Debate: Timbre vem da mão, dedos e pegada.

Autor Mensagem
rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


Alan_Domingues



concordo com vc, a pegada é a identidade do guitarrista....
a pegada está para a guitarra, como o traço está para o desenhista....como o estilo de linguagem está para o escritor...são as "assinaturas" dos artistas...
mas a questão do tópico, se entendi bem, é outra....

como se viu no vídeo...por melhor que seja a pegada do sujeito...se o equipamento não for lá essas coisas, o timbre será igual... ou seja...não será lá essas coisas..hehehehehe...ainda que vc tenha uma pegada fuderosa.......

Marcosrcf
Veterano
# abr/09
· votar


Próxima vinda do Satriani ao Brasil a gente desafia ele a reproduzir esse video com uma Tonante Finer, uma Zoom 505 e um Ciclotron!

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


como se viu no vídeo...por melhor que seja a pegada do sujeito...se o equipamento não for lá essas coisas, o timbre será igual
Leia meu ultimo post, não foi isso que eu disse.

rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


GuitarHome

como se viu no vídeo...por melhor que seja a pegada do sujeito...se o equipamento não for lá essas coisas, o timbre será igual
Leia meu ultimo post, não foi isso que eu disse.



eu me referi ao vídeo, não a vc..

quanto ao seu tópico...
lendo o titulo do tópico e assistido o vídeo, conclui que
houvesse a intenção de debater a importancia da pegada no timbre...
que a pegada é importante, todos sabemos...mas até que ponto ela consegue ultrapassar as limitações impostas por um equipamento ruim produzindo bom timbre já é uma questão mais polemica...
alguns acham que se o cara tiver uma boa pegada, pode colocar qualquer equipo na frente dele que ele tira bons timbres...outros acham que não....eu acho que não...a pegada, por melhor que seja, não faz magicas...como se constata no vídeo que vc postou....hehehehehe

Alan_Domingues
Veterano
# abr/09
· votar


Galera, acho que você consegue tira o "máximo" do equipo. Hoje estamos em uma época que em um software (digo GR3, Amplitube, e outros) está em um nível altíssimo de timbragem coisa que a 10 anos atrás nem passava em nossas cabeças.

Acho que você HOJE para falar, ESSA GUITARRA É RUIM é complicado. Acho que HOJE você pode sim com equipamento de baixo custo tirar um som muito satisfatório. ÓBVIO que se você almejar algo profissional este equipamento vai ficar "devendo" em determinados momentos ! Eu entendi a essência do tópico !

Eu concordo que talvez o equipamento possa mascarar muito, porém a PEGADA do instrumentista continuará e muito fazendo a diferença. Não se iludam se pegar o equipo do Satriani e tocar a mesma música do cara, não vai sair igual ! Vai lembrar bastante, só que a identidade musical do cara vai falar mais alto !

Acho que muita válido é o cara se preocupar em tocar bem e ter uma puta pegada que o equipamento seria o "granulado" do bolo vamos assim se dizer !

Falou ! Forte abraço ai galera !

Winning Eleven
Veterano
# abr/09 · Editado por: Winning Eleven
· votar


Tava vendo umas coisas no youtube e achei o video desse cara tocando uma memphis mg32.

Acho que o mais importante é quem ta tocando, depois vem o equipamento, senão ninguem comprava uma guitara de mais de 300.

nicida
Veterano
# abr/09
· votar


porra, se vocês acham mesmo que a pegada não influiu tanto no timbre nesse vídeo, vou ir reclamar que a minha digitech tá com defeito, por que eu não tiro esse som nem fudendo!

dark evil
Veterano
# abr/09
· votar


GuitarHome

conseguiu um timbre bonito com um equipo simples!!!

timbre eh o conjunto, guitarrista e equipo

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


Alan_Domingues
Exatamente isso que eu quero dizer. O melhor jeito que eu posso me expressar é assim:
O cara que "emprestou" esses equipamentos pro Satch gravou essa música e postou no youtube ele não conseguiu tirar um bom som, coisa que o Satch conseguiu no video. Não estou falando que o timbre está bom, perfeito, que é o timbre do Satch ali no video, porém ele conseguiu tirar um bom som no video diferente do cara que usou o mesmo set e não conseguiu na minha opinião. A pegada dele fez uma puta diferença, apesar da gravação de qualidade baixa.

CBX250
Veterano
# abr/09 · Editado por: CBX250
· votar


Uma vez vi uma entrevista com Mark Knopfler onde ele dizia que o timbre de um guitarrista é que nem impressão digital. Não existem dois iguais, não tem como copiar. Pode soar parecido, mas nunca sairá igual.

Acredito sim que o timbre vem de cada um. Se eu comprasse por ex, uma Les Paul Zakk Signature, um Marshall Zakk signature e os pedais que o cara usa, eu poderia soar parecido, mas NUNCA igual.

Tomaz.
Veterano
# abr/09
· votar


Sei lá, eu vejo o timbre como a "cor" do som.

Parece meio vago, mas vou tentar exemplificar.

Digamos que eu pego um lápis vermelho e faço um desenho num papel. Meu desenho sai feio, ok.

Agora passo esse mesmo lápis vermelho pra um desenhista profissional e ele desenha. E fica divino.

O vermelho é o mesmo, o que mudou foi o resultado final.

E é isso que eu vejo como o timbre, nesse caso, o vermelho. Se eu pegar todos equipamentos do Steve Vai, regulados como ele regula, o meu "vermelho" vai ser igual o "vermelho" dele, o desenho que vai ser diferente...

É mais ou menos assim que eu penso.

Manubio
Veterano
# abr/09
· votar


Tomaz.
Concordo com vc, afinal, até onde entendo, timbre como definição fisica é o tipo de som, se vc pegar o equip do satriani e tocar, sim o timbre será o mesmo se a palheta for a mesma, mas o fato é, vc não vai tocar igual ao satriani, o som pode até sair com o mesmo timbre, mas não será a mesma musica, devido ao simples fato de ele gostar mais de algumas coisas que vc, talvez vc não segure a nota como ele, talvez ele vibre a corda de um jeito esquisito, como o vai, que diz que para dar vibrato ele faz circulos com a ponta do dedo, logo a nota em si não será a mesma, o timbre será.

Logo, a sua execução não é igual a dele, e nunca será, logo sua musica nunca será igual a dele, o timbre será igual, timbre é fisico, nota é diferente, pq muitas vezes pensamos que batendo um mi aqui é a mesma coisa que outra pessoa, a diferença é q o mi não é natural, não é puro, existem perturbações particulares, de só de não ser realmente o dedo do cara, ou de vc vibrar a nota de um jeito e ele de outro muda tudo.

Timbre é igual (fisico), a musica nunca será.

Mad Dock
Veterano
# abr/09
· votar


Eu penso que o que a maioria entende por timbre na verdade o conceito seria pegada!! se vc têm equipo igual timbra igual!!!! exemplo...se eu pegasse a guita do Vai no set do Vai...tudo dele...e tirasse um som...quem diria que é o timbre do Vai?! creio que a maioria pensaria que som feio da po***....só ruído!!!
Outro dia vi acho que uma video aulo do Eric Johnson onde ele imita o Vaugham e Eric Clapton....muito loco!!! na hora que ele toca o imagem dos caras vem na mente na hora!!!
Como ja disseram...timbre ajuda bastante!!! mas pegada é tudo!!

ophius
Veterano
# abr/09
· votar


Mad Dock
Outro dia vi acho que uma video aulo do Eric Johnson onde ele imita o Vaugham e Eric Clapton....muito loco!!! na hora que ele toca o imagem dos caras vem na mente na hora!!!
Como ja disseram...timbre ajuda bastante!!! mas pegada é tudo!!



Legal!

Alguns guitarristas tem riffs e solos característicos.

Vc reconhece quase que imediatamente quando eh assim;
E o Eric Johnson é um estudioso da guitarra. Estudou e estuda contantemente vários guitarristas e estilos musicais.



[:)]

GuitarHome
Veterano
# abr/09
· votar


Eu penso que o que a maioria entende por timbre na verdade o conceito seria pegada!!
Não, eu sei muito bem diferenciar pegada de timbre.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Em música, chama-se timbre à característica sonora que nos permite distinguir se sons de mesma freqüência foram produzidos por fontes sonoras conhecidas e que nos permite diferenciá-las. Quando ouvimos, por exemplo uma nota tocada por um piano e a mesma nota (uma nota com a mesma altura) produzida por um violino, podemos imediatamente identificar os dois sons como tendo a mesma freqüência , mas com características sonoras muito distintas. O que nos permite diferenciar os dois sons é o timbre instrumental. De forma simplificada podemos considerar que o timbre é como a impressão digital sonora de um instrumento ou a qualidade de vibração vocal.
Fonte: http://dicionario.babylon.com/timbre

GuitarHome
vamos ver se assim fica mais fácil!!! hehehehe

rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


Will Bejar

pois é....esse é um erro muito comum aqui no forum..confundir timbre com pegada...ou seja, confundir caracteristica sonora de um equipamento (ou combinações de equipamentos) com execução... A forma de tocar um instrumento (pegada, no caso da guitarra) é a assinatura do musico..nesse quesito entra a capacidade e a maneira (pegada) do sujeito em executar/tocar determinado instrumento, imprimindo nessa execução sua personalidade musical (SRV, Mark Knopfler, santana etc..). Em alguns casos, dependendo da sua "intimidade" com o trabalho do musico, vc de pronto identifica um e outro, em razão de conseguir reconhecer facilmente esse "jeito" (pegada) de tocar...

Já o timbre, nada mais é do que o resultado sonoro da combinação de equipamentos...que vc pode gostar, amar, odiar ou cagar e andar...Quando ouvimos Santana, por exemplo...que é um musico com uma "assinatura" (jeito de tocar/pegada) facil de identificar, e que possui um timbre muito caracteristico e pouco mutável, estamos, na verdade "ouvindo" duas coisas:

1) a maneira dele tocar, ou seja a pegada/assinatura (facilmente reconhecível);
2) a coloração sonora (timbre) resultante dos equipamentos que ele habitualmente utiliza... ou seja: uma determinada guitarra, somada a um determinado amplificador, ensejando um determinado som... esteja eu tocando, vc ou quem quer que seja..

Assim, dependendo do grau e da intensidade de caracteristicas/personalidade imprimida na execução do instrumento, mais facilmente ou dificilmente será possível reconhecer esse ou aquele guitarrista.... resumindo: quanto mais pegada tiver, mais isso será percebido, independentemente do equipamento utilizado.
Sob essa perspectiva, tanto faz qual o equipamento eles estejam utilizando para vc identificar quem está tocando... já que a personalidade/assinatura (jeito de tocar) não está relacionada ao equipamento, mas à "alma" do artista.... Evidentemente, que alguns artistas, como o Eric Johnson, por exemplo, acabaram criando uma "identidade" também relacionada ao timbre..No caso do eric johnson, uma identidade maniaco obsessiva....hehehehe
Se eu tiver o mesmo equipamento, por exemplo, do santana, e utilizar a mesma regulagem, estarei tirando o mesmo som que ele...o que evidentemente eu não conseguirei é tocar como ele..o timbre (som produzido pelos equipamentos) será o mesmo, mas o resto, puts...nem vou falar......hehehehehehe...é evidente que quanto melhor vc domina um instrumento, mais nuances sonoras vc consegue extrair...se eu pegasse o equipamento do santana, com certeza eu não conseguiria essas "nuances", nem nascendo de novo... se fosse feita essa experiencia e eu postasse a gravação aqui, a galera iria dizer.. "é... o timbre tá legal, igual ao do santana, mas a execução, com todo respeito a vc, rsf, tá uma merda...." hehehehe

enfim, dei meu pitaco..e to saindo do tópico antes de ser executado... ..hehehehee

Will Bejar
Veterano
# abr/09 · Editado por: Will Bejar
· votar


rsf
Eu acho que o que vc falou tem muita coerência!!! Quando eu postei a definição, ia colocar a frase "Logo: timbre = equipamento", mas por algum motivo* eu deixei pra lá!!! hehehe

*antes de ser executado

metalrox
Veterano
# abr/09
· votar


concordo, com a definição de timbre = "cor" do som = equipamento, e que é o que permite diferenciar sons diferentes na mesma nota (frequência).

de fato, digamos que você possa diferenciar um guitarrista foda de um ruim pela pegada, tocando a mesma música. Mas digamos assim, aquele vibratto que diferenciou os dois, a cada instante de tempo as frequências dos dois são razoavelmetne diferentes naquela nota. no vibratto ele altera a frequência, e não o timbre. Assim também a sujeira do guitarrista ruim. Ele tá alterando a frequência (deixando uma nota fora soar junto um tempinho a mais sem querer por exemplo)

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


metalrox
Pela definição seria assim, vc toca uma nota qualquer e consegue identificar: "ah, isso é uma guitarra Stratocaster num JCM800" ou "mmm...este é o timbre do Santana!!!", mas pode não ser o Santana e sim o rsf, por exemplo...rs...

wcpm
Veterano
# abr/09 · Editado por: wcpm
· votar


Timbre vem do cérebro, afinal de contas ele que comanda toda essa porra.

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


wcpm
Já ouviu a piada do cu em greve??? hehehehehehe

wcpm
Veterano
# abr/09
· votar


O Chefe
Quando o corpo humano foi feito pela primeira vez, todas as partes do corpo queriam ser o chefe.

O cerebro foi o primeiro a dizer:

* Como eu sou o orgao que controla tudo e sou o unico capaz de pensar, eu serei o chefe!

As pernas disseram:

Nos conduzimos todo o corpo, nos e que devemos ser o chefe.

Os olhos reclamaram:

* Nos, somente nos, que vemos todas as coisas, avisamos da iminencia do perigo, nos devemos ser o chefe.

E assim prosseguiu a discussao, coracao, pulmoes, todas as partes queriam ser o chefe. Quando a discussao pegava fogo, ouviu-se uma voz:

* Eu Serei O Chefe!

Era o Cu, que finalmente dava a sua opiniao. Todos cairam na gargalhada. Como poderia o Cu ser o chefe? Feio, todo enrugado, foi aquela gozacao. O Cu ficou triste, chateado e resolveu sair da reuniao. Decidiu entao fazer greve: O Cu parou de trabalhar, nao mais cagou! Poucos dias depois o cerebro estava febril, os olhos jah nao conseguiam abrir, o coracao nao batia direito, os pulmoes nao aguentavam. Era um mal estar geral.

Entao todos se reuniram e imploraram pra o cerebro deixar o Cu ser o chefe, caso contrario o corpo morreria. Assim aconteceu, cada parte fazia o seu trabalho e o cu chefiava. Era uma cagada atras da outra . . .

Moral da Historia:

Para Ser O Chefe Nao E Preciso Ter Cerebro. Basta Ter Cu E Fazer Suas Cagadas De Vez Em Quando . .

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


Então, podemos dizer que o timbre vem do cu??? :P

wcpm
Veterano
# abr/09 · Editado por: wcpm
· votar


Will Bejar


ahuahuhauhauhauhauhauhuah.

Moral da História: Para ter um ótimo timbre bastar ter cu.

Nelton88
Veterano
# abr/09
· votar


o engraçado é que ele é metido..acha que sabe toca eu afirmo ñ sei toca nada mais afirmo tbm que ele ñ toka NADA!!!¹²³

rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


wcpm
Will Bejar


Então, podemos dizer que o timbre vem do cu??? :P
Moral da História: Prar ter um ótimo timbre bastar ter cu.


sim, mas o cu tem que ter pegada...
se não o timbre fica uma merda...

ihhhh....por falar em merda, sinto cheiro de suspensão no ar..

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


rsf
sim, mas o cu tem que ter pegada...
se não o timbre fica uma merda...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

se a pegada do cu for xoxa, não adianta nem segurar as pontas!!!

fabãorenato
Veterano
# abr/09
· votar


Eita!!! Que isso galera?...Deixemos a pederastia de lado, voltando ao tópico.
Pegada é uma coisa! Timbre é outra.
Se não grandes guitarristas não trocariam de guitarra de uma música a outra para mudar o......o.....um doce para quem adivinhar!
Imaginem o SRV tocando TIM PAN ALLEY numa guitarra semi acústica. Pergunto: ficaria idêntica?

Alex_Guitar
Veterano
# abr/09
· votar


Minha opinião sobre o assunto:

Pegada= mão e dedos (maneira como o camarada toca: se forte ou fraco, vibratos medianos ou vigorosos e etc.).
Timbre= pegada + equipamento (exatamente nessa ordem de relevância)

E complementando em relação ao timbre... de uma forma geral eu penso que isso tenha haver com a qualidade sonora que sai do instrumento, portanto como já disseram aqui, não acredito que adiante o cara ter uma técnica monstruosa e tocar em um equipamento ruim porque o máximo que pode sair de melhor é um cara que toca p´ra KCT, mas em um equipamento que sai um som de merda (que é exatamente o exemplo do vídeo).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Debate: Timbre vem da mão, dedos e pegada.