Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

toty

Sem problemas..

É um resumo cmo suas proprias palavras da aula 1 ate a 9.
Quero saber o q cad um absorveu de conhecimento....

OK
No Word mesmo..minimo uma folha....

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

diogorock

O que vc não entendeu?

O arquivo que vc passo esta certo..vc ate coloco uma linha perto do nut com 43mm ....no segundo metodo se quizer nao precisa colocar os quadrados..já que vai imprimir e nao fazer a mão...

Apenas o desenho fico um pouco maior...de um zoom bem perto do nut e diminua um pouco a imagem...

PS. tb te passei o arquivo em CDR pronto ontem..
OK

Q coisa estou a disposição.

diogorock
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho

só agora eu vi q vc postou a planta da explorer hehehe...
Então minha dificuldade era em fazer os quadrados mesmo, como vc disse q n precisa....

Eu aproveitei e peguei aquela outra planta e tentei deixar na medida. Como ela já é um desenho a imagem talvez fique mais limpa na impressão.

Olha ai e me fala depois se posso imprimir essa, ou é melhor ficar com a q vc postou mesmo!!!

http://www.4shared.com/file/114645002/172441d/TESTEXPLORER2.html

VLW

GuitarDark
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho
eae tudo bem?

vim aqui pedir desculpa por ter sumido por algum tempo, mas vou continuar acompanhando, vou abrir meu e-mail e pegar o material que ainda não li e vou ler

só vim dar satisfação do meu sumiço mesmo e dizer que não desisti

vlw cara

abraços

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

GuitarDark

OK..
So fique atento ao material que pedi aos alunos...passei nos ultimos emails ...

toty
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho
por favor só confirme novamente a data limite, pra entregar o resumo...

gucrispim
Veterano
# jun/09 · Editado por: gucrispim
· votar

Espetinho
ressurgiu a possibilidade de continuar com meu projeto, mas para baratear vou fazer um lap steel.
qual seria uma madeira resistente para faze-lo? cheguei a conclusão de que a imbuia pode ser uma boa madeira para um lap steel. qual outra madeira poderia ser feito? de preferência uma madeira clara.
deve ser extremamente resistente já que não é usado tensor na construção.
vou aproveitar tarraxas, potenciometros, captador e jack que tenho aqui. acho que para comprar de hardware vai ser soh a ponte mesmo.

APOSTILA SOBRE PINTURA DE GUITARRA COM SPRAY
http://www.4shared.com/file/76442509/83e0e844/How_to_paint_your_Guitar .html?err=no-sess

Jânio F. Lira
Veterano
# jun/09
· votar

Saudações Valter

Encontrei em outro lugar essa madeira:

Lyptus - tábuas com 3,2 cm x 20 cm x 5,00 m

Mas lá só vende a tábua inteira. Minha pergunta é: que madeira é essa? Serve para alguma parte? Estou em busca de qualquer madeira que sirva para o propósito do curso, uma vez que ainda vou aprender a trabalhar com a mesma, não quero comprar madeira cara no momento mas quero adquirir madeiras apropriadas para o trabalho. Agradeço a ajuda.

Jânio

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

gucrispim

Caso queira fazer realmente isso, é por conta..não se encaixa no programa do curso.

OK
Não credito que terá muita redução de custos com isso.
Caso reaproveite o hardware.. o que teria que comprar a mais para fazer a guitarra seria o tensor.. que nao é caro....
Em questões de madeira e custos com preparo e corte serão os mesmos.

Pense nisso. Tem um material solicitado nas ultimas aulas que tem data limite para entrega.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

toty

É a data que passei no email.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

Jânio F. Lira

Eu vi esta madeira uma vez para venda também...é uma madeira que foi "criada" é a mistura genética de algumas espécies..

Não tive contato direto com ela..nao sei se sua trabalhabilidade é boa para instrumentos.. quanto a resistencia é indicada para o corpo apenas...
Para te falar se pode ser usada para o braço teria que fazer alguns testes nela.

Para maiores informações veja o site http://www.lyptus.com.br/
OK

gucrispim
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho
então o projeto de lap steel não necessita de tensor.
em compensação precisa ser uma madeira muito resistente, qual você acredita ser uma madeira apropriada?
o gasto com madeira também é muito reduzido, devido a dimensão do material necessário ser muitíssimo menor.

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

gucrispim

Como eu falei..a economia nao sera grande...
O fato do tensor nao é o mais custoso e a madeira nao terá muita diferença..

OK
Porem como eu falei.. esse modelo sai fora do programa do curso.

Jânio F. Lira
Veterano
# jun/09
· votar

Obrigado Valter, vou continuar minha pesquisa.

toty
Veterano
# jun/09
· votar

teremos alguma novidade hj? ( só pra movimentar o tópico 666 \m/)

PedroA
Veterano
# jun/09
· votar

Bom pra quem é do rio de janeiro esta um pouco atrasado e não achou uma madeireira ainda a dica é a Parada das Madeiras na R.Clarimundo de Melo, 365 - lj A - Piedade - RJ...
achei peças mt legais la!!!
www.paradadasmadeiras.com.br

Espetinho

Cara queria perguntar sobre o louro canela, se posso utiliza-la no braço, pois achei uma peça no tamanho ideal e mt bonita, pesquisei na net e nos docomentos que tinha aqui e todos dizem que ela pode ser utilizada, mas gostaria da sua opnião...

Quanto aos preços que vc havia me pedido para postar eles foram os seguintes:

Marfim
1,00X10X5 ---> R$40,00

Cedro

0,50X40X5 ---> R$70,00

Bom como havia falado to pensando em trocar o marfim pelo louro canela...

Vlw

diogorock
Veterano
# jun/09 · Editado por: diogorock
· votar

Espetinho

enviei o resumo para o seu email...
qnto a planilha do projeto, ainda n me decidi quais peças q irei utilizar.
Estou pensando em adquirir uma ponte tune-o-matic e tarraxas de uma qualidade boa para ficar em definitivo...e 2 caps humbucker kent armstrong para teste.
Dai se a guita sair boa, comprar mais pra frente uns caps melhores...tem alguma sugestão para a explorer?

Flw

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

diogorock

Uma tarraxha que te aconselharia e uma Wilkinson com sistema EZ Lok..ajuda muito a segurar a afinação.

Na lista de peças é o cod 1117 (WJ05-6LEZ-CR TARRAXA P/ GUIT 6 EM LINHA) esta 50,00

O cap da ponte um HRO-1 - Distortion (cod 227) e um M214K (cod 234) pro braço

Já utilizei e uso ainda esses caps... mesmo com preço baixo.. são muito bons.. alias.. queria uma resalva aos caps da K.A.

Todos os modelos que usei nas minhas guitarras não tive decepção... é uma linha tão boa como as demais conhecidas dessa faixa de preços.

OK
Ate+

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

== AULA X =====

Boa noite

Ola pessoal, nessa aula, estarei repassando um material a vocês...
Como havia informado anteriormente, reforço agora, nosso cronograma esta assim:

Semana Data Inicio Conteúdo
1 27/abr Introdução
2 4/mai
3 11/mai
4 18/mai
5 25/mai
6 1/jun
7 8/jun
8 15/jun
9 22/jun
10 29/jun Corpo
11 6/jul
12 13/jul
13 20/jul
14 27/jul
15 3/ago Braço/Escala
16 10/ago
17 17/ago
18 24/ago
19 31/ago
20 7/set
21 14/set
22 21/set Acabamento
23 28/set
24 5/out
25 12/out

Temos de hoje em diante 5 semanas para a construção do corpo, parte 1.
A parte 1 da construção do corpo não inclui apenas as cavidades dos captadores, braço, ponte e parte elétrica e acabamento, o restante portanto esta nessa primeira fase.

A parte 2, esta compreendida na construção do conjunto braço/escala.

 Relembrando vocês que tem até dia 06/07 para a entrega do resumo, que deve ser escrito com suas próprias palavras sobre as aula 1 ate a aula 9. Deve ter no minimo uma pagina.
Também ate dia 06/07 tem a planilha – "Anexo VI – Projeto.xls" que deve ser preenchida e entregue. Anexei novamente ela, que eu preenchi como modelo o meu projeto do curso.

OBS.:
A ferramenta mais importante para a construção é a serra faca (fresaw), pessoal, este curso esta abrindo muitas portas também a mim, pois consegui encontrar uma importadora de ferramentas, estou mandando o catalogo, e logo passo o preço também.

Estou construindo mais algumas ferramentas importantes, para passar a dica a voces como já estou fazendo.
Aproveitem bem este mês para construir o corpo, não exitem em tirar dúvidas, estarei sempre pronto a responder.

As madeiras consegui vários alunos que me passaram e ate postaram no forum já uma lista de preços..
Vou tabelar isso e passar logo..caso alguem não encontrou me de um toque que eu e os demais colegas ajudaremos.

Na proxima aula estarei passando um material sobre ponto de equilibrio dos instrumentos e mais algumas dicas.
Ainda nas aulas referente a construção do corpo que compreende entre as semanas do dia 29/06 a 27/07, estarei passando conteudo sobre construção de corpo semi-sólido, acabamentos no corpo, captação e ferragens.

Tem um video que gostaria de compartilhar com todos, de um luthier muito bom, Sr Sugiyama. Vão lembrar de alguma aula que passei a voces.

http://www.youtube.com/watch?v=H7CLAv1uJAU

OK
Ate+ pessoal.

Links

Projeto === http://www.4shared.com/file/115002004/f06897f8/Projeto.html

Dicas e Ferramentas === http://www.4shared.com/file/115002012/10038c/_2__DICAS_E_FERRAMENTAS.h tml

Catalogo de Ferramentas === http://www.4shared.com/file/115002222/28b98421/Catlogo_Ferramentas.htm l

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

toty e DEMAIS ALUNOS ...

Cara, acredito que não é só com novidades que teremos o curso, caso contrário todos já poderiam ter construido seus instrumentos.

A movimentação do tópico depende de voces mesmos... que tem que participar comentando sobre a aula e ajudando os colegas.

Os alunos que nao estavam participando e nao me entregaram os materiais que pedi foram desmatriculados, mas mesmo assim temos 50 alunos, porem nem todos participam do forum.

Essa atividade e o projeto que são para entrega dia 06/07, servirá de poda, onde mais alunos estarão desmatriculados.

Para mim tanto faz ter 1 ou 100 alunos, claro que com mais alunos se tem uma empolgação maior, porém se tiver apenas os alunos interessados e que vão concluir o curso, já estarei satisfeito, pois tambem esta servindo de aprendizagem, por compartilhar meus conhecimentos com voces e de estar abrindo novas fronteiras na questão de importações.

É uma ajuda recíproca, eu tenho o compromisso de estar toda semana postando um material novo a voces, mas fiquei triste com alguns alunos que desistiram e nao me avisaram.

Isso é mais um desabafo com voces, pois os alunos aqui do forum estão indo muito bem, todos voces...

Os que não participam poucos que são concentrados e parcipativos.

Alias 99,9% dos alunos tem conta no FCC.
Só não sei porque não usam o fórum como voces.

Bom é isso....
É bom que estejam anciosos por novos materiais, mas sempre lembrem-se de uma coisa, "O novo mais novo é aquele que é renovado a cada dia".

Ate+ e uma ótima semana pra voces!!!!!!!!!!!!

diogorock
Veterano
# jun/09 · Editado por: diogorock
· votar

Espetinho

vlw pelas dicas dos caps e tarraxas...

e qnto a ponte tune-o-matic oq vc recomenda?
cod 2100 art music MTB605CR PONTE TIPO SCHALLER 62,03
cod 939 condor BM002-CR PONTE 40,13
cod 942 art music LP2T/LP2-1B-CR TUNE-O-MATC 57,88
---------------------------------------------------------------------- ---------

N encontrei nut de 43mm no catálogo.
---------------------------------------------------------------------- ---------

Sobre a construção:
para o corte do corpo eu tenho q faze-lo na medida exata, ou é bom deixar uns 2mm de folga, assim como é feito para a espessura, para depois ser tirado a diferênça na lixa...

Eu estou com problemas qnto a madeira. Aqui n to achando...tenho em mente usar cedro pro corpo; pau marfim, Tauari ou Garapeira para o braço; e para escala pau ferro, pau santo, ipê...

Outro detalhe: como havia dito antes, estou com uma viagem marcada para mais ou menos dia 13/07, com volta lá pelo dia 06/08...
queria nessas 2 semanas antes da viagem deixar pelo menos o corpo já cortado para n ficar muito atrasado qndo voltar, mas esse empecilho da madeira está atrapalhando, no caso precisaria só do cedro por enquanto, pois o braço e a escala só vamos fazer mais para frente...vou tentar mandar a planilha do projeto essa semana, mas n vou poder preencher como queria devido a esses inconvenientes...
Qndo voltar de viagem vou ter q correr com tudo. Lá poderei acompanhar as aulas normalmente pela net (apesar da net ser um lixo la), só q n vai dar pra por a mão na massa a distância.

Desculpa o texto longo hehehehe, e obrigado pela ajuda tanto nas aulas, qnto no msn...

Slash Silva
Veterano
# jun/09
· votar

Diogorock,
Encontrei num site essas dimensões da Soloist:

Madeira do Corpo: Amieiro com Topo em Açer Flamejante nos modelos com acabamentos transparentes.
Madeira do Braço: Açer - com Braço inteiriço (através do Corpo)
Dimensões do Braço: 3º Trasto: .790", 12º Trasto: .850"
Madeira da Escala: Pau-Rosa
Número de Trastos: 24 Jumbo Frets
Pickup na posição junto à ponte (Bridge): Seymour Duncan JB TB4 Humbucker
Pickup na posição do meio: Seymour Duncan SHR101 Humbucker
Pickup na posição junto ao braço (Neck): Seymour Duncan SHR101 Humbucker
Controlos: Master Volume, Master Tone
Ponte: Tremolo JT580 LP Double Locking 2-Point
Selector de Pickups com 5 posições standard
Hardware: Cromado
Medida da Escala: 25.5"
Medida do Pente: 1-11/16"
Especificações Únicas: Escala com Raio Composto (de 12" a 14"), Encastres na Escala com o desenho em forma de dente de tubarão, Cabeça com acabamento idêntico ao do Corpo nas cores transparentes

Obs: Não vi a foto
Pesquise no Google "Dimensões da Guitarra Soloist" tem esse site no resultado.

toty
Veterano
# jun/09 · Editado por: toty
· votar

Espetinho
teremos alguma novidade hj? ( só pra movimentar o tópico 666 \m/)
professor na verdade quando eu posto essa frase, não é por querer coisas novas e sim pra movimentar o tópico , no intuito de ajudar mesmo, pra ver se galera não desanima e volta a postar suas experiencias...

por favor não fique zangado.

é mais pra ouvir as novidades dos alunos que estão bvem participativos tipo..diogorock Jânio F. Lira PedroA e outros..é legal ver as idéias deles....

toty
Veterano
# jun/09
· votar

Espetinho

Quais as peças que vc nos recomendaria compra agora? ( digo as que seriam utilizadas agora para a conclusão do corpo, (( chave seletora, captadores..etc?)).

Jânio F. Lira
Veterano
# jun/09
· votar

Saudações a todos

Valter, nesse último catálogo há várias serras. Qual ou quais são realmente necessárias? Todas fazem as mesmas funções? No link que você me passou no e-mail, é uma serra para os slots dos trastes
que, se não estou errado, permite regular a profundidade. Alguma dessas também faz isso? Obrigado.

Jânio

toty
Veterano
# jun/09
· votar

Consegui, uma marcenaria que plainou as peças pra mim e nem cobrou nada...
provavelmente 4ª feira começo a cortar o corpo...

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

toty

Não fiquei zangado.. só to meio stressado ultimamente...
Mas não tem problema.. vc é um dos que estão indo bem no curso.. interessado mesmo.

Parabens...

Legal com a madeira..agora é mão na massa..quer dizer na madeira!
EHE

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

toty

quanto as peças.. recomendaria a compra de todas ao mesmo tempo, para aproveitarem o frete.

As peças vamos usar no inicio do mes de AGO/09.
Para a confecção da escala e do braço.

Consigo fazer o preço da tabela em ate 3X no cartão VISA.
E a vista com 5% de desconto.

Caso queira comprar nas lojas as peças...é bom iniciar com as peças como Tensor, Traste, Pestana, Tarraxa, Parafuso Fixação Braço, Marcação, etc..

Depois as demais, OK

Valter Bergamo
Veterano
# jun/09
· votar

Jânio F. Lira

A função é a mesma, cortar...ehehehe Desculpa nao resisiti...

O código indicado para a maioria dos trastes é o 35-380, e para trastes bem finos,,,mesmo o cod 35-300.

A regulagem pode ser feita com uma peça de acrilico e Fita dupla face.

Mas para a utilização co msuporte a regulagem é feita no proprio suporte, que vou passar um esquema para fazer em casa um.

toty
Veterano
# jun/09 · Editado por: toty
· votar

Espetinho
ok, vou tentar fazer uma relação basica da peças aqui, ai posto pra vc me audar com possiveis duvidas e ver eventuais descontos hehehe....( essa é a melhor parte)

Alias vc com sua experiencia, pode ver alguma diferença basica do valor comprado em suas fontes, ou do valor comprado na loja, levando-se em conta o frete e essas coisas todas...?