"Marca de verdade é Fender e Gibson!" Mas a IBANEZ já não está no mesmo patamar das duas?

Autor Mensagem
Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Nooossa, mas tu fala, hein? Hehehehe.

Tá, aqui vai o que eu penso.

Cara, as tops de linha da Ibanez são as semi-acústicas e signature, sempre foram, isso nunca mudou. A maioria é tem mais hype do que qualidade. O que não quer dizer que não sejam guitarras boas e honestas, mas não vai muito além disso não. E sim, elas tem muitos defeitos, mesmo as Ibanez de 4mil dólares.

Sobre as semi-acústicas eu não sei, mas eu não concordo que as signatures são as melhores... eu, particularmente, não sou muito da guitarra do Steve Vai e da do Satriani. Pra mim, a melhor das signatures seria a do Paul Gilbert. Mas eu tava olhando uma lista, que eles atualizam todos os anos, sobre os braços que ele têm e têm alguns modelos superiores que não se encontram nas linhas padrões nem nas signatures, apenas nas customizadas. O melhores braços são o da RG 3550MZ e o de uma PGM azul, que possuem o ''Super Wizard''. No entando, já tem o 'Super Wizard HP'', que é uma evolução e só tem nos modelos Custom Shop.

Nessa equação também entram alguns fatores, quando tu tem por exemplo, uma guitarra de 500, tu acha uma maravilha no começo, depois que conhece bem, começa a ver os defeitos. Se passa pra 1500 a mesma coisa. Se vai pra de 8mil é do mesmo jeito. Mesmo as de 25mil, depois de muito tempo com elas, tu começa a achar as deficiências. A diferença é que o que é deficiência num instrumento de 25mil, é inimaginável para quem ainda está no de 1500.

Mas, cara, tu tá se enganando numa coisa... tu falou que, depois de um tempo, a gente começa a ver defeito na guitarra. Mas isso é óbvio! Guitarra é que nem carro... a cada ano precisa ir pro conserto pra fazer revisão e regulagem. Qualquer coisa é assim.

5mil dólares são os modelos de série, se você quiser um realmente customizado, o preço vai pras alturas.

Na real, não... eu baixei do próprio site da Suhr um arquivo em PDF, com todos os componentes utilizados para modelos customizados e seus preços ao lado. Eram umas 4 páginas só disso aí. Pegando os componentes mais caros de cada parte, a guitarra não chegava a 5 mil dólares. Posso até olhar e calcular de novo, por via das dúvidas.

old steel
Veterano
# fev/11
· votar


Dá para andar de "Harley Davidson,BMW ou Honda.Cada qual no seu lugar.

nichendrix
Veterano
# fev/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Vinícius Iron
Sobre as semi-acústicas eu não sei, mas eu não concordo que as signatures são as melhores... eu, particularmente, não sou muito da guitarra do Steve Vai e da do Satriani.

Cara, eu não estou discutindo o que tu acha, Estou discutindo o que a Ibanez faz em termos de controle de qualidade, processos, materiais, etc.

Nesse ponto, as tops da Ibanez são sim as signatures, até porque são produzidas em séries bem menores e quase sempre sob um padrão de qualidade rigoroso (ao menos as tops entre as signatures).

E mesmo isso vem caindo, a JEM 555 era originalmente feita no Japão, na mesma linha e com os mesmos componentes da 777, só que em basswood e em uma série maior para reduzir custos e consequentemente preço. Hoje elas nem se comparam.

A RG3550 é a top da linha RG, tem características próprias que não são pertinentes à séries signatures, o mesmo vale para as S-Series, S-Classic e as S Prestige, que para mim são melhores em termos de tocabilidade e sonoridade que as RG.

Eu não sei a quantas anda o preço das S hoje, mas costumavam ser mais caras que as RG por serem bem mais trabalhadas enquanto guitarras e tinham um controle de qualidade melhorzinho também.

Sobre a Custom Shop da Ibanez, ela não existe faz muito, muito tempo mesmo. Hoje você não vai lá e encomenda uma guitarra nova via custom order como era nos anos 90, hoje esse serviço só existe para endosers da marca.

