Autor |
Mensagem |
Jcra Veterano |
# jul/11
· votar
A desgraça da casa 20 está trastejando em todas as cordas.É fácil resolver isso?Tem como eu resolver ou só levando pra regular mesmo?
|
Btardelli Veterano |
# jul/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola Ultima pergunta, eu espero, HEHE Quanto tempo, em média, dura uma válvula de Power? Li em algum lugar que duravam pouco, coisa de 3 ou 4 anos, e o cara me disse que duram 30, rs Em qual eu confio? Pergunto isso, porque apesar das válvulas serem novas, tenho que saber mais ou menos quanto vão durar! Abç
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/11
· votar
Jcra Provavelmente será necessário um rebatimento de trastes. Leve sua guitarra a um luthier. Btardelli Cara, isso vai depender do uso... Na média, em torno de 3 anos. E isso vai depender tanto do uso quanto da qualidade das válvulas. Abç
|
_Rickyhaalmeida Veterano |
# jul/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola Blz cara? Eu to querendo uma guitarra nova, só q estou em duvida: Entre uma guitarra de Luthier ou uma de fabrica. Se eu fosse fazer uma de luthier seria desse modelo aqui e colocaria peças tops tipo gotoh, caps da Emg e Seymour duncar. Se eu fosse de fabrica eu pegaria a K1 ou a Cort EVL K6 e colocaria Floyd Rose gotoh. Qual vc me indica? E uma guitarra de luthier ficaria melhor do que uma de serie? Conseguiria colocar SD e EMG na mesma guitarra? Grande abraço cara.
|
emachado Veterano |
# jul/11
· votar
Bertola
Existem diferenças qualitativas entre alumínio, bronze e aço para a confecção de pontes?
O aço/ferro já é amplamente utilizado, assim como o zamack. O alumínio talvez abafe o som? O bronze não é muito estridente?
Saudações
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/11
· votar
emachado Cara, usa-se geralmente o aço e o latão. Duralumínio, só para pontes (fixas) de guitarra. _Rickyhaalmeida Não se pode colocar capts ativos e passivos juntos. Ou um, ou outro. Quanto à sua outra pergunta, não sei responder... Abçs
|
jm18 Veterano |
# jul/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola boa noite meu pai tem bastante interesse por diferentes tipos de madeira e o seu uso pra luthieria, inclusive tem certa experiencia com macenaria e ele me pediu pra perguntar se vc sabe como fazer verniz caseiro para uso de luthieria abraço!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/11
· votar
jm18 Porque fazer verniz caseiro se se pode comprar facilmente e barato qualquer tipo de verniz? Se vc pesquisar no site da Stewart MacDonalds verá que tem uma série deles já prontos e de fácil aplicação. Até porque, gealmente usam-se seladoras, a nitrocelulose e o poliuretano para acabamento. Em todo caso, pode-se comprar o pó do "asa de barata" e misturá-lo com alcóol e utilizar... Abç
|
Lemão_Luthier Veterano |
# jul/11
· votar
Bom dia amigos forenses (do fórum...heheh)!
Acompanho a muito tempo as postagens deste tópico, só não posto quase nada aqui porque geralmente encontro as respostas das minhas dúvidas na busca.
Em primeiro lugar, quero parabenizar o Bertola, o Seiji e todos os demais que contribuem neste espaço. Hoje em dia é cada vez mais difícil encontrar pessoas que estão dispostas a ajudar sem querer nada em troca. Parabéns, e obrigado!
Posto este texto a todos os amigos do fórum, com intuito de expressar minha opinião sobre um assunto que me preocupa um pouco: o excesso de preciosismo e preocupação com equipamentos.
Acompanhando as postagens aqui, percebo que muitos se "entregam" às manobras do marketing (explícitas ou não), criando para si uma necessidade inexistente de saber quais captadores, madeiras, amplificadores, etc são indicados para ter um som igual ao do fulano ou sicrano.... ou então qual a melhor guitarra para tocar estilo x ou y.... ou ainda se uma pintura com tinta cor-de-burro-quando-foge fica bonita ou influencia no timbre do instrumento...
Será que não seria melhor, ao invés de gastar tempo e dinheiro pesquisando e comprando os equipamentos que seu herói usou em certa música, pegar seu equipamento e dar "atenção" a ele? Atenção quer dizer isso mesmo, prestar atenção nas regulagens, nas respostas de seu equipamento, fazer testes e conhecer bem o que você tem em mãos, e extrair disso o melhor possível? Se o melhor possível não te agradar, então ok, pesquise as coisas que vc não tem, para fazer upgrades.
