Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
toty
Veterano
# jun/09
· votar

Perfeito os catalagos...
É só encontrar o que precisa

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

HOJE JUNTO COM A AULA 9 EU PASSO OS PREÇOS TB.

fabãorenato
Veterano
# jun/09 · Editado por: fabãorenato
· votar

Espetinho

Olá Valter, saca só. Eu quero uma fretsaw. Acredito que seja uma ferramenta insubstituível para o quesito precisão. A tal serra faca, que vi outro dia desses um mortal (não era luthier) usando para cortar a mão da guitarra na angulação que ele tinha decidido. Eu até pensei em usAr a tico tico, mas a precisão seria bem menor.
Eu não tenho tupia, mas tenho uma miniretífica, a qual eu irei usar para fazer algumas cavidades, mesmo que demore mais que se usasse uma tupia. O problema é que não conheço nenhum marceneiro, e até poderia procurar por algum, mas se o cara fizer algo com erro? Aqui no fórum um colega, o KIKI, fez uma telecaster, e ele mesmo mostrou alguns erros de precisão no encaixe do braço com o corpo. Agora eu pergunto: como obter uma melhor precisão, se os moldes não são exatamente o desenho da guitarra. Vai ter que ser no feeling mesmo, indo aos poucos para fazer o acabamento do encaixe?
Agora, ainda com ferramentas, eu tenho alguns grampos sargentos. Tenho aqueles de rosca. Nas minhas contas tenho um grande cinza, e uns 4 ou 5 menores. Eu precisaria comprar mais sargentos? Vi outro dia desses um sargento daqueles se ser o de rosca, ao meu ver grande (deveria ter uns 50 cm no mínimo) por 60 reais. E em vários sites de luthier vejo que se usa muito desses. Se eu for comprar 10 deles irão áí uns 600 reais só de sargento! Essa minha dúvida é por conta da colagem da escala com o braço. Eu tive pensando nesse processo em colocar duas madeiras de cada lado das peças a serem coladas para que seja melhor distribuída a força dos grampos. Isso procede?

Em relação a fret saw, eu n tenho cartão internacional para fazer a compra, e como vc viabilizaria a compra de alguns materiais e ferramentas eu te pergunto como faço para obter essas serras? Ah! A base de corte da serra-traste, vc tem um projeto certo? Pode me enviar?
Eu pretendo comprar nesse próximo mês (julho) essas serras e as madeiras e as tábuas para o molde. Tudo vai depender da minha planilha de gastos...cara gaste um bocado em fortaleza rsrsrs....mas era lua de mel.
Ainda nã imprimi o molde da minha teleca, pois tenho uma outra dúvida: eu lhe enviei alguns moldes em .dwg. Acontece que em casa eu instalei um cad e quando abro o arquivo vejo o desenho do tamanho da palavra "desenho" aqui escrita, sacou? Como saber se o desenho está no tamanho 1:1? Desculpe essa pergunta pq sei usar o cad como a maioria dos brasileiros sabem falar mandarim!
Volto a repetir, que em setembro terei 15 dias de férias concomitantemente com a faculdade e irei me dedicar a este projeto esses 15 dias.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

fabãorenato

Use um serrote reto ou arco de serra para o corte do braço.
Não....o encaixe do braço é feito depois do braço pronto..onde é feito o risco para o corte...o molde como falei anteriormente é so para o formato.. As cavidades são feitas atravez de calculos.
Para a colagem não pe necessário muitos sargentos.. Uma forma mais barata e eficiente e a construção de uma prensa com barra roscada grossa e porcas.. Vou ensinar a fazer....sai por volta de 10,00 uma prensa para a colagem da escala

A minha base eu mesmo fiz.. Passo sim o projeto... Vou passar pro pessoal....caso não tenha o cartão internacional..posso fazer o pedido pra vc e mando entregar no seu endereço....Apenas precisaria do deposito antecipado. Pois ainda não tenho o site pronto...vou disponibilizar pagamento atravez de cartão de crédito tb.

Quanto a planta pode medir (usar a régua do programa)...caso não saia no tamanho real...pode imprimir o mais proximo e acertar com tecnicas de transferencia de escala que vou passar na aula de hoje...Mas lembre..se preocupe com os moldes apenas para os formatos...do corpo e headstock, a escala e demais peças são feitos atravez de calculos e traçagem.

Parabens pelo casamento...Ate+

Anderson Grant
Veterano
# jun/09
· votar

Galera,

a serra para abertura dos slots dos trastes é vendida pela MusicTools, entrem em http://www.musictools.com.br/ que tem um email lá para contato. Custa R$ 65,00. No meu caso comprei na Stewmac mesmo porque comprei outras coisas também mas fica ai a dica. A musictools tem várias ferramentas para luthieria.

Diino
Veterano
# jun/09 · Editado por: Diino
· votar

Espetinho

cara a parte da 'contrução do braço'... vc acha que um neckthrough é mais fácil de ser construido do que o set neck ou colado? tendo em vista a precisão que tem que ter no corte e furagem no corpo e braço? (sempre sobra ou falta uns mm) isso pode ocasionar erro.
com o inteiriço a ponte seria colocada no braço, ja que ele vai ate o final, não é?
o que vc acha?

pra que que serve aquela chave PRS 5 pos.?

aquele pot duplo (estilo pedal metalzone) é do interesse. vc teria ele em acrílico?

abç!

fabãorenato
Veterano
# jun/09
· votar

Uma outra dúvida. Vou verificar com o fabricante dos captadores se eles fazem o modelo que eu quero preparado par atelecaster, pois a base é diferente dos singles para estrato, o qual este modelo que eu quero foi criado. Eu pergunto se há alguma maneira de adaptar um cap de strato para telecaster. Pergunto isto, pois a ponte que eu encontrei é daquelas mais tradicionais as quais o cap da ponte fica preso na mesma por 3 parafusos que regulam a altura deste tb e é diferente dos preparados para stratocaster. Sei que seria um tabalho a menos pegar logo um conjunt o para tele, mas eu gostei dos screaming blues, e são baratos

fabãorenato
Veterano
# jun/09
· votar

Uma outra coisa. Eu encontrei neste sítio http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-6320-Traste_Jim_ Dunlop_Jumbo_GT20_6110

Trastes com 61 centímetros de comprimento. Devo comprar quantos? 3

fabãorenato
Veterano
# jun/09
· votar

Mais outra coisa. A madeireira que devo comprar as madeiras trabalha com boas madeiras, e é muito grande. Eu ainda não fui até lá, mas quem for do Rio, ou não, pode procurar. É em Ramos na Rua Uranos, vou procurar o número

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

fabãorenato

Se voce está construindo a guitarra, é perfeitamente possivel.
É só fazer as furações para o captador que voce tem, pois a parte de cima, que fica na ponte é igual.

OK

Os trastes serão necessários 3 varetas mesmo, porem é bom vc comprar uma a mais para treinar.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

Diino

Aparentemente é mais fácil, porpém temos outros complicadores que o tornam pouco mais complicado. No caso de sempre ter erros, isso depende da sua ferramenta, habilidade, paciencia, etc...

"com o inteiriço a ponte seria colocada no braço, ja que ele vai ate o final, não é?

Mais ou menos isso."

A chave rotativa PRS 5 posições tem a mesma funcionalidade das chaves normais de 5 posições, porem num formato rotativo.

"aquele pot duplo (estilo pedal metalzone) é do interesse. vc teria ele em acrílico?

Não entendi qual potenciômetro...."

Diino
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho

o que pode vir a complicar a construção nesse estilo?

o pot duplo é aquele que é 2. um em cima pequeno e um embaixo grande.

abç!

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

Diino

Não é pot é Knob..ehehe
Por isso tava estranhando..
Em acrilico não..só Cromado, Dourado e Preto (cod NC003)

A construção de braço deste tipo dispensa uma atenção na colagem das laterais, onde será o corpo, uma maior precisão no aplainamento, colagem da escala, alem da dificuldade de se trabalhar com o instrumento quase que inteiro. sendo essa a maior dificuldade.

Soul Wyx
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho
Meu pai esta entrando de férias agora, e iremos iniciar o projeto.
Primeiro iremos fazer o molde em um Compensado. Para depois o corte do corpo.
E eu não entendi a parte "Preparar madeiras". Sendo que ainda não adquiri, estou esperando comprar.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

Soul Wyx

Vou explicar essa etapa na aula de hoje, e tambem o processo de corte.

OK

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

=== AULA 9 ====

AULA 9

A aula 9, descreve um pouco melhor a etapa de preparo da madeira e a construção do corpo em sua primeira fase.
Tem mais dois vídeos para baixarem....o video 9 e o 10.

Quem tiver a madeira em mãos pode iniciar a fase 1 da construção do corpo, deixando apenas as cavidades dos captadores, ponte braço e parte elétrica para depois de construído o braço.
O link esta na ultima pagina da aula 9 para baixarem os videos.

Os vídeos que passei na aula 7 com esses dois, complementam a construção do corpo..
Tenham foco na construção do corpo....que são as etapas ate a nona do fluxograma da aula 8.

A partir de hoje temos até dia 27/07 (Fim de Julho) para o término do corpo (Fase 1), a data é estimada de acordo com o cronograma do curso, cada aluno terá um desempenho diferente, terminando antes ou depois, ficando a cargo do aluno porém o atraso pode comprometer o restante do curso.

Daí pra frente teremos 7 semanas para a confecção do braço completo, e mais 4 semanas para o acabamento.

Nesse período, estarei acompanhando melhor vocês nas atividades....porém estarei passando a matéria teórica... com detalhes de construção...e também postando aulas sobre ferramentas que podem ser feitas para facilitar os trabalhos com a construção do instrumento.
Com o surgimento de duvidas durante o período de construção, posso estar montando uma aula complementar.

Toda dúvida deve ser tirada antes, não arrisquem perder um trabalho por causa de pressa..lembrem---temos tempo suficiente para que todos concluam. E treinem bastante.

Quanto as madeiras, no que eu puder ajudar estou a disposição.
Porem peço que saiam a campo mais vezes..pesquisado preços, e ferramentas que julguem necessárias.

Passei a lista de alunos pra todos vocês....então fica mais fácil saber que esta perto na região, e qual modelo estão fazendo.
OK

Ate+ Pessoal.

Quanto as ferragens, peças...Estou passando também a lista de peças com o preço...o catalogo já passei também pra baixarem...
No catálogo não tem todos os itens, apenas os mais importantes.

Segue os links.

Catálogo - Nesher Jun 2009

Lista de Preço - JUN 2009

toty
Veterano
# jun/09
· votar

baixado...

Diino
Veterano
· votar

Espetinho

iaouehoiaeuh
me enganei.
mas de todo o jeito, vc teria o pot para estes knobs?

quanto a colagem do braço no corpo, tanto colado, parafusado, ou inteiriço, necessita de uma certa angulação, certo? (do braço em relação ao corpo) ou é em alguns tipos somente?
vc vai passar isso mais além?

o que são os "tacos" pra lixar?
tem pra vender em qlqr lugar?

braço inteiriço precisa de tensor?

abç!

toty
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho
Por favor tire uma duvida minha:

Bom. Eu comprei uma peça para o Corpo em cedro só que com 4cm e mais um pedaço para engrossar até chegar a 5cm...
Bom, como vc mencionou que quem tivesse a madeira já poderia ir cortando( para adiantar), o que deveria fazer? colar os dois pedaços ( se a resposta for sim, que cola seria a ideal?)

Diino
Veterano
· votar

edit.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

toty

Caso queira mesmo deixar com 5cm de espessura, vc deve primeiro plainar a prancha mais grossa, e medir qual a espessura que ela ficou.

Apos isso vc deve plainar a prancha menor ate que a soma das duas de 5cm...
Para colar voce pode utilizar cola de madeira (Amarela), tem umas da cascorez pra madeira que é branca.. na cola não tem muito segredo.

Voce tem que ter uma prensa para colar...pode levar na marcenaria e pedir pra colarem...ou em casa fazer uma prensa com barra roscada, porcas, arruela e algumas madeiras, não gasta muito.

OK
Caso decida fazer a colagem em casa, eu te passo uma esquema para fazer a prensa.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar

Diino

Os potenciometros não tenho. caso realmente queira posso dar uma pesquisada em outro lugar, ok.

Claro que o braço inteiriço tem tensor, não há diferença por isso.

Quanto a angulação, somente alguns modelos possuem.

Os tacos são qualquer peça de madeira que voce possa usar de suporte para a lixa, para não ter que lixar usando a mao como suporte, deixando irregularidades.

Vou passar algumas dicas tb.

Voce vai usar vários, de acordo com a necessidade, isso quem vai analisar é voce mesmo.

OK

toty
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho

Caso queira mesmo deixar com 5cm de espessura

Analizando a Meu projeto, isso é MUITO nescessário, ou 4 cm já daria uma boa expessura para o corpo?
I
OK
Caso decida fazer a colagem em casa, eu te passo uma esquema para fazer a prensa.

Si vc poder me mandar mesmo assim, com certeza ficaria muito mais agradecido...

diogorock
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho

vc n ia passar o esquema de deixar as plantas e as fotos das guitarras em tamanho real, para poder imprimir e fazer o molde?

Essa angulação do braço em relação ao corpo, n tem em nenhum dos modelos q o pessoal vai fazer?

James Root_xD
Veterano
# jun/09
· votar

Não to conseguindo descompactar o video 10...alguem sabe pq??

toty
Veterano
# jun/09
· votar

James Root_xD
Aqui "coiso" normalmente, só não abre pq aqui não tenho player para o formato...

fabãorenato
Veterano
# jun/09 · Editado por: fabãorenato
· votar

Espetinho
Olá Valter. Cara eu já tinha decidido pelas madeiras que eu iria usar, mas acontece que está brabo para encontrá-las. Eu encontrei Freijó e uma tábua de 30x5x100 (LxExC em cm) por 147 reais, e Marupá com as mesmas medidas por 130 reais.
Ele me passou o preço de Angelim-Pedra (que foi a única madeira que o cidadão da madeireira disse que tinha com a firmeza do Marfim) que não sei serve para o braço com as medidas 10x4x1cm por 25 reais. Eu fiz as contas e essa medida com Marupá sairia por 34 Reais. Essas medidas estão boas? No caso da madeira para o corpo está difícil encontar madeira com largura maior que 30 cm, vou ter que proceder uma colagem, por isso uma de 1m de comprimento.
Para a escala eu já tinha decidido por Ipo-cumaru, mas só encontrei o Ipê-Champanhe (ainda n vi o preço) será que este serve para a escala? Se tingir ficaria bom ou seria uma "falsificação". Desculpe estar ainda nessa etapa mas é pq eu pensei de já estar superada, mas aí a madeireira furou...o freijó só chega lá na primeira ou segunda semana de Julho.

Que tipo de fresa compro para a mini retífica e em q tipo de loja?Te mandei um email...a minha mini retífica é uma fort com 3 mandris diferentes.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

toty

Paso depois o esquema entao

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

diogorock

A angulação..as Lespaul tem.