pq alguem compraria uma gibson?

Autor Mensagem
gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia
fogem do padrão de cópia, é um caso específico por essa história-me-engana-que-eu-gosto-pseudo-marxista.

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


história-me-engana-que-eu-gosto-pseudo-marxista.
gucrispim
uhauhauahauhauhuha. Ainda bem que não aboliram o hífen!!!
Vlw!

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# mai/09
· votar


pagar 10-15 mil em uma guitarra aqui no Brasil é coisa de louco


Aqui tem um bando de loucooooooo !

kkkkk
Quem tem dinheiro e GAS acaba pagando... EU não tenho nem dinheiro e meu nível de GAS é controlado rsrs

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA
Pra quem ganha R$25.000,00 por mês, equivale ao cara que ganha R$1.000,00 comprar algo de R$400,00 ou R$600,00. Nada para desesperar. E ainda pode parcelar...
Abs

MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Por essa Gibson eu sou apaixonado!



Abs

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia

Isso é verdade né... um dia eu vou ganhar isso por mês... daí vou dar um grande lucro as importadoras de instrumentos hehe

cara meu wah deu pau hj, to triste...

ps. Gastar comprando instrumentos é sempre bom... gastar mandando arrumar é q é FD

alfacorrea
Veterano
# mai/09
· votar


Ter uma Gibson é puro fetiche. Não tem muita explicação, é algo meio mágico, meio transcendental, meio louco, meio fanático, meio estúpido, meio impulsivo, meio devaneio, meio insano.

Ter uma Gibson é coisa de paixão, não tem muita explicação.

Eu não tenho uma Gibson. Mandei fazer uma cópia, muito cópia, muito cópia mesmo, teoricamente com partes e componentes até melhores que os da Gibson, mas uma Gibson sempre será uma Gibson.

É igual a carro. Alguém sempre vai sonhar com uma Ferrari, uma Masseratti, uma Bigatti, um Rols Royce, etc.

Quando vc tiver grana, pode ter certeza que vc vai comprar uma Gibson... Eu, pelo menos, quando tiver grana, vou comprar uma Gibson...

Abraço

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA
ps. Gastar comprando instrumentos é sempre bom... gastar mandando arrumar é q é FD

excelente ponto abordado!!! é aí que entra o lance de ter 3 guitarras de luthier ou 1 gibson. eu prefiro um unica Gibson do q 3 de luthier, soh o q vai de corda por mês (mesmo sem usar os 3 instrumentos)....

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


Ter uma Gibson é puro fetiche. Não tem muita explicação, é algo meio mágico, meio transcendental, meio louco, meio fanático, meio estúpido, meio impulsivo, meio devaneio, meio insano.
alfacorrea
Isso é amor! eheheh
Abs

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia
uns sonham com Supreme, outros com Gibson Robot e vc, humilde que só, sonha com uma nighthawk!!! isso que é a GAS sobre controle! hehe gostei de ver!

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# mai/09
· votar


gucrispim

não cara, o q deu pau foi meu pedal wah clyde... guita de luthier não dá pau assim não (pelo menos até onde eu sei rsrs)

MauricioBahia

loka essa guita mesmo hein! potencialize este sonho!!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


gucrispim
Cara, essa guitarra é demais! É tão versátil que dá até pra tirar uma pagodinho com ela. ehehe. Guitarra pequena e versátil. Isso me lembra muito a Sheila Carvalho.
Abs

Rod Turtle
Veterano
# mai/09
· votar


O que ocorre no mercado de instrumentos é algo muito raro que eu não vejo ocorrer em muitos setores: um retrocesso. Gibsons e fenders tem várias falhas de design que foram corrigidas com sucesso por outras marcas, porém o mercado em geral não aceita essa mudança. Isso sem nem entrar nos instrumentos de orquestra, onde isto é ainda mais evidente.

A ford não fabrica o modelo T à décadas, e você não vê ninguém reclamando. No entanto, no mercado de instrumentos o mesmo não acontece, guitarras fender e gibson, especialmente as vintage possuem altíssima procura e um altíssimo valor, e as reedições vendem aos montes.

Notem que não critico isso, apenas mostro porque essas fábricas vendem tanto: ganharam status de pioneiras num mercado em que inovações não são muito bem recebidas. Vejo muitos falarem que é heresia colocar humbuckers em stratos, mas se leo fender tivesse a oportunidade de escolher entre singles ou humbuckers, ele não hesitaria em colocar humbuckers em suas guitarras, pois é um design "superior", pois não emite ruídos.

Mas, tendo dito isso tudo, eu quero uma les paul.

Zeraus
Veterano
# mai/09
· votar


fabãorenato
Para comprar uma Gibson Studio de 799 a 1319 dólares, vendida aqui por 10000 12000 reais eu não compro.

Endoidou? Tem Studios novas no MercadoLivre por R$5800,00.
Lindas, por sinal.

Konrad
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia
É tão versátil que dá até pra tirar uma pagodinho com ela

Caíste no meu conceito.

Isso me lembra muito a Sheila Carvalho

Subiste no meu conceito.

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# mai/09
· votar


RodTurtle

em alguns outros mercados acontece também...

procura uma ford Ranger V6 bem conservada e vc vai ver o valor q tá a garota.... é Pickup pra picapeiro nenhum botar defeito...

essa semana tava lendo uma matéria no Diário de São Paulo sobre uma moto da Suzuki chamada Boulevard..

é uma 1600 cc estilo Harley Davidson.. p*** moto, linda, clássica, mas com uma técnologia bem avançada.. (moto japonesa)....
e na reportagem comentava que alguns motoqueiros mais assíduos não gostavam dela justamente pq ela não dava problema nunca, era muito macia, não tinha aquele barulho infernal das harley envenenadas... e é isso q os caras querem...

é igual aquelas guitarras q vc acha pra comprar por uma nota preta e já vem toda fodida de fábrica rsrs

MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MARCIO.LIMEIRA
Boa! Fenders e Gibsons eu compararia às Harley Davidson´s. Transcenderam... Simbolizam juventude, liberdade, perfeição, algo viceral, ousadia, "born to be wild" e beleza. Tudo o que a gente deseja e sente saudade quando fica véio... Em suma: nunca morre. Um belo filão pro marketing que, na verdade, só pensar em comprar (e vender) sua alma, ou marca, como queiram.
Abs

Rod Turtle
Veterano
# mai/09
· votar


MARCIO.LIMEIRA
É, mas no mercado automobilístico isso acontece num número bem menor que no de instrumentos.

MARCIO.LIMEIRA
Veterano
# mai/09
· votar


Rod Turtle

Sim em número bem menor, mas também acontece...
no mercado de móveis é a mesma coisa... se vc for de SP, qndo tiver passeando pela teodoro sampaio vendo as belas guitarras nas vitrines... desce uns 2 quarteirões e olha os móveis...

tem mesa antiga de 26 mil reais.. são umas mesas q só aqueles caras q tem fazenda e querem jogar uma mesa lá pra ficar o resto da vida... só q é uma mesa q tem 50 anos de idade e continua firme e forte... nem dá pra comparar com as mesas da Marabraz ou Casas Bahia rsrsrs....

da hora desvirtuar o assunto comparando Gibson x Mesa Velha ou Ford Ranger kkkkk

Insomniac_
Veterano
# mai/09
· votar


Rod Turtle
O fato é que carro velho anda menos, e madeira velha rende mais. O fato é que famosos trocam de carro como roupa, você não está preocupado com o carro que seu ídolo usa, mas a guitarra que ele usa é cool, afinal você não quer dirigir como aquele ator, mas gostaria de tocar como aquele guitarrista.
Não há retrocesso na música, e sim, uma pequena diferença entre os campos. A comparação que você fez não foi muito justificativa...

MauricioBahia
Moderador
# mai/09
· votar


por mais que possam fazer parecida..igual nunca farão
jonas.hetfield
Tô aguardando o(s) motivo(s).
Abs

Insomniac_
Veterano
# mai/09
· votar


MauricioBahia
Cara, paixão. Esse é o nome. Não interessa. Eles criaram uma imagem na cabeça dos guitarristas, e essa imagem ficou. É brilhante segurar uma Gibson, só isso. Não sente isso? =\

MauricioBahia
Moderador
# mai/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Insomniac_
Cara, é verdade. Paixão. Não conheço um guitarrista que não seja vidrado por Gibson's ou Fender's. Acho que é pq somos apaixonados realmente por Erics, Jimmis, Kings,... Diria que é algo até melancólico. A guitarra é, como se nos entregassemos, (sendo bem poético), um pedaço da alma desses caras e até uma viagem ao passado. Uma volta ao som puro. Todos nós, apaixonados pela música, parecemos que temos uma necessidade de resgatar um Jimi, uma Janis ou um Elvis. Sei lá...
Abs

R81
Veterano
# mai/09
· votar


Também conheço e já toquei nessa sg.

Ele usou mogno de mais de cem anos de corte e fez o acabamento natural, só com verniz. Muito foda.

Conheço um ótimo luthier aqui no rio, 'Cotia', gostei mais da SG que ele fez pra ele do que uma SG Gibson

jimmy vandrake
Veterano
# mai/09
· votar


Estranho este tópico.
Tanto Gibson como Fender fabricam suas guitarras a mais de 50 anos. desenvolveram desenhos exclusivos e determinaram a sonoridade do Jazz ao Blues e revolucionaram com o Rock.
São os dois fabricantes mais importantes de guitarras do mundo e da história da musica com guitarra. Seus instrumentos fazem parte do set dos mais consagrados guitarristas da história. Por estas razões são mais do que instrumentos perfeitos, são objetos de desejo.
Foda mesmo, é achar que por serem instrumentos caros, os fabricanes estão fazendo algum desaforo ou deserviço a quem não tem possibilidade de adquiri-los.
O que para alguns é necessidade para outros é objeto de desejo, eu acho que para quem gosta de guitarras deve mesmo ter qualquer uma das duas marcas como um objetivo de vida. e não como motivo de desdém.

Al_Capone
Veterano
# mai/09
· votar


pq alguem compraria um mustang/ferrari/bmw ou qualquer outro carro caro???
se pode comprar um golzinho que anda do msm jeito
cada um que aparece...

Gabriel Chincha
Veterano
# mai/09
· votar


jimmy vandrake


melhor post até agora!

nichendrix
Veterano
# mai/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Rod Turtle
Notem que não critico isso, apenas mostro porque essas fábricas vendem tanto: ganharam status de pioneiras num mercado em que inovações não são muito bem recebidas. Vejo muitos falarem que é heresia colocar humbuckers em stratos, mas se leo fender tivesse a oportunidade de escolher entre singles ou humbuckers, ele não hesitaria em colocar humbuckers em suas guitarras, pois é um design "superior", pois não emite ruídos.

Cara, acho que ele discorda um pouco disso, já que tanto na Music Man quanto na G&L, as duas fabricas fundadas por ele depois, no quesito guitarras, enquanto ele controlou as duas marcas os Single predominaram, inclusive essa história de single com bobina de cancelamento de ruido, mas som se single é invenção dele que ajudou a criar os split single justamente pra manter o "som de sino", mas sem ruído. Eventualmente vc vê um humbucker, mas é raro pra burro.


R81
Ele usou mogno de mais de cem anos de corte e fez o acabamento natural, só com verniz. Muito foda.

O problema meu amigo é que Mogno de mais de 100 anos, é muito raro achar, e mesmo que vc ande comprando mesas coloniais que custem uma fortuna, pra transformar em guitarra, ainda assim é muito raro.


-----------------------------------------------------------------
(podia ter o tag pra linha separadora aki)


VOltando ao tópico, acho que esse lance de Gibson e Fender é realmente a junção de tudo que foi dito.

Primeiro são designs consagrados, clássicos, vc sabe o que esperar deles, depois tem o controle de qualidade, então vc pode comprar 10 Gibsons ou 10 Fender e saber exatamente o que esperar, mas tente comprar 10 guitarras de Luthier, que por melhor que ele seja, está muito mais sujeita a variações.

Por mais que digam que a qualidade delas não está lá essas cocadas todas, em geral quando vem alguém dizendo isso, vem comparando com guitarras que via de regra ou são mais caras ou são de marcas que trabalham melhor o quesito customização por ter uma escala menor, como é o caso da PRS ou da Pensa-Suhr, que são sim melhor contruidas que as Gibsons e Fenders, em geral tem o acabamento melhor também, mas em geral são bem mais caras, compatíveis com os modelos Custom Shop das marcas, que terminam tendo o acabamento tão primoroso quanto essas marcas Custom pseudo-hippes.

Um outro fator a ser considerado nisso é a comparação delas com instrumentos na mesma faixa de preço, ou na mesma faixa de qualidade, em geral dentro de cada faixa, essas marcas (Fender e Gibson), tem um acabamento e uma qualidade, bem acima da média para aquela faixa de preço.

Isso é verdade até nas Epiphones e Squiers, pegue as guitarras até 400 dolares, vc até consegue achar uma ou outra marca com a qualidade melhor que elas pelo mesmo preço, mas em geral, a grande maioria não dá nem no cheiro. O mesmo vale pras Gibsons Studio ou Fender Standard e vai subindo até chegar nas Custom Shop.

Elas estão sempre acima da média, eventualmente perdendo pra algumas tops que não precisam se preocupar com os problemas gerados pela necessidade de produzir em escalas maiores.

Existe o fator Lenda, já que não tem pra onde, quando eu penso em tocar Kiss ou Led Zeppelin eu não me imagino com uma N.Zaganin Les Paul ou uma PRS McCarty, que eu sei que em muitos aspectos são melhores que a Gibson, eu me imagino é uma uma Gibson Les Paul Sunburst com top em Flame Maple. Assim como quando me imagino tocando algo do tipo Clapton ou Hendrix, não é uma Tom Anderson ou uma Pensa-Suhr que vem na cabeça, mesmo contando o fato de o Tom Anderson e o John Surh já terem sido luthier chefe da Fender e fazerem guitarras melhores.

É só ver que em geral quem compra essas guitarras, já tem sua Gibson e sua Fender e precisa de algo mais versátil ou mais confortável para usar na estrada ou no estúdio. Raramente vc compra uma guitarra dessas pensando: poxa a qualidade é melhor que uma Fender, então vou comprar uma Strato da Pensa-Suhr. O cara normalmente quando parte pra uma dessas já tem uma Strato em casa e diz, putz minha strato não dá o som tal e tal, então vou atrás duma Tom Anderson porque ela é feita pra me dar os sons tal e tal e alguns dos sons da minha strato.

Outro fator é muito obvio, aqui no Brasil elas são muito overpriced, tanto é que comprar uma nova no e-bay e trazer pra cá ainda sai uns 2000 reais mais barato que comprar aqui, já contando que pagou o imposto. Outro dia estava vendo com o gucrispim umas Les Pauls no e-bay, uma Les Paul Traditional, nova com nota fiscal e tudo, chega aqui por apouco mais de 7000 reais (com frete e imposto inclusos), no Brasil a mais barata que você vai encontrar desse modelo é a da Gang que está por 9261 raeis, mas na média vc encontra elas na casa dos 10000 a 11000 ou mais.

O engraçado é que nova nos USA não custam nem 4000 reais, custam pouco mais de 1900 dolares, caso nós não pagassemos um imposto tão absurdo seria muito razoável comprar elas fora e trazer pra cá, mesmo com imposto ainda é, já que o importador que ter um lucro fora do comum com a venda de cada guitarra. São incapazes de entender que se tivessem um lucro bem menor, venderiam mais e ganhariam em escala o que perderam em escopo.

No fim, tem gente que diz que só se compra Fender e Gibson por causa do Headstock, eu não posso negar isso, mas ainda acho que a maioria dessas pessoas nunca tocou em uma Fender ou uma Gibson, são guitarras ótimas, e tocar nelas tem uma certa magia, é como se os espiritos dos grandes mestres dessem um gás a mais na hora de tocar, uma energia que não está contida no preço, na madeira, ou em qualquer outra coisa.

As pessoas costumam dizer que em geral eu toco melhor com minha Gibson do que com as outras 4 guitarras que tenho, e eu costumo responder, que é porque toda vez que toco com ela, toco com a tranquilidade de que nada de errado vai me parar no meio da apresentação, mesmo que de fato algo dê errado, psicologicamente é como se eu sentisse que nada pode me parar na hora de tocar, nem mesmo um cabo com mal contato... hehehehehehhe.

Rod Turtle
Veterano
# mai/09
· votar


Insomniac_
Claro que a comparação é válida. Todas as falhas dos modelos da gibson e fender foram corrigidas por outros fabricante, no entanto o mercado ainda prefere comprar fenders e gibsons à outras marcas.

Bendsup
Veterano
# mai/09
· votar


Eu não coloco Fender e Gibson no mesmo plano, pra mim as gibson são muito melhores em contrução... quanto a sonoridade cada uma na sua...

estou dizendo isso pq ja tive algumas fenders e a dois anos atrás estava insatisfecom minha fender americana e troquei numa de luthier gringo... e hoje estou muito satisfeito... agora gibson não tem luthier pra bater não...

é claro que essa é só a minha opinião.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pq alguem compraria uma gibson?