[Dúvida] Entre Tagima T-736 S ou Sx Sst 62

Autor Mensagem
eduardoglazar
Veterano
# set/09


Olá galera,

Acabei de vender a minha guitarra, uma Strinberg ESG. Comprei ela à exatos 3 meses, e logo notei que ela não estava mais me atendendo: As cordas desafinavam após um longo bend, o braço empenou, entre outros problemas.

Juntei uma grana R$ 600,00 e estou a fim de comprar uma outra guitarra. Tenho preferência por Stratos, mas nada contra uma outra que possua bom custo x benefício.

Pesquisando, fiquei em dúvida entre essas duas guitarras:

Shelter Sx Sst 62

e

Tagima T 736 Special

Pesquisei sobre as duas, e ouvi muito bem sobre a SX sst62. Mas o que me chamou a atenção da Tagima foi a presença de um captador duplo, o que é um diferencial nas distorções.

Agora fica a dúvida. Qual pegar ?

Um abraço a todos.

Van_Lorien
Veterano
# set/09
· votar


eduardoglazar
SX SST62 + captadores GFS + tarraxas novas.

eduardoglazar
Veterano
# set/09
· votar


Van_Lorien
SX SST62 + captadores GFS + tarraxas novas.

Quanto custaria um Kit com esses captadores ?. Existe alguma linha específica que tenho que comprar ?

Outra coisa que me chamou a atenção na Tagima, foi ela possuir Nut de Osso.

Ambas possuem madeiras em Ash e Braço em Maple. Já que terei que trocar as tarraxas e os captadores da SX, melhor pegar a Tagima que é mais barato e eu achei mais bonita visualmente.

Obrigado pela resposta!

Van_Lorien
Veterano
# set/09
· votar


eduardoglazar
A SX é em Alder. Quanto ao nut de osso, isso é o de menos, é só mandar trocar quando tu for mandar ela pra regulagem geral.

Quanto aos captadores, depende do tipo de som que tu gosta. Eles custam em média US$60,00, no máximo US$70,0 (esse é o preço do set). Tem singles tradicionais, singles sem ruído e mini-humbuckers. Dá uma olhada no site da GFS.

eduardoglazar
Veterano
# set/09
· votar


Eu queria dizer Alder, mais disse Ash. Droga! :D

A diferença de qualidade destes captadores, para os padrões das duas guitarra, é grande ?

Van_Lorien
Veterano
# set/09
· votar


eduardoglazar
Os da Tagima eu não conheço, mas acredito que sejam genéricos, até porque a serie "Special" da Tagima é bem fraquinha. Os da SX eu acho ruins (tenho uma SX e troquei os captadores), os GFS são bastante superiores.

eduardoglazar
Veterano
# set/09
· votar


Vou escolher a SX então. Você acha necessário trocar as tarraxas logo de cara ?.

Andei olhando os captadores do site que você me passou, e encontrei alguns interessantes:

Calibrated Set of 3 Lil Killer Black Rails for Strat

Premium Texas Strat Set- Our Best Hot Bridge Set!

E também achei este Hambucker:
Lil Killer White Humbucker Humbucker Strats

Qual delas é a melhor escolha ?

Luke asp-r
Veterano
# set/09
· votar


Veio, eu iria de tagima
ate pq eu ja toquei em uma dessas e achei legal ...
quanto ao captador vai deixar um pouco a desejar mesmo, e caso a grana esteja curta compra um desses malagoli que tem um custo/beneficio maneiro.

Abraços !

Van_Lorien
Veterano
# set/09
· votar


eduardoglazar
Ambos captadores que tu mostrou parecem ser legais. O ogner tem uma SX com Premium Texas e se bem me lembro, tem uma outra guitarra com o Lil' Killers, se não é ele é o MauricioBahia.

As tarraxas dá pra aguentar com elas, mas é importante que se troque as "string trees" por um modelo do tipo "roller" e que se troque o nut por um de osso, latão ou fibra de carbono. Também é importante que se ponha as cordas corretamente e é bom que se use cordas com o calíbre no mínimo .010, porque aí ajuda a manter a afinação.

eduardoglazar
Veterano
# set/09
· votar


Eu vejo o pessoal falando bem da SX, mas não vejo quais são a principais qualidades dela.

Na maioria das vezes realçam a construção do corpo em Alder - Igualmente a da Tagima - que a torna uma verdadeira Strato!

Mas a Tagima também possui corpo em Alder, com a vantagem de possuir um captador Duplo na ponte.

Ainda estou em dúvida em qual pegar, até gostei da SX mas achei a Tagima muito mais bonita visualmente.

eduardoglazar
Veterano
# set/09
· votar


Van_Lorien
Me falaram que a troca da chave de posição dos captadores também é recomendada, é verdade ?

Ainda gostaria de saber qual a verdadeira vantagem da SX.

Van_Lorien
Veterano
# set/09 · Editado por: Van_Lorien
· votar


eduardoglazar
Ter humbucker na ponte não é vantagem, é só uma diferença. Eu prefiro a SX por causa do design igual ao de uma verdadeira strato, tirando o headstock. O corpo possui a espessura correta. O braço costuma ser muito bom, sem falar que é mais barata que a Tagima. E como eu disse, a série "Special" da Tagima é muito fraca.

Sim, se tu usar muito é uma boa trocar tanto a chave quanto os potenciômetros e fazer a modificação chamada "Treeble Bleed" pra que não haja perda de agudos quando se diminui o volume. A minha SX tá com a chave original ainda, eu pretendia trocar, mas não vou mais, até porque inicio do ano que vem essa guitarra vai bailar.

eduardoglazar
Veterano
# set/09
· votar


Van_Lorien
Você me convenceu a comprar a SX! :D

Como eu busco uma guitarra que possua uma boa construção, para que eu possa futuramente fazer os devidos upgrades. Acho que a SX é a melhor opção.

Qual o primeiro upgrade que você recomenda ? Os captadores ?

ogner
Veterano
# set/09
· votar


eduardoglazar

Qual seu amplificador? Toca a quanto tempo?

Van_Lorien
Veterano
# set/09
· votar


eduardoglazar
Sabia escolha! Recomendo os captadores, isso é, se tu não gostar dos originais. O ideal com ela é trocar as string trees por umas do tipo "roller", o nut por um de osso, latão ou fibra de carbono, blindar internamente a guitarra e regular bem. Com isso ela já fica uma guitarra super legal, depois tu troca de captadores, potênciometros, chave seletora e tarraxas. Mas de primeira o ideal é isso, já pede pro luthier fazer isso na regulagem.

eduardoglazar
Veterano
# set/09
· votar


ogner
Meu amplificador é um Meteoro Drive 20W, sei que é ruim, mas infelizmente é o que eu tenho no momento. Utilizo junto uma Zoom G1x. Mais logo logo pretendo adquirir um Pedal de Distorção da Boss.
Toca violão a mais de 5 anos, mas comecei na guitarra tem 1 ano.


Van_Lorien
Ótimo, já estarei providenciando isso. Só não tenho noção quanto que um luthier cobra normalmente para fazer esta troca e a regulagem inicial ?.

ogner
Veterano
# set/09
· votar


eduardoglazar

Bacana, acho que mais importante que as ups, no momento, é vc TESTAR a guitarra!! O controle de qualidade é meio precário das SX e fazer a regulagem num luthier ou se vc souber fazer faça vc mesmo essa guita costume a vir bem ruim de fabrica...Teste a guitarra primeiro antes das ups...Eu achei os caps ceramicos dela bem honestos...e se vc não tem amp bom, a diferença com a troca de caps pode te frustrar, pois não vai notar muita diferença...Quanto as tarrachas procure infos sobre como colocar as cordas da forma correta...Isso ajuda bastante...
E coloque pelo menos cordas 0,10 nela

eduardoglazar
Veterano
# set/09
· votar


ogner
Pequenos ajustes eu posso fazer na guitarra. Até porque Á alguns anos eu reformei uma Gianinni Stratocaster Teenager, troquei toda a fiação e refiz a pintura.

Só que como tive pouco contato com guitarras, fico em dúvida em quais ajustes fazer. Os que eu sei são, baixar os carrilhos, as vezes também é necessário rebaixar o nut.

Também pensei sobre o real benefício da troca dos captadores, visto que meu amp não é dos melhores.

ogner
Veterano
# set/09
· votar


eduardoglazar

No meu ponto de vista os principais ajustes a serem feitos apos a primeira troca de cordas ( 0,10 ) são: Ajuste de tensor, ainação das oitavas, regulagem das alturas do sadles (carrinhos da ponte) verificar se o nut esta bem ajustado e sem imperfeiçoes.

Cara, pega a guita e depois verifica suas necessidades. Agora como eu disse tente testa-la antes de comprar.

Essa guitarra é muito boa (SXSST62) impressionante o custoxbeneficio. Mas por exemplo a minha.
Troquei os caps e a ponte. A parte elétrica dela no caso da minha o potenciometro de volume esta gerando ruídos, mas com esses 'xing-lings" eu já esperava isso. Tenho a 4, 5 meses ela.

A Tagima eu não sei dizer nada sobre ela.

eduardoglazar
Veterano
# set/09
· votar


Comprei a SX SST57 achei muito mais bonita que a SST62. E como as duas são as mesmas guitarras, com a única diferença da escala do braço. Optei pela que mais me agradou visualmente.

Provavelmente ela chegará na segunda feira. Assim que ela chegar eu faço um Review aqui para o pessoal.

Muito obrigado pela ajuda.

ogner
Veterano
# set/09 · Editado por: ogner
· votar


eduardoglazar

Cara, ela vai chegar direto da loja?? Sem regulagem??

Se for, pode ser que vc se assuste!! Essa guitarra geralmente vem BEMMM desregulada!!! É altamente recomendado manda-la pro luthier colocar pelo menos 0,10 nela!!!!


Ahhhh, boa compra. Bons sons pra vc!!!

GuitarHome
Veterano
# set/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


Sabendo escolher a SX eu iria nela sem dúvidas. Ela tem madeira muito boa e peca nos captadores e nas ferragens. Eu faria o que o ogner e o Van_Lorien disseram.
Trocaria os caps, as tarraxas, colocaria um nut de osso e você vai ficar com uma puta guitarra legal por um preço justo. Aproveitando o corpo e o braço dessa guitarra da para fazer estragos! Mas como diz o Bertola, eu também não acho legal ultrapassar muito o valor da guitarra na troca das peças, assim você perde o "custo x beneficio".
Eu já tive uma, eu apenas troquei o cap da ponte por um humbucker da Dimarzio (tone zone) troquei o nut por um de osso e as tarraxas por um jogo da Gotoh, consegui a bons preços e valeu muito a pena. E também troquei a chave seletora pois depois de anos a dela deu problema, e percebi uma certa diferença na troca dos captadores, não fazia um chiado comum que tinha na original dela (pelo menos na minha) e era mais "firme".

Slave of hell
Veterano
# set/09
· votar


éssi xís

eduardoglazar
Veterano
# set/09
· votar


ogner GuitarHome

Quanto vocês acham que irei gastar no luthier para que ele faça estas regulagens básicas ?

O que vocês consideram como regulagens básicas ?, a Altura dos carrilhos e ajustes de oitavas ?

Andei pesquisando alguns captadores, e estou pensando em trocar só o captador da ponte, colocando este daqui:

Lil Killer Humbucker Strats

Hendrixiano
Veterano
# set/09 · Editado por: Hendrixiano
· votar


comprei a mesma guitarra q vc eduardoglazar

chegou MUITO desregulada da loja..

to em dúvida sobre o que fazer nela: não sei se, já de cara, troco mesmo o nut por um de osso, as string trees por umas do tipo "roller" ou se espero pra ver como ela fica depois da regulagem de tensor, sadles, oitavas...

esse finds, sem falta, levarei a bichinha pro luthier!

ogner
Veterano
# set/09
· votar


eduardoglazar

\eu tinha dito isso sobre regulagem. Se vc levart pra um luthier isso é basicamente uma regulagem completa. O valor varia de R$70 a R$120.

No meu ponto de vista os principais ajustes a serem feitos apos a primeira troca de cordas ( 0,10 ) são: Ajuste de tensor, afinação das oitavas, regulagem das alturas do sadles (carrinhos da ponte) verificar se o nut esta bem ajustado e sem imperfeiçoes.

Tenho um set desses caps GFS numa estrato..O da ponte e justamente o q menos gosto...O som clean dele é extremamente médio, muito mesmo...Com drive fica melhor que é oq mais vai se usar mesmo...Falam bem dos Sergio Rosar minihumbs

http://www.captadores.com.br/

O tentador da GFS é que esse cap chega por R$ 60,00, muito barato!! hehehehe...

sobrevivente
Veterano
# set/09 · Editado por: sobrevivente
· votar


ogner
Cara, você trocou a ponte da tua SX por essa, não é isso? Na hora de colocar na guita, precisou fazer algum ajuste?

ogner
Veterano
# set/09
· votar


sobrevivente

Isso ae são captadores!! hehe

Coloquei essa:
http://yhst-50206111187217.stores.yahoo.net/vitrfimekoch.html

Eu mesmo instalei, sem precisar fazer nenhum ajuste...

sobrevivente
Veterano
# set/09
· votar


ogner
Putz, eu tinha visto os dois links que você tinha postado com os upgrades, e postei o errado... haha!
Mas beleza, quando eu for trocar a ponte da minha eu já tenho uma opção.

ogner
Veterano
# set/09 · Editado por: ogner
· votar


sobrevivente

Cara como eu disse, foi mais questão de estetica mesmo, ela não é de super qualidade não...É bem feita...nem deu tempo de perceber e ela desafina menos com essa ponte. Logo que comprei a guita comprei junto os caps e a ponte...inclusive dei mole, queria ter gravado uns sons antes e depois dos caps...mas nem rolou!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Dúvida] Entre Tagima T-736 S ou Sx Sst 62