"Marca de verdade é Fender e Gibson!" Mas a IBANEZ já não está no mesmo patamar das duas?

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron

Quase isso, tipo acústicas e semi-acústicas podem ter captadores, a diferença é o uso principal, semi-acústicas são intencionadas para serem usada plugadas a maior parte do tempo, acústicas podem ser plugadas ou não, independente de terem ou não captadores.

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron

Pense assim. As semis tem aquele bloco central que é para diminuir o feedback, mas diminui a performance desplugada dela. Logo, são basicamente para serem usadas amplificadas, se bem que costa que muita gente já gravou o som acústico de uma 335 da vida, Clapton inclusive.
As Archtops basicamente são os violões antigos que começaram a ganhar captadores, antes das guitarras sólidas. Ou seja, são como violões que podem ser acústicos ou elétricos, podem não ter captação elétrica, como podem ter um ou mais tipos, piezo, magnético ou microfones internos para se plugar.

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Galera

Este tópico já virou raro...

Um vídeo do Frank Gambale de cabelo, com uma camiseta rosa e tocando uma Ibanez amarela...

já até tinha visto e não lembrava...

pelo montante de coisas interessantes, acho que vou imprimir este tópico... huahauhuahuah

Valeu galeraaaaaaaaaaaaaaaaa!

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


rafael_cpu
Parabéns, amigos, pela aula e por compartilhar com o FCC suas experiências e conhecimentos.
Há muito tempo não surgia um tópico tão interessante e rico como este.
Sigo aprendendo...


iRock
Saio daqui por um tempo e vocês postam coisas que muitos de nós jamais descobririamos! Daqui a pouco vamos fazer um livro a partir deste tópico, estão de parabéns.

Vinícius Iron

Pessoal... Eu fico contente que vocês extraíram algo daqui. Independente do estilo que toquem, acho que como "guitarristas" ninguém se pode dar ao luxo de desconhecer os vários tipos de guitarras. Admito que tem pessoas como o De Ros que não precisam de uma guitarra de 20 mil dólares para tirar grandes timbres, mas certeza que um cara desses com uma guitarra fora de série extrai coisas absurdas de um instrumento realmente top.

De qualquer forma, acho que quem leu um pouco notou que a grande arte da luthieria está nas archtops, sem dúvida nenhuma. Ter essa idéia já é algo importante para quem conhece instrumentos, independente de usar esse tipo de guitarra. Alguns, como PRS, Suhr, Tom Anderson, Pensa fazem coisas absurdas com instrumentos sólidos também, sem dúvida. A PRS Dragon (não foi essa não...) que eu conheci foi uma das guitarras mais absurdas que passaram na minha frente. São instrumentos "mais que perfeitos", como disse o nichendrix. Se para os poucos que entenderam que existe vida bem para lá de Gibson, Fender, Music Man e Ibanez, eu já fico contente. Da próxima vez que vocês ouvirem que nenhum instrumento vale 5 mil dólares, nenhum guitarrista famoso usa instrumento de mais de 2 mil dólares ou coisas do tipo, vocês podem retrucar com propriedade. hehehehehe
Eu agradeço muito a atenção e os elogios que vocês postaram, só tive algumas oportunidades e curiosidades, só isso.

Valeu.

nichendrix
Veterano
# fev/11 · Editado por: nichendrix
· votar


MMI

Faço minhas as tuas palavras e também agradeço aos elogios, mesmo achando que não fiz nada demais.

Até porque longe de ser um Scott Chinery que tanto tocava muito, quanto tinha uma coleção incrível, nós somos só dois caras metidos a tocador que tiveram a oportunidade de tocar em alguns instrumentos que realmente são fora de série.

Na luthieria da guitarra especificamente mais cedo ou mais tarde, todo bom profissional termina se aventurando na praia acústica, semi-acústica ou semi-sólida, porque é algo que exige mais do profissional e também agrega conhecimentos para usar nas sólidas. O Tom Murphy estudou por anos a construção e o envelhecimento desse tipo de guitarra para depois aplicar isso no desenvolvimento da série VOS da Gibson. Shur e Pensa, também passaram por essa fase. PRS foi estudar como fazer tampos de guitarra com o Foster. Tom Anderson foi atrás disso e vez por outra solta uma série das guitarras com carved chambers dele, as Hollow.

Um ultimo fator que gostaria de acrescentar, é que o fato de existirem esses instrumentos de milhares de dólares e com detalhes tão apurados não desmerece os outros instrumentos não. Não é porque existe Benedetto, Petillo, Manzer, Cook etc. que uma Gibson vai deixar de ser uma grande guitarra, afinal elas não fizeram história por serem ruins, mesmo partindo para as linhas bem baratas você pega muita coisa que surpreende. Eu tenho uma Guitar Player americana de 98 que tinha um teste que comparava diversas archtops, desde Gibson ES-175, Gretsch 6120 e Ibanez GB-20 até Cort Larry Coryell e Epiphone Emperor Regent, a Epiphone bateu a Ibanez, e a Gretsch, enquanto a Cort empatou em vários quesitos com a ES-175 em que ficou em primeiro lugar (e custava 6x mais).

O Mike da ultima vez que encontrei ele aqui no Brasil, paramos numa loja para comprar cordas e vimos uma Ibanez AG-75 dessas chinesas e uma Condor RFL-710 e inventamos de ficar tocando um tiquinho, no fim ele falou algo do tipo: daqui um dia esses chineses estão fazendo guitarra igualzinho às americanas.

Isso vindo de um cara que tem na coleção peças como Benedetto, Foster, D'Aquisto, Petillo, Stromberg, Gibsons, Gretsches e Epiphones vintage diversas é no mínimo um puta elogio. Obvio. não estão nem perto dessa qualidade custom top de linha, mas é o suficiente para satisfazer satisfatoriamente às necessidades de quem precisa de uma archtop e não tem orçamento para um instrumento mais sofisticado.

Por exemplo a Emperor Regent, está menos de 2500 reais aqui: http://www.teclacenter.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo _produto=1062&nome_produto=EPIPHONE-EMPEROR-REGENT-+-BAG&nome_Categori a=CORDAS&nome_SubCategoria=GUITARRA

É uma jazzbox jumbo size e tem tampo escavado de madeira sólida e as laterais e fundos laminados, 100% acústica.

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Cara, que puuuuta som esse Masterpiece Guitars! Não paro de ouvir desde que você falou dele, incrível. Tirou o lugar do Warren Haynes/Marsalis. Aliás, você pegou esse?

Recomendo a todos ouvirem esse CD Masterpiece Guitars.

Abraços!

Rômulo_Hammett
Veterano
# fev/11
· votar


marca de verdade é q mais se adapta ao estilo q vc toca.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

A PRS Dragon que tu disse é esta do link? Já ouvi muito a respeito dela, mas tem de vários tipos de pinturas, se tu olhar no google imagens, que eu não sei se seriam o mesmo modelo de construção ou apenas a aparência diferente. Outras que eu acho que são legais são a Studio e a McCarty 58. Mas eu falo só da boca pra fora, precisaria tocar nesses instrumentos.

No final, das contas eu acho que todos os instrumento citados, no tópico, são apenas diferentes e têm o seu valor para casos e estilos distintos. Eu entrei nesse tópico com 5 ideias já formadas na cabeça (Ibanez, Gibson, PRS, Jackson e Fender) e saí com outras mais apofundadas. Guitarras com pouco espaço na mídia, mas que tem valor inestimável.

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


Já que o assunto está sendo guitarras acústicas e semi-acústicas, eu queria postar dois vídeos de excelência de um dos maiores guitarristas que já existiu (mas que continua compondo), em que está usando uma semi-acústica. É um som muito bonito, que combinou muito bem com a música erudita.





Todos devem saber quem é este músico.

Abraços

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


Vinícius Iron

Não, essa é a versão de aniversário. A que eu conheci era a versão anterior. São do nível das Pivate Stock, que também já conheci uma três...

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


MMI
Cara, que puuuuta som esse Masterpiece Guitars! Não paro de ouvir desde que você falou dele, incrível. Tirou o lugar do Warren Haynes/Marsalis. Aliás, você pegou esse?

Peguei sim, é outro que está na playlist direto, é um puta album.

Vinícius Iron

Tem um cd dele gravado um tempo desses, onde caras como Satriani, Greg Howe e Steve Vai tocam as composições dele.

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Naum desvirtuando o tópico, mas vc sabe algo sobre os violões Taylor?

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju
Naum desvirtuando o tópico, mas vc sabe algo sobre os violões Taylor?

Uma coisinha ou duas hehehehehhehe

O cabra bom de Taylor aqui é o MMI, ele é fã da marca, pra mim é marca sinônimo de qualidade, mas não foi uma marca que tenha me chamado muito atenção até agora, nunca são exatamente o que eu gosto num violão, mas entendo porque são os queridinhos de tanta gente.

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


Leomju

Eu vi sua pergunta, mas como não foi para mim, fiquei quieto... hehehe

Acho que é uma marca muito boa. Arriscaria a comparar com guitarras Fender o Gibson, por exemplo. Tem coisa excelentes, coisas boas e coisas razoáveis, é uma linha de produção onde não é de se esperar coisas absurdas como uma guitarra Benedetto. Eu tenho 3 Taylors atualmente, um eu estou pensando em vender assim que puder. Na minha alça de mira está um Gibson SJ200, tem que aparecer uma oportunidade. Mas desses três só um, o 710, pode ser chamado de bom realmente. Como falam no estúdio, esse é um violão que incomoda de tão bom que é pela sonoridade.

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

Agora pra competir com Martin e Gibson mesmo, só os Collings, porque nisso as duas nunca tiveram concorrentes fortes, especialmente nas linhas mais altas, em violões.

Leomju
Veterano
# fev/11
· votar


Obrigado ae... já deu pra ter uma idéia de qualidade,

Os Matin & Co, realmente são admiráveis, conheci um amigo meu de Campo Grande que tinha um, cujo acabamento era impressionante, a coloração bem sutil por baixo de um verniz muito fino!

A sonoridade bem "profunda", acho que é essa a palavra...

Não era grandãozão como alguns modelos de Gibson que vi,
tem um formato tradicional, porém mais acinturado... não sei mesmo ao certo a série.

Mas o que me impressionou foi que o timbre naum era abertão e também não era abafado, dava a idéia de que o grave vinha atrás do som do agudo, era uma sonoridade "grave, agudo" bem distinta pro ouvido" Como dois sons trabalhando junto. Bem to falando de impressões, né...

Vcs com certeza entendem mais!

nichendrix
Veterano
# fev/11 · Editado por: nichendrix
· votar


Leomju

Deve ser um Concert (O-XX), Concert Auditorium (OO-XX) ou Grand Concert Auditórium (OOO-XX).

As letras dizem o tipo de corpo usado no violão, O é pros concerto e variações, D para os Dreadnoughts (folk), J para os jumbo e por aí vai. Em alguns casos dão indicação de outras coisas, como o D-28 e o HD-28, que são o mesmo violão, mas o HD tem uma variação no acabamento acabamento padrão do D-28.

XX é o numero da série que diz o acabamento. Por exemplo D-28 é um Martin modelo Dreadnought com acabamento padrão 28, assim o D-45 tem padrão 45, se fosse HD-28, seria o mesmo padrão 28, mas com uma variação do acabamento da roseta e do friso que teriam incrustações em forma de espinha de peixe e não as normais.

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


nichendrix

Depende... Bons violões tem até Adamas e Rain Song, que nem de madeira são, mas tem um puta som. Nessa última vez que fui aos EUA, fiquei impressionado com um Rain Song top de linha que tinha na Guitar Center, fiquei um tempão sentindo o bichinho e garanto que é um grande instrumento, até no preço. E os violões da PRS também comprovei que são instrumentos de responsa...
A fábrica de Montana da Gibson realmente faz grandes violões, eu mesmo tenho um na minha "wish list". E Martin também dispensa comentários. Lógico que o Collings faz violões do mesmo nível ou até melhores, dependendo da comparação. Já viu os Breedlove melhores? Tem muita coisa legal, mas a Martin está na mão de muitos famosos e a Taylor anda investindo nisso, com caras como Gilmour e Dave Matthews.

rafael_cpu
Veterano
# fev/11 · Editado por: rafael_cpu
· votar


MMI

Violões lindos estes Adamas, um mais bonito que o outro.
Realmente um trabalho fantástico! Empregam outros materiais, como fibra de carbono... Importante esta busca por matéria prima alternativa à madeira. Bacana mesmo.

T+

MMI
Veterano
# fev/11 · Editado por: MMI
· votar


rafael_cpu

A qualidade sonora desses Adamas é incrível.

(edit)

rafael_cpu
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

Olha, fiquei realmente impressionado com estes Adamas.

Ok, amigo. Valeu pelo help!
T+

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


O MMI ainda me mata mostrando todos esses equipamentos, aehuehuaeha.

