pq alguem compraria uma gibson?

Autor Mensagem
_deep_
Veterano
# mai/09
· votar


pode n justificar o preco cobrado, mas que aquele logo no headstock faz diferenca isso faz, o efeito psicologico e' fortissimo...

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim
você poderá ser o chefe dos moradores de rua... passa fome, mas tem um Gibson!!!

Paying the cost to be the boss, hehehehehehehe

É sério cara, eu quase morri na situação que me permitiu ter a grana pra comprar essa guitarra, então, não vendo ela nem pela fortuna do Bill Gates, assim como o B.B. King chama a guitarra dele de Lucille pra lembrar que uma vez quase morreu por causa de uma guitarra, eu comprei a guitarra pra lembrar de que uma vez quase morri, mas as duras penas consegui me recuperar, e poder ir ver essa guitarra quase todo dia na loja era um dos fatores que mais me motivaram.

Nesse sentido, eu tenho uma coisa com meus instrumentos, a maioria deles foram comprados em situações parecidas, eram o motivo que eu tinha pra continuar lutando, eram o que me permitiam desligar e enfrentar as complicações de cada uma das 11 cirurgias que já fiz.

o mercado de prostituição nunca está saturado demais! kkk... corre pra bahia fazer os Y duplos....

Bah, lá na Bahia só pega gauchinhas assim se for negão e primo do Long Dong Silver, se não só serve pra divertir velhinhas alegres... hehehehehehe

Clapton_Page
Veterano
# mai/09
· votar


O pessoal tem que se ligar que naum está comprando apenas um instrumento com som diferenciado (um pouco melhor - o que naum justificaria o preço muito maior com relação a outras guitarras)... mas está comprando tbém um instrumento mais fácil de tocar, com mais durabilidade, com mais reconhecimento, status... está comprando a marca e tal

MMI
Veterano
# mai/09
· votar


Clapton_Page

Pois é... São instrumentos diferenciados mesmo. Mas pelo jeito, tem gente que acha que é a mesma coisa que comprar roupas na Daslu, Armani, relógios Rolex, bolsas para mulheres da Louis Vuitton...
Mas para mim não é bem isso.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


MMI

Isso é complicado, ao menos no Brasil onde não há uma paridade entre o preço cobrado nos USA com o preço cobrado aqui. Mesmo com os impostos e tudo mais elas ainda saem o dobro do que deviam ser, se você pensar que mais de 60% da população do país, ganha de 2500 pra baixo, logo é um investimento realmente muito alto se comparado a outros paises, onde o cara em geral compra por pouco mais que a média de 1 mês de rendimentos de uma pessoa classe média padrão e ainda tem acesso a crédito a taxas de juros, que pra gente são consideradas quase de graça.

Um amigo meu, americano, diz que mesmo morando aqui há quase 15 anos, nunca fechou a conta dele nos USA, porque enquanto aqui um cartão de crédito se chega a pagar 7% ao mês, na conta dele, ele pagava 3,5% ao ano e ainda tinha benefícios, como financiamentos de longo prazo, que aqui ele nem sonharia em ter.

Então pra cá, comprar uma Gibson ou Fender top de linha é praticamente como comprar na Daslu.

PS: olhando a diferença de preços entre 1999 pra cá, o que a impressão que fica, é que cada aumento no dolar, dos impostos e preço das guitarras na tebela americana, foi repassada pra os consumidores daqui em dobro, isso fora as margens de lucro, que pelo visto se mantiveram, por isso vc vê esse aumento absurdo de lá pra cá, que tira essas guitarras da faixa de preço delas no resto do mundo.

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
e além das variações de câmbio (que pra mim são as que mais refletem no preço das Gibson aqui) e inflação, tem a própria valorização intrinseca da marca e da guitarra em si.

Ah, vale lembrar a tática de comércio brasileira.
Se o preço sobe, ele é repassado com aumento. Se o preço cai, ele ainda é repassado com aumento.
Aí fica esse acumulo maravilhoso.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim


Rapaz, em alguns modelos até dá pra engolir um pouco essa teoria, mas especialmente nos tops de linha não tem como, mas não tem mesmo, como eu disse em 1999, uma Gibson aqui tinha um valor de revenda mais ou menos 1,5-1,8x o valor de revenda de lá, em dolar (antes de converter pra real).

O que faz certo sentido, já que a importadora compra a preço de custo, logo, mesmo com os impostos e tudo mais, os preços ficam em uma média razoável, que eu preferiria chamar de um valor de revenda honesto.

Hoje as mesmas guitarras são vendidas aqui por valores de 4 a 6x o valor de revenda nos USA (convertendo os preços pra dolar), os importadores continuam comprando a preço de custo, os impostos não subiram tanto, nem a inflação, o unico componente que sofreu uma variação grande foi o próprio dolar, mas ainda assim este variou em uma proporção drasticamente inferior ao preço das guitarras.

Então tentando fechar a conta, eu fui brincando aqui com os componentes basicos do preço, a unica forma de uma Gibson Customshop Les Paul '59 VOS, chegar aos 24000 reais que a Made in Brazil e outro revendedores cobram nela, é assumir que cada aumento do dolar, da inflação, dos impostos ou do preço de custo foi repassado para o consumidor em uma taxa de 2:1, pra cada dolar a mais de aumento, 2 dolares foram cobrados do consumidor.

A prova que tem alguma coisa errada nos preços é que algumas lojas como o Dodô Audrin vende as mesmas guitarras por 50-60% do preço das demais lojas. Mesmo importando direto pelo e-bay, a guitarra chega aqui nessa faixa de preço, pagando impostos bem mais altos que os de uma PJ, já que os impostos de pessoa juridica em geral tem a aliquota menor que os de pessoa física.

John Knoplfer
Veterano
# mai/09
· votar


a, sei lá cara...
é igual vc querer chupar uma mexirica, mas estar chupando laranja...

MatheusFarage
Veterano
# mai/09
· votar


John Knoplfer
hehehe
muito boa comparação

Tripazonga
Veterano
# mai/09
· votar


eai pessoal, voltei... bah vcs falaram bastante heim, estão quase me convencendo a comprar uma gibson ehehehhe

tbm nao desconfio da qualidade das marcas bouas, apenas o q eu desconfio eh o q o nichendrix falou, os preços aki do brasil...

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


Tripazonga
não resta dúvidas que é absurdo. é só fazer uma comparação básica. Preço da Gibson X Preço do salário mínimo.

PintoRosa
Veterano
# mai/09
· votar


É questão do q vc quer.. se vc quiser uma guitarra com timbre Fender compra a Fender e pronto..

Se vc quiser uma guitarra com ótimo timbre, seu som, suas características, e carinhosamente feita para vc... vai de hand made

MARCIO.LIMEIRA

Teve a manha...

PintoRosa
Veterano
# mai/09
· votar


e pra quem falou ai em cima em efeito psicolõgico, pra PQP...
papo mais de retardado...
Sejamos conscientes das nossas necessidades e da realidade.
Guitarra boa eh a q soa bem q q vc acha boa de tocar.
Assim como as vezes vejo guitarras de mesma marca e modelo soarem diferentes e terem pegadas discrepantes, guitarras caras nao sao necessariamente as melhores.
Odeio quando pego guitarras baratas pra tocar q tem defeitos primais, tipo ponte afixada fora do lugar, tinta escorrida, braço com corte curvo (distancia entre a borda do braco e da corda varia durante a escala)... Mas essas guitarras as vezes tem som excelente.. Claro q as Top, tipo Gibson bla bla bla eliminam essas coisas, mas dai a custarem 10 x o preço duma guitarra boa?
As ESP/LTD e Shecter estao ai pra mostrar q com 2 mil vc compra uma guitarra excelente... 800 dolares vc acha guitarra top top top made in japan. Agora, vou pagar 12 mil numa gibson Custom, só pq ela tem aquele madrepérola no headstock com o nome da marca? tá é louco!
ps: No meu caso, acho q nao faz tanta diferença, pq curto mais um som de alto ganho, onde o importante eh uma guitarra estavel, que afine direito, tenha sustain e pegada tranquila... agora, pra quem quer algo mais organico, os pequenos detalhes fazem mais diferença, mas NAO JUSTIFICAM OS 12 MIL de um Gibson!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pq alguem compraria uma gibson?