E os Braços Wizard HP, Super Wizard HP e Ultra Wizard HP, são disponíveis nas séries normais sim, só procurar as séries prestige da S e da RG que vai vir com eles.

Mas, cara, tu tá se enganando numa coisa... tu falou que, depois de um tempo, a gente começa a ver defeito na guitarra. Mas isso é óbvio! Guitarra é que nem carro... a cada ano precisa ir pro conserto pra fazer revisão e regulagem. Qualquer coisa é assim.

Parece obvio, mas não é tão fácil de perceber não. Se eu puser alguém que só tocou em guitarras de 500 dólares, e por ele pra tocar numa de 1500 e numa de 30mil, ele não vai ver diferença entre uma e outra, e se ver é bem pouco. Mas se tu pegar o cara acostumado com a de 1500, ele vai ver mais diferenças entre a de 1500 e a de 30mil, se tu pegar um cara acostumado com uma guitar de 10mil, ele vai ver mais diferenças ainda entre a de 1500 e a de 30mil.

O que quero dizer é que o que vai justificar alguém pagar isso por uma guitarra, não são os materiais que tu usa nela, nem a diferença efetiva dela para as outras, mas tua capacidade de perceber essa diferença. Se tu não tem capacidade de perceber, logo não irá dar valor a isso.

É como tocar, quando tu não toca nada, guitarra e musica é tudo igual, aprendeu a tocar um pouco, começa a ver a diferença entre um dó e um ré, depois a diferença entre minima e semínima, depois entre silgle e humbucker, depois entre strato e tele ou les paul e sg, e por aí vai.

Na real, não... eu baixei do próprio site da Suhr um arquivo em PDF, com todos os componentes utilizados para modelos customizados e seus preços ao lado. Eram umas 4 páginas só disso aí. Pegando os componentes mais caros de cada parte, a guitarra não chegava a 5 mil dólares. Posso até olhar e calcular de novo, por via das dúvidas.

Cara, o John Suhr, Tom Anderson e todos esses caras de custom shop, trabalham de 3 formas. Uma é ter um catalogo de modelos prontos e não customizáveis, que são quase como produtos feitos em série, porém numa escala muito pequena e num padrão de qualidade muito grande.

Outra forma é oferecer customizações para esses modelos pré-definidos, eles definem um modelo e você pode customizar aquele modelo, dentro das opções dadas por eles, do jeito que você quiser.

A ultima forma é se tu quer algo que não está no catalogo, algo que ele vai fazer só pra ti, seja uma mudança na parte elétrica, ou nas madeiras, ou no formato, ou mesmo um modelo 100% novo pra atender tuas necessidades. Aí o preço sobe muito, facilmente dobra esse valor, as vezes triplica.

Isso acontece porque quanto mais sofisticada a customização, mas ele vai ter que tirar tempo de outros projetos e produtos pra se dedicar ao teu, logo, ele vai cobrar por essas oportunidades perdidas.

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

Que onda... eu sumi por tanto tempo assim?

E o post só foi longo porque eu tinha que desopilar um pouco antes de dormir, esses dias tive que apagar uns incêndios que apareceram no trabalho então estava trabalhando dobrado.

Saudades da conversa lá do Scotch bar.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


nichendrix

Sobre a Custom Shop da Ibanez, ela não existe faz muito, muito tempo mesmo. Hoje você não vai lá e encomenda uma guitarra nova via custom order como era nos anos 90, hoje esse serviço só existe para endosers da marca.

Isso é estranho porque, acho que no ano passado ou retrasado, eu vi uma opção de customização no próprio site da Ibanez, em que tu escolhia todas as peças pra tua guitarra. Ultimamente, essa opção foi desabilitada. Ainda com dúvidas, eu acabei de dar uma olhada no Google, em fóruns internacionais, sobre a opção de Custom e eles disseram que só é possível com endorse. Uma merda que acabou de destruir com o meu dia hoje... agora, a gente tem que comprar uma guitarra pronta e meter mais dinheiro para modificá-la... pelo menos pra mim.

