【FIXO】 Farsas, golpes, denúncias vs calúnia e difamação

Autor Mensagem
Rabbit
Veterano
# abr/13
· votar


janick
Ira? Cara, numa boa, você que está me desqualificando em seus posts, inferindo que eu estou tomando minhas idéias baseadas em ira

Falei baseado nos seus posts relacionados a esse assunto aqui no forum, inclusive nesse post foi referido a sua "revolta" e não vi você achando ruim.

Bom, não quero bater boca com ninguém. Estou vendo como você argumenta e não é pra mim.

Um abraço!

makumbator

Então, acho que se a maioria dos consumidores fossem como você não teríamos tantos problemas de abuso, ou de empresas que tem chance de fabricar um bom produto ficarem no esqucimento só por que cobram mais caro. Mas essa não é a realidade.

janick
Veterano
# abr/13
· votar


Rabbit
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/303110/
Lhe convido à deixar seu relato também, rapaz. Vamos todos fazer nossa parte por um bem comúm. Se quiser deixar as diferenças de lado e contribuir com nossa causa, sinta-se à vontade para postar conforme o tópico manda.

janick
Veterano
# abr/13
· votar


Rabbit
Espero ansiosamente seus relatos amigo. Tenho certeza que você tira muitas coisas boas para compartilhar conosco.

janick
Veterano
# abr/13
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/303110/

Como estamos vendo aqui, as marcas que não tratam o consumidor com respeito, como algumas que não citarei, não tem espaço algum nos elogios dos usuários de nosso fórum!

JJJ
Veterano
# abr/13 · Editado por: JJJ
· votar


janick

Cara, eu não respondi lá no seu tópico pra não desvirtuar. Mas, se você olhar com calma, verá que o meu tópico "inicial" não foi aquele das observações, mas em cima daquele, com o elogio a duas empresas, conforme o tópico.

E minhas observações foram no sentido de ajudar o povo a não ser enganado... porque é perfeitamente possível alguém criar uns 20 usuários novatos e tascar elogios rasgados (e falsos) à uma empresa... e aí o propósito do teu tópico vai pro ralo.

Lelo Mig
Membro
# abr/13
· votar


Constituição da República Federativa do Brasil

Artigo 5o, inciso IV.

"É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;"

Resumindo, se eu quiser expressar minha opinião pessoal (deixando isso claro) que o Equipamento X do fabricante Y é uma BELA BOSTA, eu posso fazer, assegurado pelo direito de livre opinião e Advogado nenhum nesse planeta poderá me processar por isso.

Caluniar é mentir!
Difamar é Afetar alguém moralmente de maneira negativa!

Contudo, emitir opinião pessoal sobre um produto ou serviço é exercer o direito a liberdade de opinião.

Parem de ser cordeiros assustados e phoda-se o politicamente correto.

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar


Lelo Mig

É cara... eu até concordo com você. Mas... aqui é Brasil amigo. Ainda temos muito que progredir. E ainda temos, sim, muita desconfiança da aplicação da lei, da justiça.

Quer um exemplinho básico?

Sabe aquelas mulheres que foram estupradas pelos caras da van e não denunciaram?

A estrangeira denunciou. As brasileiras, não. Só apareceram depois que o caso veio à tona... e provavelmente ainda tem um monte de outras que nem assim vão aparecer.

É triste, mas é isso, cara. Ainda temos muito que evoluir.

jpguitar
Veterano
# abr/13 · Editado por: jpguitar
· votar


rapa estava me atualizando.... lendo tudo ainda que não tinha lido,

Eu quero enviar meu cpf, nome completo e comprovante de endereço para poder exercer meu direito legal, já falei isso em outro post e não fui atendido. Continuo aguardando instruções do FCC sobre o endereço físico do fórum para que possa encaminhar as cópias dos meus documentos.

e isso me chamou a atenção.... tem um outro fórum que pede cpf, para ser cadastrado..

será que o FCC devia ter um cadastro mais eficiente???
para não ter medo desse tipo de conversa???

fgr
Veterano
# abr/13
· votar


Fabio Rolim
Eu quero enviar meu cpf, nome completo e comprovante de endereço para poder exercer meu direito legal, já falei isso em outro post e não fui atendido. Continuo aguardando instruções do FCC sobre o endereço físico do fórum para que possa encaminhar as cópias dos meus documentos.
GuitarHouse
www.reclameaqui.com.br.

