【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


Ermacc
Cara, elas são muito parecidas... Provavelmente fabricadas na mesma fábrica, só a marca é que muda...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


LipeGuitarrero
De nada cara.
Abç

Christ Wild Rocker
Veterano
# jul/11
· votar


Bertola

Você já 'pegou' em uma Epiphone Explorer Korina, sabe dizer se é uma guitarra bacana, todos sabem que é muito difícil encontrar até pela internet uma explorer, encontrei na média de 2200 até 2500 vale a pena?

MR__Bruno
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Aqui Diz Que a Saida Do Laney é 8 ohm Ou Seja eu Tenho Que ligar ele em uma caixa Que seja 8 ohm Tbm certo ? Aqui no caso atras Do ampli ta escrito Que é 8 ohm, Nas caixas costuman vir atras Tbm, Ou como eu posso Descubrir Quanto é a dependencia Da caixa ? Vlw cara

abç

nofear
Veterano
# jul/11
· votar


Olá Luthiers!

Tenho uma Condor GX50 strato com ponte de 2 pivôs. O que aconteceu é que os pivos estão vindo para frente pois a madeira que fica entre o buraco dos pivos e a cavidade do captador da ponte quebrou em lascas, uma lasca em cada pivo, devido a força da ponte em direção ao braço. Gostaria de saber se isso tem concerto.

emachado
Veterano
# jul/11
· votar


Bertola

Estou acertando detalhes da planta para iniciar os cortes da madeira de um projeto baseado no Rickenbaker 4003 Blackstar.

Neste, talvez eu construa a ponte com chapas e soldas no formato semelhante ao original rick. Mas estou inclinado a utilizar ou construir uma ponte mais simples tipo "monorails".

Você pode me ajudar com o ângulo entre braço/escala e corpo? Estou pensando em utilizar algo como 3,5º graus.

Saudações

_Rickyhaalmeida
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Blz cara, pintou uma duvida aki:
Quais produtos devo usar na limpeza da guitarra em geral;
Cara, to pensando em passar oleo de peroba na escala e no braço, e no corpo pretendo passar cera de carro dissolvida em agua.
Cara, ja na floyd pretendo tirar ela e desmontar toda, pra dar uma limpeza geral. Quanto aos traste já sei q tenho q passar bombril(tomando certos cuidados para naum estragar a escala) e no locking nut e tarraxas sei q tenho q passar grafite.
Se fizer isso dará tudo certo ou terei algum prejuizo?
Abração.

lindoso
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Olá Mauricio , Boa Tarde

Tenho uma dúvida : o que vem em prioridade? a troca das tarraxas ou a troca da ponte? Ambas peças da minha guitarra estão desgastadas e no ponto de trocar, e ambas sao genericas de fabrica. A ponte está mais , pois saiu um pedaço dela(nao da ponte, e sim dakele bloco, o que me impossibilitou de usar o efeito tremulo da ponte). Enfim, qual devo trocar primeiro?


Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


Christ Wild Rocker
Cara, eu nunca nem ví essa guitarra por aí!
Mas acho um preço excessivo para uma Epiphone...
MR__Bruno
Cara, procure no manual...
Se está escrito 8 ohms na saída SPKR, então é isso. NUNCA ligue uma caixa com impedância menor que esse valôr nele....
nofear
Cara, pode-se colar sim, mas a ponte não poderá mais ser usada...
emachado
Não gosto de pontes "monorail", use uma comum, da condor, do tipo mais pesado. O braço dos Ricks NÃO tem angulação....
_Rickyhaalmeida
Sim, é isso mesmo.
lindoso
Claro que é a ponte, pois é um componente crítico...
Abçs

gabrielgarcal
Veterano
# jul/11
· votar


Boa tarde Bertola!
Me tira essa duvida por favor:
Comprei um cabo de 3m e ja tinha outro de aproximadamente 5m aqui em casa. Eu noto que esse de 5m come muito sinal.
Então, gostaria de saber em qual lugar eu coloco o cabo de 5 metros, se entre guitarra e pedaleira ou pedaleira e cubo, de maneira que eu perca o menor nivel de sinal possivel, já que nao possuo dois cabos de 3 metros

valeu :D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


gabrielgarcal
Coloque depois da pedaleira
Abç

marcosshrp
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Qual encordoamento para baixo vc usa?

Valter Bergamo
Veterano
# jul/11
· votar


gabrielgarcal

Ligue entre a pedaleira e o cubo. Pois entre a guita e a pedaleira nao tem nenhuma amplificação, ja entre a pedaleira e o cudo tem a amplificação da pedaleira.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


marcosshrp
Geralmente Giannini, pois é barato e não é ruim não. Espessura 0.45/1.00.
Abç

_Rickyhaalmeida
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vlw cara, vou aproveitar as ferias pra dar ujma geral no Bebê aki.
Grande abraço e muito obrigado cara.

