【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
danielfz
Veterano
# jul/11
· votar


Alguém que possa responder esta pergunta:
Tenho uma guitarra Washburn antiga, destes modelos básicos na época feita na Corea. Andei mexendo nela! Troquei as tarraxas com trava muito boas por sinal, e os caps coloquei Seymour Duncan oque me da um timbre muito bom mesmo.
Mas a ponte é coreana destas stratoo básicas !
O som ficou bom! Mas que o braço e a ponte não me agradam!
Não desafina tanto como antes em pequenas alavancadas, mas ainda chega a desafinar e não tenho a ação que gostaria! Alavancar mesmo nem pensar!
Além disso acho o braço dela não muito confortável, como outros mais finos que já toquei!
Estou até disposto fazer uma reforma geral!
Penso em colocar uma ponte GOTOH ou ZR se isso resolver, e se possível reformar o braço de vez, deixar mais fino, trocar trastes,etc!
Agora as duvidas que me deixam com pé atrás!!
Oque acham? Será que vale a pena? Vai ficar bom mesmo?
Qualquer Luthier pode fazer este tipo de serviço? Ou tem que ser um muito bom e careiro? Quanto é o preço de um serviço assim??
Será que seria melhor eu desistir desta ideia e partir pra comprar logo uma Ibanez Prestige novinha?

dnreis
Veterano
# jul/11 · Editado por: dnreis
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olá Bertola, tive uma idéia bem "maluca" esses dias. Eu tenho um Onerr block 20 plus, 20watts, overdrive analógico, um clean muito bom, efeitos pré programados horríveis (eu não uso), afinador e metronomo. O falante de 8" dele que esta me irritando, estou pensando em montar um novo gabinete e colocar um falante de 12" para melhorar os graves. Acha que vale a pena? não pretendo trocar de ampli tão cedo.

edit
Sabe de algum falante bom, que não seja tão caro como os celestions da vida?

rgmanica
Veterano
# jul/11
· votar


O escuda da tagima 737 serve na tagima 635? quero por um escudo igual na 635 que é mais claro.

iRock
Veterano
# jul/11 · Editado por: iRock
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Ao se trocar a Floyd de uma guitarra deve-se trocar a "capinha" dos pivos(a parte onde o pivo em si é "enroscado") ou não tem problema nenhum em se deixar o antigo e trocar somente o pivo em si??

Minha Cort tem essa "capinha" diferente. Ela tem uma armação que faz ontato com a madeira, aumentando a area de contato e distribuindo melhor a pressão, então queria saber se seria possivel utilizála se os novos pivos couberem e se isso ira afetar no desempenho da nova ponte.

Fotos da peça neste tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/252574/

Nilo Dantas
Veterano
# jul/11
· votar


Bertola, comprei uma Les Paul Vintage V100, mas as tarrachas fazem barulho, tremendo. Seria o caso de trocar ou só apertar mesmo? Precisaria abrir para alguma coisa?

Henrique_Monteiro
Veterano
# jul/11
· votar


Bertola

Tenho um cubo Meteoro Thor 30g. To sem grana pra comprar algo melhor...
a questão é: dá pra fazer uma caixa com outro falante, de 12"?
que falante eu uso? compensa fazer isso?

Obrigado

emachado
Veterano
# jul/11
· votar


Bertola

Projeto baseado no Rick 4003 Blackstar

Além dos captadores Stellbass e Bassbucker da Stellfner você tem outras indicações, nacionais e importados, para me aproximar do timbre dos Rickenbaker?

Pergunto porque o vendedor me indicou um humbucker (Bassbucker) e para melhor me aproximar nesta variável (caps) não deveriam ser singles de alta saída?

De vez em quando surgem opções no Mercado Livre de caps Gianini Rickenbaker. Será que valem a pena?

