Autor |
Mensagem |
Manubio Veterano |
# mar/11
· votar
Eu realmente acho que para covers e etc, é bom ter uma strato e uma LP, mas se for para tocar, ter um som próprio, mesmo que seja para tocar músicas dos outros, cada um deve tocar com o que quer.
Eu tenho uma Tagima JA-2 que amo, e vivo tocando com ela, isto pq ela tá só com o cap da ponte e fica meio aguda, mas eu dou uma reguladinha diferente e fica legal demais, me sinto a vontade com ela no colo.
Mas tem dia que acordo com vontade de tocar com as outras, e toco, independente da música, do tipo, do gênero, o legal é pegar a que você quer tocar na mão e mandar ver.
Abs
|
Anderson Eslie Veterano |
# mar/11 · Editado por: Anderson Eslie
· votar
vejo Jackson em Heavy e Trash...
Eu tenho um amigo que toca Arrocha numa Cort Viva e numa Jdr da Jackson.
vejo Semi Acústicas em Blues e Jazz...
O Brian Setzer toca uns rockão com uma semi-acústica, além de ver ao vivo há poucos dias o guitarrista do Velhas Virgens com uma da Epipoca.
Vejo Gibsons em Rocks e afins...
Tem um guitarrista que toca numa banda de pagode daqui, chamada Edcity que toca com uma LP.
mas vejo Stratos em Sertanejo, Pagode, Axé, Country, Samba, Salsa, Rock, Blues, Heavy, etc...
Adrian Smith, Dave Murray, Janick Gers, Kirk Hammet, Andreas Kisser e o guitarra do Chimaira (esqueci o nome dele) tocam com strato em bandas de metal.
Já vi PRS na mão do Bel Marques, além das Parkers, na mão do Chimbinha. CPR na mão do maluquinho do NxCredo e tantas outras coisas nesse mundo doido da música. Não dá pra formatar um estilo de som a uma guitarra.
Agora pra fechar o tópico, guitarra versátil mesmo são as feitas pela Line 6 e Yamaha. Aquelas mesmo que parecem de brinquedo.
Mais ainda pra terminar, pra mim versátil num quer dizer muita coisa. E se fosse pensar em versatilidade, prefiro a Charvel do Alan Holdsworth. Esse sim é gênio. Ponto. Minha opinião.
|
Overdrive CH Veterano |
# mar/11
· votar
Leomju Bom a parte de "melhor" eu disse na empolgação msm, mas nem foi tão voltada pra vc cara, vi gente falando coisas tipo "strato num tem nem discução, entende!!! Espero que não tenha levado nada do que eu disse muito a sério, me empolgo pois sou brincalhão msm!!!! Mas devemos tomar cuidado com o que afirmamos, vivemos numa era onde existe muito preconceito entende, os guitarristas estão se tornando muito seletivos e pouco criativos, a inovação da industria da musica no Brasil esta sendo o Funk e o Happy Rock cara, e a culpa são dos proprios novos musicos!!! O cover é legal, mas eu acho que deveriamos inovar sabe, criar coisas novas, entender que falta criatividade no mundo, principalmente aqui!!! Errei em usar a palavra "melhor" já que num tinham usado antes, vim pra pregar a criatividade e não a discordia!!!! Mas vc tem razão, foi muito engraçado!!!!!
|
Marcelo Bico Veterano |
# mar/11
· votar
Manubio E tem mais: eu bato palma prá guitarrista que se vira com uma guitarra só, independentemente de marca / modelo. Exemplo: eu sempre levo pros meus shows uma Fender Strato e uma Nighthawk ou uma Les Paul. Faço isso porque trabalho e tive oportunidade de poder gastar um dinheirinho suado com as coisas que eu gosto. Com isso, dá prá variar e dar uma dinãmica no som. Mas em um dos últimos shows nossos, uma banda de hard rock abriu prá gente e tinha um moleque se virando muito bem com uma Squier. O moleque tocou prá caceta e fez de tudo com o que tinha na mão. Fui lá bater palmas pro guri e ainda falei que gostaria de ter a habilidade dele. O guri com muito menos, fez mais.
|
GOREFESTA Veterano |
# mar/11
· votar
E tem mais: eu bato palma prá guitarrista que se vira com uma guitarra só, independentemente de marca / modelo.²
Para brincar em casa eu queria umas tres guitarras diferentes, mais um violão... isso é só para tocar sons pesados que eu curto
|
Leomju Veterano |
# mar/11
· votar
Manubio Lógico que stratos são mais vendidas, as LP mais baratinhas custam quase que o dobro da strato.