Nauck
Veterano
# jul/11 · Editado por: Nauck
· votar


Eaaae galera. Levei miinha guitarra pra regular tudo ontem(sabado).
E quando eu ligo ela na minha Zoom 505 II ( q vergonha) no amp multiuso (q vergonha tbm) , sai um som meio "sintetizado". Perceptivel principalmente nas cordas mais graves( E A D ) o que pode ser?
*um dos cabos esta com uma mola quebrada e esta com mal contato.
valew galera.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


Nauck
Cara, com esse equipo aí, a chance de vc fazer um bom som é quase nula.....
Abç

Btardelli
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Maurício, vi em alguns tópicos que você fala do amp Tagima Tube 50r...
Você conhece esse amp? Me ofereceram para um rolo no meu line6 spider 4 30w!
Pelo que o cara me disse, ele foi revisado tem pouco tempo, válvulas novas. Pelo que eu li por Ai, o ruim dele é o falante, certo?
Provavelmente eu faça o rolo, o foda é que eu não conseguirei testar ele, e os únicos "samples" dele eram com câmera digital e guitarra desafinada, Ai fica difícil tomar como base para qualquer coisa!
Teria algum amp em que ele foi " baseado"?
Abç

uesleipedro
Veterano
# jul/11 · Editado por: uesleipedro
· votar


Caro Bertola

Achei uma cort viva gold 1 há venda na net. Sei que a 2 e 3 são boas, mas a 1 não conheço.
ela tá R$ 700
especificações:
• Tipo da construção: Braço parafusado
• Madeira do corpo: Agathis
• Madeira do braço: Hard Maple
• Madeira da escala: Rosewood
• Tamanho da escala: 25,5"
• Trastes: 24
• Ponte: Full-Action II Tremolo
• Tarraxas: Die cast
• Hardware: Black Nickel Satin
• Captação: Powersound Humbucker (ponte) + Powersound Humbucker (braço)
• Controles: 1 volume + 1 tone c/ push-pull e chave de 3 posições

Compensa ou é melhor juntar mais grana e comprar outra?

Skulland
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio, consegui hoje uma tábua de cedro-rosa, com as seguintes dimensões.
71cmx46cmx5cm.
Gostaria de construir um corpo para guitarra com essa tábua, eu já fiz o corpo em isopor para ter uma ideia de como ficaria.
OBS: vou usar o braço de uma strato que tenho aki.
tenho formão, furadeira, grosa e lixas de diferentes tipos, mas n tenho como recorta-lá(a tábua).
Será que uma serrinha quebra o galho, mesmo tendo bastante trabalho.
E como saber se a madeira esta suficientemente seca, o cara que me conseguiu disse que estava extremamente seca, mas talvez os padrões de secura dele não sejam tão rigorosos como os usados em Luthieria.
Desde já agradeço.

emachado
Veterano
# jul/11
· votar


Bertola

Para meu projeto de rick 4003 encontrei freijó e tauari branco e rosa (este último à R$25,00 o metro da prancha de 25 x 5cm=bom demais!!!).

Não estou conseguindo o marupá.

Minha pergunta é entre freijó e tauri, qual você acredita queequlibraria melhor a sonoridade deste neckthrough baseado no 4003?

Saudações

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


Btardelli
Cara, eu não sei em que projeto de amp esse Tagima foi baseado, mas me parece no Fender Bassman... Em todo caso, me parece uma boa troca, principalmente se vc depois instalar um falante bom e válvulas idem nele...
uesleipedro
É um boa guitarra sim...
Skulland
Cara, a secagem da medeira pode ser analisada de um modo empírico: Corte um pedaço e veja se a serregem resultante está sêca ou apresenta humidade...
Vc precisará diminuir a espessura para 45mm e cortar o corpo em uma serra-de-fita, equipo perigoso e que exige experiência em seu manuseio. Os contornos podem ser feitos com grosa, mas o ideal é numa tupia-de-bancada, máquina mui perigosa. Leve a um profissional de marcenaria para proceder esses cortes... Quem avisa, amigo é....
emachado
Eu optaría pelo freijó, cuja "sonoridade" é idêntica ao alder, mas como esse instrumento é "neck-trhu" (vc também pode construí-lo aparafusado...), o determinante será a madeira "central".
Abçs

Btardelli
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Segundo o dono, ele trocou TODAS as válvulas tem uns 6~8 meses, colocou todas JJ! Não sou um expert em válvulas, mais pelo que li elas são boas certo?
Eu tenho 1 Celestion vintage 30 aqui, vale a pena colocar nesse amp?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


Btardelli
Segundo o dono, ele trocou TODAS as válvulas tem uns 6~8 meses, colocou todas JJ! Não sou um expert em válvulas, mais pelo que li elas são boas certo?
Eu tenho 1 Celestion vintage 30 aqui, vale a pena colocar nesse amp?

Vai fundo cara!
Abç

theblackstrat
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
olá bertola,
saberia me dizer qual ponte
teria o espaçamento entre os pivos
de aproximadamente 61,5 mm?
pode ser floyd ou tremolo comum wilkinson.
grato!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


theblackstrat
Cara, nos sites da Schaller, Gotoh e da Wilkinson tem essas medidas.
Abç

David.H.Bispo
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
vale mais a pena: pegar uma Vox tonelab EX ou uma ME-70 novas (1100 reais aprox.)ou arriscar e pegar uma gt-6 usada(800reais)? lembrando que só posso gastar até 1100 extrapolando!

abfaria83
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fala Bertola!
Eu tava considerando a compra de um Rock Pro Jr (mini humbucker) pr minha guita (S-S-S) na ponte... mas nao conheço mto da marca Cabrera...eu só testei gostei do som. Que captadores para o meio e braço vc recomendaria? valeu, abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/11
· votar


David.H.Bispo
Cara, não sei, pois não sou conhecedor de pedaleiras (embora a Tonelab me pareça mui boa!). Outros caras mais sapientes que eu nesse aspecto poderiam te responder melhor...
abfaria83
Os da Sound/Malagoli Traditional "Texas", para "casar" melhor com esse "stack".
Abçs

abfaria83
Veterano
# jul/11
· votar


Mauricio Luiz Bertola
bacana! ja conheço o timbre dos traditional texas! valeu! abrass

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Lutheria e Equipamentos - Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji