns ótimos pedais, fico com a segunda opção, mas você devia falar o que é esse "All Tube + alguns pedais". Veja, eu acho que se você montar um rack com prés Mesa Boogie, Soldano e Marshall, uma potência (pode ser Mesa Boogie), um MIDI switcher, uma pedaleira MIDI e um TC G-Major você não precisa de pedal nenhum mais. Da mesma forma que se esse All Tube for um Mesa Mark V e os pedais, um wah (RMC ou Fulltone), um T-Rex Replica Delay, um chorus (TC Electronic ou Fulltone) e um pedal de volume, para mim não precisa de Tonelab. Sabe, na verdade, é relativo...

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Cara gravação em qualidade profissional em pouco investimento é Line6 (POD Family) e PONTO.

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MMI
    Se você quer qualidade MESMO, tem que pensar em gastar dinheiro MESMO

    Nem sempre. Com uma pedaleira BOA, querendo gravar uma guitarra, acho que achando um bom timbre e com boas interfaces e mesa, e um bom conhecimento de gravação e mixagem, é possível chegar em um resultado satisfatório para divulgar o seu trabalho para o público. Estou certo?

    Chico Tripa

    Tenho um Toneport com o Pod Farm, tem bons timbres também.

    Hendrix_ssa
    Veterano
    # jun/09 · Editado por: Hendrix_ssa
    · votar


    all tube = valvulado??
    meu amp tem escrito "ultra tube" alguem sabe que é isso?
    ele é o Behringer AC112.



    Respondendo ao tópico

    Gravar em casa com certeza um valvulado, em casa teria mais paciencia e som de qualidade, nunca vi nenhuma simulação chegar a 50% do som real de um bom valvulado.

    Pode-se dizer que com um pouco de experiencia com softwares e uma interface, substitui pedaleiras top, sendo que cansei de simulações, agora to atrás do real!

    Vejo o lado da pedaleira top apenas pela praticidade as vezes com resultados satisfatórios.

    BaNdAiD
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    janick

    Cara, como foi dito pelo alexdiffer, um digital top como os pods é muito mais prático e fácil de se usar para gravações.
    Mesmo tendo um amp foda, um mic foda e uma sala foda, o amp só te dá aquele mesmo som. Com um pod vc tem uma variedade incrível de sons possíveis na hora de gravar!!

    Pra tocar ao vivo, nada melhor que um bom valvulado. Mas pra gravar em casa, nada supera as pedaleiras!! Tenho uma x3L e falo com convicção! Não troco por nada!

    Abraços!

    MMI
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    janick
    Nem sempre. Com uma pedaleira BOA, querendo gravar uma guitarra, acho que achando um bom timbre e com boas interfaces e mesa, e um bom conhecimento de gravação e mixagem, é possível chegar em um resultado satisfatório para divulgar o seu trabalho para o público. Estou certo?

    Desculpa, não me leve a mal mas para mim não. Um POD não chega em um valvulado realmente bom, com uma sala boa, um microfone bom (ou dois). Nem um Tonelab. Aí vem o que você chama de satisfatório.
    Para mim, os valvulados dão um som que nenhuma pedaleira dá, mas é preciso captar esse som adequadamente, o que é dificil. Então entra a questão do investimento e conhecimento. O Steve Vai, o Slash, o Ozzy e outros tem um estúdio em casa e gravam com qualidade MESMO. Mas é dificil ter a bala que eles tem. Por isso que falei, qualidade MESMO é uma qualidade de padrão internacional ou é para botar uns MP3 no seu site? Se é para plugar numa placa onboard é bem diferente do que num sistema protools hd, por exemplo. Assim, um pré-amp Mesa Boogie Triaxis plugado em linha no computador, com uns pedais de qualidade, ainda assim dá som para passar por cima de qualquer pedaleira. Mas só isso já dá quase 10 mil reais.

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MMI

    Estou falando de resultados para gravação. Primeiro que eu não tenho um placa onboard para plugar. Eu tenho uma interface de som voltada para esse fator.

    Enfim, obrigado pelo comentário.

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MMI
    Estava falando, um padrão legal de musicas, para se por no Youtube, para se divulgar em site próprio, etc e tal, para divulgação mesmo.


    Enfim...

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    MMI

    è e tem o lance de que tem muitos valvulados que tem uma certa versatilidade, mas muitos mesmo se fizermos um teste nao sabem diferenciar um som valvulado de um simulado....

    Chico Tripa
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    A opção mais barata, mais barata mesmo é isso aqui:

    "Stealth Plug" é um PLUG P10 USB (placa de som com drive ASIO embutido). As gravações são fantásticas seja com Guitar Rig, AmpTube ou qualquer software de gravação ASIO.

    Eu uso quando faço viagens longas e levo a guitarra. Funciona da mesma forma que o POD para gravações em termo de qualidade da gracação.

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Geral


    Primeiro seria bom se por em pauta oque se julga qualidade musical e diferenciar qualidade de luxo....na minha concepcao ter um valvulado ou muito $$ e recursos para gravar nao querem dizer nada, eu acho que versatilidade, bom gosto e ouvido valem mais que mil valvulas.....claro que qual guitarrista se pudese nao teria seu estudio cheio de parafernalha, amps, guitarras, pedais etc...ok mas acordemos agora olhemos a nossa volta e vamos ver que estamos o Brasil onde as taxas de importacao e os impostos a nos cobrados sao extremamente abusivos e nao nos dando condicoes de ter alguns equipamentos...oque se pode fazer para pelo menos obter um material bom de qualidade relativamente boa para uma divulgacao, distribuicao etc...???