Pode enviar lá.

Aqui nao dispomos desse serviço. Foi apenas exemplo a questão dos dados pessoais.


-----------------------
Do ponto de vista do FCC eu entendo a não querência desse tipo de manifestação no fórum. Falar mal de uma empresa não é simplesmente emitir uma opinião pessoal.
Pro FCC, isso implica em uma possível indisposição com um possível patrocinador... Além da opinião pessoal poder ser confundida com a opinião do próprio FCC.

Pra isso, eles sempre dizem que existem formas mais específicas pra fazer reclamações como provurar o PROCON, reclameaqui e etc.


Entendo também o ponto de vista dos usuários que se utilizam de um dos maiores fóruns de música(creio que seja o maior) do Brasil pra expressarem sua opinião favorável ou contraria a uma empresa com a intenção de alertar outros interessados, pra que esses também não passem pelo mesmo problema.

---------
Quem tá certo e quem tá errado?
Não sei, só sei que no caso da Walczak, se o tópico do amigo RAFA_IBC não tivesse chegado a tamanha repercussão, creio que até hoje ele ainda estaria aguardado contato da empresa.

jpguitar
Veterano
# abr/13
· votar


RAFA_IBC


e o caso do nosso amigo, ainda não foi resolvido...

fgr
Veterano
# abr/13
· votar


jpguitar
será que o FCC devia ter um cadastro mais eficiente???
para não ter medo desse tipo de conversa???


CPF em serviços de internet não é garantia de legitimidade. Existem vários geradores de caracteres que respeitam as regras que um verificador usaria pra checar se é verdadeiro ou não.

Mas convenhamos, é pra tanto? Proibido deveria ser manifestações racistas, manifestações violentas, falta de educação e etc.

fgr
Veterano
# abr/13
· votar


jpguitar
e o caso do nosso amigo, ainda não foi resolvido...
não? putz..

ALF is back
Veterano
# abr/13
· votar


jpguitar
outra coisa...e a molecada q nao tem cpf ainda, coloca do pai e da mae...ai fala merda no forum e o pepino sobra pros pais...kkkkkk
q nem mulecada q passa cerol na linha...a policia pega e o pai vai preso...a culpa é dos pais? sim? nao?
polemica!

GuitarHouse
Veterano
# abr/13 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Lelo Mig
Artigo 5o, inciso IV.

"É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;"

Resumindo, se eu quiser expressar minha opinião pessoal (deixando isso claro) que o Equipamento X do fabricante Y é uma BELA BOSTA, eu posso fazer, assegurado pelo direito de livre opinião e Advogado nenhum nesse planeta poderá me processar por isso.

Caro, infelizmente não é tão simples. Não se pode pegar um artigo isolado e tomá-lo como verdade absoluta. Há limites. Sem ir muito longe, vou citar um inciso logo abaixo desse citado por você:

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

Ou seja, deve haver ponderação. Há, sim, limites à liberdade de expressão. Limites quando atingem ao próximo de forma indevida. "Pessoas" tem conceito amplo: pessoa jurídica, pessoa física e, inclusive, pessoas que ainda não nasceram (direitos do nascituro, mas isso é outra história).

É comum os leigos confundirem os conceitos dos "crimes contra a honra" e, por isso, vou tentar explicar a situação:

Difamar é falar mal, assertivamente, como se não houvesse dúvida, sendo verdade ou não. Necessita que terceiros tomem notícia. Não se pode falar mal por aí, ainda que verdade. Há meios e formas corretas de assim se expressar.
Há usuários que em alguns tópicos dizem que empresa X É isso, É aquilo, com base em poucas experiências; porém, já dizem que outra É excelente por causa de uma boa. O problema é levar para o lado pessoal e emocional, exagerado, o fato de constatar uma opinião sobre um serviço, inclusive com xingamentos à idoneidade de empresas ou pessoas.

Caluniar é falar que alguém cometeu crime, sabendo inequivocamente que essa pessoa não cometeu. Ex: Alguém falar a terceiros que fulano furtou dinheiro de ciclano, mesmo sabendo que não aconteceu. Também exige conhecimento de terceiros.

