【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

Marleta
Se o tensor está funcionando e não atrapalha a tcabilidade, não faça nada...
Fireyeah
Regulagem meu filho....
Lemão_Luthier
Vais trocar 6 po meia-dúzia, pois os Traditional Texas são capts cerâmicos, como os da sua Fender MIM.
Prefira os AlNiCo "Blues"
aquiladler
Cara, ponte tipo "Floyd-Rose", ou é boa, ou não é...
Mágica não existe....
fconde77
1ª) Fuja dessa guitarra...
2ª) Fuja dessa guitarra...
aensid
Óbvio que sim...
lehnox
me disseram que os Duncan Designed que vêm nela são melhores do que os GFS. Isso procede?
Não.
dyd
Antes de tudo, certifique-se de que esse não é o modelo cujo corpo é confeccionado em compensado... Depois vc me responde...
Skulland
Cara, usar furadeira e formão para fazer a cavidade da trócula é tôsco... Mas funciona... Apenas tenha cuidado.
Sim, seladora é imprescindível e pode ser sim aplicado com pincel (depois tem que lixar - No mínimo umas 5 demãos seguidas de lixagem). Pintar com spray não é boa política, mas pode funcionar. Passe 1º um primer e depois lixe e aplique as demão de tinta (várias!) antes de proceder o polimento...
davicarvalho1
Cara, em 1º lugar procure escrever corretamente, ok!
Não altera nada...
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

lukas_alvs
Sim, estão...
Abç

Skulland
Veterano
# jul/11 · Editado por: Skulland
· votar

Muito obrigado Bertola pelas dicas, mas ainda tenho algumas duvidas, qual a maneira mais indicada de cavar a cavidade da trócula?
Eu entendi q tenho q lixar a cada mão de selador, com qual lixa?
E entre uma mão e outra da pintura com spray tem que lixar tbm?
Será que vale mais apena passar apenas selador e depois verniz,sendo um cedro rosa ficaria bonito ao "natural"?
Desde já agradeço, desculpe por ser tão chato e impertinente.

lukas_alvs
Veterano
# jul/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

São dois Humb. cromados...Os dois cap. são bem semelhantes, pra não dizer iguais... a unica coisa que difere um do outro é a cor do cabo, que em um é preto e no outro é vermelho... Existe alguma forma de saber qual é o da ponte e qual o do braço?

fconde77
Veterano
# jul/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

1ª) Fuja dessa guitarra...
2ª) Fuja dessa guitarra...

Rsss... valeu pelo aviso... só lamento pela Telecaster, não pelo instrumento mas pelas madeiras nobres utilizadas na construção (Mogno brasileiro, braço em Pau Marfim e escala de Jacarandá da Bahia)

elciosouza
Veterano
# jul/11
· votar

Fala Bertola!
como eu mencionei em outro tópico que criei, comprei os captadores fender vintage noiseless e o TBX tone control com o circuito Mid boost pra colocar na minha Tagima 635. O lance é o seguinte... montei o escudo seguindo o esquema da guitarra do Clapton, pois a minha parte elétrica toda é da Fender, inclusive a chave seletora...http://support.fender.com/service_diagrams/stratocaster/011 -7602A_SISD.pdf
Show de bola, o boost é um absurdo, mas tem uma coisa me incomodando pra caramba... tem um "hum"... coisa que não era p/existir... parece aterramento, mas o aterramento foi feito seguindo as especificações do esquema da guitarra do Clapton,exatamente igual. colocando a mão na ponte o "hum" some,segurando nos pots sem os knobs, ele também some, se eu zerar o volume ele some e o que mais me intrigou, se eu aumentar o boost,mas com o master zerado ele aparece e alto,devido ao bosst de 25DB.
Dei uma pesquisada e a maioria diz que esse tipo de setup não necessita de blindagem,certo ou errado? como vcs acham que posso solucionar isso? obrigado antes de mais nada e um grande abç!!!!