Certa vez, o Keith Richards disse mais ou menos o seguinte: me dê qualquer guitarra e qualquer amplificador, e eu tiro um som bom. (Tá certo que eu acho que ele disse isso sem conhecer nossas tonantes....rsrs), mas esse é um conceito muito sábio, pois significa que a qualidade do som está em primeiro lugar, no músico (pois este deve conhecer bem seus equipamentos, e claro, tocar), e o resto, é secundário....
Sobre as marcas, modelos, séries, e outras coisas mais, é claro que existem as com maior qualidade e as com menor qualidade, e principalmente, as mais adequadas para o que você quer ou precisa. Mas o importante é: o quanto você está disposto a investir de tempo e paciência para pesquisar e se adaptar ao que você tem em mãos? Certamente, neste caso quanto maior o investimento, maior será o aprendizado e crescimento como músico e ouvinte.
Não podemos esquecer que o timbre é definido por todos os fatores da cadeia (rede elétrica, fiação e cabos, pedais, amplificadores, madeiras, captadores, o músico, etc...). Para exemplificar isto, citarei dois autores muito bons:
- "A Qualidade não está nas coisas nem nas pessoas, mas sim na relação entre elas". - Robert M. Pirsig, em Zen e a arte de manutenção de motocicletas.
- "A resistência de uma corrente é medida pelo seu elo mais fraco". - Eliyahu M. Goldratt, em Corrente Crítica.
Portanto o foco deve estar em pesquisar e conhecer o que você tem. Saiba tudo o que seus equipamentos podem te oferecer antes de trocar algum componente da cadeia, pois se não fizer isso, pode gastar dinheiro desnecessariamente e ainda continuar insatisfeito com os resultados.
Para finalizar, alguns paradigmas a serem revistos:
- Quanto maior o preço, maior a qualidade. Nem sempre isto é verdade. Porém geralmente coisas com maior qualidade tem uma faixa de preços maior.
- Se eu tiver exatamente os equipamentos de um certo músico, vou timbrar igual a ele. Não, não vai. Pode até chegar próximo, mas igual não dá.
- Equipamentos de "Grife" são bons. Nem sempre. Existem equipamentos sem grife que são até melhores que alguns de marcas mais conceituadas.
Sei que alguns concordarão e muitos discordarão disto tudo, mas meu foco é aqueles que ainda não tem essa visão definida, e acabam, por mera inocência ou comodidade, se deixando levar pelo que os outros dizem ou usam, ou mesmo por estratégias de marketing.
Grande abraço a todos!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/11
· votar
Lemão_Luthier Grande parte das respostas que dou às perguntas dos jovens foristas aqui expressam em grande parte as opiniões emitidas por você, com as quais eu concordo integralmente. Abç
|
bombtrack Veterano |
# jul/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola Blz? Então eu estou prestes a comprar um amp novo. Eu iria comprar um fender frontman 65r que está 1350 reais mas depois eu achei o Orange Dual Terror por 2400. Muitos me indicaram o Dual Terror mas minha noção sobre caixas acústicas é zero. Você teria alguma caixa boa para indicar? Eu achei interessante a PPC 112 da Orange mas como não conheço muito, queria outras sugestões.
Outra coisa, teria algum amp na faixa de preço do Fender e do Orange Dual Terror (1350 - 2400)que seja tão bom quanto talvez até melhor que esses dois? Abraço
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/11
· votar
bombtrack Cara, esse Orange aí é valvulado, e muito interessante. Só acho que 30WRMS é muita coisa... Eu compraría o Tiny Terror, que é de 15WRMS e essa caixa aí... Já é som pra caramba! Abç
|
abfaria83 Veterano |
# jul/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola bertola, voltando rapidão à pergunta que eu fiz sobre o rock pro jr, hj eu passei numa loja pra dar uma olhada e fiquei meio assustado com o acabamento. parafusos mal colocados, cortes no cover mal feitos e aquela "lamina" mto afundada. Fiquei com uma dúvida tb... o cover desse cap nao cobre ele totalmente como na maioria? No rock pro o cover nao chega a encostar na base, sobra um pedaço do cap "pra fora" abraço
|
emachado Veterano |
# jul/11
· votar
Bertola
Vou construir uma ponte em latão, semelhante à uma Badass II e ajustar o pitch (distância entre cordas) de acordo com o shape do braço do rick 4003 (tenho a largura do neck no nut e no 12º segundo traste).
Será uma releitura deste bass, não uma cópia. Por isso, vou ter que adaptar vários detalhes e medidas.
Qual é a altura das cordas em relação ao corpo na região da ponte, considerando a ponte Badass II?
Assim, ajusto a construção para esta medida, a qual interfere numa série de outras (altura/profundidade dos caps, angulação zero do braço, degrau do braço em relação ao corpo - no rick parece ser algo como 3mmm...)
Já abusando, os precision e jazz bass possuem angulação do braço em relação ao corpo?
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jul/11
· votar
abfaria83 Cara, pode ser um problema pontual, pois eu ví um aqui que estava bom... emachado Cara, vc está querendo um preciosismo que não existe, nem é necessário. Use o bom senso; até porque, a ponte TEM QUE TER ajuste de altura dos carrinhos. Geralmente (no caso dos Ricks) o topo da escala fica à 10mm do topo do corpo, e a corda chega à ponte com 12mm. Ou seja, não há angulo nenhum. Tecnicamente também não há nos baixos da Fender, mas é muito comum, em determinados casos (e quando necessário), o luthier colocar um calço na base da trócula em caso de necessidade. Ou seja, também nos baixos Fenders, não há angulo... Abçs
|
Marleta Veterano |
# jul/11 · Editado por: Marleta
· votar
Olá amigos.
Fui indicado à tirar a minha dúvida com vcs q entendem da Luthieria. Aí vai...
Comprei um violão CH889 NT LH(difícil pra cacete achar-lo) e quando chegou percebi q ele possui um segmento do tensor para fora do lugar onde geralmente fica, coisa de 1,5 cm (dá pra ver da boca do instrumento). Já criei um tópico sobre isso http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/265208/ onde me disseram q pode ser um defeito grave de fabricação. Me disseram tambem q pode ser q não tenha problema(pediram q colocasse a chave e girasse um pouco para ver se hà folga mas o tensor está bem firme e sem folgas, ateh meio duro). Disseram tambem q na fabricação podem ter colocar tensor de baixo q é maior.
E aih o q faço? ele ainda está na garantia mas comprei em uma loja virtual e daria uma grande dor de cabeça retornar o produto. Sem contar q vai demorar talvez mais de um mês para chegar.
Por favor, me deem essa força aih.
Muito obrigado.
|
Fireyeah Veterano |
# jul/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola Olá, eu comprei uma guitarra que veio com encordoamento 0.9, o que deixa ela muito macia, porém percebi que não consigo dar bends de mais de 2 tons, enquanto em guitarras de amigos que estão com 0.10 consigo. O problema é o encordoamento ou pode ser algo na guitarra?
|
Lemão_Luthier Veterano |
# jul/11 · Editado por: Lemão_Luthier
· votar
Bertola
Conhece os Traditional Texas da Malagoli? Qual sua impressão/opinião sobre eles?
Obs: Pergunto pois quero trocar os caps originais de uma Fender Strato MIM fabricada em 95, (acho que sobram agudos e tem muito "quack") vou ter algum ganho com essa troca?
Abç
|
aquiladler Veterano |
# jul/11
· votar
Pessoal, quem puder responder... Estava pensando em comprar uma Tagima Memphis mg 130 por causa do folyd rose.
A guitarra é baratinha, e por isso dizem que não segura a afinação, em tópicos antigos vi pessoas que colocaram uma mola a mais na ponte, isso realmente ajuda? vou comprar mês que vem.
|
fconde77 Veterano |
# jul/11 · Editado por: fconde77
· votar
Bertola ou outro que possa conhecer e me ajudar,
1º - Encontrei essa guitarra Giannini Fire Brand no ML por R$ 180,00, mas pesquisando pra saber qual o modelo exato não encontrei uma que batesse 100% com o modelos do site. Em pesquisa aqui no fórum vi que CC02 não seria uma boa escohla e que a GG04 é melhor, mas nenhuma delas casa com as imagens do modelo acima. Alguém que conheça poderia falar um pouco sobre ela?
