【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 28/nov/22 17:21
· votar


carlcarl
O esquema de ligação da chave é de strato comum, e o dos pots, segue o padrão telecaster. As chaves são para inverter fase, e vc pode religá-las para obter 7 posições Nada demais
No seu caso o capt da ponte NÃO é original.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 28/nov/22 17:23
· votar


incertoa
Esse problema é comum, e exige a injeção de cola de madeira na rachadura e compressionamento. Deve ser feito por luthier experiente, mas não é nada "de outro mundo"...
Abç

Ningen
Veterano
# 29/nov/22 12:03
· votar


incertoa

Essas colas modernas ficam mais fortes que a própria madeira. Dá pra resolver numa boa.

incertoa
Membro Novato
# 30/dez/22 04:01
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ninger


Eu paguei 50 reais na guitarra, acho que valeu a pena. Estou utilizando ela para aprender o básico sobre luthieria (luthiaria?). A rachadura no braço eu injetei tekbond 1 e comprimi com um grampo sarjento, ficou bom. Agora estou tirando a tinta à mão na lixa, planejo manter a madeira crua envernizada. A elétrica parece estar okay, estou ansioso para instalar.

Grato pelas dicas.

jnninho1
Membro Novato
# 06/mar/23 02:31
· votar


pessoal, tenho uma vintage les paul afd paradise, sempre usei cordas 0,11 nela e to querendo mudar pra 0,10, preciso levar num luthier dar uma mexida nela quando trocar de 0,11 pra 0,10? ou posso trocar as cordas de boa sem precisar mexer em nada?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 06/mar/23 10:59
· votar


jnninho1
Se houver algum problema (trastejamento), solte o tensor (sentido anti-horário), cêrca de 1/4 de volta.
Abç

Perdo
Veterano
# 07/abr/23 09:22
· votar


Em uma guitarra com HH, faz diferença no som um potenciometro de volume 250k ou 500k? pergunto isso pq tenho uma strato que transformei em HH com tones 500k mas o potenciometro do volume mantive o original 250k

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 10/abr/23 08:23
· votar


Perdo Pois então mude para 500K.... Esse é o padrão para HB's. Abç

D.Galindo
Membro Novato
# 13/abr/23 20:42
· votar


é mais fácil, pra alguem iniciando sua primeira guitarra, um braço inteiriço ou com escala colada? Mais fácil de sair correto kk

Perdo
Veterano
# 03/mai/23 20:48
· votar


Fala pessoal, minha guitarra strato com ponte 6 parafusos faz um barulho na ponte qdo toco uma casa em específico. Acredito que são os carrinhos que tremem um pouco nesta nota pois se eu firmo bem os carrinhos ela não faz o barulho. Alguem tem alguma solução simples para isso? Ela veio recentemente no luthier (2 semanas)

LAJWIQIQIAIA12333
Membro Novato
# 08/mai/23 00:50
· votar


Eu tenho uma guitarra "QUEEN'S", não sei ao certo a procedência dela ou coisa do tipo, porém ela é bem confortável, entretanto, o som dela é muito sujo e muito ruído (toco desplugada pra ter ideia), pensei ser o amp, mas outras guitarras no mesmo amp soam mais limpas, como não tenho grana pra comprar uma nova, pretendo fazer uns upgrades nela, pra futuramente passar pra uma nova guitarra, por agora pretendo trocar 1 captador apenas, toco músicas do Polyphia, Megadeth, Metallica, e coisas que sigam esse estilo, e imagino que necessitem de uma certa estrutura, gostaria de um captador que conseguisse se sair bem na área do Math Rock e do Metal... Gostaria de sugestões de captadores, e saber exatamente oq tenho que comprar pra mandar pro luthier instalar, agradeco. Orçamento pros caps: até 400 reais

anderson_gesteira
Membro Novato
# 08/mai/23 14:37
· votar


Comprei esta chave on off on que seria para alternar a ligação no violão entre dois captadores (fazendo com que cada um funcione individualemente). Como posso fazer isso? https://shopee.com.br/product/528312352/12609869931?g clid=Cj0KCQjwu-KiBhCsARIsAPztUF2SAAW0D5b32566-U_YcKuYDYofX74FEYfJ3zKKm PaL3zVf1pWbf2UaAp2-EALw_wcB

NeoRamza
Veterano
# 13/mai/23 12:42
· votar


Em foruns gringos eu sempre vejo o pessoal citar "0000 steel wool" para dar manutenção na escala. Isso seria a mesma esponja de aço aqui do Brasil, ou teria uma gramatura diferente? Se for diferente, onde achar essa 0000 aqui no Brasil? Teria outro nome por aqui?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 16/mai/23 17:53
· votar


D.Galindo é mais fácil, pra alguem iniciando sua primeira guitarra, um braço inteiriço ou com escala colada? Mais fácil de sair correto kk]Se vc está se referindo à construção de uma guitarra, não. Fala pessoal, minha guitarra strato com ponte 6 parafusos faz um barulho na ponte qdo toco uma casa em específico. Acredito que são os carrinhos que tremem um pouco nesta nota pois se eu firmo bem os carrinhos ela não faz o barulho. Alguem tem alguma solução simples para isso? Ela veio recentemente no luthier (2 semanas) A solução é verificar os carrinhos, inclusive as molas dos mesmos. Eu tenho uma guitarra "QUEEN'S", não sei ao certo a procedência dela ou coisa do tipo, porém ela é bem confortável, entretanto, o som dela é muito sujo e muito ruído (toco desplugada pra ter ideia), pensei ser o amp, mas outras guitarras no mesmo amp soam mais limpas, como não tenho grana pra comprar uma nova, pretendo fazer uns upgrades nela, pra futuramente passar pra uma nova guitarra, por agora pretendo trocar 1 captador apenas, toco músicas do Polyphia, Megadeth, Metallica, e coisas que sigam esse estilo, e imagino que necessitem de uma certa estrutura, gostaria de um captador que conseguisse se sair bem na área do Math Rock e do Metal... Gostaria de sugestões de captadores, e saber exatamente oq tenho que comprar pra mandar pro luthier instalar, agradeco. Orçamento pros caps: até 400 reais Desconheço essa marca. De que tipo é essa guitarra? Sua guitarra pode estar com problemas de aterramento ou captador "bixado" ou de má qualidade. Leve sua guitarra à um luthier habilitado. Sem saber de que tipo de guitarra estamos falando, não dá para recomendar captador. Comprei esta chave on off on que seria para alternar a ligação no violão entre dois captadores (fazendo com que cada um funcione individualemente). Como posso fazer isso? https://shopee.com.br/product/528312352/12609869931?g clid=Cj0KCQjwu-KiBhCsARIsAPztUF2SAAW0D5b32566-U_YcKuYDYofX74FEYfJ3zKKm PaL3zVf1pWbf2UaAp2-EALw_wcB O referido "link" não funciona. "Poste-o" corretamente. Ademais, reformule sua pergunta, pois não entendi do que se trata. Em foruns gringos eu sempre vejo o pessoal citar "0000 steel wool" para dar manutenção na escala. Isso seria a mesma esponja de aço aqui do Brasil, ou teria uma gramatura diferente? Se for diferente, onde achar essa 0000 aqui no Brasil? Teria outro nome por aqui? É um tipo de esponja sim, específica. Só se consegue importando ou em algum site de luthiería (eu nunca ví). Esponja de cozinha serve do mesmo jeito... Abçs

LAJWIQIQIAIA12333
Membro Novato
# 17/mai/23 20:40 · Editado por: LAJWIQIQIAIA12333
· votar


os carrinhos Desconheço essa marca. De que tipo é essa guitarra? Sua guitarra pode estar com problemas de aterramento ou captador "bixado" ou de má qualidade. Leve sua guitarra à um luthier habilitado. Sem saber de que tipo de guitarra estamos falando, não dá para recomendar captador. É essa daqui: https://www.americanas.com.br/produto/3344242732 percebi que o captador dela é extremamente estourado e sensível, é mais como um microfone, por isso gostaria de trocar urgentemente, o som dele é extremamente ruído, é um captador bem piratinha.. já foi feito a regulagem nela, semana q vem vou fazer a blindagem e o aterramento, junto com a troca de tarraxas.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 22/mai/23 21:09
· votar


LAJWIQIQIAIA12333
Essa é uma guitarra de "entrada"... E essa marca aí... nunca ouví falar.
Compre esses capts aqui:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2683680738-set-captadores-sing le-alnico-v-para-guitarra-strtoaster-_JM#position=4&search_layout=grid &type=item&tracking_id=b2492913-2333-4072-bcf1-6d2c15abdeca
Acabei de instalar na guitarra de um amigo. Bons e baratos!
Abç

LAJWIQIQIAIA12333
Membro Novato
# 23/mai/23 21:13 · Editado por: LAJWIQIQIAIA12333
· votar


Acabei de instalar na guitarra de um amigo. Bons e baratos!
Vou pesquisar sobre eles, mas me tire uma dúvida, tem como comprar capas de captador daquelas de níquel separadamente e instalar? Mais pela estética mesmo, e eu também gostaria de saber se tem uma versão humbucker desse captador, o preço tá ótimo..
Vlw!! Abç

Edit: dei uma pesquisada nesses kits alnico V, e tem com humbucker sim, exatamente com o timbre que eu pretendia, o preço tá extremamente acessível, vou nele mesmo, agradeço dms pela ajuda, só permaneço com dúvidas sobre a capa do captador

Sareceno
Membro Novato
# 24/mai/23 13:42 · Editado por: Sareceno
· votar


Pessoal, estou dando uma geral da minha guitarra, uma Yamaha RGX121D (Alder, preta gloss) e fui recomendado polir o corpo com cera líquida da Pérola com silicone e carnaúba. Porém, não encontro em minha cidade.

