Autor |
Mensagem |
Valter Bergamo Veterano |
# jun/09
· votar
toty
Use o media player classic
|
Diino Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho
blz! :)
e voltando a história da madeira...
aquele arquivo que vc mandou na aula 5...
o que que dizer timbrísticamente a densidade da madeira? uma madeira densa quer dizer uma mais grave, ou aguda? pq mogno e jacarandá são graves e tem densidade bem diferente e com maple (agudo no meio) Mogno: 0,55 Jacaranbdá: 1,02 Maple: 0,63
itaúba é bem grave, né? é trabalhável (tonal)?
o que, de fato contribui no "timbre" da madeira? abç!
|
# jun/09
· votar
fabãorenato
Angelim não é recomendado, e é inapropriado. Use o Marupá....
Pode usar tanto para o corpo como para o braço. A escala pode usar o Ipe sim..mas nao precisa tingir, caso queira, nao é uma falsificação, é uma escala de Ipe tingido.. é normal isso. OK
Te retornei o email...so me diga uma coisa..sua retifica e a bateria ou é ligada direto na tomada?
Ate+
|
# jun/09
· votar
Diino
O de fato contribui é a obra divina de Deus, em cada especie ser diferente.
Não há uma regra, pois as arvores são seres vivos...especies identicas podem e tem sons diferentes.
A itauba é boa para escala... e peças como ponte para violão, etc
|
fabãorenato Veterano |
# jun/09
· votar
A retífica é na tomada...achei ela boa...fiz alguns serviços como furar um portal e ela foi de boa...sem titubear! Eu vi um jogo de fresas na net por 99 reais....mas a priori eu queri apenas as necessárias para as cavidades do corpo...vc poderia dizer quais?
|
Esquimó Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho Prof, axo q vo usah Itaúba pra escala, q q vc axa? Flw
|
James Root_xD Veterano |
# jun/09
· votar
Toty
Eu abri os videos aqui em casa com o Nero...xD
foi o unico programa q abriu eles... ;)
|
# jun/09
· votar
fabãorenato
Passei no email
|
# jun/09
· votar
Esquimó
A itauba é boa , ...eu utilizo tb.
|
toty Veterano |
# jun/09 · Editado por: toty
· votar
Espetinho Passa o esquema da prensa lá no e-mail pra mim... hj a noite vou estar folgado, e aproveito pra ler...
è indispensavel ficar com 5 cm, ou pode ser 4 cm.? qual a diferença basica?
|
Soul Wyx Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho Estamos aqui já, cortando o corpo. =D Vou fazer o resumo em breve. E já te mando. Até agora não tive dúvidas na aula, só que ainda não encontrei o Cedro.
|
Viniguitarsg Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho eu não recebi a lista dos alunos no meu e mail, se puder me mandar eu agradeço Eu tbm não entendi o que fazer na atividade 2, obrigado FLW
|
Viniguitarsg Veterano |
# jun/09
· votar
diogorock legal aquele lance de como se faz a pintura swril, mas será q no Brasil vende aquele Bórax??? vlw pela ajuda, demorei pra responder pq minha net tá mt ruim en dava nem pra entra direito flw
|
thiagome Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho Valter, no meu caso para o projeto da Les Paul, vou utilizar uma prancha de cedro-rosa com 5cm de espessura, que já está aplainada e esquadrinhada. Na planta da Les Paul vi que o "corpo" possui os 4,5 cm padrão, o que na minha prancha dá para fazer (pois esses 0,5 com certeza sairão no lixamento). Minha dúvida é sobre o top, que no caso da Les paul tem 1,6 cm. Estou pensando em usar o Marupá (compraria uma prancha de 4cm e aplainaria até uns 2cm, devido ao abaulamento e lixamento), visto o cedro-rosa "puxar" mais para os médios, pensei em utilizar o Marupá para dar uma "encorpada" no som. Minha dúvida é se é uma boa escolha e se o top já deveria ser cortado e colado agora como parte 1 da construção do corpo.
Também estou pensando no Marupá para o braço.
|
Diino Veterano |
# jun/09
· votar
[off] nossa!!! ta 65 mil reais o m³ de ébano!!!
:O
|
Diino Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho
:D
cara, da onde vc tira esses videos do cara construindo a guita? abç!
|
# jun/09
· votar
thiagome
Como eu falei na aula... apenas 2mm saem na lixa....caso esteja bem plainada
No caso da Lespaul..o corpo vc deve deixar com 3cm e 1,7cm o top, resultando em 4,7cm - 2mm = 4,5
Porem não tão preciso assim, ocorrerão algumas variações minimas, ok Tambem temos a pintura, que acrescenta 1,5mm (entao
Quanto a colagem há alguns processos diferentes, caso faça um instrumento semi-solido, vc tem que
escavar o corpo e colar o top já cortado e feito o acabamento lateral.
Caso seja sólido, voce pode usar o mesmo processo, colando o top ja cortado e aparado nas
laterais, dai voce cola o top.
Em ambos os casos o corpo deve estar cotado tabem, porem o acabamento na lateral do corpo é feito
apos a colagem do top, que servirá de "molde", para fazer as aparas do corpo.
O abaulamento do top é feito tabmebem na faze 1, apos a colagem e acabamento nas laterais.
Voce vai colocar o acabamento nas laterais (bindings) ? Pode comprar ja pronto de plastico.. ou fazer em madeira (fica bem masi barato) e bonito.
Caso for deve fazer na parte 1 também...
Vou passar umas dicas durante a semana... passo tambem como colocar...e fazer de madeira
Ate+
|
# jun/09
· votar
Diino
Onde viu esse preço?
Os videos de uma material que eu tenho aqui... Alguns eu mesmo vou gravar pra passar a voces.
|
thiagome Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho
Valter, valeu pelas dicas.
Estive pensando, tem alguns modelos de Les Paul que não tem o top de maple colado, sendo o abaulamento feito na própria peça de mogno. Como minha prancha de cedro-rosa tem 5cm, poderia ir na marcenaria e pedir para plainar esses 3mm, para que ela fique com 4,7 cm, e fazer o abaulamento no pórprio cedro-rosa. Seria uma opção também não? Ou em termos de timbres, o top de Marupá seria melhor para dar uma encorpada no som?
Pretendo fazer os bindings sim. Interessante saber que dá pra fazer de madeira. Vou aguardar suas dicas para saber qual dos métodos irei utilizar.
Sobre o abaulamento do top, vi na matéria que temos que fazer os tralos na madeira para os entalhes. Vc vai estar passando alguma dica sobre isso tb?
Abraço.
|
thiagome Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho Ah, outra coisa, caso eu decida fazer o top colado mesmo, você poderia me passar o esquema da prensa feita com barras rosqueadas p meu e-mail também?
|
Diino Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho
vi num site de luthieria (não me lembro qual)... fazendo uma breve pesquisa, achei esse site aqui que mostra que o preço não se afasta muito disso ai não... http://bandasdegaragem.uol.com.br/imprimir.php?id_dagaragem=145 :S
esse cara dos videos é vc?
abç!
|
# jun/09
· votar
Viniguitarsg
Não..pois vc nção esta matriculado no curso.. Como voce esta acompanhando sempre..peço que me envie urgente o pre-projeto.. ....
OK Eu recebi seu email com o pedido de inscrição, porem o pre projeto nao veio.
OK Aguardo!
|
# jun/09
· votar
thiagome
Sim passo sim..sempre que tiver alguma coisa assim..um complemento a aula..vou enviar a todos os alunos..
OK
|
# jun/09
· votar
Diino
Não digo que o preço esteja errado, é um preço praticado hoje em dia no mercado...
|
fabãorenato Veterano |
# jun/09 · Editado por: fabãorenato
· votar
Olá Espetinho. Bom, pintou umas dúvidas: na preparação da escala, deve-se estar cortada a madeira já do tamanho mais próximo do final? Isso usando como base o molde? E depois faz a colagem com a madeira do braço? Uma outra dúvida é com relação ao processo para fazer a curvatura do braço. Na parte de taz. Vi um cidadão usando o que ele chamava de bat-saw. Um "troço" que parece um morcego. Ele usou tb para o abaluamento. O procedimento "mais barato" poderia ser usando um taco de lixa, ou grosa e ir debastando o braço até o formato mais próximo, e fazendo o acabamento com lixas mais finas? Uma outra dúvida é em relação a precisão do tamanho da escala. Eu já sei qual o tamanho da tele, mas com relação a precisão do nut até a ponte é que estou confuso, pois a ponte tem carrinhos, e isso altera o "tamanho" para cada corda. Isto é por conta da compensação, correto? Mas como calcular exatamente onde ficará a ponte em relação aos carrinhos? Coloca-se todos alinhados "no meio" da ponte Ah! Eu consegui, quer dizer, achei uma madeireira com o Ipê-roxo, então n vou precisar tingir. Outra coisa (desculpe o tanto d pergunta) sei q acabamento é mais pra frente, mas como proceder: etapas com seladora, tingimento, verniz. Estou querendo um tinta translúcida, qual vc recomenda?
Ae, como nome da minha Teleca: Espeteleca hehehe
|
# jun/09
· votar
fabãorenato
A escala não precisa de molde..e nao vamos faze-la por enquanto..apenas preparar a madeira para ela com as folgas necessarias...como passe na aula.
o braço pode usar lixa grossa tb...ou comprar o raspador..como é chamado aki...
Quanto a ponte é mais adiante..vamos focar na fase 1 do corpo... Vou passar cada detalhe passo a passo.
A tinta nao existe translucida..é uma mistura ao verniz da tinta..mas vamos ver isso adiante tb..
OK
|
thiagome Veterano |
# jun/09
· votar
Espetinho Estive pensando, tem alguns modelos de Les Paul que não tem o top de maple colado, sendo o abaulamento feito na própria peça de mogno. Como minha prancha de cedro-rosa tem 5cm, poderia ir na marcenaria e pedir para plainar esses 3mm, para que ela fique com 4,7 cm, e fazer o abaulamento no pórprio cedro-rosa. Seria uma opção também não? Ou em termos de timbres, o top de Marupá seria melhor para dar uma encorpada no som?
|
diogorock Veterano |
# jun/09
· votar
vixi acho q vou ficar bem atrasado com o projeto...queria dar uma adiantada pelo menos no corte do corpo, mas ainda estou com problemas com as plantas...e talvez irei viajar lá pelo dia 15 de julho e voltar somente no começo de agosto...
PS: é para enviar um resumo doq até o dia 06? do projeto? PS2: a tabela de preços aqui abriu, mas n consta nenhum preço nas peças!!!
|
toty Veterano |
# jun/09 · Editado por: toty
· votar
EDIT* já sanei minha duvida...
|
# jun/09
· votar
thiagome
Há alterações sim..caso encontre o Marupá, ficaria interessante... Mas nada impede de fazer toda em cedro..
|