Alfândega como evitar problemas com guitarras?

Autor Mensagem
LucaSlash
Veterano
# nov/09
· votar


E se tiver algum parente que mora lá e vem pra cá ? Seria diferente né ? Porque a pessoa comprou LÁ (EUA) e estaria trazendo como se fosse um presente para alguem aqui (BR).



abrç

SRV_Blues
Veterano
# nov/09
· votar


R Palma
Já vi aqui no FCC que as compras realizadas por estrangeiros tem direito ao não pagamento do imposto AMERICANO, que varia de estado prá estado (NYC acho q é 8,5%, Orlando 6,5%). MAndei um email pro povo da Guitar Center, e o vendedor (brazuca, por sinal) disse-me que não há como isentar o pagamento do imposto AMERICANO.

Na Sam Ash de Orlando, se você levar seu passaporte eles liberam você do imposto. Não sei se é oficial ou é apenas algum desconto ou esquema que eles liberam no computador deles. Mas fui agora em outubro, fiz umas compras e na nota não saiu o imposto. O próprio gerente me sugeriu isso.

Manubio
Veterano
# nov/09
· votar


R Palma
Cara, meu pai comprou uma GT-10 para mim na guitar center e acredito que pagou o imposto americano, só tem um valor mais baixo em Miami.

Sobre a reclusão, que vc citou lá em cima, além do cara pagar a multa ele pode ser preso?

Abraço

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


SRV_Blues
Não tem "esquema" de liberar no computador deles, isso lá é cadeia. Existem sim medidas de incentivo a turistas para liberar da "tax". Por exemplo, em New Orleans (não sei se ainda hoje) no aeroporto, de posse das notas, o turista estrangeiro era reembolsado de toda a "tax" paga. Teve isso em lojas de Orlando, mas não sei se ainda está vigente.
Compras pela internet pode ser liberada dessa taxa.

SRV_Blues
Veterano
# nov/09
· votar


MMI
Não tem "esquema" de liberar no computador deles, isso lá é cadeia.

Não se prenda à literalidade da palavra, é claro que lá não tem conversa. O que eu quis dizer é que é possível, mas não sei como. Tanto o negócio é oficial (não um "esquema" pela interpretação brasileira) que o vendedor tirou cópia de uma página do passaporte pois segundo ele a loja tem que comprovar (deve ser pro governo do estado) que aquela venda foi feita para não residente no país.

R Palma
Veterano
# nov/09
· votar


Manubio

Na verdade o cabra quando diz que não tem nada prá declarar, e na verdade tem, já praticou o crime de falsidade ideológica. A questão fiscal, quando o cara é pego, é tratada com um certo rigor, pois além do crime o cara ainda pode até perder a mercadoria trazida.

Tem uns aspectos legais que não vem ao caso (o fórum é sobre música, e não sobre direito..rs), mas o conselho que eu dou é:

PAGUE O IMPOSTO. Por incrível que possa parecer, ainda sai muuuito mais barato, em todos os sentidos.

Abs!

LeandroP
Moderador
# nov/09
· votar


M. Sam
A galera aqui tá achando q eu sou contrabandista e todo ano faço isso

Eu não acho nada, nem tô te julgando.

Só não sei se vale a pena o risco, que neste caso não é bem "tudo ou nada"...

.eddie
Veterano
# nov/09
· votar


Uma duvida sobre essas paradas de impostos e coisa e tal

vamos supor q fui pra la e comprei uma coisa qualquer por 1000 dolares (500 dolares a mais do que eu posso gastar sem ter q pagar impostos, certo ?), entao como ultrapassou os 500, eu vou ter q pagar 50% dos 500 dolares q ultrapassou ? (250 dolares) ou vou ter q pagar 50% de tudo oq eu gastei (q seria 1000 dolares, ou seja, pagaria 500 dolares)

se for 50% somente da quantia q ultrapassou eu pagaria os 1000 dolares da coisa q comprei e mais 250 de impostos ?

lembrando, isso tudo se eu declarar q eu comprei uma coisa la e quero trazer pra ca legalmente

vlw

R Palma
Veterano
# nov/09
· votar


.eddie

Imposto de importação = 50% sobre o valor que exceder a cota de isenção (500 dólares).

Produto = 1200 dólares (-) 500 de taxa de isenção = 700 dólares. Imposto = 50% de 700 dólares = 350 dólares.

Custo total do "baguio" trazido, com imposto = 1200 + 350 de imposto = 1550 dólares.

Captou?

Abs!

.eddie
Veterano
# nov/09
· votar


Hum, intendi direitinho agora, pensei q era diferente, entao eh uma puta duma barbada isso hein :O

eu nao arriscaria, compensa muito mais do que comprar aqui xD

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


Pois é, eu tenho viajado e trazido coisas, mas costumo ir no "Bens a declarar" e pagar. Mesmo porque não tem fila, nunca tem ninguém a não ser a tripulação (funcionários que trabalharam no vôo) passando, o pessoal trata com muita educação e cortesia, ao contrário da fila de "nada a declarar" que pega malandros.
No começo desse ano, o funcionário que me atendeu disse que se eu estivesse com a minha esposa e uma guitarra de 700 dólares, ele teria mandado passar reto sem pagar, mesmo estando nos bens a declarar. Não sei se é conduta desse funcionário, mas ele me disse isso. No último domingo meu irmão passou por lá por orientação minha, ele trouxe umas coisas para ele e um pedal para mim. Ele estranhou ser tão bem tratado e com tanta cortesia dos funcionários de lá. Isso que ele viaja todos os meses para o exterior.

R Palma
Veterano
# nov/09 · Editado por: R Palma
· votar


.eddie

Não gostei muito do atendimento via email da da Guitar Center (www.guitarcenter.com.br), dizem que o pessoal da Sam Ash é mais atencioso.

Anyway, dá uma olhada no site da GC e faz as contas...mesmo pagando o imposto, o preço é muito inferior ao daqui.

Exs.:

1.) Gibson Les Paul Slash Signature
Aqui: 8.500,00
Fora, com imposto: 6.000,00

2.) Boss GT-10
Aqui: 1.900,00
Fora, com imposto: 900,00 (500 dólares cravados!)

3.) Ampli Fender Custom Vibrolux
Aqui: 6.700,00
Fora, com imposto: 2.790,00 (menos da metade........)

Chega..........rs

Abs!

Will Bejar
Veterano
# nov/09
· votar


Ah, paga logo e fique com a consciência tranquila!!! rs

R Palma
Veterano
# nov/09
· votar


MMI

No último domingo meu irmão passou por lá por orientação minha, ele trouxe umas coisas para ele e um pedal para mim. Ele estranhou ser tão bem tratado e com tanta cortesia dos funcionários de lá. Isso que ele viaja todos os meses para o exterior.

Seu irmão pagou o imposto?

MauricioBahia
Moderador
# nov/09
· votar


R Palma: Fora, com imposto: 6.000,00

Mesmo assim, pra mim, é um absurdo... Essa é cópia da guitarra do Slash que não era Gibson? Aquela do Apetite for Destruction?

Abs

johnny_floripa
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

Slashetes do FCC são capazes de pagar até 2000 reais por causa da assinatura

/polêmica

MMI
Veterano
# nov/09
· votar


R Palma
Seu irmão pagou o imposto?
Claro, foi lá no bens à declarar.

R Palma
Veterano
# nov/09
· votar


MauricioBahia

Não estou me referindo a qualidade do equipo, ou se vale a pena pagar mais tantos mil só por ser signature. Só fiz uma comparação.

Lá fora: US$ 2.199,00 - http://gc.guitarcenter.com/guitars/slash/content.cfm?page=gibgold&sub= overview

Aqui: R$ 8.800,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-116656602-gibson-les-paul-slash -signature-usa-_JM

Tendeu?

M. Sam
Veterano
# dez/09 · Editado por: M. Sam
· votar


Olá boa tarde! (ñ ressuscitei o tópico, leiam desde o começo por favor).

Bom.... cheguei amigos!

Só queria dizer antes q tive a oportunidade de ler esse tópico 1 vez lá nos EUA, pensei até em postar... mas me deu uma crise de risos de algumas coisas q li e ñ consegui escrever.

Vamos ao q interessa... iria voltar no dia 23, mas perdi o vôo e voltei no dia 24. Trouxe absolutamente tudo q queria, nada a mais, nada a menos! cheguei tranquilo, já estava preparado pra tudo (menos para o q aconteceu). Cheguei no aeroporto, peguei minhas bagagens e guitarras, tinha despachado tudo... só voltei carregando uma blusa e documentos. Só existia uma fila na alfândega, até perguntei para uma fiscal q passou rapidamente e ela me disse sem parar de andar q era uma fila única para todos, ou seja, se eu quisesse ir na fila bonitinha do "bens a declarar" ñ daria, era ali e ponto. Eu ñ sabia o motivo dessa fila única, e na verdade eu ñ queria nem saber.... estava com uma puta dor de cabeça e queria passar nessa merda o mais rápido possível. Não adotei tática nenhuma(só uma q conto daqui a pouco), passei com 2 malas grandes, 2 guitarras (case) e minha blusa... ninguém na minha frente estava sendo parado... na real, ninguém foi parado na minha frente!!! Até q chega aminha vez e............................ é claro, fui parado... o fiscal me pediu para entrar na sala ao lado. Bom... já estava preparando pra tirar meu cartão da carteira e o fiscal perguntou... o q vc tem ai? eu falei: 2 guitarras e alguns pedais. Vc é músico? sim. Vamos abrir a sua mala? (eu abri mostrei tudo... ñ menti em absolutamente nada, eles realmente são ratos e se tentar mentir eles te fodem de 4, mas tbm são bem educados.
Depois disso meu caros, ele pediu a nota fiscal das guitas... em todas as notas fiscais eu tive a ajuda de TODAS as lojas. Os vendedores sacavam q eu era estrangeiro pelo sotaque e perguntavam se eu queria declarar um preço menor. Isso sem eu pedir absolutamente nada! Na loja q comprei as guitarras (Guitar Center) o vendedor me disse q vendia pra muitos brasileiros! e já sabia do nosso imposto aqui!!! q ele descreveu como: "unbelievable". Agora eu ñ sabia q eles iriam declarar tãoooo baixo... a music man $620 e a fender $499 rsrs. Voltando pra alfândega o fiscal viu todas as notas e me disse: Senhor... terei q tachar esse produtos! (falou pegando as caixas dos pedais). Eu na hora perguntei, só os pedais??? isso mesmo senhor... nesse momento ele falou mais um monte de coisa, mas eu estava explodindo de felicidade q eu ñ me lembro de merda nenhuma q ele falou!!! minha dor de cabeça passou e daí caiu a ficha de vez q eu estava livre!!!
A taxa deu um total de exatos R$285,63 (eu disse reais) ñ me perguntem o motivo ou pq!!! pq eu tbm ñ sei... na verdade só posso dizer q fui um cara de muitaaaaaaaa sorte naquela noite e q o fiscal foi com a minha cara e com certeza foi uma experiência única.

Gastei cerca de $3800 com os equipamentos e paguei 285,63 reais de alfândega (sim eu já joguei na mega-sena da virada). A soma total das notas com valor abaixo foi de $2125.


Respondendo a pergunta do tópico:

- Pelo q eu pude constatar a maioria das lojas na Califórina e nos EUA fazem uma nota fiscal com o valor abaixo do produto para turistas. Se isso for possível, nem pense 2 vezes; (pra quem é contra essa dica e vier falar merda pra mim... o meu foda-se bem grande).

- Você precisa ter um pouco de sorte na vida, eu nunca tive, até agora só tinha ganho um bingo valendo uma camisa q nem servia em mim, mas na hora q eu mais precisei, a sorte estava lá me esperando;

- Programe a sua chegada no natal, pode ser q o fiscal queira ir pra casa logo comer o peru; rs

Vou nessa pessoal... bastante trabalho nesses dias q antecedem o reveillon e até no reveillon!

Gostaria de agradecer o pessoal q participou aqui e de fato me ajudou! obrigado mesmo.

Um Abraço para todos e Feliz 2010.

victorhab
Veterano
# dez/09
· votar


M. Sam
Vc tem uma sorte invejável amigo....

Parabéns e seja feliz!

MauricioBahia
Moderador
# dez/09
· votar


M. Sam: ñ menti em absolutamente nada,

Por isso que o cara te aliviou. Não valeria a pena perder mais tempo contigo. O bom memso é pegar os picaretas ou malandros, né não?

Abs e parabéns.

Will Bejar
Veterano
# dez/09 · Editado por: Will Bejar
· votar


MauricioBahia
O bom memso é pegar os picaretas ou malandros, né não?
Ah, se todas as polícias fossem assim...hehehehe

[Modo Sonho meu: OFF]

Zuricow
Veterano
# dez/09
· votar


M. Sam
Parabens amigo, deu sorte msm!
Agora em Janeiro é minha vez, pretendo trazer uma American Vintage.

Será que a Guitar Center aceita Travel Check???

tomatelol
Veterano
# dez/09
· votar


M. Sam
Bom... eu fiquei sabendo que se voce declarar os seus bens antes da alfandega vc paga 30% do que passar de 500 dolares, se eles te pegarem e vc n declarou vc paga 50%. verdade?
Os caras sao gente boa mesmo da guitar center pra declararem preços abaixo do normal?

M. Sam
Veterano
# dez/09 · Editado por: M. Sam
· votar


tomatelol

Não... o imposto é da seguinte maneira:

50% do valor q passar acima dos 500 dolares se declarar

100% do valor q passar acima dos 500 dolares se vc NÃO declarar


*Pra galera q pediu para eu cotar algumas guitars, peço desculpas... ñ foi possível, tinha muita coisa pra ver e o tempo foi o meu inimigo na viagem.

Abraços e Valeu!

sfigueras
Veterano
# dez/09
· votar


Olá M. Sam,

Primeiramente, sou novo no forum e estou aprendendo música agora, sou viciado em rock'n roll e blues hehe. Entretanto, vim lhe ajudar pois tenho até uma experienciazinha com Alfandêga.

Bom, vamos aos fatos. Você vai ter que declarar todos os equipamentos eletronicos na Aduana, sobre o que está levando, etc. Mesmo guitarras sendo elétricas, é interessante declarar pra depois você não ter problemas. Se você for fazer o rolo de levar duas trashes e trazer duas boas.

O limite por pessoa é 500 dólares, se ultrapassar paga 50% de imposto, e se eles pegarem vc querendo sair e sem o imposto, via pagar 100% + uma outra multa (não me lembro qual).

Olha, uma possibilidade que não tem problema algum é: na ida declarar duas guitarras, não especifica, coloca apenas duas guitarras, ou até mesmo especifica e tira as logomarcas, se tiver algum numero de série você raspa ou tira. Leva duas guitarras lixonas, totalmente ferradas.

Na volta, você troca, deixa duas ruins lá e traz as duas novas. O negócio também é que varia do fiscal da Aduana que você pega pra declarar, evite os velhos, ao menos todos os velhos que eu peguei pra declarar os caras eram realmente chatos e cobravam qualquer errinho.

Outra coisa, leia o formulário concisamente e atento, pois se você errar, ah meu amigo, é um porri voce se livrar depois.

Quando você for desembarcar no Brasil de volta, vá o mais arrumadinho possível, haja educadamente com os guardas, e seja o mais honesto na medida. Se te perguntarem, diga que voce está com duas guitarras, mas as duas já eram suas, etc. (Se tiver declarado na aduana, melhor). Se te perguntarem o que você foi fazer lá fora, diz que foi ficar com uns amigos e como as duas estavam com pequenos problemas, você foi levar em um Luthier oficial. E diga que é músico aqui no Brasil.

Outra possibilidade é você achar uma loja que declare o valor menor na guitarra. Embora isso, por lá, seja algo extremamente difícil e você tem que ter muita cara de pau pra tomar um grande "não" amarelo na cara, rs.

Mas bom, te digo uma coisa, normalmente eles se preocupam mesmo é com equipamentos eletronicos. E os fiscais de SP não são tão rígidos na volta, a nao ser q fique descarado.

Te desejo uma boa sorte e uma excelente viagem!

R.RHOADS
Veterano
# dez/09
· votar


sfigueras
Cara num é por nada não, sei que vc só está querendo ajudar....
mas o M. Sam já até voltou de viagem! hehe :)

Marc Snow
Veterano
# dez/09
· votar


Acontece...tsc tsc

Pagemore
Veterano
# out/10
· votar


Alguem sabe como faz pra declarar a guitarra no aeroporto de guarulhos ? As vezes rola de comprar uma Tonante usada jogar um adesivo da Fender no head stock e mandar um verniz
Chegando nos EUA doe a guitarra para algum mendingu fazer fogueira e busca uma Fender americana.

Sedank
Veterano
# out/10
· votar


M. Sam

Meu amigo voltei de viagem em agosto, com uma guitarra, um amplificador, um monte de bagulho, roupa, aspirador de póa e os caralho a 4.

Não pararam a minha família.

O que realmente tem importado é a quantidade visual de malas.

Tenta separar bem, dividir entre o pessoal que tá com você que eles não vão te parar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alfândega como evitar problemas com guitarras?