【FIXO】 Farsas, golpes, denúncias vs calúnia e difamação

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# abr/13 · Editado por: MauricioBahia
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makumbator: Mas essa conduta é balizada em grande parte na cultura de livre expressão naquele país

Povo bem mais civilizado que o nosso, diga-se de passagem. Morei lá e vi com meu próprios olhos! ehehe

Abs!

MauricioBahia
Moderador
# abr/13
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makumbator

Aliás, o consumidor lá é tratado como rei mesmo. Duvido que a "novela" que aconteceu aqui tivesse sequer começado.

;)

GuitarHouse
Veterano
# abr/13 · Editado por: GuitarHouse
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A regra é clara, mas cabem interpretações.

Nos julgamos que poderia haver difamação, ou não. Na dúvida, tiramos. Não temos a obrigação de manter o texto nessa situação dúbia.

makumbator
Moderador
# abr/13 · Editado por: makumbator
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MauricioBahia
Aliás, o consumidor lá é tratado como rei mesmo. Duvido que a "novela" que aconteceu aqui tivesse sequer começado

Pois é, esse é justamente o meu ponto. No fundo, essa confusão toda começou, e principalmente, continuou por culpa exclusiva da empresa. E todo o prejuízo que ela tenha na imagem é culpa dela mesma. Não é do FCC, facebook, google, de usuários do fórum, ou dos consumidores com problemas.

Aqui no Brasil sempre se quer jogar a culpa nos outros. Então a empresa só se move quando a coisa toma uma proporção muito grande. O estrago está feito, e não adianta pedirem para apagarem tópicos. Minha consciência de consumidor (e a de muitos outros) não foi apagada.

GuitarHouse
A regra é clara, mas cabem interpretações.

Exato. Por isso é que ela não é clara coisa nenhuma...hsahsahsa!

Nos julgamos que poderia haver difamação, ou não. Na dúvida, tiramos. Não temos a obrigação de manter.

Com certeza esse problema não é do FCC, e não valeria comprar a briga por causa da irresponsabilidade alheia. No fim acho que a administração foi pragmática e cortou o mal pela raiz.

O lance é que muita gente vai ficar com a pluga atrás da orelha para o fórum. Como se ele tivesse se curvado perante um fabricante melindrado, mesmo não sendo esse o caso.

MauricioBahia
Moderador
# abr/13 · Editado por: MauricioBahia
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makumbator

Sobre tratamento para como o cliente...

Há algum tempo atrás eu tava no Bob´s e pedi um Big Bob. Eu dei uma mordida e vi que tinha pouco molho. Fui pedir mais um pouco e o gerente disse pra levar o sanduíche até ele (eu estava sentado). Eu achei que ele colocaria mais molho. Pediu pra ver o sanduba (achei estranho). Ele olhou... olhou... e disse: "Ué, tem molho suficiente sim!". Pura má vontade.

Nem vou contar o resto da história pois eu perdi a linha como raríssimas vezes fiz na vida. Ele não devia estar num bom dia e nem eu... Só sei que nunca mais voltei num Bob´s.**

Abs

ps. foi até bom, menos fast food na minha vida.

renatocaster
Moderador
# abr/13 · Editado por: renatocaster
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makumbator

O estrago está feito, e não adianta pedirem para apagarem tópicos. Minha consciência de consumidor (e a de muitos outros) não foi apagada.

Concordo totalmente. O meu sentimento é o mesmo, aqui no FCC o tópico foi excluído, mas "lá fora", nos canais específicos para tal, os registros das reclamações continuarão a acontecer e a serem exibidos para quem quiser ver.

E isso realmente não é culpa do FCC e nem de qualquer outra pessoa, é da empresa mesmo. Essa "mácula" foi causada por eles mesmo e com certeza trará um imagem negativa para muitos consumidores. O que resta a eles é se reerguerem e começarem a trabalhar de outra forma afim de recuperar sua credibilidade no mercado.

O lance é que muita gente vai ficar com a pluga atrás da orelha para o fórum. Como se ele tivesse se curvado perante um fabricante melindrado, mesmo não sendo esse o caso.

É isso que nós gostaríamos que os users entendessem. Como o GuitarHouse falou sobre a questão da dubiedade, a gente não podia deixar a coisa rolar à vontade e "pagar pra ver".

Rafa_IBC
Veterano
# abr/13
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Pessoal, após ler alguns comentários há uma coisa só que eu tenho que dizer:

Ainda não resolveram nada não. O Claudio disse que iria resolver, tudo bem, estamos esperando, mas o que ele disse foi tudo até agora. Portanto, eu peço que, se possível, não fiquem dizendo que se resolveu. Quando for solucionado acontecer eu volto aqui somente para dizer isso, tudo bem?

makumbator
Moderador
# abr/13 · Editado por: makumbator
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MauricioBahia
ps. foi até bom, menos fast food na minha vida.

É simples, vai no Mc Donald's, Burguer King, Pizza Hut, etc...


Hahsahsha!

MMI
Veterano
# abr/13
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Bom... Sabem o que ficou disso?

Para mim, de fato, a empresa não tratou a questão do colega aqui com o devido cuidado. É dito que uma reclamação vale mais que 10 elogios, afinal, as críticas que marcam. E o pessoal que acompanhou vai sempre lembrar, os fatos serão citados novamente, mesmo sem ter mais as referências, que foram apagadas. Exatamente o que aconteceu com a outra empresa, que não tem nada em relação ao presente caso, mas o problema da ASW foi apagado do fórum, mas permanece na memória do povo.

De toda forma, fica a lição. Declaradamente a empresa vinha acompanhando o tópico, mas sem mostrar providências para solucionar prontamente. Óbvio, seria muito mais simples entrar em contato com o cliente e solucionar prontamente, mas algo não funcionou assim. Porém a empresa optou por alguma razão em acompanhar o tópico, esperou a coisa ferver e quando teve a chance entrou de sola no maior fórum de música de língua portuguesa e seus usuários. Conseguiu o que queria, acertadamente a moderação foi rápida e eficiente em dar alguma solução, que pode não ter agradado a todos do fórum, mas tem o mérito de ter sido tomada prontamente para resguardar o fórum, o estúdio Sol e os usuários. A empresa deixou a promessa de acertar com o cliente e se deu bem por ter ficado sem a referência da reclamação, que foi apagada. Fica então a lição, reclamações e falhas das empresas são bem vindas aqui, ajuda a solucionar, mas os usuários tem que ter o bom senso para não dar argumentos contra nós mesmos. Neste caso, um post do tipo "já tem novidades?" ou mesmo escrevendo só o famoso "up" deixa bem claro que tem clientes em potencial acompanhando, de olho e decepcionado com o desenrolar, não devemos nos exaltar e dar argumentos para o lado contrário como foi a caso. E os bravos moderadores, tem que literalmente moderar e não permitir que a coisa esquente...

Agora não adianta propor outras soluções que poderiam ser tomadas, já foi apagado o tópico, foi uma solução e no calor da discussão, até que foi uma excelente opção. Não acho que neste momento cabem maiores discussões, lamento um pouco o desenrolar dos fatos apenas, mas agradeço a incisiva atuação dos moderadores. Os moderadores que conheço daqui não são da área jurídica, então não adianta questionar muito, atuaram contra a mínima chance de haver problemas. Aliás, se houver alguém da área de direito que se disponha a atuar e orientar os moderadores da forma que eles atuam aqui, sem pagamentos, acho que é bem vinda a ajuda e seria só se colocar na Central de Ajuda. De outra forma, não vejo muito como criticar.

Abs

Edson Caetano
Veterano
# abr/13 · Editado por: Edson Caetano
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Existem muitos canais para resolver pendências comerciais, ficar reclamando em um fórum musical não é um deles, apesar de se tratar da compra de instrumentos musicais...

o fórum FCC é contra a Comercialização, porque deveria ser a favor de abrigar pendengas comerciais, que seja criado uma regra em que isso é proibido (criar tópicos de reclamações comerciais), ponto final acabou a história, a moderação corta o mal pela raiz sempre

Pois tenham certeza, vão aparecer outros tópicos igualzinhos e a história se repetirá...

Opinião agora, o Brasil ainda é muito díficil as coisas serem resolvidas, que fiquem tranqüilos que empresas pequenas, até insignificantes na comparação de gigantes não vão conseguir nada com estes processos, a Jurisprudência esta começando, mas não vai ser por motivos levianos que vão sair dando ganho de causa, blefar todos podem

Aliás empresa grande não esta nem aí para a gente, imagina se a Roland, Korg, Yamaha que recebem duras palavras todos os dias estão se importando com isso, elas continuam oferecendo produtos de qualidade e bola pra frente

Eu no lugar do lesado pelo comerciante, iria jogar tudo no advogado, se ficasse muito revoltado abriria um blog, colocaria no Google e fazia tudo ferver, sem precisar importunar um fórum musica... Simples não...


Edit ortográfico

Penta_Blues
Moderador
# abr/13 · Editado por: Penta_Blues
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Bom dia!!!

Marcellusf
Mas qto a comparacao Boeing e VW WOW!
A questão é: se até gigantes erram, a Walczak tem direito de errar e dever de corrigir quando for pertinente.

makumbator
Na verdade isso é uma bravata sempre dita pelo Arnaldo,
Bravata ou não, ficou claro para quem denunciou e para toda a Moderação que estava havendo ofensas e que a imagem da empresa estava sendo denegrida. Inclusive, existe uma forma prática de avaliar subjetividades: coloque-se no lugar da outra pessoa e reflita se vc gostaria de ler metade daquilo que estava escrito a seu respeito.

Aqui no Brasil sempre se quer jogar a culpa nos outros.
Concordo! Inclusive quando o usuário exagera jogando a culpa nos outros.

O lance é que muita gente vai ficar com a pluga atrás da orelha para o fórum. Como se ele tivesse se curvado perante um fabricante melindrado, mesmo não sendo esse o caso.
Conclusões també são muito subjetivas. Cada um entende como quer. Uns vão dizer que foi injusta a ação da Moderação, outros vão dizer que foi tardia, outros ainda concordarão; alguns vão dizer que os usuários exageraram, outros vão dizer que a empresa está errada e por isso merecia muito mais, mas, como somos os moderadores concluímos de acordo com o nosso entendimento que deve prevalecer, pois de outra forma não haveria solução já que cada um pensa de uma forma, e geralmente da forma que melhor lhe convém...

Valeu!!!

Marcellusf
Veterano
# abr/13 · Editado por: Marcellusf
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Gigantes erram e na msm hora procuram os erros, recolhem os avioes para saber obde errou e param a producao no momento e msm assim eh o meio de transporte que menos mata gente. ... Outras erram e permanecem errando... nao dah se quer um suporte digno de quem investe na marca, nao só a tal citada acima, mas mts outras!!!! nao acho justo esse tipo de comparacao, mas isso vem de mim msm, sou critico ;)

Mas quando a gente conhece o que é bom como atendimento, etc.. Uma unica vez, ficamos sempre esperando que da proxima experiencia tenhamos o msm. Uma vez q conhecemos o "bom" temos como comparativo para que possa distinguir o que é bom e o que é ruim. (viji que confusao rs)

É o caso da "United breaks guitar" ela tornou esse momento de "difamacao" em algo constrtutivo para a propria empresa, o "usuario" desta vez foi elogiado pelo "protesto" que fez, e nao acusado de algo "ilegal". Hj eles usam com video de treinamento. Isso é atitude!!!!!

Admiro sua posicao e gostaria de poder "embarcar" nela Penta_Blues, mas eu naaao consiiiiigo... :)

Abracao \m/

Edit: caso da United Airliners + ortografia.
Fonte: Caso United Breaks Guitars

Rafa_IBC
Veterano
# abr/13
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Edson Caetano

Nossa cara, desculpe-me por ter importunado o fórum; garanto que não foi a minha intenção; eu só queria que a empresa resolvesse as coisas e isso não foi feito. Parece que agora eu estou passando de consumidor lesado para "agitador de fórum" e "criador de problemas" em poucos posts. Pelo menos tudo isso serviu de aprendizado pra mim. Eu só garanto que o caso vai continuar até ser resolvido nem que isso demore alguns anos.

deboraiommi
Veterano
# abr/13
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Rafa_IBC
Parece que agora eu estou passando de consumidor lesado para "agitador de fórum" e "criador de problemas" em poucos posts

Acho que voce tem todo o direito de reclamar de um produto ou serviço que não gostou,não acho que isso seja "agitar" .

Quando nos gostamos de um produto ou serviço recomendamos e quando não alertamos os outros pra tomarem cuidado.Acho isso bem simples.Claro tendo devido respeito,educação sem ofender nem caluniar ninguem.



Rafa_IBC
Apenas curiosidade...
No forum da Guitar Player é sobre seu caso ou não ?

Boa sorte,espero que tudo se resolva.
Bjs

MauricioBahia
Moderador
# abr/13 · Editado por: MauricioBahia
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Rafa_IBC

No meu entender, o que pesou para as inúmeras reclamação da Walczak não foi sua postagem inicial, mas algumas postagens subsequentes.

Eu, particularmente, não usaria a palavra "denúncia" no título. Talvez "Meu relato sobre", como uma forma de me resguardas de possíveis más interpretações.

Você deu seu nome, mostrou a cara e foi "macho" pra caramba, coisa que muitos não faz aqui no FCC. Apenas sentam o pau, escondidos sob "apelidos". São esses que, normalmente, detonam um assunto que era pra ser sério, formal e educado.

Abs

makumbator
Moderador
# abr/13 · Editado por: makumbator
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Penta_Blues
coloque-se no lugar da outra pessoa e reflita se vc gostaria de ler metade daquilo que estava escrito a seu respeito.

Não sei se sou muito diferente da média quanto a isso, mas em geral não coloco a culpa de meus atos nos outros. Se eu tivesse o poder de decisão na referida empresa minha reação seria muito diferente da que foi tomada.

Olha um exemplo que tive de atendimento excelente de uma empresa americana, que nos padrões brasileiros não deveria nem ter respondido meu e-mail:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/276202/

É uma diferença brutal. Por essas e outras que acabo favorecendo em minhas compras empresas americanas e européias. Pois acho justo que elas fiquem com meu dinheiro, uma vez que se importam mais comigo como cliente.

Me diga uma marca brasileira com garantia vitalícia, mundial e que cobre até mau uso não intencional, e que faz esse tipo de coisa que a SKB fez sem ter que ficar implorando, explicando a mesma coisa para diversos setores burocráticos da empresa, mandando documentos, entrando na justiça...

Rafa_IBC
Veterano
# abr/13
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MauricioBahia

No meu entender, o que pesou para as inúmeras reclamação da Walczak não foi sua postagem inicial, mas algumas postagens subsequentes.

Mas não as minhas postagens e, embora acredito que você não tenha dito para mim, eu não "sentei o pau" em ninguém, falei somente dos fatos e não entrei em assuntos paralelos. Procurei inclusive tratar a empresa com o máximo de respeito.

MauricioBahia
Moderador
# abr/13
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Rafa_IBC: Procurei inclusive tratar a empresa com o máximo de respeito.

Não foi à toa que ele começou o segundo parágrafo dizendo:

"O assunto do post estava dentro do aceitável,"

Pô, tá lá, registrado. ;)

MauricioBahia
Moderador
# abr/13 · Editado por: MauricioBahia
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Rafa_IBC

Se o que está acontecendo com você, acontecesse com um conhecido meu, ele estaria feliz da vida. hehe. Ele vibra quando uma empresa não cumpre com o acordado. Parece piada mas não é. Ele já ganhou um monte de ações contra empresas de telefonia, por exemplo. Só que dá trabalho...

Por sinal, minha família é cheia de advogados. Isso é ótimo! hehe

Abs

Marcellusf
Veterano
# abr/13 · Editado por: Marcellusf
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Makumbator

Muito legal o seu caso da case SKB. Jah vivenciei muito desses excelent tratamento de primeiro mundo. Saudades ficam e o desespero bate qdo preciso reclamar de algo aqui no Brasa. Mas é disso que a gente gosta.... Tudo acaba em pizza.

Penta_Blues
Moderador
# abr/13 · Editado por: Penta_Blues
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Boa tarde!!!

Marcellusf
makumbator
Cada caso é um caso.
É muito fácil julgar uma situação ou criticar uma atitude quando se está do lado de fora. O problema é que geralmente esta crítica não leva em consideração todos os fatores envolvidos simplesmente pelo fato de que quem está de fora não tem todas as condicionantes envolvidas.
Não defendo o pouco caso com o cliente, mas não apoio o exagero que acaba por se tornar injusto. Só isso.
Já reclamei de serviços mau prestados, já acionei o PROCON, mas jamais caluniei ou difamei quem quer que seja, principalmente com o intuito de "ganhar no grito".
É nosso direito reivindicar, mas também é nosso dever respeitar.

Valeu!!!

makumbator
Moderador
# abr/13 · Editado por: makumbator
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Penta_Blues
geralmente esta crítica não leva em consideração todos os fatores envolvidos simplesmente pelo fato de que quem está de fora não tem todas as condicionantes envolvidas.

Mas a vantagem de quem está de fora é poder observar sem a "contaminação" do envolvimento pessoal (a raiva e frustração cega as pessoas), que ocorre tanto da parte do cliente quanto da empresa (principalmente as pequenas e familiares).

Normalmente não aparecem todos os fatos pois via de regra o lado da empresa prefere se omitir e se esconder, a fim de esperar que a poeira baixe e o episódio seja superado pelo tempo.


Já reclamei de serviços mau prestados, já acionei o PROCON, mas jamais caluniei ou difamei quem quer que seja, principalmente com o intuito de "ganhar no grito".

Mesma coisa comigo (tenho ações ganhas em tribunal especial cível, e ação em curso na justiça comum paulista).

Mas parece que para boa parte das empresas do Brasil reclamar é sempre igual a caluniar. Para essa parcela de empresários as pessoas deveriam reclamar apenas e unicamente para a empresa (e esperar que elas em seu berço esplêndido as atendam).

Elas parecem querer adotar uma espécie de "sigilo" ao público em geral, coisa que não é uma obrigação por parte do reclamante. O reclamante pode tornar tais fatos públicos (arcando sempre com quaisquer exageros ou ofensas reais). Os empresários adorariam que houvesse legislação proibindo terminantemente serviços como reclame aqui e revistas de associações de defesa do consumidor (como a Proteste, da qual sou filiado).

Depois reclamam que o mercado é muito difícil, ser empresário no Brasil é quase impossível...e blá, blá, blá, e não percebem (ou não ligam) que um dos motivos de falirem tao rápido é esse pouco caso com o cliente.

E ao invés de melhorarem preferem pedir ao governo mais restrições ao produto importado, apenas para ganhar o mercado à força, sem realmente merecer.

É por isso que eu sempre dou preferência a uma loja ou produto americano ou europeu (e mesmo que esteja um pouquinho mais caro com a importação). Na dúvida, eu desconfio de empresários brasileiros, infelizmente.

janick
Veterano
# abr/13
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Como vários aqui, não vou mais me manifestar, porque no BRASIL, é o país aonde o consumidor está sempre errado!

Você não pode reclamar de empresa "X" ou "Y", que está cometendo crime? Discordo fortemente disso. Isso aqui é uma comunidade aberta aonde ajudamos uns aos outros com nossas experiências. Precisa de uma situação chegar à este ponto para ser resolvida?

Não vou falar mais nada, apenas uma coisa:

BOICOTEM AS EMPRESAS NACIONAIS EM GERAL!

www.ebay.com

Tudo o que vocês precisam está aqui, com melhores preços, mais qualidade e vendedores sérios e que tem respeito para com o consumidor. Não estou citando ninguém, apenas estou recomendando que demos preferencia aos lojistas estrangeiros, que sabem tratar o consumidor com muito respeito!

janick
Veterano
# abr/13
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Grande é aquele que sabe crescer com as críticas, independente de como sejam elas. Essas empresas sim, se tornam grandes referências no mercado.

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
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Rafa_IBC
Meu post não foi para você ok, está desculpado sen precisar hehe, mas a história sempre cresce, SEMPRE, e o FCC tem sim que se preservar, afinal ela é uma empresa como qualquer outra e não tem como se esconder atrás de um nick

Imagino eu que a empresa do FCC deve ter tomado alguma ligação de advogados e achou melhor ficar, como eu acho que deve, neutra

Então deve-se proibir isso, porque vai se repetir, inclusive e o tópico do Cavalheiro, e se ele vai pegar corda e blefar processo também , quem vai pagar a conta

É isso, FCC > Música diferente de FCC > Confusão

Mas pode ter certeza que estou do seu lado e desta empresa nunca mais passo nem perto, um já perderam

tchedovollosky
Veterano
# abr/13 · Editado por: tchedovollosky
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Claudio Walczak
O assunto do post estava dentro do aceitável, o que não podemos aceitar são calúnias e ataques diversos. Nosso advogado está atento a todos esses movimentos e nos orientou antes de mais nada a falar com os moderadores, e fomos prontamente atendidos no modo que os mesmos consideram adequado.

Senhor, com todo respeito, mas, se o assunto do post estava dentro do aceitável, e o sr. tinha conhecimento do caso, porque não se pronunciou? já que de toda forma tratava-se de um CLIENTE que já havia pago pelo produto.

Ah..tenha em mente que vários users acompanharam assim como eu o referido tópico mas sem se manifestar, e TODOS são potenciais compradores dos seus produtos.

Creio que não o ofendi com essa palavras. Fica a dica. Boa Sorte. :-7

SkyHawk
Membro
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

abr/13

Ao invés de gastar com advogado poderia fabricar e entregar a guitarra do Rafa, garanto que além de mais barato a empresa ficaria muito melhor na fita !!! Se depender de mim, que conheço as resposabilidades jurídicas de manifestações públicas de minha autoria, não me silenciaria por tão pouco.

FCC, patético, o maior fórum de música do país, onde falamos abertamente como consumidores, músicos e estudantes sobre infinitas marcas, modelos e fabricantes fechar um tópico só porque uma empresa não cumpriu com suas responsabilidades mais elementares.

SE FOSSE UM TÓPICO ELOGIANDO SERÁ QUE SERIA APAGADO TAMBÉM ???

janick
Veterano
# abr/13
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O que é melhor:

Retratar-se com o cliente e com todos seus possíveis clientes, ou ameaçar um processo? Como já falei, uma grande empresa se retrata por possíveis erros que podem ter cometido, pois sua imagem e credibilidade são aspectos MUITÍSSIMOS importantes de qualquer prestador de serviço. O consumidor deve poder confiar e se sentir amparado pelo seu prestador de serviço sempre. Acho correto a empresa tomar o caminho da parcimônia, de resolver as coisas de cara aberta com todos, ao invés de ameaçar possíveis críticas sobre a mesma. O problema é que essa é a cultura do Brasil, de proteger demais, burocratizar demais as coisas, ao invés de prezar pelo certo.

Como já disse o Edson Caetano

"Mas pode ter certeza que estou do seu lado e desta empresa nunca mais passo nem perto, um já perderam"

Este é o tipo de mídia que as empresas conseguem com estas atitudes.

Mais uma vez - Este post não é direcionado à ninguém, apenas ao comportamento geral do corpo de prestadores de serviços, numa ótica que busca analisar friamente as práticas deste segmento atualmente, sem menção específica à empresa alguma.

Mas fica a dica. Agradar o consumidor, é ganhar sua confiança e seu respeito!

tchedovollosky
Veterano
# abr/13 · Editado por: tchedovollosky
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FCC, patético, o maior fórum de música do país, onde falamos abertamente como consumidores, músicos e estudantes sobre infinitas marcas, modelos e fabricates fechar um tópico só porque uma empresa não cumpriu com suas responsabilidades mais elementares.

Fabio Rolim
não tenho conhecimento de leis brasileiras mas não duvido nada que isso seja contra as leis, tendo em vista que aqui é o Brasil. ;-) Aqui pode tudo só não pode ir contra "autoridades" por que se não vc tá morto! Manifestar opinião nem se fala, já é motivo pra processo. Mas ainda tenho esperança que o meu Brasil vai mudar pra melhor e o meu povo também!

edit: esqueci o espaço numa palavra :P

SkyHawk
Membro
# abr/13
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Com toda sinceridade, esse caso resume bem a postura da WALCZAK.

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