E os Braços Wizard HP, Super Wizard HP e Ultra Wizard HP, são disponíveis nas séries normais sim, só procurar as séries prestige da S e da RG que vai vir com eles.

Cara, eu já rastreei todo o site da Ibanez, de fio à pavio, e não tem nenhuma guitarra de braço Super Wizard HP, como consta na lista de braços dela nem Ultra HP, que é outro excelente. O melhor que eu já vi foi o Super Wizard da PGM azul e da RG 3550MZ. O que eles pretendem fazer com esses braços, então? Ridículo esse negócio de fechar as portas para o público... se a Jackson, Gibson, Suhr, Tom Anderson e Fender têm, por quê não a Ibanez?

A ultima forma é se tu quer algo que não está no catalogo, algo que ele vai fazer só pra ti, seja uma mudança na parte elétrica, ou nas madeiras, ou no formato, ou mesmo um modelo 100% novo pra atender tuas necessidades. Aí o preço sobe muito, facilmente dobra esse valor, as vezes triplica.

Isso acontece porque quanto mais sofisticada a customização, mas ele vai ter que tirar tempo de outros projetos e produtos pra se dedicar ao teu, logo, ele vai cobrar por essas oportunidades perdidas.


Se existe isso mesmo, eu acho que é rasgar dinheiro por pouca coisa, na minha opinião... o catálogo de customização da Suhr tem de tudo que eles usam nas guitarras padrões e eu acho que para fazer mudanças ''a mais'', tu teria que estar pessoalmente lá com o cara pra pedir coisas que nem se sabe se o tu realmente precisaria. Aquele catálogo já é suficiente para uma guitarra top do top, pelo menos na minha visão. É como eu disse, por mais que a gente goste da música, a gente não vive só dela (a maioria, pelo menos), então eu não poderia justificar o preço de um Fiat Stilo Blackmotion numa guitarra. Mas foi boa a informação.

nichendrix
Veterano
# fev/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Vinícius Iron
Cara, eu já rastreei todo o site da Ibanez, de fio à pavio, e não tem nenhuma guitarra de braço Super Wizard HP, como consta na lista de braços dela nem Ultra HP, que é outro excelente. O melhor que eu já vi foi o Super Wizard da PGM azul e da RG 3550MZ. O que eles pretendem fazer com esses braços, então? Ridículo esse negócio de fechar as portas para o público... se a Jackson, Gibson, Suhr, Tom Anderson e Fender têm, por quê não a Ibanez?

Cara, os braços HP, não nunca foram exclusivos da custom shop da Ibanez, sempre foram da linha Prestige (a top da marca). Pode olhar todas as linhas Prestige que vc vai ver lá Wizard Prestige, Super Wizard Prestige, Ultra Wizard Prestige.

RG3770Z is ready to fire with a Prestige Super Wizard HP 5-pc Maple/Walnut neck. Fast and thin, this neck offers great grip, feel and tone.

Inclusive, a 3550 usa o mesmo braço da 3770 (Super Wizard Prestige).

A Diferença deles pro Super Wizard normal é o acabamento, que nos Prestige é acetinado para dar maior velocidade, fora isso é um Super Wizard normal.

Se existe isso mesmo, eu acho que é rasgar dinheiro por pouca coisa, na minha opinião... o catálogo de customização da Suhr tem de tudo que eles usam nas guitarras padrões e eu acho que para fazer mudanças ''a mais'', tu teria que estar pessoalmente lá com o cara pra pedir coisas que nem se sabe se o tu realmente precisaria. Aquele catálogo já é suficiente para uma guitarra top do top, pelo menos na minha visão. É como eu disse, por mais que a gente goste da música, a gente não vive só dela (a maioria, pelo menos), então eu não poderia justificar o preço de um Fiat Stilo Blackmotion numa guitarra. Mas foi boa a informação.

Cara, aí é que está, na estratégia de segmentação da maioria das Custom Shop, não estão inclusos os "mortais", eles só querem como clientes quem realmente tem poder aquisitivo para o tipo de produto deles. E eu tenho alguns amigos que já compraram na própria Suhr, guitarras 100% personalizadas, inclusive um encomendou ao próprio John Suhr uma cópia da Strato 61 dele, que saiu caro pra dedéu.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11 · Editado por: Vinícius Iron
· votar


nichendrix

RG3770Z is ready to fire with a Prestige Super Wizard HP 5-pc Maple/Walnut neck. Fast and thin, this neck offers great grip, feel and tone.

