Debate: Timbre vem da mão, dedos e pegada.

Autor Mensagem
Mad Dock
Veterano
# abr/09
· votar


Para colocar mais lenha na fogueira hehehe alguém aqui ja viu pessoas fazendo firulas circenses tipo som de cavalo, helicóptero, criança falando, mosca, vaca, elefante e outras coisas?!! então se vc houve isso e não ve, nunca que iria imaginar que é uma guitarra!! e muitas dessas coisas dá para fazer só na dist e floyd...
violão é mais evidente ainda esta questão de pegada e timbre...conheço uns vendedores de violão que enfiam cada porcaria na turma pq eles pegam e destróem!!! o cara compra e vê que vai ter que treinar muito para tirar alguma coisa que preste...
têm aquele caras de Jazz que só na dist tiram uns sons que os mais desavisados pensam que é instrumento de sopro nas frases rápidas!!

conandrade
Veterano
# abr/09
· votar


Zero Zen

Mesmo assim Zen.
Equipamentos iguais não definem timbre. Vc pode até confundir um com o outro... mas vai sempre existir uma diferença que vc "não sabe" de onde vem, não tem jeito.

Eu acho que é a pegada mesmo, no fim das contas, que vai dar essa característica diferenciada na equação final da timbragem. Relação mão direita e mão esquerda. Se vc usa palheta, dedal, ou dedo mesmo... a intensidade do toque, da palhetada, da pressão imposta nos trastes..... enfim, tudo isso, infere no timbre final.

Sei la... pelo menos, ainda gosto de pensar assim!

Richard Clayderman
Veterano
# abr/09
· votar


Mesmo assim Zen.
Equipamentos iguais não definem timbre. Vc pode até confundir um com o outro... mas vai sempre existir uma diferença que vc "não sabe" de onde vem, não tem jeito.

Eu acho que é a pegada mesmo, no fim das contas, que vai dar essa característica diferenciada na equação final da timbragem. Relação mão direita e mão esquerda. Se vc usa palheta, dedal, ou dedo mesmo... a intensidade do toque, da palhetada, da pressão imposta nos trastes..... enfim, tudo isso, infere no timbre final.

Sei la... pelo menos, ainda gosto de pensar assim!



Assino em baixo!

Zero Zen
Veterano
# abr/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


conandrade

Equipamentos iguais não definem timbre.

Evidente que não. Jamais afirmei isso ! As regulagens preferenciais do guitarrista tem um grande peso nisso. Elas não são "o equipamento" mas também não são "a pegada".

E as regulagens de afeição do guitarrista estão na sua cabeça, nos seus ouvidos, não nas suas mãos.

Vc pode até confundir um com o outro...

Bem... Se chegarmos ao ponto de confundir um trecho musical com outro, acho que a pegada (identidade) está perdendo relevância.

A verdade é que os grandes guitarristas escolhem a dedo o seu equipo, não aquele utilizado para aparições públicas (onde o marketing comanda), mas aquele equipo que eles usam nas gravações, no registro de sua obra.

Equipo importa. SIM !

T+.

kairi
Veterano
# abr/09
· votar


Aqui está um vídeo para vocês concluirem, se o timbre vem do equipamento ou da pegada:


http://www.youtube.com/watch?v=4E3A6vpYQcs

_FrEd_
Veterano
# abr/09
· votar


Soh pra postar minha opinião: pra mim a pegada eh o que da akele "tempêro" a mais sobre o timbre... è aquilo que te faz perceber como um mesmo equipamento pode soar diferente e te faz ter um estilo único. É a sua marca registrada.

E, claro, o timbre de quem tem uma boa pegada, comparado com o de quem não tem, se compararmos no msm equipamento, será notavel, ou seja, a pegada conta, e mt, no timbre.


Mas eh claro que apenas a pegada vai fazer de um timbre "muxo" algo espetacular. O timbre depende mt do equipamento tb. E não soh do equipamento, como de quem o regula. Tem equipamento tão mal regulado que não tem como salvar o timbre...

Ou seja, pra mim, tanto equipamento, como pegada, contam no resultado final do timbre. Agora, quem conta mais fica dificil dizer...

rsf
Veterano
# abr/09 · Editado por: rsf
· votar


conandrade

beleza, bluseiro?


Acho que isso que vc está dizendo está relacionado à interpretação...é evidente que se eu der uma porrada na corda com o dedo, vai sair um som, se eu tocar de leve, vai sair outro...e por aí todas as demais nuances possiveis...
mas isso é a parte mecânica da coisa..Se vc tocar com o dedo na corda lá com uma determinada força e eu, no mesmo equipamento, fizer o mesmo, tiraremos o mesmo som, com as mesmas caracteristicas sonoras...e, pode ter certeza que isto não estará no reino das coincidências...
Vamos incrementar um pouco a explanação,
para tanto, peguemos o SRV como exemplo...


Imaginemos que o SRV está vivo...e eu enfie goela abaixo do SRV uma determinada guitarra e um determinado ampli, ambos uma bela de uma merda....
la pergunta: Que timbre vc acha que ele tiraria? Um timbre maravilhoso já que ele possue uma pegada maravilhosa? Se sua tese está correta, a resposta é afirmativa.
Minha resposta: Não. Ele tiraria o timbre que o equipamento permitir, nada mais, nada menos do que isso, por mais fodástica que seja a pegada do sujeito..e se o equipamento for efetivamente uma merda...será uma merda de timbre que ele, o Grande SRV, tirará..na minha opinião a interferência da pegada no timbre não é tão significativa assim..ela fica mais no âmbito das nuances sonoras, do que no resultado geral do timbre...
A diferença é que no caso do SRV, em razão da genialidade do sujeito, a execução, de tão genial, se sobreporia à limitação do equipamento, e nenhum de nós dois (eu e vc) lembraria sequer do tal de timbre...achariamos maravilhosa a apresentação...afinal, quem nesse mundão de Deus iria pensar em timbre assistindo ao vivo o falecido SRV tocando? hehehehehe
...Na minha opinião dizer que o timbre vem da pegada, é uma visão romantica da vida e um tanto exagerada
A coisa toda está mais para o nível da fisica do que da metafisica...
O que não está no nível da fisica é a pegada (jeito de tocar).
E o que vem da pegada, é a interpretação, o modo de se expressar do artista, a "impressão digital artistica" do sujeito...É a carteira de identidade do musico, através da qual ele é apresentado ao mundo. e será através dessa identidade que ele será reconhecido e, por conseguinte, amado ou odiado..
Respeito vc por pensar assim...mas há que se considerar que: entre uma visão romantica da vida e uma visão mais próxima dos fatos.. existe a realidade...e essa, na maioria das vezes, é sem graça...
Para encerrar...esse meu post é apenas um resumão dos meus posts anteriores...portanto se vc não os leu, talvez ache algo meio sem pé nem cabeça.... e numa dessas é mesmo..hehehehehe

Por fim, respeito e acho bonita, sem ironias, a sua opinião, apenas discordo.
um abraço, bluseiro.

conandrade
Veterano
# mai/09 · Editado por: conandrade
· votar


rsf

Beleza!! E aí? =)

Então...
Eu não disse que o Timbre vem da Pegada.
Eu disse que a pegada interfere no Timbre... TAMBEM interfere no timbre!

Ou pelo menos foi o que tentei dizer!

É CLARO que o equipamento importa. Isso é óbvio... a arte da lutheria é o conceito mais puro da busca pelo melhor timbre; isso pra mim é muito claro e deve vir desde o começo dos tempos. E necessariamente implica em melhores instrumentos!

No fim das contas, um músico vai querer sempre se expressar da forma que achar mais conivente. E se Timbre é = Qualidade de som; podemos dizer que um instrumento nobre é garantia de um bom potencial 'timbrístico'!

Acontece que quem explora essa característica é o músico.

E nessa hora; nessa fusão "ser humano x instrumento" que eu acho que o "ser humano" tem suas diferenças próprias de timbragem. Mais ou menos como as marcas digitais são únicas de cada um! Foi isso que quis dizer na relação mão direita x mão esquerda! Pq além da palhetada e de todas as características da mão direita, tem tb as da mão esquerda (pressão, firmeza, direção) e de toda a coordenação com a mente (e coração) de quem está tocando.

Um SRV (ex.) com equipamento ruim (Tonante + Meteoro!), pode não conseguir um Timbre nem bom, na realidade...
...mas vc vai saber na mesma hora que é o SRV tocando, pq mesmo aquele timbre ruim, vai ter aquela essência que só o SRV carrega! E isso na minha opinião, digamos que enobreceria aquele timbre ruim do equipamento ruim, elevando aquilo a um timbre melhor: a uma qualidade melhor do som do que se fosse eu (ex.) tocando a mesma coisa!

Mas rsf, pode ter ctz de que carrego uma visão romântica desse assunto! A parte matemática da música pouco me interessa... infelizmente eu acho....

Qnto a Visão Real dos fatos... digamos que ela muitas vezes piora o mundo em que vivemos, ok? :P

Felicidade é relativo!

Abração velho!

rsf
Veterano
# mai/09
· votar


Mais ou menos como as marcas digitais são únicas de cada um! Foi isso que quis dizer na relação mão direita x mão esquerda! Pq além da palhetada e de todas as características da mão direita, tem tb as da mão esquerda (pressão, firmeza, direção) e de toda a coordenação com a mente (e coração) de quem está tocando.

o nome disso é Interpretação...o que não tem nada a ver com timbre...a interpretação poderá influenciar no timbre? sim, poderá..mas aí entra a nossa divergência, vc acha que essa influência é significativa a ponto de transformar algo ruim em algo bom, eu já acho que ela não faz milagres....


...mas vc vai saber na mesma hora que é o SRV tocando, pq mesmo aquele timbre ruim, vai ter aquela essência que só o SRV carrega! E isso na minha opinião, digamos que enobreceria aquele timbre ruim do equipamento ruim, elevando aquilo a um timbre melhor: a uma qualidade melhor do som do que se fosse eu (ex.) tocando a mesma coisa!

de novo, vc está falando de interpretação...e se entendi, vc mesmo admite que o timbre seria ruim, mas que a interpretação elevaria aquele timbre a algo melhor. Na minha opinião, o timbre não ficaria melhor, a interpretação é que faria com que eu não desse importancia ao timbre...mas na verdade, o timbre continuaria uma merda, sendo vc ou SRV tocando...


Qnto a Visão Real dos fatos... digamos que ela muitas vezes piora o mundo em que vivemos, ok? :P

concordo, tanto que disse no meu post anterior que a realidade, na maioria das vezes, é sem graça....

Felicidade é relativo!
concordo. só lembro que a realidade não é relativa...o dificil é saber o que é real e o que não é...mas isso é outro papo..heheheh

valeu, bluseiro...

kairi
Veterano
# mai/09 · Editado por: kairi
· votar


conandrade
rsf
_FrEd_
Zero Zen
Richard Clayderman

Querendo ou não, a pegada influência sim, mas não é quase nada. Porém, a pegada influência em uma outra coisa, na execução.

Exemplo 1: Me de todos os equipamentos do petrucci. Eu vou tocar, e vai sair do caralho, tão bom quanto os 99999 vídeos do youtube de gringos ricos com mesa/musicman.

Agora, se o petrucci pegar esse equipo e tocar, o som vai sair muito melhor, mas agradável, mais firme, com mais presença e definição. Porque? Por causa da pegada dele. Mas e o timbre, vai ser diferente? Muito pouco diferente, a diferença só vai ser perceptível para os fãs do petrucci que já ouviram ele mesmo tocar 100 vezes, e conhecem bem a pegada dele.

Exemplo 2: Amp fender valvulado, guitarra fender strato, tube screamer. Na minha mão fica um som. Na mão do Srv fica um som 100% diferente. Ai sim, o timbre é absurdo de diferente. Porque? Porque a pegada do SRV influência no som dele.

Abraços.

conandrade
Veterano
# mai/09
· votar


rsf
o nome disso é Interpretação...o que não tem nada a ver com timbre...a interpretação poderá influenciar no timbre? sim, poderá..mas aí entra a nossa divergência, vc acha que essa influência é significativa a ponto de transformar algo ruim em algo bom, eu já acho que ela não faz milagres....

...Na minha opinião, o timbre não ficaria melhor, a interpretação é que faria com que eu não desse importancia ao timbre...mas na verdade, o timbre continuaria uma merda, sendo vc ou SRV tocando...
-

Pelo que entendi então, falamos da mesma coisa, com nomes diferentes :P, e aprendi algumas coisas contigo! Vc mesmo diz que a Interpretação influencia no timbre, tanto que vc diz que "vc não daria importancia ao timbre" pq alguem está executando de modo 'pro'!

Acho que a nossa divergencia ficou contida em "Quanto que isso influencia?", correto? Se sim...

Eu não acho que faça milagres. Como disse antes, o instrumento (equipamento) em si já tem um "potencial timbrístico" e cabe ao músico extrair esse potencial. Por isso, um músico mais "refinado" digamos assim, pode fazer uma Tonante soar direitinho.

Ao mesmo tempo, o Hendrix, lotava o single-coil da Fender com distorção e controlava aquilo como ngm nunca viu! Aquele timbre de Stratocaster que ele tira, até hoje é único! Ruim e ensurdecedor pra alguns; incomparável pra mim.

Essa "Interpretação" que vc menciona, está contida no resultado final do som, não é verdade?

Quando vc paleta de leve perto do braço, com a palheta mais envergada, o som sai mais suave. Quando vc faz o mesmo perto da ponte, o som é totalmente diferente. E isso é Timbre tambem, não é?

Sendo assim, por isso que acho que faz parte e influencia no timbre.

Levando em consideração a máxima extraída do Amir Chediak, que Timbre é Qualidade de Som.

Legal essa discussão rsf! Desculpa aí se dei uma de prepotente ou qualquer coisa assim. To aqui pra aprender!

[]´s!

Dogs2
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dogs2
· votar


kairi
Aqui está um vídeo para vocês concluirem, se o timbre vem do equipamento ou da pegada:

nossa... não tem essa de "isso OU aquilo", a pegada influencia o timbre TAMBÉM, assim como o equipamento TAMBÉM influencia, talvez numa parcela muito maior que a pegada, dependendo do caso.

rsf
Imaginemos que o SRV está vivo...e eu enfie goela abaixo do SRV uma determinada guitarra e um determinado ampli, ambos uma bela de uma merda....
la pergunta: Que timbre vc acha que ele tiraria? Um timbre maravilhoso já que ele possue uma pegada maravilhosa? Se sua tese está correta, a resposta é afirmativa.


O que é um timbre bom? Isso é uma coisa subjetiva e que todo mundo do fórum pôs na cabeça que tem critério absoluto pra se avaliar isso. Depende muito do objetivo que o artista quer... já vi o Mike Oldfield com timbres de guitarra que mais pareciam teclado de tão plásticos, mas no contexto da música ficou perfeito, era a idéia dele esse timbre... aí vc vai falar "não, o timbre tá muito plástico, tá uma droga"? E se o cara quiser tocar um hard rock com um timbre "plástico" porque acho que fica bom, vai ficar "ruim" por quê? Porque vc foi condicionado ou porque esse timbre é absolutamente uma droga, por alguma explicação física ou musical?
Aí vc me diz "então pega uma Tonante e grava uma música com ela"... mas e se eu achasse, pra determinada música minha, o timbre da Tonante mais conveniente que o da Gibson?
Todo instrumentista é muito criterioso com o timbre, mas nos guitarristas isso virou quase uma seita. E é tão subjetivo que muitos aqui, na falta do que criticar, ouvem a música de uma pessoa e pra não falar que achou perfeito, vai e reclama do timbre: é a brecha que sobrou, dos critérios, pra poder fazer alguma crítica.
E voltando ao assunto, a pegada influencia suficientemente no timbre, principalmente a pegada da mão direita. Isso nem precisa de teoria pra justificar, basta vc fazer o teste que eu disse no meu post passado e ouvir.

rsf
Veterano
# mai/09 · Editado por: rsf
· votar


Dogs2
timbre bom é um timbre que tem qualidade sonora, se vc vai gostar ou não é outra coisa...mas timbre com qualidade sonora somente é possivel com bons equipamentos...graves, medios e agudos bem definidos e que respondem as variações e combinações e blá,blá,blá..... isso é objetivo, o que é subjetivo é se o resultado cairá no seu gosto ou não...

Aí vc me diz "então pega uma Tonante e grava uma música com ela"... mas e se eu achasse, pra determinada música minha, o timbre da Tonante mais conveniente que o da Gibson?

seu exemplo não dá para levar a sério..mas mesmo assim respondo a vc...se vc prefere o timbre da tonante ao da gibson, tudo bem...cada um cada um...mas, de novo, não é isso que este tópico se propõe a discutir...ou seja não estamos discutindo se vc prefere uma tonante a uma gibson....hehehehehee


voltando ao assunto, a pegada influencia suficientemente no timbre, principalmente a pegada da mão direita. Isso nem precisa de teoria pra justificar, basta vc fazer o teste que eu disse no meu post passado e ouvir.

Cara, vamos fazer um exercicio de abstração..

imagine que temos uma determinada guitarra e um determinado amplificador. Imaginemos que esse amplificador possui uma série de gavetas...em cada gaveta dessas o amplificador guarda um tipo especifico de sonoridade, considerando a combinação guitarra/ampli utilizados no nosso teste. Na gaveta 1, guarda o som que aquele amplificador especificamente com aquela guitarra produz quando vc palheta forte; na gaveta 2, ele guarda o som para palhetada suave, e assim sucessivamente... Os sons que estão nessas gavetas são imutáveis porque são os sons produzidos por aquele amplificador em razão de sua construção e circuitos, válvulas e afins..
Chegou até aqui?
Então...vc pega a guitarra e toca...como vc toca melhor do que eu vc irá abrir um maior número dessas gavetas, talvez todas, utilizando esse ampli no máximo da sua capacidade.. Aí, chega a minha vez de tocar...e eu, por conta da minha incapacidade, apenas abro uma ou duas dessas gavetas...subutilizando, por isso, o nosso ampli imaginário... O que eu quero dizer com isso?
quero dizer que a pegada (jeito de tocar) irá diferenciar no nosso teste, é que vc irá utilizar a potencialidade dessa guitarra e desse ampli muito mais do que eu..mas o timbre que vc irá tirar será o mesmo que o meu, porque toda a vez que vc palhetar forte produzirá o mesmo som que eu quando eu palhetar forte, já que esse é o som que a aquela guitarra e aquele ampli pruduzem nessa circunstância...os sons que estão nas "gavetas" são imutáveis, porque são os sons que aquele amplificador com aquela guitarra podem produzir..toda a vez que alguém palhetar forte, aquele amplificador especifico irá produzir aquele som..ele não irá produzir outro som, simplesmente pq a construção, o circuito e o escambau não permitem..se ele é um fender ele não irá produzir um som com caracteristica diferentes se não aquelas para o qual foi produzido, mesmo que a sua pegada seja hipersuper fuderosa...Mas e se o seu amplificador for uma merda? bom, nesse caso,o que vc acha que as gavetas do seu amplificador de merda guardam?

Penta_Blues
Moderador
# mai/09
· votar


Boa tarde!!!

rsf
Bem, já que o som vem destas "gavetas" e para que saia o som vc tem que ter habilidade para abrir tais "gavetas", podemos concluir que o timbre vem mesmo da pegada (ou capacidade para abrir as gavetas) pois do contrário, ou seja sem pegada, vc não terá som.
Valeu!!!

rsf
Veterano
# mai/09 · Editado por: rsf
· votar


Penta_Blues

Boa tarde!!!

não. o som virá igual...o que fará a diferença é que se a pegada for boa ouviremos musica, se for ruim..bom, nesse caso..acho que não preciso descrever o que ouviremos...
não esqueça, penta, que a discussão é sobre pegada e timbre, e não musicalidade...hehehehehe

Dogs2
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dogs2
· votar


rsf
graves, medios e agudos bem definidos

Ah certo, a definição, isso é um detalhe que eu realmente me esqueci hahaha
Tô aqui pra errar também

seu exemplo não dá para levar a sério..mas mesmo assim respondo a vc...se vc prefere o timbre da tonante ao da gibson, tudo bem...cada um cada um...

Quem disse que eu prefiro? E se eu realmente preferisse?

imagine que um determinado amplificador possui uma série de gavetas...em cada gaveta dessas o amplificador guarda um tipo especifico de sonoridade. Na gaveta 1, guarda o som que aquele amplificador especificamente produz quando vc palheta forte; na gaveta 2, ele guarda o som para palhetada suave, e assim sucessivamente... Os sons que estão nessas gavetas são imutáveis porque são os sons produzidos por aquele amplificador em razão de sua construção e circuitos, válvulas e afins..
Chegou até aqui?
Então...vc pega a guitarra e toca...como vc toca melhor do que eu vc irá abrir um maior número dessas gavetas, talvez todas, utilizando esse ampli no máximo da sua capacidade.. Aí, chega a minha vez de tocar...e eu, por conta da minha incapacidade, apenas abro uma ou duas dessas gavetas...subutilizando, por isso, o nosso ampli imaginário... O que eu quero dizer com isso?
quero dizer que a pegada (jeito de tocar) irá diferenciar no nosso teste, é que vc irá utilizar a potencialidade desse ampli muito mais do que eu..mas o timbre que vc irá tirar será o mesmo que o meu, porque toda a vez que vc palhetar forte produzirá o mesmo som que eu quando eu palhetar forte, já que esse é o som que o ampli pruduz nessa circunstância...os sons que estão nas "gavetas" são imutáveis, porque são os sons que aquele amplificador pode produzir..toda a vez que alguém palhetar forte, aquele amplificador especifico irá produzir aquele som..ele não irá produzir outro som, simplesmente pq a construção, o circuito e o escambau não permitem..se ele é um fender ele não irá produzir um som com caracteristica diferentes que não aquelas para o qual foi produzido, mesmo que a sua pegada seja hipersuper fuderosa...


AAAAAAAHHHHHH entendi
Antes de tudo obrigado pelos esclarecimentos
Mas o que esse seu exemplo denotou é (principalmente) que o termo "pegada" é muito indefinido, não permitindo fazer qualquer tipo de afirmação como "o timbre vem da pegada".
Uma palhetada, ao menos pra mim, já tá incluída na pegada, pois tem "n" formas de se palhetar, então quando vc fala "toda a vez que vc palhetar forte produzirá o mesmo som que eu quando eu palhetar forte" é como se fosse "se sua pegada da palheta for da mesma forma que a minha, vai produzir um som igual".
Eu acabei por me lembrar que uma amiga minha que faz violão clássico disse que o professor dela reconhece com qual dedo ela tá tocando, sem ele precisar olhar pro dedo (claro) e sem saber do dedilhado, mas agora não sei se isso é uma limitação técnica dela (o fato do som não sair homogêneo) ou se é porque cada dedo é pra tirar realmente um timbre diferente. Na viola as cordas tem timbres bem discrepantes entre si ao ponto de alguns compositores pedirem pra fulano tocar só "sobre a corda tal", pra caracterizar o timbre. Mas isso também se deve ao fato da viola não ser "equalizável", não ter um amp... agora, com instrumentos como a guitarra é um pouco mais complicado, mas a questão pelo jeito é "quanto a pegada influencia" ou "o que é pegada"

rsf
Veterano
# mai/09 · Editado por: rsf
· votar


Dogs2

"o que é pegada"
Esse de fato é um problema..dizem os pensadores que, para um bom debate, primeiramente faz-se necessário definir o que se irá discutir..
No caso desse tópico, parece, como vc bem lembrou, a definição não está suficientemente clara..O zero zen já havia comentado sobre isso em um post lá atrás...
mas enfim..eu, certo ou errado, defino "pegada" como jeito de tocar.. O próprio Penta Blues em um outro tópico definiu assim pegada:

Se eu pudesse descrever "pegada" como um verbete de dicionário, diria o seguinte:
Pegada: sf - Gíria utilizada para definir a maneira particular com que cada guitarrista empunha e manuseia sua guitarra.
Pra mim, enquanto tentar se dar um significado de adjetivo ao termo "pegada" nunca haverá uma definição coerente ou precisa já que existem inúmeros guitarristas de excepcional "pegada" mas com estilos e gêneros musicais completamente diferentes.
Portanto, prefiro que o termo seja um substantivo, pois não diz nem que é pior nem melhor que qualquer um. Todos possuem "pegada"; uns produzem timbres melhores, outros piores mas todos a tem.
Valeu!!!


mas, enfim, resumindo..
para mim a "pegada" vai determinar se o cara toca bem ou mal...independentemente do equipamento...se ele tiver um bom equipamento vai tirar um timbre bom (a não ser que ele não saiba timbrar), se tiver um equipamento ruim, vai tirar um timbre ruim (mesmo que ele saiba timbrar). Não acredito que um guitarrista com uma otima pegada possa transformar um equipamento ruim em um equipamento bom...o máximo que irá acontecer é que a execução será mais digerível...só isso..mas o timbre continuará uma merda..
Acho uma visão romantica na forma e equivocada no conteudo achar que a pegada resolve tudo...por isso sou da turma que acha que quanto melhor vc tocar, melhor deverá ser seu equipamento.Nesse sentido, se voce gosta e se dedica à guitarra, tenha sempre o melhor equipamento que o seu dinheiro puder comprar. Sabemos que para tocar bem vc precisa de algum punhado de anos desenvolvendo suas técnicas...exercicios entediantes, dedos doloridos, descrença e frustração, quando os seus dedos dão a impressão de que não irão superar certos desafios.... e depois de todo esse sacrificio vc decide, romanticamente, exercitar sua técnica em um equipamento meia-boca, por achar que pegada é tudo...Com certeza o sujeito irá jogar no lixo boa parte da sua capacidade, já que o equipamento não conseguirá reproduzir com qualidade o que vc suou tanto para desenvolver e tampouco a sua pegada irá superar boa parte das limitações impostas pela falta de qualidade do equipamento.

Sei lá, não acho isso muito inteligente..mas cada um, cada um....

Zero Zen
Veterano
# mai/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Dogs2

Mas o que esse seu exemplo denotou é (principalmente) que o termo "pegada" é muito indefinido, não permitindo fazer qualquer tipo de afirmação como "o timbre vem da pegada".

Não vale copiar os argumentos alheios sem indicar a fonte !

Exijo que respeitem os meus direitos autorais ! heheheheh

Este debate não vai nos levar a lugar algum, pois alguns atribuem à "pegada", poderes e capacidades que esta não tem. Além do mais, a famosa "pegada" sequer é entendida pelos debatedores como a mesma entidade, a mesma coisa !

Cada um acha que ela faz alguma coisa pelo timbre do pobre guitarrista. E todos estão certos e errados, pois para cada um de nós a pegada é algo diferente. Ela é quase onipresente na atuação do instrumentista de qualidade.

Só para acalorar o debate mais um tantinho, eu poderia utilizar o termo "pegada" como sinônimo de bom gosto na execução, por exemplo, quando o guitarrista, ciente das qualidades e deficiências de seu equipamento, procura utilizá-lo da melhor forma possível, salientando as qualidades e minimizando os defeitos.

O conjunto amp e guitarra tem muitos agudos e boa definição, então vamos fazer bases e "riffs" e minimizar os solos e "leads" para esconder o timbre abelha.

O meu set tem timbre gordo e abafado, dá-lhe "leads" e melodias.

Nestes casos o timbre será absolutamente igual ao de qualquer outro guitarrista que usar o mesmo equipo, mas alguém menos habilitado vai agradar menos (suponho), pela utilização equivocada das valências do equipamento.

Para alguns isto pode ser efeito da "pegada", para mim é apenas bom senso, bom gosto...

T+.

rsf
Veterano
# mai/09 · Editado por: rsf
· votar


Zero Zen

Só para acalorar o debate mais um tantinho, eu poderia utilizar o termo "pegada" como sinônimo de bom gosto na execução, por exemplo, quando o guitarrista, ciente das qualidades e deficiências de seu equipamento, procura utilizá-lo da melhor forma possível, salientando as qualidades e minimizando os defeitos.

dando seguimento a seu tantinho de acaloramento à discussão..
e dando vazão a essa hipótese que vc mencionou....

quando ouço um guitarrista preparo instintivamente meus ouvidos para três coisas:
1) pegada (jeito de tocar, maneira de interagir com o instrumento, que é algo personalissimo e instransferivel);
2) execução - a maneira como o guitarrista, utilizando-se de sua pegada e de seu equipamento, interpreta determinada obra;
3) timbre (resultado sonoro da combinação de equipamentos utilizados durante a execução).

a interação dessas tres coisas é que vai me fazer valorar o que estou ouvindo.....se uma ou mais dessas tres coisas estiver "torta", falha ou inexistir (no caso da pegada), minha avaliação já não será muito favorável ao cidadão.....hehehe

acho que pegada é algo inerente ao guitarrista, cada um tem a sua, a qual não pode ser "mudada", é como certas caracteristicas da personalidade..vc nasce e morre com elas...mesmo com anos a fio de terapia..hehehehe....já a execução, é onde cabe o que vc falou..coisas como bom senso e bom gosto..
resumindo, concordo com vc..hehehehehe

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


"timbre está nos equipamentos

técnica e pegada é q estão nos dedos"

Pronto, já podem fechar o tópico

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


Guguminator
Não fecharam cara. :\

GuitarHome
Veterano
# mai/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


"timbre está nos equipamentos

técnica e pegada é q estão nos dedos"

Pronto, já podem fechar o tópico


Eu e muitos guitarristas profissionais/não profissionais não pensamos assim, não fale achando que é o dono da verdade. Se quiser falar achando que é o dono da verdade prove fisicamente tal fato.
Sem mais,
abraço!

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


GuitarHome
É isso ai.

Sub_Zero
Veterano
# mai/09
· votar


Acredito que a pegada interfere bastante no timbre sim, mas ela não vai fazer milagres. Lembro que quando tinha um meteoro nitrous de 15 rms e uma memphis mg 32 um amigo meu que toca pra caramba veio aqui em casa tirar um som. Fiquei abobado com o som que ele conseguia tirar, era muito melhor do que o que eu tirava do equipamento.
O negócio é que a pegada faz com que vc consiga extrair o máximo que o equipamento pode oferecer, mas é claro que ela vai estar limitada a qualidade dos equips. Por isso que há muitas pessoas aí tirando som profissional de equips medianos.

kairi
Veterano
# mai/09
· votar


Sub_Zero
A prova disso é quando eu toco num violão foda... o som é horrível...

Dai vem um amigo meu e toca num violão pior... e o som é lindo.

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


GuitarHome

Timbre vem do equipo, mãos não tem válvula, não tem falantes de 12", não tem pedais electro-harmonix.

Por exemplo, pega os vídeos de cover do Gustavo Guerra de Satriani e me fala se o timbre dessa gravação com Satriani tocando com equipos 'ruins' tá mais perto do timbre dos cd's do que dos covers do Gustavo...

GuitarHome
Veterano
# mai/09
· votar


Timbre vem do equipo, mãos não tem válvula, não tem falantes de 12", não tem pedais electro-harmonix.
Na minha opinião, e na opinião do próprio Satriani a pegada INFLUÊNCIA sim no timbre. Quando eu digo isso, eu não digo que o timbre vem da pegada, jamais, e sim que INFLUÊNCIA no timbre final.

Alias, posta esse video ae, não sabia que ele havia tocado com o satch.

zoso
Veterano
# mai/09
· votar


Realmente muito foda...












... o cartaz de stairway to heaven do led atrás.

Guguminator
Veterano
# mai/09
· votar


n toca com o satch não, é só cover

A pegada influencia, é claro, mais muito menos do que os equipos e a técnica

GuitarHome
Veterano
# mai/09
· votar


A pegada influencia, é claro, mais muito menos do que os equipos e a técnica
Muito mais que técnica, muito mesmo. Do que adianta um guitarrista técnico que só frita frita e não tem pegada?? Nossa eu não consigo assistir um video no youtube assim, me da nojo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Debate: Timbre vem da mão, dedos e pegada.