Alfândega como evitar problemas com guitarras?

Autor Mensagem
Led Zé
Veterano
# out/13 · Editado por: Led Zé
· votar


MMJr
Cara, quase todos os aeroportos que recebem vôos internacionais diários tem. BH tem, Salvador tem, SP tem, etc. ..O que acontece é de não estar funcionando no dia. Olha o que aconteceu comigo da última vez: cheguei de um vôo de Miami, que é muito visado pela receita, e resolvi declarar o ampli (1200 dolares) e a guitarra (900 dólares) eu coloquei num case velho e pedi para meu cunhado passar direto. Fui na fila de declarar e não tinha nenhum fiscal lá pois todos estavam tentando pegar quem estava passando sem declarar. Passei o ampli no raio-x, olhei para o cara que opera, que não é fiscal, não falei nada e fui embora. Apesar de estar disposto a declarar , não ia ficar esperando fiscal voltar né...Já meu cunhado, com a guitarra num case velho, o fiscal parou , pediu nota, viu que era uma Gibson, achou o valor da nota muito baixo e foi para internet procurar. Abriu o site da Gibson , viu uma Gibson Les Paul Eric Clapton de 8000 dólares e disse que era igual a minha e iria tributar sobre 7500 mais a multa. Meu cunhado explicou que era um outro modelo ( era uma 50's Tribute) e era bem mais barato. O cara pediu para mostrar na internet o preço dela. Meu cunhado, que não saca nada, abriu um site e mostrou uma Epiphone Les Paul da mesma cor. O cara liberou. Poderia ter encrespado. Foi sorte. Por isso eu não peço pra ninguém trazer nada pra mim e não trago nada pra ninguém se não quiser pagar os impostos.

renatocaster
Moderador
# out/13
· votar


Led Zé

Por isso eu não peço pra ninguém trazer nada pra mim e não trago nada pra ninguém se não quiser pagar os impostos.

Por falar nisso, quando vc vai trazer pra mim aquela LP Standard a preço de Studio? Pensa que eu esqueci? ;)

Led Zé
Veterano
# out/13
· votar


renatocaster
Quando eu fisgar o meu concurso federal. Dia 20 tenho prova do Banco Central. Reza aí que é nois ! Tá prometido! Mas vou aí no Rio entregar, tomamos umas brejas e fazemos um som !

HortaRates
Membro
# out/13
· votar


MMI
Eu acho que existe sim os artigos de uso pessoal, que estão fora da taxa de 500 dólares: cada pessoa tem direito de trazer um smartphone, um relógio, câmera fotográfica (sem a caixa, claro) e algumas outras coisas que não contam no limite de US$500,00. Outras não são de uso pessoal e entram na soma do limite de qualquer jeito, como tablets e notebooks...
Eu acho que a lei não fala especificamente sobre instrumentos musicais, então vai da interpretação do fiscal, como muitos disseram.

renatocaster
Moderador
# out/13
· votar


Led Zé

Quando eu fisgar o meu concurso federal. Dia 20 tenho prova do Banco Central. Reza aí que é nois ! Tá prometido! Mas vou aí no Rio entregar, tomamos umas brejas e fazemos um som !

Já é! o/

MMI
Veterano
# out/13
· votar


HortaRates

Eles falam especificamente em câmera não profissional, celular (sem especificar smartphone), relógio. Mas não fala de "uso pessoal" e instrumento não entra nisso, instrumento entra em objeto de uso profissional, por viagem de motivo específico. Só que isso não foi regulamentado pela receita até há algum tempo, então vai de interpretação. Se viajou com visto de turista, não passou vários dias em estúdios e palcos, não for músico profissional (eles tem acesso ao seu formulário de pedido de passaporte, inclusive, onde você declarou sua profissão), tudo isso conta contra você se for um hobista.

rafael_cpu
Veterano
# out/13 · Editado por: rafael_cpu
· votar


Excelente tópico!
Acompanhando...

T+

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


Galera, aproveitando a deixa, se alguém já passou com isso poderia dar uma luz.

Estou morando a um tempo na europa e vou voltar com uma guitarra e vários pedais que comprei ao longo do tempo que morei aqui.

A guitarra vou despachar com hardcase e se me pararem vou alegar que sou músico, morava na europa e vivia de música por aqui.

A questão dos pedais tenho duas opções, ou despacho eles todos juntos dentro da minha mala, (o que pensei que poderia chamar atenção tendo em vista que são 9 pedais), ou levar comigo no avião dentro de um pedalboard, e chegando na alfangeda, caso me pararem, mostro a guitarra e pedalboard e alego que sou músico, etc.

O que seria melhor, despachar todos dentro da mala e arriscar no Raio X, ou levar na mão mesmo alegando ser músico e arriscar não acreditarem?

Como morei um bom tempo aqui acho que faria mais sentido alegar isso do que alguns que vão por turismo e voltam com monte de equipamento.

E segundo, caso parem e seja obrigado a pagar imposto, tenho que pagar na mesma hora ou eles dão o valor e um prazo para pagar?

Nefelibata
Veterano
# jan/14
· votar


JeGuitar

Cara, se vc morou bastante tempo fora e está voltando definitivamente, as suas coisas contam como "mudança". Aí vc declara como tal, pois a mudança é isenta de tributos.

Abraço

SkyHawk
Membro
# jan/14
· votar


JeGuitar
Eu não despacharia a guitarra nem no hardcase !!!! Não confio mesmo !!!
Se fosse vc usava o hardcase de mala, enchia de roupa, etc. E comprava um bag e trazia a guitarra na mão, dentro do avião.

Bog
Veterano
# jan/14
· votar


JeGuitar

Se faz mais de 1 ano que você não volta para o Brasil, você é considerado residente no exterior. Neste caso, você pode trazer tudo o que for de uso pessoal como mudança. Eles só podem reclamar se você estiver trazendo coisas obviamente novas ou vários itens iguais.

clebergf
Veterano
# jan/14
· votar


JeGuitar

Cara, se vc morou fora nem tem com o que esquentar, pois é considerado mudança....

A United aceita hardcase de guitarra como "bagagem especial", ela não é despachada no check-in, no momento que entra no avião eles pegam a guita e colocam em um compartimento separado lá...mas claro que isso não é regra e se um monte de gente tiver com "bagagem especial" pode ser que limite um pouco...

slash2014
Membro Novato
# mar/14
· votar


parabéns pelas ótimas respostas

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alfândega como evitar problemas com guitarras?