Buscando em lojas especializadas, encontrei duas opções, porém nenhuma tem silicone:
Cera líquida Vonixx de carnaúba Tok Final
Cera líquida Vonixx blend ceramic & carnaúba com SiO2 e carnaúba

A segunda opção é o dobro do preço. Algúem tem experiência com a Vonixx? Recomendam algum produto específico? A loja possui outros modelo, mas como sou leigo, não quero comprar qualquer coisa e correr o risco de danificar o corpo da minha guita. Muito obrigado!

D.Galindo
Membro Novato
# 03/jun/23 23:16 · Editado por: D.Galindo
· votar


Estou com a ideia de fazer uma guitarra do zero...
como moro longe dos grandes centros, e aqui não tem nenhum tipo de madeira diferenciado.

Escolhi a melhor madeira que conseguir achar...seca envelhecida.
De um telhado de galpão centenário, mas é massaranduba.
Sei o que vão dizer: não presta e tal.
mas é minha primeira guitarra, então sei q vou fazer cagada, então to tranquilo quanto a isso.

minha duvida é quanto ao corpo( sim vai ser inteira dessa madeira, mas vou fazer furos de alivios ) ela tem 5cm de espessura a tabua bruto, vou passar no desengrosso...
será q vou ter perdas se botar o corpo com 4cm de espessura ao invés dos habituais 4,5cm?

P.S.: esqueci de avisar corpo é jazzmaster sem ponte flutuante, nao quero mesmo, só fixa.

ejames
Membro Novato
# 04/jun/23 21:51 · Editado por: ejames
· votar


D.Galindo
será q vou ter perdas se botar o corpo com 4cm de espessura ao invés dos habituais 4,5cm?

Perda em qual sentido? Se a preocupação for som, relaxa... guitarra sólida com captação magnética não tem influência alguma da madeira.

Só que o seguinte: massaranduba é conhecida por ser uma madeira muito dura, por ser muito dura pode ter tendência a rachar. É boa para piso, vigas e construções simples, mas não sei se é adequada para parafusar um monte de coisas que sofrem tensão (tróculo do braço, pivôs da ponte, etc). O Mauricio Luiz Bertola pode dar um parecer técnico sobre o material, eu realmente não sei se é adequado ou não.

Também tem que calcular certinho sobre a questão de acomodar a parte elétrica, pra saber se com 4cm vai ser suficiente pra fazer todo o routing sem faltar espaço mas também sem deixar a estrutura frágil demais.

Cara, hoje em dia você acha fornecedores de corpos feitos em CNC facilmente e por preço bem acessível. Alguns deles também vendem os blanks (as peças de madeira, seja inteiriça ou colada prontas para fabricação).

Ainda sobre o projeto, a Jazzmaster tem um shape mais complexo, se for fazer na mão vai dar trabalho (principalmente com madeira tão dura). Se eu fosse você, escolheria o shape de Telecaster que é bem mais simples e também mais fácil de achar peças.

D.Galindo
Membro Novato
# 07/jun/23 20:21
· votar


Só que o seguinte: massaranduba é conhecida por ser uma madeira muito dura, por ser muito dura pode ter tendência a rachar. É boa para piso, vigas e construções simples, mas não sei se é adequada para parafusar um monte de coisas que sofrem tensão (tróculo do braço, pivôs da ponte, etc). O Mauricio Luiz Bertola pode dar um parecer técnico sobre o material, eu realmente não sei se é adequado ou não.

sim muita dura, mas sabendo usar é de boa, vc só nao pode furar com parafuso, vc tem q fazer pre furo, senão lasca mesmo...

mas nao to querendo deixar passar a madeira com 100 anos quase oO


Também tem que calcular certinho sobre a questão de acomodar a parte elétrica, pra saber se com 4cm vai ser suficiente pra fazer todo o routing sem faltar espaço mas também sem deixar a estrutura frágil demais.


sim to planejando tudo, inclusive alivios de peso, acredito q pela madeira, fragilidade nao vai ser um problema.

Cara, hoje em dia você acha fornecedores de corpos feitos em CNC facilmente e por preço bem acessível. Alguns deles também vendem os blanks (as peças de madeira, seja inteiriça ou colada prontas para fabricação).