Bah, eu não tinha lido isso... li apenas a especificação normal da guitarra, em que diz que usa Super Wizard normal, mas deve ter sido erro de digitação deles. Mesmo assim, não estou contente. A madeira mais utilizada pela Ibanez é o Basswood, que é leve e tem uma sonoridade mais voltada pra médios. Eu queria era um mongo, para sonoridades bem graves e bastante sustain. Tu não sabe se eles tem corpos separados de RG à venda? Caso contrário, eu teria que comprar a guitarra e só aproveitar o braço e os componentes. A madeira da escala é outra coisa que me cutuca, porque eu queria uma escala em Ébano, em vez de Rosewood (mesmo eu não sabendo muito bem o que é aquele ''bound''). Captação é ainda outra coisa que eu modificaria de modelo para modelo, a fim de obter sonoridades diferentes.

Cara, aí é que está, na estratégia de segmentação da maioria das Custom Shop, não estão inclusos os "mortais", eles só querem como clientes quem realmente tem poder aquisitivo para o tipo de produto deles. E eu tenho alguns amigos que já compraram na própria Suhr, guitarras 100% personalizadas, inclusive um encomendou ao próprio John Suhr uma cópia da Strato 61 dele, que saiu caro pra dedéu.

Hm... interessante isso. Mas eu acho que eu não faria, mesmo tendo condições pra isso. Não acho que vale todo esse investimento, na minha visão de músico/instrumentista.

Mas, pô, agradeço por essas informações!

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron
Eu queria era um mongo, para sonoridades bem graves e bastante sustain.

Cara, as S series são com corpo de mogno, com top de diversas madeiras, incluindo mogno, poplar e afins.

Nessa RG a escala é de rosewood, mas se eu minha memória não me falha, lá por 2008 existiam algumas Prestige com escala de ebano.

Hm... interessante isso. Mas eu acho que eu não faria, mesmo tendo condições pra isso. Não acho que vale todo esse investimento, na minha visão de músico/instrumentista.

É, eu já toquei muito nessas guitarras custom no tempo que tinha loja, mas não estão na minha faixa de preço, são muito mais do que posso pagar num instrumento, mas se não me fosse fazer falta eu pagaria numa boa.

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/11
· votar


Em termos de tradição e representatividade, acho que Fender e Gibson sempre estarão no topo. Elas estão associadas à história do rock e da guitarra em si, tem os modelos mais copiados, etc.

Quanto à qualidade, a conversa é outra....

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Não sei se você sumiu por tanto tempo daqui. mas o fato é que fazia tempo que não o via por aqui, tem uma pequena diferença. hehehehehe

Você teve uma boa idéia. Vamos lá para o boteco que desopila muito mais. E faz favor de passar lá no OT e votar na sua amiga!

Abç

Rafa-Ban
Veterano
# fev/11
· votar


não li o tópico inteiro,mas acho que a Ibanez pe referençia em algumas coisas...tipo os braços ultra finos,a jem que foi a primeira guitarra de 24 trastes e que virou meio que padrão,além de suas pontes...
abç

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


huuuuuuuuum...

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


Rafa-Ban
a jem que foi a primeira guitarra de 24 trastes

Primeira? Rickenbacker tem 24 trastes desde os anos 60, mesmo nas super stratos, a Jackson Soloist e Kramer surgiram uns 5 anos antes da JEM, se vacilar mais até.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


Eu acho que, em termos de qualidade, todas as guitarras citadas aqui estão no mesmo patamar. O que diferencia é propriamente o estilo. A Ibanez tem uma pegada mais voltada pra velocidade e pra técnica, a Gibson pros bends bem sólidos, a Fender mais pros acordes e segue a lista. Dá pra se tocar qualquer estilo com qualquer uma dessas marcas, mas fica à gosto do músico com qual ele se adapta mais. Pessoalmente, eu teria Gibsons, Ibanez e Fenders, hehe. E tô na GAS pra tocar nessas Suhr e Tom Anderson. Aquelas Suhr da série Exotic usa madeiras bem exóticas mesmo, como Burly Maple, Koa e Cocobolo, o que devem gerar uma sonoridade bem distinta para aqueles que estão acostumados sempre com o trivial (Mogno, Ash, Alder, Basswood...)

Abs

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron

Quer uma madeira foda pra guitarra, Poplar, as melhores Fender são feitas de Poplar.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

É sério? Não conheço essa... como é a sonoridade dela? Mas também nunca vi em modelos já fabricados da Fender, devem ser mais voltadas pra Custom.

Rafa-Ban
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix
verdade,eu tava foleando uma guitar player das antigas com uma entrevista com o vai e lembro dele ter mencionado algo assim malz

MauricioBahia
Moderador
# fev/11
· votar


Eu quero é preço!!!!!



silvio_rp
Veterano
# fev/11
· votar


A signature do Steve Morse é Poplar tb e varias guitarras de baixo custo chinesas tb são!!

A diferença é a seleção da madeira, claro...

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron

Numa boa... Mas estou achando que você está querendo demais. Está lhe faltando pé no chão. Eu já tive guitarras de poplar, ash, alder, mogno, ébano, jacarandá da bahia, maple... Cada guitarra tem uma sonoridade e sua característica própria, mas o caminho inverso de construir um timbre pelas madeiras... Acho que você deve conhecer de fato todas para saber as deficiências e qualidade de cada. Só ouvi falar de um cara que era capaz de dizer que madeira era ao tocar, com a guitarra com pintura sólida. Ele é conhecido como Eddie Van Halen.

nichendrix
Veterano
# fev/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Vinícius Iron
É sério? Não conheço essa... como é a sonoridade dela? Mas também nunca vi em modelos já fabricados da Fender, devem ser mais voltadas pra Custom.

Cara, o poplar lembra muito o Alder e tem um som mais definido, rico e cheio, se não me engano porque os veios são bem próximos, ela é um pouco mais pesada que o Alder. É uma madeira muito usada na construção de violinos, como uma alternativa mais sofisticada ao Maple.

A Fender usa ela desde 54, inclusive o George Fullerton, que era sócio do Leo Fender na G&L e um dos criadores do design da Strocaster e da Telecaster, ele dizia que sempre que eles faziam testes cegos com as guitarras para ver qual soava melhor, quase sempre quem ganhava era alguma com corpo de Poplar.

Em parte dos anos 90, era a madeira padrão as Stratos American Standard, que só usavam Alder e Ash nos acabamentos sunburst ou translúcidos. Eu tive duas dessas Am. Standards e gostava muito do som, quando comparadas com a Strat Plus que tive, que era de Alder.

silvio_rp
A signature do Steve Morse é Poplar tb e varias guitarras de baixo custo chinesas tb são!!

A diferença é a seleção da madeira, claro...


Poplar é mais fácil de maquinar que o Alder e ainda tem o som mais nítido, logo, guitarra barata se beneficia pra dar aquela engabelada no cliente, pra parecer que a guitarra soa um tiquinho melhor do que ela é.

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Me corrija se estiver falando bobagem... Mas na mão de um gigante, com peças bem selecionadas, o cara dá nó em pingo d'água com qualquer tipo de madeira. Pouco importa se é maple, se é poplar... Olha o que o Benedetto fez com isso, que para mim seria lixo. Eu perdi a chance de tocar nela, não deu para passar lá por causa da neve na estrada, mas aposto minhas bolas que tem um som absurdo.
Neguinho tem que aprender que quando se fala de coisas fenomenais, tem mais coisas nesse mundão do que se pode imaginar. Aposto que a maioria não sabe o segredo do Clapton, por exemplo. E isso custa, meu amigo...

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

Cara, eu não sei onde está o maior trabalho, no inlay em forma de minhoca ou na confecção do tampo. Fosse eu a fazer guitarras, era capaz de também descartar a peça como lixo. Mas não duvido que ele fez o negócio soar muito foda.