Injúria é crime contra a honra direta. Se Fulano comente um xingamento abusivo contra Ciclano, ou fala a ele algo extremamente maldoso, preconteituoso etc., mesmo que terceiros não ouçam ou vejam, constitui crime.

Em resumo: a questão da liberdade de expressão tem limites e aplica-se primordialmente em relação a Estado x Indivíduo, numa relação denominada "eficácia vertical dos direitos fundamentais". Na seara privada, isso se chama "eficácia horizontal", e é aplicada de forma bastante diversa e flexibilizada. É permitido aos particulares limitar tal manifestação nos padrões e regras internos, pré-avisadas, nas quais o usuário tem de aceitar ao se associar ou fazer parte.

Logo, além do exposto quanto a um dos limites constitucionais à liberdade de expressão, há essa questão de o fórum poder cortar as manifestações que entender desrespeitosas às regras ou às leis, em proteção própria e de seus usuários.

Por fim, há também a questão da ausência de identificação do usuário, o que pode transferir a responsabilidade conjunta ao fórum, o que não é o que pretendemos. ok?
Abs.

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


Lelo Mig

Caluniar é mentir!
Difamar é Afetar alguém moralmente de maneira negativa!


Eu não sei se vc chegou a acompanhar o tópico que foi fechado, mas foram exatamente essas situações que começaram a rolar e que por fim deram motivos ao fechamento do tópico.

Contudo, emitir opinião pessoal sobre um produto ou serviço é exercer o direito a liberdade de opinião.

O tópico não foi fechado por causa disso. Até mesmo o próprio representante da marca afirmou que estava acompanhando o tópico e o mesmo estava dentro do limite do aceitável, até começarem com algumas ofensas e agressões gratuitas, até porque muitas delas vinham de "não-clientes" da marca.

Teve gente AFIRMANDO que a empresa era caloteira, que os donos eram estelionatários, dentre outras coisas. Isso é emitir uma opinião pessoal? Não, isso é ofensa, ainda por cima pode configurar em acusação sem provas.

Mas enfim, estou postando apenas para procurar esclarecer. Não sei se vai surtir efeito, pois alguns vão continuar achando que o FCC está defendendo a Walczak.

makumbator
Moderador
# abr/13
· votar


renatocaster
Teve gente AFIRMANDO que a empresa era caloteira, que os donos eram estelionatários, dentre outras coisas. Isso é emitir uma opinião pessoal? Não, isso é ofensa, ainda por cima pode configurar em acusação sem provas.

Eu acho que postei uma ou duas vezes no tópico (não lembro), e acabei não vendo o finalzinho dele, pois quando retornei já havia sido apagado. Teve gente afirmando isso aí diretamente?

Se ocorreu foi pouco inteligente da parte dos usuários, pois dá motivo claro para o fechamento e destruição do tópico. No fim isso beneficia grandemente a empresa, que passa a ter razão para o apagamento ( que por tabela leva junto a reivindicação justa do cliente).

GuitarHouse
Veterano
# abr/13 · Editado por: GuitarHouse
· votar


makumbator
Sim. Deixamos o tópico continuar, tentando limitar esses exageros. Mas a proliferação aconteceu, porque a "raiva de um passa para outro", mesmo que o "outro" nem saiba o que aconteceu de fato. Esse "outro", acaba tomando como verdade e aí, vira um ciclo. Como dissemos desde o início, foi um caso extremo que, ao primeiro sinal de que havia passado muito de limites, foi eliminado.

No fim isso beneficia grandemente a empresa, que passa a ter razão para o apagamento ( que por tabela leva junto a reivindicação justa do cliente).
Isso é outro assunto delicado. Há TANTOS meios de se resolver a situação e de divulgá-la. Há sites próprios para isso, ou outros locais que permitem. Tomamos a iniciativa, há tempos, de evitar tais manifestações exageradas porque, se abrir a porteira, perdemos o controle.

E mais, temos de ponderar: "beneficia" a empresa? Isso é complicado dizer, pois a manifestação equivocada "maleficia". Na verdade, voltamos ao chamado "status quo", ou estado anterior, sem "maleficiar indevidamente".

Tome como exemplo as provas ilícitas: você pega um bandido com uma prova ilícita, cometida com violações à honra etc. Ex: prende com escuta ilegal. Consequência: Tem de soltá-lo porque a prova é ilícita, "ainda que seja criminoso". Qual o motivo disso? Evitar a proliferação de escutas ilícitas. Um bem maior para todos, em detrimento de pegar um.

O mesmo aqui. Não podemos a todo custo resolver a situação. Há limites.

Mas a diferença é que o fórum não tem MONOPÓLIO do poder de polícia ou fiscalizador de empresas. Logo, como tem os meios cabíveis de divulgação de empresas que podem achar ruins, o fórum não está privando o "lesado" de realizar sua manifestação de forma e em locais corretos.

jpguitar
Veterano
# abr/13
· votar


outra coisa...e a molecada q nao tem cpf ainda, coloca do pai e da mae...ai fala merda no forum e o pepino sobra pros pais...kkkkkk
q nem mulecada q passa cerol na linha...a policia pega e o pai vai preso...a culpa é dos pais? sim? nao?
polemica!


esse outro forum que citei me disseram que era somente para consultar na receita.... bom foi só um exemplo...

o que queremos é que seja resolvida a questão...
pelo jeito ainda vai demorar...

Lelo Mig
Membro
# abr/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


GuitarHouse
renatocaster

Eu escrevi, de forma resumida, algo relacionado a "liberdade de expressão" pura e simples, sem me alongar em detalhes e procedimentos necessários num caso real.

Eu, particularmente, sendo "vítima" de algum problema relacionado a produto ou serviço, recorreria a meus direitos legais, indo ao orgão responsável "PROCOM", caso exauridas as tentativas diretas com o fornecedor/fabricante.

Com meus direitos assegurados e garantidos, na forma da lei, aí sim eu postaria, incluindo texto do processo e número processual, um tópico aqui no FCC, apenas demonstrando o ocorrido e a solução encontrada, como forma de esclarecimento, alerta e procedimento.

A lei, ainda que se discuta sua perfeição/imperfeição, existe e é a única ferramenta válida ao cidadão.

Eu defendo, veementemente, o uso das ferramentas legais e de direitos. E, em posse delas e beneficiado pela justiça, aí sim, defendo a publicação do ocorrido para esclarecimento público do fato.

É nesse sentido que utilizo a expressão "Parem de ser cordeiros assustados e phoda-se o politicamente correto."

Justamente por termos amparo legal, para emitirmos nossa opinião, desde que nos termos da lei.

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar


makumbator

Se ocorreu foi pouco inteligente da parte dos usuários, pois dá motivo claro para o fechamento e destruição do tópico. No fim isso beneficia grandemente a empresa, que passa a ter razão para o apagamento ( que por tabela leva junto a reivindicação justa do cliente).

Exatamente. Foi por isso que o representante da marca soltou a frase "O tópico estava transcorrendo dentro do limite do aceitável, até começarem com as ofensas gratuitas". Mediante isso, analisando o teor das denúncias do que foi escrito em alguns posts, o que mais poderíamos fazer?

Por conta dessas declarações mais "acaloradas", o tópico foi fechado. Já era unânime no painel da moderação que isso ia dar problema. As denúncias do Claudio foram apenas a gota d'água.

Acabou que foi como se a razão tivesse mudado de lado. Simplesmente isso.

MauricioBahia
Moderador
# abr/13
· votar


renatocaster

+1! Aliás, isso já foi explicado aqui algumas vezes. Acho que o tópico ficou tão grande que alguns posts estão passando batido.

Valeu!

fgr
Veterano
# abr/13
· votar


Chato é estender o assunto Walczak vs RAFA_IBC pra cá e acabar aos poucos, o mesmo conteúdo de lá contaminando o tópico.

Mas vamos ser sinceros né moderação, se houve calúnia ou difamação real, foi quando tocaram no assunto da ASW.. e isso foi nas primeiras páginas onde deveria ter havido ali, retaliação.. Daí pararam de falar nisso e o assunto rendeu por dias sem esse contexto da ASW.

Tanto eu quanto outras pessoas falamos da falta de comprometimento da empresa com o cliente e que realmente estava havendo! Comprou, pagou, recebeu com problemas, devolveu e ficou a ver navios sem nenhum contato da empresa. Pera lá tb né.

MauricioBahia
Moderador
# abr/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


fgr: Pera lá tb né.

Tá certo cara. Eu sou um chato e fico repetindo as coisas.

Foi mal. Da próxima vez, nem vou comentar/explicar mais nada ou participar do fórum pra não me expor. Fácil né?

Abs

makumbator
Moderador
# abr/13 · Editado por: makumbator
· votar


renatocaster
GuitarHouse
MauricioBahia

É interessante ver a questão cultural (que se reflete na legislação) em outros lugares.

Eu participo do fórum do programa Sibelius, da Avid (software originalmente britânico comprado em 2006 pela empresa americana Avid, famosa pelo Pro Tools, Media composer, etc...). É um fórum fechado a usuários registrados do programa.

A moderação é feita apenas por funcionários (não há usuários comuns moderando).

Pois bem, a empresa está em estado pré-falimentar, e no ano passado demitiram TODA a equipe do Sibelius (que era muito querida pelos usuários, pois são profissionais fantásticos, e que ofereciam um suporte que eu NUNCA vi em empresa nenhuma do mundo).

Desde então começou no fórum uma série de tópicos com campanhas abertamente contra a Avid. Desde de análises da cotação das ações dela na bolsa e dos boletins e balanços financeiros (além da comentários sobre uma investigação de autoridades americanas sobre maquiagem e desvios internos), até divulgação do projeto da equipe antiga (que foi contratada pela Steinberg, portanto concorrente). Sem contar uma campanha "save Sibelius", que atacava frontalmente a empresa de maneira dura.

A única vez que a moderação interveio foi quando uma usuária colocou o telefone celular pessoal e da casa do antigo CEO da Avid. Aí eles apagaram o post dela (mas apenas isso). Vocês devem imaginar o que teve de gente ligando para avacalhar o cara...

Mas o mesmo CEO foi (e ainda é) chamado abertamente de ganancioso, incompetente, idiota, ladrão e safado. E nada disso é impedido pela própria Avid, mesmo quando o tal CEO ainda trabalhava lá.

É importante deixar claro que boa parte da culpa do estado atual da empresa é realmente do antigo CEO, e mesmo com a empresa no vermelho ele subia ano a ano seus bônus, e no fim foi "demitido" recendo 14 milhões de dólares na saída...isso de uma empresa que no ano passado só tinha caixa para 1 mês de funcionamento.

O curioso é que não há na própria empresa nenhuma tentativa de apagar tópicos que são literalmente ofensivos. Até o momento eles parecem aceitar que faz parte do jogo de onde se meteram....

MauricioBahia
Moderador
# abr/13
· votar


Sério mesmo. O assunto já me até tirou o sono. Me desgastei psicologicamente com o FCC, o qual, mesmo sendo moderador voluntário, sem qualquer fim lucrativo, (como todos os outros), guardo um pouco da responsabilidade a mim conferida e esta já está passando dos meus limites suportáveis.

Abraços a todos e boa semana.

ps. deixo aqui uma frase popular, para reflexão "Cada cabeça, uma sentença".

Marcellusf
Veterano
# abr/13 · Editado por: Marcellusf
· votar


So nao entendo uma coisa. Vejo varias reclamacoes no reclame aqui a respeito de uma empresa de o que quer que seja, mostrando clientes insatisfeito pela falta de comunicacao e prazos falhos e problemas de devolucao de dinheiro. Vejo tbm forumS com depoimentos nada agradaveis a respeito da msm. Tentam uma negociacao com ela e é um amasso eterno de "estamos analizando". Será que eu estou difamando a empresa? Nao sei! As vezes a poluicao nao está so no forum, e sim na net!!!! Pq as empresas nao fazem algo pra que mude, se sao 200 dias pra fazer um produto, pq chega com 300 dias???? Será que eu tenho culpa disso? Eu que nao quero uma experiencia dessas.

A um tempo atras vi que produtos vendidos online o cliente tinha a opcao de, caso nao gostasse do produto (por nao ter a possibilidade de testar), poderia devolver e ter o dinheiro de volta. Isso está valendo? Caso esteja, pq demoram tanto pra poder devolver o dinheiro? Isso no meu ver era pra ser instantaneo igual miojo!!!

Cheers mates :)

mauriciobahia

É dificil agradar a todos irmao!!! Acredito ser delicada essa decisao de fechar o topico. Mas pra mim, ta tranquilo, o problema é fechar a internet pra "resolver" a difamacao ou o que quer q seja de uma empresa. Aí eu vou ficar chateao ;)
Ve se deita e dorme relaxado.... A vida é curta!

GuitarHouse
Veterano
# abr/13 · Editado por: GuitarHouse
· votar


Marcellusf
So nao entendo uma coisa. Vejo varias reclamacoes no reclame aqui a respeito de uma empresa de o que quer que seja, mostrando clientes insatisfeito pela falta de comunicacao e prazos falhos e problemas de devolucao de dinheiro. Vejo tbm forumS com depoimentos nada agradaveis a respeito da msm. Tentam uma negociacao com ela e é um amasso eterno de "estamos analizando". Será que eu estou difamando a empresa?

Parece que você não leu nada do que falamos :). Nesse caso, pode ser que sim, pode ser que não. O Reclameaqui assume o risco porque se propõe a essa atividade e exige identificação dos usuários. O fornecedor recebe todos os dados do "reclamante". Logo, se o fornecedor chiar, tem os dados da pessoa. Mas geralmente não fazem nada. Os fóruns que você viu (1) ou não receberam reclamação da empresa (2) ou não estão nem aí, achando que a internet é terra de ninguém e não têm experiência ou apoio jurídico por trás.

A um tempo atras vi que produtos vendidos online o cliente tinha a opcao de, caso nao gostasse do produto (por nao ter a possibilidade de testar), poderia devolver e ter o dinheiro de volta. Isso está valendo? Caso esteja, pq demoram tanto pra poder devolver o dinheiro? Isso no meu ver era pra ser instantaneo igual miojo!!!


Sim, 7 dias para compras "à distância" (telefone, internet etc). Vale e cumprem, ao menos as grandes, que precisei vale desse direito. Eu mesmo já tive 2 problemas esse mês. Um, achei que o produto estivesse estragado e trocaram. Pagaram frete de devolução etc, e enviaram um novo. O produto, inclusive, não estava estragado, descobri depois. Mas enviaram um novo e aprendi a usar

E outra sobre livros. Comprei um livro, tinha sido esgotado. Fiz compra por boleto e depositaram integralmente o valor em minha conta.

GuitarHouse
Veterano
# abr/13
· votar


makumbator

Eu participo do fórum do programa Sibelius, da Avid (software originalmente britânico comprado em 2006 pela empresa americana Avid, famosa pelo Pro Tools, Media composer, etc...). É um fórum fechado a usuários registrados do programa.

Cada país, cada cabeça, cada lei. Só pra começar, aqui é "civil law", lá é "common law". Não vou entrar em detalhes, mas isso quer dizer que as regras jurídicas são diametralmente opostas em termos de metodologia. Não dá para comparar. É igual falar que no Oriente Médio cortam mãos e aqui não...Esse tipo de lei não é universal.

Marcellusf
Veterano
# abr/13
· votar


Pois é GuitarHouse, eu li ate a ultima pagina e o ultimo post onde ficam aberto 24 horas aqui na minha frente :) . Entendo sim o caso do Reclame aqui, sei dos dados coisa e tal. Mas pq nao vao entao atras daquelas pessoas ja q estao difamando ou caluniando ou bla bla bla.... Pq o forum.... Se nao é verdade entao, processe eles la no reclame aqui! Entendo q as pessoas as vezes ultrapassam limites, mas cara.... Nao precisa explicar mais nada, numa boa, sei q o forum nao tem uma pessoa q faça a parte juridica e nem entrar em briga de outros. Fechar o topico..... Eu nao perdi nada e li todinho :)

Abração!!!

makumbator
Moderador
# abr/13
· votar


GuitarHouse
Cada país, cada cabeça, cada lei. Só pra começar, aqui é "civil law", lá é "common law". Não vou entrar em detalhes, mas isso quer dizer que as regras jurídicas são diametralmente opostas em termos de metodologia. Não dá para comparar. É igual falar que no Oriente Médio cortam mãos e aqui não...Esse tipo de lei não é universal.

Sim, eu sei disso. O interessante é justamente observar as diferenças.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Farsas, golpes, denúncias vs calúnia e difamação