    Não estou mentindo é fato....uma vez eu vi uma reportagem com um produtor musical ele estava em estudio com uma dessas bandas "emo" famosinhas eu nem vou citar o nome, mas ele contava detalhes e mostrava que ele gravava os caras com uma POD pois os amps que eles tinham (Mesa e MArshall) produziam um certo "HUM'' que eles nao conseguiam tirar na gravacao oque comprometia um pouco a qualidade e nao estou mentindo ou inventando fatos para justificar minhas afirmativas....eu assisti se eu recordase o canal ou o programa postava ai vou tentar achar mas nao garanto nada.

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Chico Tripa
    É, bem por ai que meu toneport funciona!

    Mas ai penso em comprar uma pequena mesa de som como a Xenyx, que possa servir como um Direct Box Stéreo, para ligar a pedaleira em L/R. Isso da certo?

    Pretendo gravar a guitarra assim, ou microfonada a partir do cubo (Shure + Mesa Xenyx + Toneport).

    Mas estava pensando em fazer isso com a pedaleira, visto os ótimos sons que ouvi dela no youtube, que me reanimaram em relação à ela.

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/09
    · votar




    em pleno 1:00 vcs podem ver o cara com a guitarra plugada num POD de rack e no video vemos varios Cabeçotes dos sonhos claro em alguns casos sao usados e sao bons nao quero dizer que nao sao mas que os POD em termos de qualidade de gravação sao mais praticos e eficientes

    guitarclub
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    janick
    sem limite de $? iria de valvulado + pedais, dando um tratozinho num quarto sobrando na casa (bastante gasto, mas nada tal imensamente fora da realidade... uns 10mil [realmente bastaaaaante gasto pra mim] acho que resolveria).

    com limite de $, iria com um dessas super pedaleiras que só faltam descascar laranja, mesmo nao gostando de coisas digitais quando o assunto é instrumentos musicais...

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    PedroShinzato
    sem limite de $? iria de valvulado + pedais, dando um tratozinho num quarto sobrando na casa (bastante gasto, mas nada tal imensamente fora da realidade... uns 10mil

    Ta 10mil iria dar nem pro amp rsrs

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    PedroShinzato
    Eu já tenho ambos, tanto o valvulado com alguns pedais, tanto a Tonelab. Entende?

    O negócio é como realmente ficaria massa gravar para ter um resultado final bem satisfatório. Com o All Tube o negócio é que eu tenho aquele meu timbre, que para tocar as musicas ao vivo do meu jeito, OK, mas de repente quando você quer gravar em casa e quer um som diferente,apenas equalização não resolve, pois você ainda tem a caracteristica própria do amp, saca?

    abçs

    alexdiffer
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    janick
    qual seu amp?

    nyurig3
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    o alexdiffer tem toda a razão, como faltam recursos a opção que ele mostrou se torna eficaz

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    alexdiffer
    Peavey Classic 30W.

    A questão não é falta de recursos. Pq vão estar disponíveis, além da pedaleira, uma Mesa + Microfone + interface de audio. É só de resultados e versatilidade. Com o amp tenho uma versatilidade baixa eu imagino.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    janick
    A qualidade de gravação, antes de tudo, é obtida pelo método de gravação. Eu cheguei à conclusão que, para gravar com uma qualidade legal mesmo, é microfonar o amplificador e ir pro abraço. Usar pedais ou pedaleira é um aspecto secundário.

    MMI
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    alexdiffer

    ter um valvulado ou muito $$ e recursos para gravar nao querem dizer nada, eu acho que versatilidade, bom gosto e ouvido valem mais que mil valvulas...

    Verdade. Posso exemplificar com o Metallica que já gravou ótimos timbres e no último CD estragaram tudo, provavelmente na pós-produção. Dificil pensar em mais grana e recursos nos parâmetros de nós, mortais... Agora diferenciar qualidade de luxo não é o caso. Muitos equipamentos de alto custo muitas vezes não são simples luxo, eles agregam qualidade. Só que tem uns caras que usam por luxo mesmo, porque não conseguem traduzir o alto custo em qualidade, como o que aconteceu (talvez por acidente) com o Metallica.
    Mas voltando para o que o janick pergunta, eu acho que realmente é dificil captar todo o timbre e alma de um valvulado. Para isso, precisa pelo menos de 2 microfones bons e uma sala razoável, mesmo assim é dificil. Geralmente para músicas transmitidas pela internet e youtube pouca diferença faz, uma pedaleira se vira. Mesmo porque muitos que vão ouvir não vão conseguir saber a diferença entre um multi-efeitos meia boca e um equipamento top. Arriscaria dizer até que ninguém desse forum saberia diferenciar ou mesmo falar sobre o timbre ouvindo naqueles alto-falantes vagabundos de computador (que muita gente tem) vendidos por um camelô por alguns passes de ônibus ou ticket refeição. Então, para um resultado razoável, a Tonelab vai bem. Para o "All Tube" (sei lá qual) ir melhor, você provavelmente vai ter que investir em equipamento de gravação, talvez no local de gravação e penar bastante para traduzir isso tudo em qualidade.

    janick
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    "All Tube" (sei lá qual)

    É um Peavey Classic 30W

    você provavelmente vai ter que investir em equipamento de gravação, talvez no local de gravação e penar bastante para traduzir isso tudo em qualidade.

    Cara, eu quero montar um Home Studio para registrar minhas ideias com qualidade e que eu tenha condição de mostrar isso para os outros, apenas.

    De onde vemo som, eu já tenho o que preciso. Penso agora em um bom microfone, uma mesinha bacana, e um bom par de fones.

    O resto, o Cubase SX3 + meus VST's vão adiantar. Gravando com uma qualidade legal, e sabendo trabalhar esse resultado, vai dar certo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação; Praticidade x Qualidade