Gostei dos Adamas Ovation. Realmente não conhecia e, aliás, já tô percebendo cada vez mais que eu não conheço nada mesmo... cada vez mais evidente a minha ignorância, hehehe.

Abraços

MMI
Veterano
# fev/11
· votar


rafael_cpu
Vinícius Iron

Os Adamas são bonitos e tem um som muito legal, mas tem gente que torce o nariz por não ter madeira no corpo. Se vocês quiserem ver um Adamas em ação e bem gravado, peguem o DVD do acústico MTV do Kiss. Mas vou falar a vocês que nunca botei lado a lado com um Rainsong, mas já toquei em alguns, só que arriscaria dizer que o Rainsong é melhor, que é inteiro de carbono.



nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

Breedlove e Rain Song só conheço de ouvir falar, mas os Adamas são antigões, acho que a notícia mais antiga que tenho deles é do inicio dos anos 70, eu já toquei em alguns, os sem cutway são melhores que os com o cutway, e o de 12 cordas tem um som lindaço, foda é acostumar com aquele fundo "buchudinho" deles.

MMI
Veterano
# fev/11 · Editado por: MMI
· votar


nichendrix

Cara, toquei num Breedlove que era de babar... Pode acreditar no seu parceiro aqui (também tem uns que são de laminados que não são são isso tudo)

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

Uma hora um deles para na minha mão e eu confiro a qualidade, mas gostei muitos dos inlays dos modelos que estão na pagina deles.

E putz, se soltasse a negada do KISS na rua sem a pintura, eu só reconhecia o Gene Simons e o Paul Stanley... hehehehehhehe

Rednef2
Veterano
# fev/11
· votar


Não. Existem varias marcas muito boas, washburn, carvin, jackson, condor...

Jeffdmaais
Veterano
# fev/11
· votar


o pessoal acha que jackson, washburn, e etc, são ruiins, pq nunca tocaram numa 1(primeira) linha de verdade!

rafael_cpu
Veterano
# fev/11 · Editado por: rafael_cpu
· votar


MMI
Os Adamas são bonitos e tem um som muito legal, mas tem gente que torce o nariz por não ter madeira no corpo.

Sempre há aqueles resistentes às mudanças, por outro lado, e felizmente, há também aqueles que gostam da experimentação. Eu sou extremamente favorável à pesquisa por materiais alternativos à madeira e ao emprego destes quando eficazes. E é um caminho sem volta também.
Em alguns campos, a rejeição será maior que em outros, mas a substituição é algo inevitável, afinal, a madeira está cada vez mais escassa. O emprego dela tem que ser estratégico, utilizada tão somente onde não há alternativa.

Nas guitarras eu já tinha ciência do emprego de matéria prima diferente, mas nos violões não tinha conhecimento. Pensava, inclusive, que a resistência maior seria encontrada nos instrumentos acústicos. Ledo engano pelo menos no que tange ao violão. Bom, está aí o Kiss para comprovar a qualidade dos Adamas. Já as guitarras de acrílico, ligas metálicas etc., parecem não ter agradado tanto aos músicos.

Se vocês quiserem ver um Adamas em ação e bem gravado, peguem o DVD do acústico MTV do Kiss. Mas vou falar a vocês que nunca botei lado a lado com um Rainsong, mas já toquei em alguns, só que arriscaria dizer que o Rainsong é melhor, que é inteiro de carbono.

O acústico do Kiss está bem legal. Nunca imaginaria que eles são de carbono...

Os RainSong são muito bonitos também.
No aspecto visual, e com as limitações da internet, gostei mais dos Adamas, de um modo geral. Mas só em mãos para dizer algo. Quanto ao som, bom, espero um dia ainda colocar as mãos em um destes...hehe.

T+

Vinícius Iron
Veterano
# fev/11
· votar


MMI

Gostei do Adamas pelo que vi no vídeo, mas, ao vivo, deve ser outra coisa. Ser feito de carbono deve dar mesmo uma sonoridade bem diferente. Vou ver mais esses Rainsongs, também... aliás, esses violões teriam alguma coisa aver com a música do Zeppelin?

Mais uma coisa: eu tava afim de comprar um daqueles violões bem fininhos, sabe? Tava pensando naqueles Taylor T5, mas se tu tiver uma sugestão melhor, beleza, hehehe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Marca de verdade é Fender e Gibson!" Mas a IBANEZ já não está no mesmo patamar das duas?