Entaum... é verdade! Eu soube até que o Malmsteen e o Jeff Beck foram nas casas Bahia parcelar uma Les Paul em 48X, mas tavam com nome sujo! ... kkkkkkkkk....
Brincadeira cara... mas acho que o lance não é o preço não!
Overdrive CH Cara, não foi ofensivo quando vc disse "melhor" foi só uma opinião... eu entendi que foi por causa do fanatismo de alguns... Belezinha?
Valeu!
|
MMI Veterano
|
# mar/11
· votar
De Ros
"A Stratocaster é a guitarra mais versátil que existe."
É uma afirmação falsa.
Cara! Até tu? Você por aqui??? kkkk
Assino embaixo do que você escrever (desde que não seja um cheque, porque to no aperto!)kkkkkkkk
|
Leomju Veterano |
# mar/11
· votar
MMI
Naum encontrava vc desde o tópico sobre Ibanez... rs
Ow esses dias tava vendo um tópico seu sobre timbres de Stratos!
Legal por aparecer!
|
De Ros Veterano
|
# mar/11 · Editado por: De Ros
· votar
MMI "Assino embaixo do que você escrever (desde que não seja um cheque, porque to no aperto!)kkkkkkkk"
Uhauhauhauhauhauhauah!!!!! Espertíssimo! Anteviu o meu golpe!!!!
Abração!!!
|
Luiz Frusciante Veterano |
# mar/11
· votar
Pessoal, sobre essa história de cada artista não soar igual com uma guitarra diferente acho algo complicado e com várias possíveis divergências. Clapton, por exemplo, se consagrou com uma SG no Cream, mas quando passou pra carreira solo e acabou com uma Strato, mudou seu som, passou a ser algo mais pessoal. Já Mark Knopfler continuou soando como Mark quando tocou com uma Les Paul ao lado de seu amigo Eric. Jimmy Page não deixou de ser Page quando tocou com uma espécie de Jaguar com 12 cordas.
Estamos esquecendo também que o som do guitarrista não sai só de sua guitarra, mas também de pedais, amp e de sua técnica! Não sei quanto a vocês mas posso não conhecer a música, mas se ouvir um som com mais ganho, um pouco estalado e MUUUITO Latino e "Bluesento", tocando entre os versos da letra, acerto de cara: Santana está tocando! Sei que o som dele não vem só das PRSs, sei também que ele já usou SG, mas pra mim é o único guitarrista cujo timbre é inigualável... Já me confundi com Hendrix, SRV, Led, Ozzy/Sabbath, etc (às vezes sem identificar, outras vezes trocando um com outro) , mas não com ele.
Desculpem por ter desviado do assunto e talvez por ter dito argumentos contrários...
Sobre as Stratos serem as mais versáteis, acho que são sim, e é indiscutível, tanto que diversos guitarristas de diversos estilos as usam, mas em alguns casos as guitarras são escolhidas pelo "paladar" do guitarrista, e não pelo estilo que ele toca. Por exemplo: SGs, Flying Vs, Stratos e Les Pauls já acompanharam Ozzy em sua carreira, mas nem por isso seu som saiu do padrão. Iommi, Rhoads, Holmes e Wylde, cada um escolheu seu instrumento.
|
Leomju Veterano |
# mar/11
· votar
Luis Frusciante Não sei quanto a vocês mas posso não conhecer a música, mas se ouvir um som com mais ganho, um pouco estalado e MUUUITO Latino e "Bluesento", tocando entre os versos da letra, acerto de cara: Santana está tocando! Cara, eu já tinho dito exatamente isso em outro tópico!
Sobre as Stratos serem as mais versáteis, acho que são sim, e é indiscutível, tanto que diversos guitarristas de diversos estilos as usam, Pois é acho que vc foi mais imparcial que a maioria, eu estava dizendo a mesma coisa, mas a sua maneira de se expressar faz com que seja menos contestado que eu!
Valeu e parabéns pelo post!
|
De Ros Veterano
|
# mar/11 · Editado por: De Ros
· votar
Leomju
"Pois é acho que vc foi mais imparcial que a maioria, eu estava dizendo a mesma coisa, mas a sua maneira de se expressar faz com que seja menos contestado que eu!"
Não mesmo. Mas se tu e o Luiz Frusciante tem essa certeza de que a strato é a guitarra mais versátil, apesar de tudo o que eu falei AQUI, é um direito de vocês.
Não vou mais contestar porque já expus os meus argumentos, e não porque fui convencido que a Strato é a guitarra mais versátil porque o Eric Clapton falou que era...
Abraços!
|
MauricioBahia Moderador |
# mar/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Afinal, qual é a guitarra mais versátil que existe?
Pronto, dei um nó nos tópicos! hehe
|
elyts Veterano |
# mar/11
· votar
strato oque há, ehhhe, na minha opinião, melhor guitarra, logico que e minha opinião ^^
|
ohm777 Veterano |
# mar/11
· votar
É como o Manubio falou... o que existe é guitarrista versátil.
As Strato (ou super) são melhores do que as outras guitarras porque simplesmente são mais confortáveis.
|
Luiz Frusciante Veterano |
# mar/11
· votar
De Ros
Respeito sua idéia (entalhada com muito mais experiência, técnica e simpatia do que a minha hehehe) e concordo com você em parte. A Stratocaster pode não ser a mais versátil já que não tem tudo que todos os guitarristas precisam, mas com algumas mudanças ou com pequenas variações de modelo, tira-se tudo dela.
Exemplos:
É raro ver uma Les Paul com Floyd, já Stratocasters existem e são fabricadas em série, tanto as Standards mexicanas quanto outros modelos superiores.
Eu nunca vi Les Paul com Single Coil (não com p90), mas já vi Stratocaster com 2 humbuckers.
Na teoria, se bem regulada, é possível colocar um braço com mais trastes numa Strat, é só substituir. Porque ninguém fez? Não sei hehehe Além do mais é mais fácil trocar o braço de uma Stratocaster do que uma Les Paul, SG ou PRS.
Desculpe quase ou só comparei a Strat com LP, mas são as mais disputadas no fórum... Não quero desmerecer sua guitarra ou outras guitarras e muito menos contradizer a idéia de que cada um tira o timbre que quiser de sua guitarra, basta regulá-la e saber fazê-lo com técnica, mas digo que é a mais versátil (entre as mais populares, ao menos) porque é a mais vista em diversos gêneros, do Funk ao Blues, do Rock ao Metal, do Country ao Reggae...
|
De Ros Veterano
|
# mar/11 · Editado por: De Ros
· votar
Luiz Frusciante Saquei! Vocês querem dizer que ela é a mais fácil de modificar! Aí eu até concordaria...
Mas se ela precisa de modificações, ela não é versátil.
E se tu pensar bem, todas as modificações que tu propôs, para torna-la mais versátil, levam aos modelos Super-strato, tanto da Ibanez, Charvel, ESP, Jackson e mais muitas outras marcas...
Então, pela minha lógica, tu estaria dizendo que as Super-strato são as guitarras mais versáteis que existem, coisa que eu não discordaria, com exceção da Variax, pela óbvia flexibilidade sonora.
|
De Ros Veterano
|
# mar/11
· votar
Mas tá tudoptranquilo, eu me cansei um pouco dessa discussão que, pelo menos para mim, não vai levar a muita coisa, hehehe!
Aproveito e convido a todos para assistirem essa aula do nosso amigo que, apesar de não tocar em uma Strato, mostrou versatilidade, uhauhauhauha!!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/255911/
|
Rabbit Veterano
|
# mar/11
· votar
Lendo esse tópico me fez refletir denovo, que eu nunca consegui entender o conceito de "versatilidade" na guitarra. Sempre ficava perdido quando lia isso.
|
Luiz Frusciante Veterano |
# mar/11
· votar
De Ros
Sim, é isso mesmo, mas se analisarmos, as Superstratos não seriam Stratocasters com pequenas variações de formato e mudanças de ponte e captadores?
O ponto que eu queria chegar é de que é mais fácil de mudar, e se encontra mais Stratocasters que tiveram pequenas modificações que afetaram seu timbre e tocabilidade, deixando-as mais adequadas a tal som, do que Les Pauls, SGs, Flying Vs, Jaguares, Jazz Masters, e por aí vai...
|
Carregando Veterano |
# mar/11
· votar
Sempre ficava perdido quando lia isso.
eu fiquei perdido agora que li isso, hauuaha
negocio é estudar!
|
Leomju Veterano |
# mar/11
· votar
Óia... o pessoal acha a Strato mais "simpática"... seria iso... hehehehe
|
Leomju Veterano |
# mar/11
· votar
De Ros
Não precisava dizer mais nada, mas gostaria de dizer que não estamos tentando mudar a sua opinião, nem provar nada... não conseguiríamos. Porque o legal é a diferença entre os guitarristas e o que cada um pensa. Se as opiniões forem diferentes, respeitemos e aprendamenos com o companheiro. Jã pensou se todo mundo usasse só Strato... que ruim seria! O bom é o conjunto, a variedade de sons e técnicas! Eu acho uma Lespa ducaralh... assim como as Super... mas tudo bem... os instrumentos estão ae pra ser testados e adequados a cada um...
Valeu!
|
guizimm Veterano |
# mar/11
· votar
so mais a minha ibanez
|
MMI Veterano
|
# mar/11
· votar
Leomju
Poxa, você achou aquele que tinha algumas guitarras com som de strato? Que teve zero acertos? Hahahahaha
Pois é. Aquilo foi um divertimento, achei que estava fácil, mas na verdade não estava. Me fez lembrar do "típico som de Les Paul" do Jimmy Page, tirado de uma tele.
MauricioBahia
Afinal, qual é a guitarra mais versátil que existe?
A minha guitarra mais versátil, de longe é a Gibson Dark Fire, uma Les Paul. Tem som de Les Paul, de tele, de strato, de L-5, de captores fortes, fracos, de violão e mais o piezo, fora a possibilidade de usar como guitarra MIDI também. Talvez isso possa ser chamado de versatilidade, já que os timbres são bem usáveis, especialmente associados ao banco de patches do Guitar Rig feito pelos caras da Gibson. A PRS 513 também poderia ser chamada de guitarra versátil. Mas uma strato? Sei lá, para mim strato é strato, uma guitarra legal dentro do que ela oferece, mas não versátil.
|
Vinícius Iron Veterano |
# mar/11
· votar
Putz, cheguei tarde... não sei o que eu perdi, já que não li tudo.
Poxa, quando se fala em versatilidade de guitarra, eu fico meio confuso... dá para se tocar qualquer estilo com qualquer guitarra. Eu acho que quem tem de ser versátil é o amplificador, porque é dele que vêm os sons, propriamente.
De um amplificador, dá para se tirar vários sons. Já, de uma guitarra, cada uma vai ter um som próprio, que pode ser usado para vários estilos, porém a diferença sonora ainda estará lá para diferentes gostos. Sinceramente, eu acredito firmemente que esse negócio de ''guitarra versátil'' é balela. Pra mim, soa mais como papo de vendedor. Por outro lado, se a intenção é atingir diferentes sons numa mesma guitarra, a única que faria isso é uma guitarra simuladora, como a Variax. Já guitarras convencionais, cada uma tem o seu próprio som e, se tu quer mais de um som, vai ter que comprar mais de uma guitarra.