2º - Em outro anúncio ví uma Telecaster que me chamou atenção, mas fiquei muito encucado pelo valor que estas sendo vendida (achei muito barata) e também com as tarraxas que me pareceram desalinhadas, como se elas estivessem muito próximas e ficando "encavaladas" http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-190127914-telecaster-oca-luthie r-_JM
http://img2.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_190127914_6098.jpg
|
aensid Veterano |
# jul/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola Cara, eu comprei uma Sx sst62 no mercado livre, a guita não chegou ainda, eu tinha perguntado se eles regulavam, eles falaram que tinham 2 luthiers na loja responsáveis pela regulagem basica, sera que quando chegar minha guita, terei que leva-lá a um luthier mesmo assim ?
|
lehnox Veterano |
# jul/11
· votar
aensid posso adiantar sua resposta: sim
Bertola Comprei uma Squier Jagmaster recentemente e gostei mto da guitarra, exceto pelos captadores. Pensei em trocar eles por 2 mean 90 da GFS, mas me disseram que os Duncan Designed que vêm nela são melhores do que os GFS. Isso procede? E se vc teve experiência com esse modelo quais são suas considerações sobre ela?
Abraços
|
dyd Veterano |
# jul/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola opa beleza Cara tenho uma guitarra strato peavey serie falcon tenho a 5 anos, peguei ela usada de um cara que ficou com ela tambem uns 5 anos e tambem comprou usada da promusic loja em copacabana , Não tenho nenhuma identificação da guitarra se e americana , japa ou coreana e etc
to pesando em montar ela denovo , quero colocar uns captadores com som estalado de strato para blues quais set de captador vc me indicar para blues mesmo Se vc tambem conhece a guitarra ou alguem ai do forum ,so tem peavey e embaixo falcon e so consigo encontra ela americana
|
dyd Veterano |
# jul/11
· votar
Essa guitarra tem +- 15 anos ai na pista a madeira deve ser boa ela pesada sera que vale apena ou comprar outra, que pra min so da pra dar uns 1500 numa
|
Lucasjld Veterano |
# jul/11
· votar
Cambanda, tirei os saddlers da ponte da minha Tele (aqueles retangulares "modernos") pra fazer uns reparos de elétrica, etc.
Acontece que eu lembro que os saddlers eram bem discrepantes em relação a posição. Agora eu coloquei eles de volta e tão todos quase um do lado do outro.
Fiz a regulagem do tom da corda e o tom da harmônica na 12a casa, mas mesmo assim os carrinhos estão muito iguais.
|
Skulland Veterano |
# jul/11
· votar
Bertola, eu consegui recortar o corpo naquela peça de madeira que comentei aki anteriormente. Apenas estou com dificuldade em cavar o espaço para o braço, e creio que terei dificuldades no buraco do cap, então se tiver algum conselho eu agradeço, estou "cavocando" com o formão e furadeira. Tbm gostaria de saber acerca da pintura pois quero fazer em casa mesmo, mais para proteger a madeira do que qualquer coisa. É realmente necessário que se passe selador antes da pintura, e se for ele pode ser passado com pincel, pois n acho em spray, passarei tinta em spray, e o verniz após a pintura pode ser com pincel tbm? Desde já agradeço.
|
emachado Veterano |
# jul/11
· votar
Bertola
emachado projeto baseado rick 4003 Blackstar
Antes de mais nada, muito obrigado pelas informações e pela ajuda que você tem me dado ultimamente.
De fato, peco pelo excesso de preciosismo. Mas, como não possuo plantas dos instrumentos que estou fazendo como hobby e por não ter acesso próximo a estes instrumentos, acabo dependendo de detalhes em medidas. Aliás, entre 89 e 92 eu ia regularmente uma vez por mês à Santos e passava em uma loja que só vendia Rickenbaker e Tama e ficava lá babando nos instrumentos. Esta loja fechou há bastante tempo e desde então não vi mais este instrumentos.
Obrigado pela força.
|
Marleta Veterano |
# jul/11
· votar
Por favor, me deem uma força com a minha dúvida.
Obrigado.
|
davicarvalho1 Veterano |
# jul/11
· votar
Bertola levei minha guitarra num luthier pra trocar o cap,coloquei um eymour duncan rot hail,so q o cara colocou o cap de cabeça pra baixo,invertido.A questao e ,altera alguma coisa o som,o meu cap e um seymoue duncan hot rail.E o luthier colocou ele invertido,q nem o do colega do post.Isso e algum problema ou nao altera em nada?
|
lukas_alvs Veterano |
# jul/11
· votar
Mauricio Luiz Bertola
Olá Bertola,
Há um tempo atras eu havia trocado os captadores da minha guitarra... instalei os novos e guardei os antigos... O problema é q os antigos não possuem diferença... E agora não sei qual é qual entendeu? Como faço pra difenciar qual é o da ponte e o do braço? Eu instalei novamente eles na mesma guitarra e percebi que o volume do captador do braço esta bem mais alto que o da ponte... Pode ser que eles estejam invertidos?
Abraço
|