davicarvalho1
Veterano
# jul/11
· votar

ehhehehehe
nuss,escrevi mto errado msm,desculpa ai,mas Bertola se fosse um captador single normal,teria algum problema ou nao?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

Skulland
A maneira mais indicada seria utilizando uma tupia vertical... Mas eu não recomendo que vc faça isso... Continue com o formão mesmo.
com qual lixa?
200 ou mais fina ainda.
E entre uma mão e outra da pintura com spray tem que lixar tbm?
Sim, tem...
Será que vale mais apena passar apenas selador e depois verniz,sendo um cedro rosa ficaria bonito ao "natural"?
Assim é bem mais fácil. Vc pode optar por verniz incolor ou cêra incolor (que dá um acabamento mais "madeira antiga", semi-fôsco).
lukas_alvs
O vermelho geralmente é ponte.
fconde77
As Gianninis das mais vagabundas eram construídas com essas madeiras.....
elciosouza
Não sei como...
davicarvalho1
Não.
Abçs

davicarvalho1
Veterano
# jul/11
· votar

Brigadao pelas respostas Bertola

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
caro camarada luthier..
voce que é mais das antigas que eu me fale uma parada aí..
a cor blue burst era padrao das gianninis stratosonics ou as stratosonics dessa cor foram feitas com sobras da produçao das
southern cross quando do fim da joint venture..:::???
é só uma curiosidade mesmo.
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

theblackstrat
Eram padrão das construídas nos anos 80. Não eram muito comuns, eu mesmo acho essa cor bem feia (aliás, detesto azul para instrumentos, exceto aquele bem clarinho).
Abç

Dioxi
Veterano
# jul/11 · Editado por: Dioxi
· votar

Olá, tenho uma guitarra aki, uma memphis da tagima e to querendo tirar a tinta dela e pintar de outra cor e colocar outro verniz mais nao consegui entender muito bem como se faz.to querendo pintar de preto e envernizar com nitrocelulose.

nas especificações diz que o corpo é de basswood, mais nao sei se realmente é, essa madeira é "boa"?

O braço da minha guitarra é muito claro, como que faz p dar uma amarelada no braço??? pintando?? passo algo especial??

e o verniz que passo no braço pode ser PU?

e tipo,antes de pintar eu pego o corpo da guitarra e lixo até ficar só a madeira? porque eu tentei ir quebrando e raspando mais nao deu muito certo, tem uma laca mt grossa ainda.

e como é o processo de pintura e verniz?eu jogo a pintura encima da madeira e jogo verniz? passo verniz antes e pinto? qual tinta que se usa?

to querendo ajuda, pois estou começando a mexer com luthieria agora...

vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

Dioxi
Cara, esse processo é bastante trabalhoso. Se a guitarra já era pintada, porque vc retirou a tinta? Bastava lixá-la com lixa d'agua e pintar por cima com a nova côr, depois polir, aplicar o verniz e polir ...
Geralmente não se pinta braço, apenas aplica-se verniz, no caso, ou nitro ou PU...
Abç

Dioxi
Veterano
# jul/11 · Editado por: Dioxi
· votar

Mauricio Luiz Bertola

ah sim,eu queria saber se a madeira era realmente basswood, oque ainda nao sei,queria lixar até chegar na madeira, dpois pintar envernizar, pra dpois fazer um relic... =/ fiz cagada neah?

vlw

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

Dioxi
Se vc quer saber a madeira, terá que confiar no fabricante, pois nem mesmo profissionais como eu podem afirmar peremptóriamente com qual madeira uma guitarra foi construída se ela for totalmente pintada. Ademais, bastava lixar (ou esmerilhar uma parte interna, e não o acabamento. Agora vc vai ter 2 trabalhos...