Saudações

ehfika
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Posso gastar 500 reais.
Quero uma super strato Hss ou HsH com Floyd e 24 trastes.
Vi uma Strinberg Clg-20, e até agora foi a melhor guitarra que achei no preço.
Indicações melhores?
Agradeço desde já.

gustavo meira
Veterano
# jul/11
· votar


galera gostaria de saber se eu poderia trocar uma ponte tremolo (de uma stratocaster) por uma floyd rose.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


danielfz
Cara, se for uma Washburn Lyon, esqueça! Não vale à pena "upar" guitarra de compensado...
Quanto ao resto, consulte seu luthier...
dnreis
Sim, construa uma caixa 1X12.
Confira os Seleniuns... Não são lá essas coisas, mas pelo menos tem um específico para guitarra.
rgmanica
Não dá pois o angulo do "chifre" das 735 é maior.
iRock
não tem problema nenhum
Nilo Dantas
Aperte tudo 1º...
Henrique_Monteiro
Mesma resposta que dei pro dnreis
emachado
A Stellfner tem singles de alta saída...
Muito caros esses capts no ML....
ehfika
R$ 500 por uma guitarra com "Floyd".... Má idéia.....
gustavo meira
Pode... Mas isso tem que ser muito bem pensado... E executado.....
Abçs

fconde77
Veterano
# jul/11 · Editado por: fconde77
· votar


gustavo meira

Pode pode, mas mas vc tem que avalias os custos dessa modificação.

1º - Terá de escavar o corpo pra instalação. Terá que ver com seu luthier o quanto ele cobraria pelo serviço.

2º - A compra de uma ponte Floyd Rose boa... pq se não for boa vc terá muitas dores de cabeça com afinação e regulagem. (até nas boas isso e meio chato)

3º - Avalie seu equipamento... Digamos que vc tem um MG-32 que custa +- R$ 200,00... vai gastar mais do que o dobro do valor da guitarra numa modificação.

No seu lugar procurava uma guitarra já com a ponte que vc quer.

Só pra complementar e embasar o que escrevi

"Acessórios como alavanca tipo Floyd Rose exigem instalação por parte de um profissonal no assunto. Caso contrário pode tornarse um desastre."

"Alavancas tipo Floyd Rose também são muito úteis à esse estilo [Heavy Metal] e é aconselhável que seja item original de fábrica na guitarra escolhida, como o modelo signature de Dimebag Darrell, do Pantera."

"No caso das Floyd Rose, que são bem comuns hoje em dia, certifique-se de que seu material seja de boa qualidade (pois hà várias peças móveis que apresentam problemas) e saiba que confere ao instrumento uma característica muito peculiar: São instrumentos mais indicados para rock pesado, pois "roubam" um pouco do timbre natural da guitarra, tornando-a menos indicada para estilos menos radicais em que não serão utilizados níveis de saturação que compensem esssa perda. Outra característica desse tipo de alavanca é que, quando uma corda quebra, o instrumento desafina por inteiro e, como na maioria dos casos apresenta backbox, não é indicada para estilos que envolvam técnicas como dar um bend e tocar a nota de baixo por exemplo pois soará desafinado."

Fonte - Guitar Player nº 45, Novembro de 1999 "Como escolher sua Guitarra" pág. 36 à 46.


gustavo meira
Veterano
# jul/11
· votar


fcconde77

eu pretendo tocar justamente heavy metal, gosto de estilos mais pesados. obrigado pela resposta.(e obrigado Bertola)

ehfika
Veterano
# jul/11
· votar


ehfika
R$ 500 por uma guitarra com "Floyd".... Má idéia.....


Mesmo se depois de uns 2 anos (q é qnd poderei investir) eu trocar por GOTOH?
Então se eu quero guita com Floyd e tenho 500 reais é melhor eu comprar uma melhor com tremolo ou fixa e depois mandar por a Floyd escavando a madeira?
Agradeço desde já, e, dependendo da resposta, peço que me indique alguns modelos nesse estilo (HsH ou Hss, 24 trastes...).

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


ehfika
Cara, "gambiarra" nunca é boa política...
"Escavar" madeira pra que?
Numa boa strato vc não precisa disso...
Sugiro que vc estude a questão lendo meus "posts" aqui nesse fórum para entender esse assunto antes de fazer besteira.
fconde77
1º - Terá de escavar o corpo pra instalação. Terá que ver com seu luthier o quanto ele cobraria pelo serviço.
Não necessariamente. Aliás, a presença do maldito "back-box" é EXATAMENTE um dos fatôres que desabonam as pontes desse tipo, e, nos modelos que inicialmente usavam esse tipo de dispositivo (como a guitarra do Van Halen e depois na do Ritchie Sambora), ele não existia....
Abçs