Não sei se entrei bem por dentro do assunto, mas acho que seria isso.
Abs
|
Luiz Frusciante Veterano |
# mar/11
· votar
Vinícius Iron
Concordo, mas pensa bem cara: tem certos sons que você só tira de uma guitarra com Floyd..
=/
|
Vinícius Iron Veterano |
# mar/11
· votar
Luiz Frusciante
Hm... entendo. Pois é, também podemos dizer que vai depender do tipo de Floyd que tu usa. O Edge Pro 1, por exemplo, é a ponte ou uma das pontes com maior estabilidade, chegando em 99% da de uma fixa. Nesse caso, tendo um floyd desse calibre, dá para se tirar os sons de alavanca e obter o maior sustain possível de uma ponte flutuante, que chegue pertíssimo de uma fixa.
Realmente, são estilos, né... eu tenho amigos não-músicos que me perguntam: ''Pra quê tanta guitarra? É tudo igual, vende o resto e fica com uma só'', hehehehe. Eu dou uma explicada pra eles que as guitarras são completamente diferentes umas das outras e cada uma tem o objetivo de alcançar um som determinado. Assim como amplificadores valvulados, não dá para se ter apenas uma guitarra, se a tua intenção é atingir uma gama incrível de sons e possibilidades. ;)
|
Luiz Frusciante Veterano |
# mar/11
· votar
Vinícius Iron
Concordo, só quem já é profissional e já tem seu som fixo e difundido que pode se focar num tipo de guitarra ou amp. Slash e Page têm sei lá quantas LPs...
Sobre o tipo de Floyd acho que já ia ser mais detalhista ainda do que já estávamos sendo: também entrariam os tipos da captador, alnico ou cerâmica, se são em série, paralelo, noiseless ou sei lá mais o que heheh. Fora os tipos de madeira, braço colado/aparafusado, etc etc..
As guitarras tem certa versatilidade, mas existem limitações sonoras, seja pra estalar numa LP, tirar harmônicos gritantes de uma Strato SSS, ou dar alavancadas cavalares à lá Vai numa Telecaster (com ponte fixa).
Por fim minha idéia de que a Stratocaster é a mais versátil (não a melhor) é porque você pode colocar humbuckers, comprar ou adaptar com Floyd, colocar ponte fixa, colocar caps ativos, trocar o braço facilmente (algumas pessoas importam braços pra instalar em suas strats aqui no BR e no fórum), enquanto com outras guitarras existem limitações ou dificuldades em fazê-lo.
(Lembrem-se: nas SUPERSTRATOS, depois do Super tem um STRATO, logo elas são derivadas do clássico modelo de Leo Fender e já contem as mudanças que eu disse que podem ser feitas)
|
Vinícius Iron Veterano |
# mar/11
· votar
Luiz Frusciante
Por fim minha idéia de que a Stratocaster é a mais versátil (não a melhor) é porque você pode colocar humbuckers, comprar ou adaptar com Floyd, colocar ponte fixa, colocar caps ativos, trocar o braço facilmente (algumas pessoas importam braços pra instalar em suas strats aqui no BR e no fórum), enquanto com outras guitarras existem limitações ou dificuldades em fazê-lo.
Boa a informação, não sabia dessa facilidade. Acho que, agora, eu entendi o ponto central do tópico. A versatilidade de que eles falam seria, na verdade, a flexibilidade de conseguir experimentar e trocar vários tipos de periféricos a fim de obter vários estilos no instrumento.
Bom, mas eu vou ficar um pouco longe disso.. Já vi que deu uns ''desentendimentos'' lá atrás sobre essa opinião, e versatilidade de guitarra é algo que eu não tenho muito chão pra lançar uma opinião, hehehe. Acho que o que eu penso sobre a tal versatilidade que o pessoal fala tá no meu primeiro post, mas já deu pra adicionar novas e boas informações do teu último post.
Valeu, abraço!
|