Agora esses preamps da Carlos parecem ser foda também, sou doido pra ficar fuçando neles, mas falta conhecer um desses 30 sortudos que tem um deles.

nichendrix
Veterano
# fev/11 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Eu tinha esquecido de comentar no post anterior, mas quem tiver dado uma olhada na Teredo, vai ver uma coisa inusitada, que é a classificação museum quality archtop guitar.

Essa é a maior "nível" para a qualidade construção de uma guitarra archtop. Assim como a construção de violinos e em alguns casos de violões e violas caipiras (como os instrumentos mais trabalhados do Braz da Viola), alguns luthiers chegam a um domínio técnico tão grande no trabalho da madeira, que o trabalho deles não é visto apenas como um trabalho de luthieria, mas também de marchetaria, que é arte de talhar, trabalhar e ornamentar superfícies com a madeira e outros materiais.

Enfim, são instrumentos que são tão trabalhados do ponto de vista de luthieria e de estética, que transcende a função puramente como instrumento, chegando ao status de obra de arte de tão grande que é o nível técnico para chegar a esse resultado.

Só para deixar um exemplo bem mais simples e acessível que uma Benedetto, aqui vai uma foto de uma das violas feitas pelo Braz da Viola.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6d/Brazdaviola.jpg



MMI
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Cara, não conheço nada de viola. Mas essas daí só de olhar já dá para ver que são de outro nível...

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

Sim, o Braz da Viola é um luthier top do instrumento. Tem um trabalho de marchetaria nos inlays e nos bindings que é muito bonito, e são instrumentos com um som pra lá de supimpa, com muito volume e projeção, além do que as violas de coucho dele são escavadas a partir de um único bloco de madeira.

Eu não entendo muito de violas também, mas sou apaixonado pelo instrumento e pelo instrumento que deu origem a elas e ao violão, a Vihuela, assim como o Bandolin são instrumentos que eu gostaria muito de um dia poder tocar, mas que são muito mais difíceis do que parecem.

Aqui vai um video de um espanhol tocando Vihuela (que era muito comum da Alemanha pra baixo até o surgimento do violão).



Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Hãaaammmmm...

rafael_cpu
Veterano
# fev/11
· votar


MMI
nichendrix
Todos

E as PRS, amigos, como, p. ex., as Custom 24? Como estão em acabamento, refinamento e precisão?

Há muita diferença entre as Ten Top e as demais do mesmo modelo?

E a qualidade das madeiras empregadas?
T+

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


rafael_cpu

A PRS, das grandes fábricas que tem uma linha de produção considerável, acho que é das melhores, sem dúvidas. São guitarras mais refinadas, nota-se inclusive pelo preço. São muito bem feitas e de um padrão bastante alto. Diz o nichendrix que já viu defeitos, mas é bem dificil.

Eu sou fã das PRS, tenho 3 delas. Mas justamente as Custom que fizeram a fama, acho uma guitarra imperfeita. Aquele botão rotatório de selecionar captadores eu não gosto, nunca se sabe onde está. Por isso é comum aquela modificação de chave de três posições e push-pull. Mas guitarra desse nível para mim não admite modificações, isso é papo de SX. É bem difícil falar da diferença que as 10 top fazem, de qualquer forma as minhas são. Dizem que faz diferença, mas é difícil comprovar.

jonas.hetfield
Veterano
# fev/11
· votar


http://cgi.ebay.com/New-Ibanez-J-Custom-RG9670Z-Case-Neck-Thru-WOW-VIN E-292_W0QQitemZ170593734115QQcategoryZ33034QQcmdZViewItemQQ_trksidZp51 97.m7QQ_trkparmsZalgo%3DLVI%26itu%3DUCI%26otn%3D5%26po%3DLVI%26ps%3D63 %26clkid%3D7011237680006531099

E essa linha custom da Ibanez?
Já puderam testar ou conhecem alguém que sim?

Bem baratinha né! rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Marca de verdade é Fender e Gibson!" Mas a IBANEZ já não está no mesmo patamar das duas?