Pra ser sincero eu estava de olho em um "kit" com os blanks pra fazer do zero, até que apareceu a madeira, e acho q vou arriscar, pq se perder a madeira...ganhei experiencia.

Ainda sobre o projeto, a Jazzmaster tem um shape mais complexo, se for fazer na mão vai dar trabalho (principalmente com madeira tão dura). Se eu fosse você, escolheria o shape de Telecaster que é bem mais simples e também mais fácil de achar peças.


Pra ser sincero o shape externo vai ser jazzmaster, mas vai ser um misto de tudo, e facilitei oq pude, no geral eu sou até hábil com madeira, vai ser um pouco a mais doq to acostumado, mas acredito que dou conta.

a minha preocupação com os 4cm era mais sobre mudança de som mesmo, então vou meter a cara =D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# 08/jun/23 22:15
· votar


LAJWIQIQIAIA12333
tem como comprar capas de captador daquelas de níquel separadamente e instalar?
De níquel, não. Mas exsistem capas plásticas de acabamento "metálico"

D.Galindo
Massaranduba não serve para nada em luthiería. Madeira dura, pesada e dada a rachar e empenar.
Como o ejames disse acima, prefira um "kit".
O fato da madeira ter 100 anos não significa muita coisa... principalmente sendo inadequada.
Abçs

D.Galindo
Membro Novato
# 06/set/23 21:59 · Editado por: D.Galindo
· votar


falando do ponto de vista estrutural apenas...
fazendo corpo de uma guitarra com duas madeiras ( uma de alta densidade e outra de baixa densidade ).
Como seria a posição das madeiras do ponto de vista de resistencia...

mais pesado no fundo ou no tampo?

no fundo a mais densa daria mais resistencia a união braço e corpo
e no tampo daria mais resistência as ferragens, como a ponte.

ou então um sanduiche?
1cm de madeira pesada...2,5cm macia e mais 1cm pesada?

Ramsay
Veterano
# 08/set/23 23:01
· votar


D.Galindo
O certo é utilizar a madeira mais pesada e com maior densidade no tampo da guitarra e a madeira mais leve de baixa densidade no fundo, sendo que sanduiche não costuma funcionar bem em guitarras, pelo menos nas normais.

D.Galindo
Membro Novato
# 10/set/23 00:09 · Editado por: D.Galindo
· votar


D.Galindo
O certo é utilizar a madeira mais pesada e com maior densidade no tampo da guitarra e a madeira mais leve de baixa densidade no fundo, sendo que sanduiche não costuma funcionar bem em guitarras, pelo menos nas normais.

obrigado pela resposta...
mas pra título de conhecimento mesmo, é o famoso "ninguem usa" ou ja "testaram e nao deu certo"...
Eu entendo q essa de colar o tampo é prática comum, até pela própria gibson fazer isso sempre.
mas vc tem conhecimento de alguém q tentou?

Até onde lembro a única guitarra feita nisso...de ter 3 camadas, é a red special...Se bem q é MULTI camadas, mas tem Oak ( carvalho em cima e embaixo, mas só na parte central ) e no meio e ao "redor" do centro vc tem Pinus...

Ronaldoluzft
Membro Novato
# 15/set/23 19:31
· votar


Boa noite, comprei uma Jackson js32 e tenho captadores seymour duncan slash alnico 2, será que rola colocar nela? Daria certo?

LeandroP
Moderador
# 16/set/23 07:34
· votar


Ronaldoluzft

Se você gosta do timbre desses captadores, na minha opinião é bem provável que dê certo! Eu faria um teste! Se não tiver que fazer alterações físicas no corpo da guitarra, além da substituição dos pickups, eu não vejo prejuízo em experimentar essa abordagem.

NeoRamza
Veterano
# 15/nov/23 10:50
· votar


Onde eu consigo comprar uma lima para arredondamento de trastes de boa qualidade? No ML só tem umas chinesas de qualidade duvidosa. Na stewmac eu sei que tem, mas com o frete e impostos fica 500 conto uma lima. Consigo comprar uma de qualidade aqui no Brasil?

Delson
Veterano
# 15/nov/23 22:02
· votar


NeoRamza

Eu uso uma lima triangular, que eu retifiquei as arestas, alisando essas quinas e passo em um lado do traste e depois do outro. Dá muito mais trabalho do que se fosse com uma lima dessas, mas é o que eu tenho aqui.

NeoRamza
Veterano
# 17/nov/23 10:23
· votar


Delson

Fazendo desse jeito não fica muito irregular? Só pra esclarecer o que eu disse, não estou falando de arredondamento das extremidades do traste, mas do coroamento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji