Debate: Timbre vem da mão, dedos e pegada.

Autor Mensagem
GuitarHome
Veterano
# abr/09


Ae galera, abri esse tópico pra gente discutir em relação a isso. O que vocês acham a respeito?
Estava vendo um video no youtube do Joe Satriani (pra variar hehe) e vi um video dele tocando Surfing With The Alien em um equip totalmente amador e uma pedaleira Digitech RP200 e mais nada, pedaleira "fraca" em relação aos demais modelos da marca.

Aí vai o video http://www.youtube.com/watch?v=D9v5e1TTwts

O que vocês acham a respeito disso? Só de ouvir mesmo com esse equipamento eu diria de cara que é o Satriani.
Pra mim está com a cara do satriani tanto na pegada e o timbre parecido independente do equipamento utilizado, levando em conta o modo de gravação que não está nada bom.
Abraço

Rough
Veterano
# abr/09
· votar


Depois de ver esse vídeo me senti mais lixo ainda.. mais minha pedaleira tirou um sonzinho legal! EHIAUEHAUE
Inflação no preço dela please.

@topic

Tá a cara do Satch isso ai, pegada fudida!
Timbre vem do cara, pegada fuderosa

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


Tá a cara do Satch isso ai, pegada fudida!
Timbre vem do cara, pegada fuderosa

Concordo cara, claro que o equipamento conta e muito sim isso é fato, porém a pegada é um dos detalhes principais. Por exemplo ninguem com todos os equipamentos do Satch vai conseguir tirar o timbre Satriani. Por isso não adianta comprar pedais/guitarras/amps de algum guitarrista e achar que vai tirar o timbre dele!

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


Inflação no preço dela please
hauhauhuahua \o/!
Tenho uma RP-50 jogada aqui em casa, já tirei bons timbres dela (dentro do limite) por um tempo.

Rough
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarHome

ahuahua, eu to começando a gostar de pedaleira.. sempre fui muito contra pedaleiras, sempre andava com uma mochila cheia de pedais quando ia ensaiar.. mas quando entrava uma música que usava um pitch shifter, wah.. flanger.. eu já me f*! Optei pela pedaleira e to sendo feliz ahuahuahua é uma mão na roda.. não é uma brastemp.. mas dá pro gasto!
Pegada,timbre.. são assuntos que vão render 50 páginas e não vão ter chego nem na metade, tem uns caras que soam de um jeito único(vide Satch, Tom Morello, Vai, Maumistin rei eterno) e outros que soam uns iguais aos outros.. aqueles timbres fase final do sonic com harmonizer ahieuhaiueha! Mas a mão do Satch fez uma puta diferença nesse som ein..

Abraços.

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


aqueles timbres fase final do sonic com harmonizer
hauahuahuhau
entendo bem isso !!!

Rough
Veterano
# abr/09
· votar


Fugindo um pouco da idéia do tópico.. sabe que guitarra é essa GuitarHome?
Tenho certeza que o dono dela tá torcendo pra esse vídeo ficar famoso e ter inflação também ahuahuahauhau

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


Rough
Cara não sei, procura nas respostas que deve ter o cara respondendo :)! Com certeza perguntaram !

MauricioBahia
Moderador
# abr/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


A guitarra é uma Strato Pignose de U$125,00 igual a essa:
http://denver.craigslist.org/msg/1116413665.html
Abs

[edit] li nos coments do Youtube. O próprio dono fala que ela era um lixo e ele comprou uma Ibanez e se desfez dessa aí.

ViniMGS
Veterano
# abr/09
· votar


A maior prova disso é ver eu na minha Condor RX-30 no Marshallzinho do meu sor e depoois ver ele tocando... Sem mudar nada na regulagem, claro.

Zandor
Veterano
# abr/09
· votar


O som do vídeo tá muito ruim

Megamedes
Veterano
# abr/09
· votar


Som do vídeo tá o lixo. Mas realmente, timbre muitas e quase todas as vezes vem da pegada. Por exemplo eu, quando tocava só com uma G1 era muito fraco, muito mesmo. Comecei a tocar sons limpos, pra melhorar a pegada mesmo, precisão etc. Fui pros analógicos aonde senti que eles proporcionavam mais timbre só que me fizeram puxar mais esse lado da pegada que eu não me stressava com a G1. Quando voltei a usar só ela, estrago gigante. Senti uma melhora considerável.

Ou seja, percebi realmente que timbre vem da pegada e que pedaleiras mascaram elas, dão a impressão que você tem mais do que "acha".

rcagliari
Veterano
# abr/09
· votar


O timbre vem primeiro dos seus dedos. O Eddie Van Halen já dizia isso desde 1979.

rsf
Veterano
# abr/09
· votar


..esse vídeo é a prova de que se vc tem um equipo meia boca o máximo que vc consegue é um timbre meia boca, mesmo que vc se chame joe satriani.......

fernando0877
Veterano
# abr/09
· votar


Megamedes
Concordo com vc acho que equipamentos bom faz a gente melhorar...
Que o timbre vem dos dedos, da personalidade do guitarrista é incontestável. Porém acho que equipamentos ruins limitam a evolução. Digo isso por experiência própria, tmb, senti uma grande diferença quando pude adquirir uma guita melhor, consegui executar coisas que eu nunca conseguia acertar na guita anterior. E quando adquiri um valvulado então foi só alegria... poder ouvir todo o timbre da guitarra, conhecer melhor o intrumento te propicia evoluir e sacar bem mais como se deve tocar e pegar o intrumento... então hoje se eu pegasse o equipamento anterior com certeza eu conseguiria tirar um timbre bem melhor...

Rabbit
Veterano
# abr/09
· votar


A pegada ta muito boa, execução faz a diferença, mas o timbre continua meio fraco. Mesmo sendo o Satriani.

Alan_Domingues
Veterano
# abr/09
· votar


Eu sempre falei sobre isto.

O Equipo ajuda muito. Sem comparações mais a pegada é tudo !

Abraços !

r2s2
Veterano
# abr/09
· votar


rsf
..esse vídeo é a prova de que se vc tem um equipo meia boca o máximo que vc consegue é um timbre meia boca, mesmo que vc se chame joe satriani.......

Concordo plenamente.

MMI
Veterano
# abr/09
· votar


A mim, a técnica é do Satriani. Então a técnica do Satriani, com a música do Satriani e o playback do Satriani, sendo o próprio Satriani tocando, claro que vai soar como o Satriani! Não confundir com o timbre, que está fraquinho.
O equipamento muda bastante o timbre, mas a técnica (ou "pegada") influencia bastante sim. Um cara bom, como a Satriani, soa bem em qualquer equipamento pela musicalidade e pela técnica.

r2s2
Veterano
# abr/09
· votar


Pois é, ficou tudo perfeito, menos o timbre, que passou bem longe.

marquinhoguns
Veterano
# abr/09
· votar


tds sabemos que um equipamento bom, faz a diferença, muitos falaram que quando mudou de instrumento, se sentiram melhor, pois bem, um equipamento melhor vai te dar gosto de tocar, que com consequencia vc vai tocar mais e evoluir mais. por fim Timbre vem da mão, dedos e pegada e um bom equipamento

vlw, galera bacana do FCC

chicrito
Veterano
# abr/09
· votar


timbre está no equipamento
tirar um timbre bom independentemente do equipamento é uma questão de ouvido bom

se eu tocar no equipamento do satriani, todo ajustado certinho, igual ao que ele usa nos shows, o timbre vais er o mesmo, a técnica é q vai ser um lixo

timbre está nos equipamentos

técnica e pegada é q estão nos dedos

ogaitnas
Veterano
# abr/09
· votar


P/ mim é a junção das 2 coisas, não adianta tocar pacas e ter uma caixa frahm com uma tonante (com isso nem o satriani ia se salvar),
tem que ter um mínimo de equipo ter pegada, tocar bem.

Um exemplo clássico disso é qdo junto com uns colegas meus para gravar, eu sou o que pior toca entre a gente, disparado, mas minhas gravações saem mais limpas e com timbres melhores (o equipo ajuda), mas um deles toca bem pacas e eu acho apesar do ruído e chiadeira que normalmente tem nas gravações que as músicas ficam boas para ouvir (com alguma tolerância a timbre fraquinho hehe).

Pegada era o que meu professor mais pegava no meu pé nas aulas, eu tinha o costume de tocar muito de leve e isso fazia o som sair meio miado, era sempre um toque com vontade hehe, meu som melhorou muito depois disso :D

Jinkxs
Veterano
# abr/09
· votar


Se fosse uma JAM do FCC, apenas com o áudio... essa seria minha avaliação:

Execução - Exelente
Técnica - Exelente (mas pode melhorar os bends e os vibratos... hehehe)
Pegada - Aminal, toca muito heim cara!!!
Timbre - Abelhudo... não gostei não...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# abr/09
· votar


Timbre vem da mão

Parafraseando o que li em outro fórum por esses dias:

"Então manda um Eruption na castanhola que eu quero ver!"

hehe

Konrad
Veterano
# abr/09
· votar


"That was a little painful on this" (Satriani, no final)

Achei legal o vídeo.... quanto ao timbre abelhudo, creio que a gravação metalizou o som.....

Penta_Blues
Moderador
# abr/09
· votar


Boa tarde!!!

GuitarHome
Na minha opinião, "nem tudo pá; nem tudo picareta".
Um Fusca na mão do Schumacher não terá muito resultado, assim como uma Ferrari na mão do Mr Magoo...
Valeu!!!

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Marty Friedman gravou um dos solos de um cd antigo do Megadeth com uma Strato japonesa de 200 dólares, segundo ele mesmo.
No site tem a Strato e qual solo foi.
E o timbre ficou excelente.

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


se eu tocar no equipamento do satriani, todo ajustado certinho, igual ao que ele usa nos shows, o timbre vais er o mesmo, a técnica é q vai ser um lixo
Não, você não vai tirar o mesmo som/timbre do Satriani. A pegada da um "tchan" no timbre final isso que eu quero dizer. Pega um cara que não sabe tocar guitarra direito pede pra ele fazer um solo na sua guitarra e ve como vai sair, uma merda, tudo embolado varias cordas tocando ao mesmo tempo com distorção e nem se quer um vibrato ali, fica feio cara, não vai dar a impressão do mesmo timbre que você toca fazendo tudo direitinho, não sei se consegui me expressar bem.


É claro que o equipamento faz uma diferença, não disse que não faz, se não tariam todos guitarristas usando Guitarra barata + amp de estudos 15w e uma pedaleira dessas que o satch usou. O que eu digo é que como Satriani diz e como disseram que o Eddie Van Hallen falouO timbre vem primeiro dos seus dedos depois os equipamentos, a pegada conta muito, se não tiver pegada não vai conseguir tirar bons sons. E também digo claro que uma pegada boa não vai fazer milagres, não vai tirar timbres de tonantes da vida etc. Eu digo que muda sim de mão para mão não adianta, vai no video desse mesmo cara e ve como mudou não só a pegada.

Alan_Domingues
Veterano
# abr/09
· votar


Galerinha, a diferença toda dos "guitar-man" está na PEGADA ! Pode parecer gay o comentário mais é !

Coloca o mesmo equipo na mão do Steve Vai, Joe Satriani e Yngwie Malmsteen. Se me disser que vai sair igual tudo. Pode se internar no hospício mais próximo !

Pegada é tudo, é a identidade do guitarrista. E é algo muuuuuito difícil se se "lapidar"

Abraços !

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Debate: Timbre vem da mão, dedos e pegada.