Dioxi
Veterano
# jul/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Mais eu nao quebrei muito nao, só a parte de traz(que eu tinha deixado cair no chao) entao vou lixar ela e pintar...,é bom que o quebrado jah faz parte do relic kkkk....ou não....

Vlw pela ajuda

lindoso
Veterano
# jul/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fala bertola, primeiramente boa noite. O que voce acha da madeiragem das squier california? Compensa pegar uma a 470 reais e instalar um "tradicional texas"* malagoli no braço e um "traditional hb hot"* na ponte? Essa captação malagoli é melhor que a captação de fabrica das Squier California?

Abraçao!

*Já tenho esses dois captadores instalados em uma shelter california.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

lindoso
Cara, é preciso que vc examine bem a guitarra antes de comprar, pois essa série aí tem muitas variações, tente uma com acabamento "natural" (ou "sunburst"), que dê para ver o n° de emendas.
Essa série nova está melhor que as antigas, que eram de compensado.
Compensa sim (no caso dos capts).
Abç

stevevai74
Veterano
# jul/11
· votar

Comprei uma SX SST-62 e ela veio com cordas muito altas pro meu gosto a loja que comprei ofereceu serviço de lutheria para abaixar a ação das cordas... É seguro isso? Sou de Niteroi-RJ

lindoso
Veterano
# jul/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vou amanha dar uma olhada nela, ela é justamente na cor "sunburst". Qual é um numero de emendas aceitavel?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

stevevai74
Cara, não darei minha opinião por motivos éticos... Embora todos saibam dela aqui.
lindoso
No máximo 3.
Abçs

theblackstrat
Veterano
# jul/11 · Editado por: theblackstrat
· votar

Mauricio Luiz Bertola
o daphne blue e sonic blue né..também nao curto azul nao..
comprei uma jackson azul e vou passar pra branca..
as blueburst eu só fiquei na duvida porque quase todos anuncios
de southern cross é dessa cor ou vermelho..e tem umas gianninis
também,,aí achei que fossem de mesma época ou era sobra
da produçao das fender.
apesar de não gostar de azul,se comprasse uma guitarra dessa cor
com um relic natural eu nao pintaria não.
obrigado pela atenção,
abç.

Ermacc
Veterano
# jul/11
· votar

Essa Cort x1 é boa?

Ela ou Shelter nashville, pra tocar -> metallica, ac/dc, guns, led zeppelin, megadeth, iron maiden?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

Ermacc
Qualquer uma das duas serve cara...
Abç

lipe_2104
Veterano
# jul/11
· votar

Fala cara, eu tô montando um cabo pra ligar um cabeçote de 200WattsRMS numa caixa 4x12" ,
esse cabo pode ser "Fio PP 2x2.5" com bons conectores?
Valeu!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

lipe_2104
Cara, eu não conheço por designação...
O fio é daqueles de duas côres, grosso.
Cabo do tipo para guitarra NÃO SERVE.
Abç

bicinh
Veterano
# jul/11
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bom, eu estou com uma duvida meio que boba aqui, não sei e voce vai saber me responder, mas é melhor do que abrir um novo topico.
Eu estou montando equipamento de voz para minha banda, então eu irei adquirir o power amp hoje, mas como no momento a grana ta curta, eu pensei em usar temporariamente um pré virtual, ligando o pc diretamente no power. é seguro isto? terei algum resultado positivo ?

bom, era só isso. obrigado desde ja.
abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

bicinh
Não sei te responder à essa pergunta. Talvez o grande Carlos Adolphs saiba...
Abç

Ermacc
Veterano
# jul/11
· votar

Essa Cort x1 é boa?

Ela ou Shelter nashville, pra tocar -> metallica, ac/dc, guns, led zeppelin, megadeth, iron maiden?

Qualquer uma das duas serve cara...
Abç

Mas entre as 2, qual vc acha q vale mais a pena? Custo beneficio, acabamento, madeira, ferragens e tal?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar

Ermacc
A Shelter...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji