Construindo sua Guitarra em 6 Meses - Inscrevam-se

Autor Mensagem
Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

thiagome

A Espessura de 4,5 é meio que padrão sim..mas temos modelos com espessuras diferentes, mas é que geralmente com ponte tremolo..como ficou padrão usar 4,5 pois se deixar com menos a ponte na parte de tras ficaria para fora, nem muito grosso para nao ficar desconfortável e pesdo..

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

rafaeltlg

Voce esta acompanhando as aulas???
Caso for realmente construir a guitarra me mande um email...pois temos cronograma a seguire tenho que ver como voce esta de conhecimento para poder acompanhar a turma..já que vou iniciar uma nova apenas em AGO/09

ok
Aguardo...

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar

Jânio F. Lira

A profield é boa sim..mas o preço por ela esta meio caro..com 400,00 reais voce compra uma da Blac & Decker, que possue mais recursos....

Recomento usar a profield como uma segunda opção ..mas com preços mais baixos..na faixa de 250 a 300,00 por este modelo

Já o modelo de várias ferramentas q vc passou o link seria bom..mas separadamente...outras ferramentas ..com o mesmo preço..

Se vc tiver uma ideia de quanto vai investir posso te dar algumas opnioes..
OK

thiagome
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
tudo bem Valter, o bom eh q vc apareceu a tempo p alertar a mim e ao Jânio F. Lira.

entao, tenho uma sobra de cedro-rosa que usei para fazer o corpo de uma strato, e sobrou uma prancha de 40x70x5cm. ela jah estah plainada. minha idéia seria utilizar essa prancha c o top e o braço em marupá, essas sim ainda vou correr atrás.

entao minha dúvida seria qual a melhor forma de "baixar" essa minha prancha p os 4,7 cm, para chegar aos 4,5 no lixamento. rola passar no desengrosso p tirar esses 0,3cm ou será q dah p tirar na lixa (tipo, fazendo dois processos d lixamento)?

o marupá sim, qd eu achar/comprar, jah mando plainar p 1,7 cm p o top.

as outras medidas q passei p o Jânio F. Lira estariam corretas?

abraço.

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

thiagome

se ela esta com 5 cm seria interessante passar na plaina (desengroso)..mesmo.ate dar 4,5 ou 4,6 cm
Se tirar muito na lixa vc nao consegue deixar a superficie plana.. e nao teria como colar o top..

thiagome
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
Aliás se tiver alguma outra indicação p as madeiras do top e do braço, seriam muito bem vindas.

vi q vc citou o louro faia/vermelho p o top e o cedro-rosa msm p o braço. em termos de timbre, qual seria a melhor combinação, na sua opinião?

thiagome
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
blz, vou levar na marcenaria p desengrossar. elah tab c uma textura mt boa, entao acho q nem vou precisar lixar mt p dar acabamento, soh nas laterais msm.

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

PedroA

O pessoal esta começando já..
Q bom que voce vai poder mexer nesse fds..
Se tiver alguma duvida em qq momento nao exite em perguntar ok
Ate+

PedroA
Veterano
# jul/09 · Editado por: PedroA
· votar

toty

essa guita é foda...to curioso pra ver seu projeto pronto!!!

Espetinho

Bom cara minha 1° duvida é quanto a colagem, como disse alguns posts acima comprei duas peças de 20 X 50 X 5 e vou colar as duas mas minha duvida é se devo deixar a superficie a ser colada aspera pra cola meio q penetrar nos poros ou o + liso possivel??

vlw

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

faithfull

http://www.4shared.com/account/dir/14910482/83220f9c/sharing.html?rnd= 50

NESSE LINK pode baixar os materiais..OK

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

PedroA

Bom..voce terá que plainar ela depois de colada...entao recomendo vc levar numa marcenaria..eles já colam pra vc...e plainan.

Caso voce for colar..deixe a superficie nao lisa e nem aspera demais..
Se vc mesmo for colar pode usar o esquema de prensa q passei.

PedroA
Veterano
# jul/09 · Editado por: PedroA
· votar

Entendi...
A principio eu to querendo colar elas, ate pra aprender msm, quero terceirizar o minimo possivel!!!
Vo na C&C ve se compro a dremel e aproveito e vejo alguns sargentos ou então faço o esquema da prensa!!!
A proposito eu vi um martelo de borracha, ele pode ser util na colocação dos trastes(não querendo me precipitar rsrsrsrs)??

Jânio F. Lira
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
A profield é boa sim..mas o preço por ela esta meio caro..com 400,00 reais voce compra uma da Blac & Decker, que possue mais recursos....

Será que esse preço não seria devido ao jogo de fresas que a acompanha (35 peças no total)?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97873340-_JM - aqui apenas as fresas.

Não pretendo comprar nenhuma ferramenta nesse momento por conta daquele problema que te falei. Mas estou buscando ter uma idéia dos valores que precisarei gastar.

Em relação a multi-ferramenta, você acha mais viável que as compre separadas? Porque? Qualidade? Precisão? Agradeço sua atenção.

Jânio F. Lira
Veterano
# jul/09
· votar

Valter

Quais dessas serras tico-tico seria suficiente para o trabalho ou mais apropriadas?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98818355-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98884011-serra-tico-tico-profis sional-800-watts-guia-laser-3000-rpm-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-98505449-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97887787-serra-tico-tico-skill- garantia-bosch-de-01-ano-nota-fiscal-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-97540268-serra-tico-tico-skil-b osch-4003-380w-base-regulavel-_JM

Fiquei balançado pela segunda mas não conheço a marca.

Jânio F. Lira
Veterano
# jul/09
· votar

Valter

Mais uma coisa: DREMEL. Que ferramenta é essa e qual sua função dentro do projeto de construção do instrumento? Ela substitui alguma outra ferramenta?
Desculpe por tantas perguntas Valter, mas sou totalmente leigo no que diz respeito a marcenaria e afins. E apesar de já ter ouvido falar de algumas das ferramentas aqui citadas não conheço suas funções.
Mais uma vez obrigado por sua ajuda.

Anderson Grant
Veterano
# jul/09
· votar

Jânio F. Lira
a Dremel é uma micro-retífica, serve para vários acabamentos.
veja a imagem:
http://www.scalemodelaircraft.org/wp-content/uploads/2009/05/dremel.jp g

fabãorenato
Veterano
# jul/09
· votar

Olá Valter e galera do FCC

Bom, eu consegui encontrar um conjunto de 3 granpos "C" , um de 3' um de 2' e um de 1' (polegada) por 15 reais numa galeria, que achei bem, barato. Neste mesmo lugar tem morsas de bancada com rosca para prender na bancada (não é fixada comparafusos) que tem 3 opções de tamanho 30mm, 5mm ou 7mm...e achei tb bem barato, sendo que a maior custa 30 reais. Acho que para o nós nos propusemos deve ser o bastante. Pude pegar o produto na mão e acho que não fica devendo muito às outras. Uma outra coisa que vi foi um mini-compressor elétrico que funciona com fonte de 12v. Não o liguei mas fiquei curioso...o custo dele 38 reais e tb não me atentei pelas especificações de pressão dele.

Para quem mora no Rio, fica no Centro, na 1° de Março próximo a Granado, bem em frente ao ponto de ônibus. É próximo à Praça XV!

fabãorenato
Veterano
# jul/09
· votar

Uma outra dúvida Valter ´com relação a precisão da cavidade do tensor. Eu comprei a fresa que vc citou...uma que dá uma cavidade retangular que serve para tensores retangulares (sem ser os cachimbos). Mas eu fiz uns testes com a fresa e ela se comportou bem com a minha micro retífica, mas preciso de uma ferramenta para dar mais precisão. A dremel tem uma base, mas será que ela apenas resolve problema? Não seria necessário fixar a micro retífica numa mesa para fazer tl cavidade?

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

PedroA

Sim será util..se tiver um de ponta mais fina igual a um martelo mesmo.. pq tem algumas marretas de borracha..

Jânio F. Lira
Veterano
# jul/09
· votar

Anderson Grant
a Dremel é uma micro-retífica, serve para vários acabamentos.

Obrigado Anderson por sua resposta. Eu já havia visto a ferramenta. Mas nas imagens que vi, me pareceu ser usada para lustrar, fazer inscrições em objetos, polir, etc. Sempre nas imagens que vi, estava sendo usada para pequenos serviços. E, por isso, queria saber de que forma poderia ser usada na construção da guitarra, visto que me pareceu ser uma ferramenta "frágil". Obrigado.

Anderson Grant
Veterano
# jul/09 · Editado por: Anderson Grant
· votar

Jânio F. Lira
é, na prática eu ainda nao usei na construção de instrumentos, mas já vi alguns videos no youtube, já vi até usando com fresas tentando substituir uma Tupia, não é frágil não mas acho que pode ser dispensável tendo outras ferramentas. Valter que tem mais experiência pode falar melhor sobre.

thiagome
Veterano
# jul/09
· votar

Anderson Grant e Jânio F. Lira
jah vi em alguns sites o pessoal usando dremel para serviços mais simples msm, como fresar a cavidade da pestana, fresar bordas do corpo, braço e headstock para colocação dos "bindings", polimento dos trastes após retífica, etc.

deve possuir outras serventias tb. o Valter deve ter mais sugestões.

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

Jânio F. Lira

Não é frágil...depende do modelo..na verdade o nome da.ferramenta é Micro-retífica e o pesosal convencionou chamar-la de Dremel (que é uma marca) igual fazem com Danone, OMO etc..

A micro-retífica tem uma potencia e velocidade muito altas, para a construção da guitarra serve para acabamentos de escavações como cavidades para tensor, captadores, parte elétrica...etc..

depende da marca também.. pois há modelos a bateira que são muito frágeis...

Para os acabamentos temos diversas pontas..que servem para lustrar, polir, cortar, fresar, etc...para cada serviço temos uma pota diferente que é acoplada na ferramenta..

Para alguma ferramentas como a Fresa.. temos que utilizar a tupia com uma base..como na foto http://www.flickr.com/photos/espetinho/3492295236/in/set-7215761756388 1896/

OK

Geralmente o trabalho com a fresa é feito com a Tupia, que é uma versão mais parruda, e especifica para trabalhos com fresas...

http://www.flickr.com/photos/espetinho/3491478123/in/set-7215761756388 1896/ ou este modelo

http://www.dinamaq.com.br/images/Tupia%20de%20coluna%201-3%20variavel% 20-%20RP250BE%20-%20Black%20%20Decker.jpg

A fresa não é para fazer a cavidade inteira..podemos fazer isso porem com um desgaste e tempo muito maior que feito com as ferramentas certas... nao se usa apenas uma unica ferramenta para construir determinado passo.. como as cavidades é feito uma pré furação com brocas chatas, ou brocas forstner.. e depois o acabamento com a tupia ou micro-retifica..

OK

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

Jânio F. Lira

Quanto as serras... a segunda que voce falou é uma boa marca de preço mais acessível.

Isso depende também da robustez, potencia e recursos, como a minha por exemplo, paguei 420,00 reias na época..

http://www.flickr.com/photos/espetinho/3491478223/in/set-7215761756388 1896/

Ela tem recursos de corte em 360º que as outras não tem, pra mim eu utilizo muito isso, alem da capacidade de corte de 65 mm
Sistema de troca de serras Super-Lock, que nao precisa de chaves para trocar..apenas apertar uma presilha..

Isso encaresse muito a ferramentas mas a função básica é a mesma.....

Veja a capacidade de corte em madeira dessas ferramentas. e os recursos que elas tem em relaçõa a outras de preço parecido..dai voce poderá ter uma melhor escolha

Soul Wyx
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
Estou abandonando o curso INFELIZMENTE, nem foi por dinheiro, nem por falta de ferramente ou qualquer coisa assim. Apenas meu pai que não quis continuar, e mesmo depois de uma semana conversando sobre isso não mudou de opnião. Vou estar acompanhando o curso e se possível continue me mandando os email. Abraços e obrigado pela opurtunidade.

Jânio F. Lira
Veterano
# jul/09
· votar

Espetinho
Anderson Grant
thiagome

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Agora eu só queria sanar mais uma dúvida: em se tratando da construção do corpo, braço e headstock (cortes e escavações) uma serra tico tico mais a tupia do link que postei acima (c/ o conjunto de fresas) são suficientes? Ou ainda se faz necessário essa Micro-retífica? Ou ainda há alguma outra ferramenta que seja indispensável? Mais uma vez obrigado a todos.

Soul Wyx

Olá amigo. Não desiste não. Você não saberia operar as ferramentas sozinho não, ou ele não permite? Talvez ele não queira fazer por achar que seja impossivel construir certas partes, como você mesmo disse em um post anterior, e, por conta disso, ache que será uma perda de tempo. Se você souber trabalhar com o maquinário que tem em mãos negocia com ele, e tenta se virar sozinho. O importante seria você não desistir. Boa sorte.

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

Soul Wyx

MAS ´EVOCE OU SEU PAI QUE ESTA FAZENDO O CURSO?

Entendo apenas se ele te proibir de fazer, caso contrário nao vejo porque voce sair..

OK

Aguardo!

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09 · Editado por: Valter Bergamo
· votar

Jânio F. Lira

As ferramentas indispensáveis para a construção da Guitarra são:
Isso nao indica que voce deve ter todas, algumas pode fazer numa marcenaria.

Segue:

Indsipensáveis
Serra Tico-tico
Furadeira
Furadeira de Bancada
Tupia
Serra faca (fretSaw)

Prensas
Sargentos (grampos)
Lixas

Complementares
Plainas
Lixadeiras
Formões
Martelos
Serras Manuais
Micro-retifica (susbistitui alguns trabalhos da Tupia)

Soul Wyx
Veterano
# jul/09 · Editado por: Soul Wyx
· votar

Espetinho
Sou eu, mas que opera as máquinas são meu pai, eu seria a cabeça e ele os braço. Eu não sei operar as ferramentas, meu pai não deixa eu mexer nas ferramentas mais perigosas como a serra de mesa e circular, e cortar um corpo com Tico Tico ia ser um desastre. Ele disse que seria perda de dinheiro '-'
Vou tentar conversar com ele. Mas não obtive êxito durante esta semana.

Edit: "Os braço"???

Valter Bergamo
Veterano
# jul/09
· votar

Soul Wyx

Bom eu corto o corpo com Tico-tico.. e o braço e com serra manual outras coisas..

Caso voce realmente queira construir e tiver verba para levar numa marcenaria para fazerem os processos pesados, ok
senao cabe a mim sentir pena , por nao ter ajuda de seu pai...as vezes ele tem outros compromissos e tal...mas é coisa de voces resolverem...nós aqui nao podemos ficar dando muito palpite..ok

Mas fico resentido por ele achar uma perda de dinheiro, não é algo no susto o que voce vai fazer...mas fica ai aberto a voce decidir isso junto com seu pai..OK