Ajuda na escolha do equipo: o timbre vem dos caps, da pegada, da palhetada, ou do ampli?

    Autor Mensagem
    John Guga Mendes
    Veterano
    # nov/09


    Eu sei que todos esses fatores fazem diferença, mas qual faz mais?

    É que esses dias eu testei uma guita Walczak Les Paul ligada em um ampli da orange de 60 watts numa loja cheia de gente e, naturalmente, eu não toquei com tanto vigor quanto toco quando estou sozinho ou com os amigos, e mesmo com o drive ligado, o som saiu limpo demais.

    kbessaxx
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Ajuda na escolha do equipo: o timbre vem dos caps, da pegada, da palhetada, ou do ampli?

    Amigo é o conjunto de tudo isso!!!

    mas pra mim o principal é a pegada, quem tem uma pegada boa tira um som legal ate mesmo de instrumentos inferiores.
    Abraço

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # nov/09
    · votar


    o timbre vem dos caps, da pegada, da palhetada, ou do ampli?

    O conjunto de tudo isso ajuda, mas especialmente a maneira como você toca. É só ver o Jason Becker tirando um som de uma guita espetada num Peavey 'sei lá o que' que você entende.

    http://www.youtube.com/watch?v=jkhsMpfKHkw

    Abraços.

    JJJ
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/209236/

    ogner
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    John Guga Mendes

    Se eu tivesse uma arma apontada pra minha cabeça e fosse obrigado a escolher uma opção entre as suas mencionadas, eu ia de amplificador. Não tem nada a ver com potencia, apenas qualidade, muita qualidade, a melhor que vc conseguir e falante de "12...

    Mas a "formação" timbre é um punhado de coisas....Sem duvida

    daniel_guitar
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    John Guga Mendes
    de todos os fatores juntos, mas pegada e amp seria os principais

    MMI
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Concordo com o ogner. Um excelente amplificador dificilmente soa mal. Só que a maioria dos guitarristas dão muita atenção a outros detalhes primordialmente.
    O timbre vem muito da mão ("pegada") também, da palheta e da técnica. Mas lista do que faz a diferença é longa, madeiras e construção da guitarra, captadores, cabos, pedais, amplificadores, válvulas, alto-falantes...
    Só que vou me atrever a discordar do grande moderador
    Christhian. Nesse vídeo do Jason Becker, para mim a qualidade está tosca e o timbre uma porcaria. Só que a técnica é exuberante e isso acaba impressionando e encobrindo as deficiências.

    jimmy vandrake
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    É o conjunto de tudo que vc falou, mais a confiança e conhecimento do guitarrista na sua técnica.

    Jinkxs
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    John Guga Mendes

    Tudo isso junto influencia no timbre.... não dá pra eleger 1 como o mais importante....

    Uma boa analogia é aquela piada sobre disputa entre os órgãos do corpo humano pra ver que é o chefe.... quem conhece vai saber o que eu estou falando... hehehe....

    alanstu
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Faz um tempo, eu estava naqueles dias inspirado, toquei com uma golden lespool e a washburn com cordas diferentes e cap diferentes, e aquele dia eu estava tocando muito berm assim do nada, e o mais estranho mesmo com guitarras diferentes o som saia igual.

    ogner
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Jinkxs

    Uhmmmm, eu acho que nem precisa estar com uma arma na cabeça, se fosse um estilingue eu já nomearia o Amp como a peça mais importante pra formação de uma bom som.....

    Traduzindo, eu me atrevo a dizer, na minha opinião claro, que amp é a peça mais importante pra um timbre...Hehehehehe.

    Se vc tiver todos os outros elementos tops e um amp fudeba não vai sair nada agradável, o contrario já fica no minimo bacana, o som..

    No meu caso por exemplo:
    Eu tocando numa Fender custom num warm de 20w vai ficar xexelento demais....Já eu tocando numa SX, Condor ou até numa Menphis, quiça!! Num vibro King...Ui!!!! Claro to pensando no meu estilo tb, rock blues classico...Nao sei como se comporta tal comparação pra super metal, higain, tipo os Mesas e etc, que não saco nada!!!

    rsf
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ogner

    eu já nem preciso de uma arma, nem de estilingue....é só peguntar que eu respondo: ampli, na cabeça, sempre.... e passa a cerveja aí..heheheheehe

    Guilherme 90
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Vou dizer como todo mundo disse, o conjunto todo influencia no timbre, tem guitarristas que usam AMP Marshall, outros Meteoros, Peasy, Orange, Laney e assim por diante, isso depende de cada guitarrista e qual timbre ele procura...

    Nao sei se a guitarra influencia 100% nao, mas uma boa parte sim, se pegar ate uma Squier e botar um par de captadores Mini Humbucker Seymour Duncan deles, fica muto boa num ampli valvulado, e é claro, o guitarrista que ter aquela "pegada" pra soar legal.

    Palhetada influencia bastante tambem, dependendo do ritmo, se voce esta tocando e faz palhetadas diferentes ou sei la, pode sair do ritmo ou ate mesmo ficar feio com o parecer da música. Mas Equipos bons sempre soa legal, mas o principal é o guitarrista, se Hendrix tocasse numa Jennifer e um amplificador pequeno de 15W, iria ser somzera do mesmo jeito, porque ele é o CARA!

    Jinkxs
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ogner

    Sem querer desvirtuar o tópico, até porque a analogia da piada tem a ver com o assunto, vou contar ele inteira aqui....

    Bom.... os órgãos do corpo humano estavam numa discussão sobre qual deles deveria ser o chefe.....

    O Estomago falou.... "eu devo ser o chefe, pois eu que faço a digestão do alimento...."

    Deppis falou o Intestino.... "é mais eu que limpo o corpo do que não presta, então eu devo ser o chefe...."

    Aí veio o coração.... "nada disso, eu devo ser o chefe pois eu empurro o sangue oxigenado por corpo inteiro....."

    Aí falou o célebro...."mas sou eu que penso então eu sou o chefe....."

    Depois dessa, todos os outros orgão ficaram quietos.... parecia que a questão tinha se resolvido.

    Aí.... o cú, indignado que ninguém tinha lhe dado a palavra, resolveu fazer greve.....

    O estomago ficou pesado, o intestino entopido, o coração acelerado, o cérebro desesperado.....

    Moral da história: Não deixem o cú zangado.... que ele mostra quem é o chefe....


    A analogia é que o timbre, como nosso corpo, é um conjunto onde tudo funciona em harmonia. Basta uma corda enferrujada e teu timbre vai pras cucuias..... (desculpe o trocadilho.... hehehe)

    ogner
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Jinkxs

    Vc esta é em cima do muro, rapá!!!!! hehehehe...

    Concordo tb, é uma questão difícil sem duvida, se formos totalmente racionais, um depende totalmente do outro como vc citou no caso das cordas enferrujadas....Mas é que eu hoje to afim de mandar na lata, saca? Sem meias palavras, ou é ou não é!!!

    hehehe.

    Abço.

    Jandira
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Jinkxs
    Cara, realmente fez sentido, para dar tudo errado qualquer probleminha (corda enferrujada, chiado da fonte de energia) resolve, agora os fatores que contribuem para tudo dar certo o equilibrio é bem maior.

    Acho que o AMP e a "Pegada" são os fatores que mais contribuem para um bom timbre, depois os captadores também tem uma parcela grande nessa responsabilidade.

    joaormrt
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Concordo com o amigo ogner....

    é tudo isso...mas o principal é um bom AMP, meio dificil de ficar mt ruim, a nao ser q o cara seja um 0 a esquerda.

    logico q a pegada tem seu valor

    Jinkxs
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Jinkxs
    · votar


    ogner
    Jandira
    joaormrt

    É galera..... tudo isso é uma grande brincadeira..... É claro que o equilíbrio dos fatores é um principal para um bom timbre, mas se formos colocar as coisas em ordem de valores, pra mim, fica mais ou menos assim....

    1- Guitarra (ela é o instrumento... você não toca o amp, não dá bend no amp...)

    2- O amp. (um amp ruim é uma merda mesmo....)

    3- O resto.... (caps, pedais, multiefx, cabos, cordas, palhetas etc...)

    E a pegada..... bom a pegada, a técnica, o feeling etc.... são ours-concours.... são fatores que não podem ser colocados no mesmo plano dos equipos. É a história do carro e do piloto.....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda na escolha do equipo: o timbre vem dos caps, da pegada, da palhetada, ou do ampli?