Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

Jânio F. Lira

Madeira Foleada é uma peça de MDF, Laminado ou compensado com uma Folha de madeira ....Colada.

Esses foleados são retirados da tora com espessuras muito finas, e servem para acabamento superficial apenas.

MAdeira aparelhada é o mesmo que esquadejada, ou seja em cortes laterais paralelos com angulos perpendiculares (90º)

Plainada significa que a superficies esta plana...

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

Slash Silva

Legal, acompanhe sim as aulas, mesmo que somente em teoria, pois depois é so concluir o projeto, fica mais fácil em com tempo para a construção..

OK

O que precisar de peças e assesórios pode contar comigo, tanto para reformas como para construção dos instrumentos, pode assar o catalogo para seus colegas também.

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

PedroA

Que bom que achou, e se for colar as peças para o corpo voce mesmo, pode usar o esquema paracido com que eu passei de prensa.
POde usar a cola animal também..porem recomendo treinar antes, para acertaro ponto da cola..como explicado, ou usar uma cola propria para madeira de PVA qualquer..aquelas amarelas.. OK...

Uma dica é uso de tarugos em regioes estrategicas na emenda para fortalecer a junção....

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

will789

Me passe um email com seu NICK, que te passo as aulas iniciais, dai voce poderá ter uma boa noção do conteudo programático, orçamento com custos de peças, ferramentas necessárias, etc..

Aguardo...
curso_luthieria@yahoo.com.br

email e MSN

OK
Ate+

toty
Veterano
# jul/09
· votar

Nuss, como tá dificil arrumar a grana pra comprar as peças para a conclusão da guitarra...
Já pensei em desmontar a minha guita pra utilizar as peças...
Já pensei em cortar meus cabelos ( que dó di mim) e vender pra levantar a grana...

Anderson Grant
Veterano
# jul/09
· votar

Nuss, como tá dificil arrumar a grana pra comprar as peças para a conclusão da guitarra...
Já pensei em desmontar a minha guita pra utilizar as peças...
Já pensei em cortar meus cabelos ( que dó di mim) e vender pra levantar a grana...

Só não venda o corpo o resto tá valendo.

e eu que tou no meio de uma reforma na minha casa... é muito gasto, mas pelo menos já comprei umas ferramentas. Mas faltam todas as peças ainda.

toty
Veterano
# jul/09
· votar

Anderson Grant
Cara, estou na mesma situação que vc... construção da casa, filhote com 7 meses, financimento da caixa, bco real etc...mas no caso eu já possuo, boa parte das ferramentas, só não comprei as peças...

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

Anderson Grant
toty

Boa sorte a vcs....eehehe
Qualquer problema com isso me deem um toque..o que puder ajudar ok...

Mesmo que essa primeira guitarra voces não usem as melhores peças..mas já vai ser melhor do que muita guitarra por ai,....e tenho certeza que voces vão achar a guita de voces a melhor..pq foram vcs q fizeram...

A primeira é assim...mas vai ficar uma boa guitarra..OK

fabãorenato
Veterano
# jul/09
· votar

Galera, eu n tenho todas as peças, ainda n comprei nada, não vai ser possível fazer os moldes neste fds pq tenho provas...mas dia 20 entro de férias e daí eu vou con tudo para tirar o atrazo....eu queria fazer no meu ape, mas n tem espaço....e tá tudo novinho...não tenho mesa para os cortes, nem cavalete, e já vi que vai uma graninha com a construção de uma bancada..
Mas com todas as dificuldades, eu vou seguir. Mesmo que seja num rítimo próprio, mas irei acabar a guitarra.
Esse mês eu compro as madeiras para o molde e construção do corpo e do braço....se sobrar alguma grana eu compro outras peças.

toty
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
o resumo acabei de enviar, se puder confirmar ok...
agora o projeto definitivo, vc já viu que estou sofrendo hehehe, mas até o prazo vou pensar alguma coisa e mando.

Anderson Grant
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
Cara, vi um video no U2B e me interessei por uma ferramenta, o video é esse:

http://www.youtube.com/watch?v=hfaLmBGKjJY&feature=related

Vc já usou e sabe onde encontro?? Ele usa uma furadeira de bancada para planar. Seria muito interessante ter algo do tipo em casa, estou precisando planar um marfim que tenho para o braço e sempre que tento com algum marceneiro nunca fica bom e do jeito que quero.

Anderson Grant
Veterano
# jul/09 · Editado por: Anderson Grant
· votar

Espetinho
Encontrei na Stwmac (é o Safe-T-Planer) mas é muito caro, R$107.46 fora frete e imposto. Será dá pra adaptar outra coisa parecida?? Fiquei muito interessado por isso.

Soul Wyx
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
Já enviei o projeto.
Abraços

Jânio F. Lira
Veterano
# jul/09
· votar

Saudações a todos

Valter

Passei todo o dia de hoje telefonando para tentar encontrar as madeiras e consegui alguma coisa:

* Cedro (consegui o corpo na seguinte medida 60x40x5) - R$ 60,00 (já plainada)

* Jatobá (corpo mesma medida acima) - R$ 140,00 - achei muito caro (já plainada);

* Jatobá (braço na seguinte medida 85x10x6) - R$ 50,00 - também achei caro (já plainada).

* pedaços de ébano que preciso ver/escolher para calcular o preço.

Fora essas, algumas empresas me perguntaram sobre essas madeiras abaixo, se não serviriam:

Pinus
Louro vermelho
Louro canela
Louro "Faia" (foi isso que entendi pelo telefone)

Alguma dessas madeiras serve para alguma parte da construção?
Os preços acima são rasoáveis ou há algum abuso?
Como pretendo fazer uma Les Paul, que madeiras das que encontrei você me sugeriria?

Desde já te agradeço, Valter, pela ajuda.

Anderson Grant
Veterano
# jul/09
· votar

use o Cedro para o corpo, o preço do jatobá tá bem caro.

o louro faia eu acho muito bonito, dá pra fazer o top da les paul, fica legal.
Veja:
http://www.mcb-supplies.co.uk/LOURO_FAIA_silky_oak.JPG

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

fabãorenato

Continue firme..mesmo..qualquer ajuda que eu possa te dar é so pedir..ok

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

Anderson Grant

Essa ferramenta eu ia te falar mesmo..tb so encontrei ainda na stewmac...adaptar algo não se é muito bom pois é um risco grande devido a rotação..

Vc tem furadeira de bancada??

Vou dar uma olhada pra vc..OK

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

Jânio F. Lira

Ficaria muito bom e caracteristico se usar cedro para o corpo e o top feito com louro vermelho ou o louro faia...se gostar.

Para o braço pode usar tambem o cedro..fica muito bom....

Na questão preço..é mais ou menos isso mesmo..vai depender da qualidade da madeira...e de como voce vai pegar ela...bruta ou já trabalhada..
OK

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

Anderson Grant

Mais uma duvida..vc tem tupia ou retifica?

ProdigyBoy
Veterano
# jul/09
· votar

Opa, "Espetinho"

eu estou extremamente interessado em participar destas aulas, sou novo aqui no forum, sei que as aulas começaram há algum já, mas se eu puder começar agora agradeço...

meu e-mail/msn: alepb.g12@hotmail.com

aguardo resposta!!
Abraço

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

ProdigyBoy

Passe um email para mim...curso_luthieria@yahoo.com.br
POde me add no msn tb. OK

Grato

nowstartaband
Veterano
# jul/09
· votar

Ainda posso me inscrever?

will789
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho

ja te mandei meu email e msn
porfavor me mande o orçamento de ferramentas
vlw

ProdigyBoy
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho

ok

obrigado pela oportunidade ^^

até mais ;D

Jânio F. Lira
Veterano
# jul/09
· votar

Anderson Grant
Espetinho

Muito obrigado pelas sugestões. Vou tentar conseguir o dinheiro para compra-las.

Já te mandei o resumo Valter. Você o recebeu?

Mais uma vez obrigado.

toty
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
O Cedro tem gosto amargo mesmo? nossa vida, fui fazer os primeiros cortes e lixar, ( oh bestão aqui não quiz usar mascara hehehe)

toty
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
Eu tenho somente a tupia " grande" aquela de banca de ferro...
ela é suficiente para fazer os serviço nescessario? ou terei que comprar a manual?

Anderson Grant
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
Eu tenho uma Tupia de bancada e uma Micro-retifica (Dremel).
A furadeira de bancada é minha próxima aquisição, mas pensei em algo do tipo com a Tupia.

Anderson Grant
Veterano
# jul/09
· votar

toty
O Cedro tem gosto amargo mesmo? nossa vida, fui fazer os primeiros cortes e lixar, ( oh bestão aqui não quiz usar mascara hehehe)

aconteceu isso comigo quando fui lixar ipê, e ainda deu uma reação alérgica, depois comprei uma máscara com filtro e nunca mais repirei pó de madeira. Segurança é muito importante.

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

nowstartaband

Passe um email para mim...curso_luthieria@yahoo.com.br
POde me add no msn tb. OK