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
esse back-box serve pra alavancar pra trás nao é isso?
nas guitas que não tem como algumas charvels
e como voce disse a propria frankstein,só é possivel
alavancar pra frente?sem o back-box a perda de suatain é menor?
acho bonitas as guitas com floyd sem esse corte na madeira..e
acho muito feio mesmo as que tem..inclusive o das JEM
que tem mais detalhe ainda..
vlws

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


pra ilustrar

http://cgi.ebay.com/Charvel-San-Dimas-Retro-Pro-Mod-Style-1-2H-Snow-Wh ite-/130508427539?pt=Guitar&hash=item1e62e89113

a guita fica 7.9 vezes mais bonita sem esse piscinão..
hehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


theblackstrat
Não só a sustentação é prejudicada, como a ponte fica instável... Éssa é uma das razões porque quando a corda arrebenta, não tem jeito, vc tem que pegar outra guitarra.
Na verdade, dispositivos "Floyd-Rose", dependendo, podem ser mais uma fonte de problemas do que de soluções...
Abç

ehfika
Veterano
# jul/11
· votar


Então deixa eu entender. Guitarra barata com Floyd Rose é pra fugir, não vale a pena nem trocar a ponte no futuro?

Então alguem pode citar uns modelos na base dos 500 reais que atendam as minhas necessidades sonoras? (Braço 24 trastes, Hss ou HsH, super strato.)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


ehfika
Por esse preço....
Só tem uma tal de Oscar Schmidt,sub marca da Washburn e a Groovin GJA 500, quetem uma ponte"Floyd" fuleira e não ´lá essas coisas....
Abç

ehfika
Veterano
# jul/11
· votar


Hm, mas Floyd fuleira da Groovin pra Floyd ***** da Strinberg muda muita coisa?
Bertola, se eu tivesse dinheiro eu pegaria uma ESP LTD MH50, pq gamei nela, a unica questão que me deixa mal é a grana, se eu tiver que abdicar de Floyd por isso, eu abdico. Tenho medo de comprar algo e depois me arrepender, sabe? Uso uma washburn x12 duma amiga minha desde 2009, ela é boa pra caramba, e quero uma que a supere.

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


ehfika
compre uma cort x5 ou x6 usada cara,construção bacana e garantida.
acabamento muito bom e tals.
vlw

uesleipedro
Veterano
# jul/11
· votar


caro Bertola,

testei uma guitarra numa loja e achei muito boa, mas percebi que tem uma "identica" na net por quase R$ 300 a menos. A unica diferença é que ela é feita na indonésia, mas me disseram que guitas da indonesia são mal feitas e com baixa qualidade. Só que elas têm a mesma especificação. Isso realmente é verdade??

ehfika
Veterano
# jul/11
· votar


É, as cort são legais msm...
E as washburn Wr154 e X-24? Que acham delas?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


ehfika
mas Floyd fuleira da Groovin pra Floyd ***** da Strinberg muda muita coisa?
Não muda nada....
compre uma cort x5 ou x6 usada cara
Concordo.
uesleipedro
Isso nãoprocede meu rapaz...
Abçs

Hammer
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
da uma força no meu topico sobre chave seletora la ..
grato

Hammer
Veterano
# jul/11
· votar


o topico e este http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/265696/

ehfika
Veterano
# jul/11
· votar


Cort x5 ou x6, hm... obrigado, verei ^^
E as washburn Wr154 e X-24 se quiparam a essas cort?

ehfika
Veterano
# jul/11
· votar


Ah, e eu vi uma Dean Vendetta Xm por 500 reais. Ponte Tune o' matic (acho q é esse o nome daquela que são furinhos no corpo).
Vale?

claudio.oc
Veterano
# jul/11 · Editado por: claudio.oc
· votar


Prezado bertola,

Fiz uma busca mas nao consegui uma resposta objetiva. Por isso peço a sua ajuda. Vou enviar uma guitarra e os correios nao enviam mais guitarras. Se eu desaparafusar o braço para o envio, isso pode causar algum problema ? Para colocar no lugar de novo, precisa de algum cuidado especial ou só mesmo com os serviços de um luthier ?
Obrigado.
Abs.

danielfz
Veterano
# jul/11
· votar


Pessoal quero colocar uma ponte Floyd para alavancar sem desafinar... Qual vocês acham a melhor delas?
Ja viram a Edge Zero Resistence da Ibanez!?
Dizem que esta não desafina mesmo estourando corda!
Já ouviram falar no TREMOLO-NO? Funcionar? É complicada a instalação??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji