Autor |
Mensagem |
Slash Silva Veterano |
# jul/09
· votar
Espetinho
Fiz por alto um orçamento baseado na tabela de preços que você passou e descobri que vou conseguir montar a minha Les Paul por mais ou menos R$ 1.900,00, o mais interessante é que escolhi captadores Seymour Duncan Slash da tabela. Antes estava pensando em pegar uma Condor que tem no mercado livre por R$ 1.699,00 + Frete, sendo que a mesma não possui esses captadores seymour duncan e a marcação da escala é retangular e não trapezoidal como as Gibsons originais. A madeira orcei pelo site do Ronay e calculei mais ou menos R$ 225,00 + Frete. Aguardo a tabela de preços de madeiras que você prometeu. Abraço!
|
Jânio F. Lira Veterano |
# jul/09
· votar
Valter
Você já me sujeriu o cedro para o corpo com o louro vermelho/faia para o top. Que outras combinações também seriam interessantes ou mais apropriadaas com essas madeiras que encontrei: ébano, pinho e imbuia além, claro, do cedro e do louro vermelho/faia? Epara o braço, que outras eu poderia usar, além do cedro? Mais uma coisa: se eu comprar a madeira já plainada, quais seriam as medidas exatas para o corpo e o top (les paul)? Como não tenho as ferramentas adequadas, prefiro pagar um pouco mais para já ter a madeira na medida certa para a colagem, me preocupando assim apenas com o abaulamento do top. Se possível me informe também as medidas para a madeira do braço. Desde já agradeço sua atenção.
|
thiagome Veterano |
# jul/09
· votar
Jânio F. Lira eu também estou fazendo uma les paul e o Valter me passou as medidas de 3 cm para o corpo e 1,7 cm para o top. como de 1,5 mm a 2 mm sairão no lixamento, o total seria de 3 + 1,7 = 4,7 - 0,2 = 4,5 cm, que é a espessura padrão para a maioria dos corpos de guitarra.
Espetinho aproveitando o gancho, essa medida padrão de 4,5 cm para a maioria dos corpos de guitarras é devido a questões "estéticas" digamos assim ou existe algum cálculo para isso? sempre tive essa curiosidade.
|
rafaeltlg Veterano |
# jul/09
· votar
Eae galera! estou com muita vontade de entrar neste projeto! e estou aprendendo muito com vcs! Pretendo fazer uma strato com um hb na ponte... Por favor me ajudem! que espessura a madeira deve ter quando estiver com acabamento? 1cm a mais da medida seria ideal pra mim dar acabamento? ela será sem top...
|
Jânio F. Lira Veterano |
# jul/09
· votar
Valter
Essa marca de tupia é boa?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92167586-tupia-manual-220v-c-fr esa-35pcsuper-preco-_JM
Já te perguntei sobre a ferramenta baixo mas queria apenas mais uma informação: ela é suficiente para realizar todos os processos relacionados com a construção de um instrumento (corte, lixar, etc) ou ainda faltaria mais alguma coisa?
http://www.comprafacil.com.br/comprafacil/pages/viewProduct.jsf?VP=Oec aDwAQoDfryJlcgDwCTiFgK5qfXsSH&VPP=SERRA+MULTI+FUNCAO+6+EM+1+COM+MOTOR+ MF+TLM+FERRARI
Obrigado.
|
Jânio F. Lira Veterano |
# jul/09
· votar
thiagome
Olá amigo. Obrigado pela informação mas o que eu queria saber é se eu adquirir peças de madeira já plainadas, com que dimensões eu deveria compra-las para no total ter a medida correta? Também gostaria de saber quais seriam as medidas de largura e comprimento adequadas para a Les Paul? Devo deixar uma boa sobra ou é melhor (e mais econômico) comprar medidas o mais próximas possível do tamanho do corpo? Até mais.
|
thiagome Veterano |
# jul/09
· votar
Jânio F. Lira
estava vendo aqui as plantas que o Valter mandou, e o corpo da lespaul teria 33,05cm de largura por 43,8cm de comprimento. entao uma prancha (ou duas, no caso do top) de 40cm x 50cm seriam suficientes, respeitando a espessura final passada pelo Valter (3cm p corpo e 1,7 p top).
no caso do braço, vi aqui que seria 8cm de largura (incluindo o headstock) por 66,7cm de comprimento (incluindo o tenon, q eh a junção do braço com o corpo (área de colagem)). entao uma prancha de 10cm x 70 cm seriam suficientes. pelo q vi, teria q ser pelo menos 4cm de espessura por causa do entalhe do tróculo.
p escala seria 5,7cm de largura p 46,8cm de comprimento. entao uma peça d 6cm x 50cm seria suficientes, com espessura d 0,7cm ou 0,8cm, para q no abaulamento fique c 0,5cm ou 0,6 cm.
o q tenho notado eh q, nao sei se em todas as madeireiras e nem em todos os estados, normalmente as peças brutas vem com 20cm ou 40cm de largura p 4cm ou 7cm de espessura. ae eh a questao de escolher a peça q tenha mais material para q na plainagem chegue a espessura desejada (ex, uma strato d 4,5cm de espessura, nao poderia ser escolhida uma prancha d 4 cm, teria q ser uma d 7cm e plainar ateh os 4,5cm a 4,7cm).
o Valter podera estar passando mais alguma dica e corrigindo minhas informaçoes, caso tenha me equivocado em algo :P
|
PedroA Veterano |
# jul/09
· votar
ALguem ja começou a moldar o corpo?? To ancioso aki rsrsrsrs mas so posso mexer no fim de semana... vlw
|
thiagome Veterano |
# jul/09
· votar
PedroA eu tb soh vou poder mexer no fds... e ainda tenho q ir atrás da madeira p top....
|
PedroA Veterano |
# jul/09
· votar
thiagome putz cara madeira pro top é fod... ainda se for "decorado" Curiosidade: seria possivel usar marfim???
|
thiagome Veterano |
# jul/09
· votar
PedroA eu devo usar corpo de cedro-rosa c top em marupá (caixeta), mais por questões d sonoridade msm... agora acho q deve dar p usar marfim sim, ateh pq sempre ouvi q ele remete ao maple, entao deve ficar legal c uma madeira c o timbre mais p médio-grave (tipo o próprio marupá) p dar uma equilibrada.
|
toty Veterano |
# jul/09
· votar
PedroA thiagome ja cortei o corpo no formato e dei as primeiras lixadas basica...
|
thiagome Veterano |
# jul/09
· votar
toty pow legal cara se puder postar umas fotos depois vai dar uma animada na galera!
|
toty Veterano |
# jul/09 · Editado por: toty
· votar
thiagome até fim de semana eu posto.... Vc já enviou o resumo do curso e o projeto...?
|
thiagome Veterano |
# jul/09
· votar
toty enviei sim. p resumo eu fui relendo as aulas e explicando c minhas palavras o q havia entendido.
p projeto dividi peguei as semanas q o Valter havia passado para cada etapa e marquei as datas d inicio e fim pelos dias q posso trab (no caso fds). p as peças, fui pegando os preços pela tabela do Valter.
se precisar d ajuda eh soh falar.
|
toty Veterano |
# jul/09
· votar
thiagome na verdade minha pergunta foi mais, pra te lembrar mesmo ( caso vc tivesse esquecido).
|
thiagome Veterano |
# jul/09
· votar
toty valeu!!
|
toty Veterano |
# jul/09
· votar
thiagome vc está fazendo uma lespa? muito massa ..
|
nowstartaband Veterano |
# jul/09
· votar
Espetinho
Te mandei um e-mail, pelo e-mail que uso: hijudelennon@gmail.com e te adicionei no msn que uso: pyrostifler_mags@walla.com Te agradeço muito pela oportunidade, estou muito ansioso!
|
thiagome Veterano |
# jul/09
· votar
toty isso tow fazendo uma lespa. como jah tinha feito um corpo p uma strato, resolvi partir p um projeto mais "ousado" rsrs.
|
toty Veterano |
· votar
editei* para ñ parecer msn...
|
thiagome Veterano |
# jul/09
· votar
toty tirando a parte de acabamento e ferramentas q terei q adquirar e usando captadores nacionais (kent armstrong) 750,00 em média.
|
toty Veterano |
# jul/09
· votar
thiagome caraca... e eu chorando pq vou gastar 400 pila...:(
|
thiagome Veterano |
# jul/09
· votar
toty pow acho q dependendo do modelo 400 pilas tah um bom preço. acho q strato e tele tem mais opções de peças q p lespa (acho). vc vai costruir qual modelo?
|
toty Veterano |
· votar
thiagome Essa!!!*
edit*, ou algo parecido, pq não tenho planta dela, então tá na raça mesmo...
|
diogorock Veterano |
# jul/09
· votar
oxe
o meu orçamento deu em torno de uns 300k...isso sem contar as madeiras, lixas e serviços terceirizados...
A minha será uma explorer...só q vou ficar mais atrasado q o pessoal pq viajarei na semana q vem, e só volto no começo de Agosto...
Qndo chegar vai ser uma correria danada pra recuperar o tempo perdido hehehehe
PS: mas sempre estarei acompanhando as aulas e postando no tópico, pra ficar inteirado do assunto!!!
|
faithfull Veterano |
# jul/09
· votar
Como eu faco pra receber o que ja foi postado do curso, por que a planilha por exemplo ja nao esta mais disponivel no 4shared...Obrigado!
|
Valter Bergamo Veterano |
# jul/09
· votar
Slash Silva
Passo sim...é que nao senti muita certeza na primeira loja..mas tenho uma segunda que vou fazer um pedido..para verificar a qualidade da madeira..
OK
|
Valter Bergamo Veterano |
# jul/09
· votar
Jânio F. Lira
PAra seu modelo..essa mesmo.. o pinus não é "usavel" para instrumentos..apenas o Pinheiro do Paraná..ou Pinho do Paraná..
O ébano e imbuia são usados para a escala..
As medidas.. voce pode usar a planta como referencia para o comprimento e largura, deixando de 1 a 2 cm de folga..
Para a espessura caso voce for fazer a LesPaul, deve usar as seguintes espessuras..
Corpo 4,7 cm e top deve ter os 1,7 cm mesmo..essas medias já com a madeira aplainada..pois tem uma folga ai de 1,5 a 2 mm poeque o modelo Lespaul tem os 4,5 cm de corpo e 1,6 de top no modelo original...
thiagome
Me perdoe é porqueentendi que voce queria deixar a madeira com 4,5 cm..mas pelo que vi seu modelo é uma LP também... dai vc tem que ver se não encontrar a madeira com 4,5 para o corpo..pode fazer o seguinte.. deixar ela mais fina..mas ficaria feia....nos temos que conversar..OK
|
thiagome Veterano |
# jul/09
· votar
toty pow mt show o modelo da guita! tenho certeza q ficará mt boa! vc fez a planta c aquele esquema q o Valter passou usando a foto? pq essa parece q tah num bom ângulo.
|