【FIXO】 Farsas, golpes, denúncias vs calúnia e difamação

Autor Mensagem
Edson Caetano
Veterano
# abr/13 · Editado por: Edson Caetano
· votar

janick
Você sabe o poder de formiguinhas que a gente tem aqui no FCC né? somos formadores de opinião, ainda mais usuários antigos como a gente, quando um membro novato vem perguntar sobre sua provável guitarra nova, outros querendo saber de suas futuras máquinas, quem é da área vai saber conduzir a situação...

Convencer o leigo é fácil, mas a confiança na opinião de músicos experientes ninguém tira, e estes saberão impor suas preferências, baseadas em episódios como este...

Já perdi a conta de quantas pessoas compraram produtos que indiquei, mas fui sem dor na consciência, sei que tento passar o melhor para o amigo, neste episódio, pode ter certeza que a gente vai indicar excelentes instrumentos e alguns vão sendo excluídos, substituídos, exterminados da lista, sabe disso né, tenho pena de quem subestima o poder das formiguinhas Hehe

makumbator
Moderador
# abr/13 · Editado por: makumbator
· votar

janick
A única parte na qual vou te corrigir meu caro, é que não tenho nem pretendo ter ligação alguma com esta empresa em questão!

Ah sim, quando disse que deveria direcionar sua revolta à empresa não é entrando em contato com eles (credo!). E sim ignorando seus produtos e desaconselhando amigos, conhecidos a comprar seus produtos. É mais no sentido de direcionar a revolta no boicote total à marca.

E não vai ser um boicote calcado no preconceito vazio, pois ele está fundamentado diretamente à atuação da mesma com alguns de seus clientes, e sua incapacidade de lidar com as críticas negativas em público.

janick
Veterano
# abr/13
· votar

makumbator
O que eu disse, foi exatamente em relação à boicotarmos empresas brasileiras em geral, e optarmos por alternativas com melhor custoxBENEFÍCIO, como o ebay e seus vendedores de grande confiabilidade e compromisso com o cliente! Continuo batendo nesta tecla. O que esta empresa faz ou não, não é mais (assim como nunca foi problema nosso). Mas como tu falou, nós aqui, da forma que o Edson Caetano bem apontou, somos formadores de opinião. Nós veteranos de tantos anos, principalmente. E a nossa função aqui é orientar com transparência e credibilidade os nossos colegas aqui quanto ao que é recomendável. Aí que entra a força das "formiguinhas", de determinar o que é tendência, o que tem qualidade neste mercado. Lembrando das grandes nuances de mercado que este fórum já causou no mercado da música, nacionalmente falando. Ninguém precisa ofender alguém. Qualquer empresa que estiver faltosa com os clientes, não sofrerá ataques verbais, simplesmente cairá no ostracismo.

JJJ
Veterano
# abr/13
· votar

Só pensando numa saída para esse imbroglio todo e sem querer botar mais lenha na fogueira...

Quando houver alguma reclamação mais séria a fazer contra alguma empresa, o usuário podia usar um canal mais "próprio" pra isso, como o "reclame aqui", mas TAMBÉM criar um tópico aqui no FCC; não para calúnias ou comentários inflamados, mas apenas para dar visibilidade à denúncia. Qualquer desdobramento maior seria encaminhado por lá, não por aqui.

Sei lá... É só uma sugestão pra acalmar os ânimos, afinal estamos todos (nós aqui) no mesmo barco e me parece o fim da picada que briguemos entre nós quando o erro é alheio.

makumbator
Moderador
· votar

janick

Uma loja que considero de nível internacional (poderia estar nos EUA sem problemas) é a Musicware do Rio. Excelente mesmo. Nunca vi nenhuma reclamação contra eles nem em reclame aqui, serviços semelhantes ou na internet em geral.

O serviço é rápido, bem feito e legítimo. Enviam sempre nota fiscal sem ter que ficar pedindo (como muitas lojas). Enviam quase sempre um dia depois de confirmado o pagamento (e muitas vezes no mesmo dia). Respondem e-mail quase sempre no mesmo dia.

O site é feio, mas muito eficaz. Para mim é a loja de música n.1 do Brasil.

Tem algumas empresas aqui e ali que fogem do estereótipo do empresariado brasileiro. A Musicware é uma delas. Coisas pequenas ou que preciso de imediato (sem poder esperar a importação) compro com eles. Acho importante sempre que possível prestigiar lojas como essa, pois nelas o tratamento é diferenciado.

janick
Veterano
# abr/13
· votar

JJJ
Meu caro, só vou discordar de você em um ponto - Não é dar murro em ponta de faca ou ganhar no grito, como já falamos. Só temos que fazer uma coisa - abolirmos as marcas e fabricantes que por ventura agirem assim, deixar que caiam no ostracismo aqui nas terras do FCC. Lembra como esse fórum pode ser uma grande influência? A venda massiva de Condor CLP, de GDI21, V-Amp 2, SX FST62, Laney TF100, ProDrive II ESI, dentre vários outros produtos que foram bem falados dentro deste recinto. É simples. Qualquer empresa em questão que pisar na bola, terá o total esquecimento por parte deste fórum, que não se manifestará de forma alguma sobre a mesma. Como já me falavam sempre - "Pior mídia do que ser mal falado, é nem ser falado".

Apenas isso. Acho que este "protesto pacífico" contra toda e qualquer empresa que não souber respeitar o cliente, seria muito mais efetivo do que dispararmos desafetos e ofensas, ou "esmurrarmos pontas de facas".

janick
Veterano
# abr/13
· votar

makumbator
Sim!
Sobre lojas confesso que não tenho do que reclamar. Sou consumidor frequente da Ritmus de Botucatu - SP e digo que é uma das lojas mais competentes do Brasil, no nível da Musicware, Barra Music e tantas outras que são empresas transparentes e respeitosas com seus clientes! Mas acho que normalmente o problema não se dá com lojas, e sim com outras variantes desta área de comercio/manufatura de produtos musicais, não?

Um abraço!

Edson Caetano
Veterano
# abr/13
· votar

Não vou falar o nome, mas teve um usuário que fez muito sucesso por estas salas, ninguém sabia se era uma pérola do pântano ou um trolador high level, isso até causou revolta de muitos, mas sabe quando acabou, quando o pessoal entendeu o perfil do user e simplesmente deixou de lado, deu um gelo mesmo

Isso se extendido a produtos e serviços, poderemos ter à solução, com sutileza e elegância damos um chega pra lá nesse tipo de material/conduta

makumbator
Moderador
· votar

janick

Eu já tive vários problemas com grandes lojas de SP. Uma delas uma das maiores do país. Coisa de cancelarem um pedido por falta de estoque e não me avisarem (e mentirem dizendo que avisaram) e em outras experimentei problemas para receber nota fiscal e até roubaram cabo USB e adaptador de headphone em outra (coisa pequena, mas é roubo).

Na minha cidade tive um problema com uma loja que é revendedora autorizada exclusiva da Boss Roland na região. Reclamei com a marca aqui no Brasil. Em 30 minutos um diretor da Roland me ligou e disse que tomaria providências (e tomou mesmo).

Ele se ofereceu para vender direto deles o mesmo produto que a loja se negou a encomendar para mim, em preço de importadora. Disse também que era a segunda mancada deles, e que deixou claro que na próxima iria revogar o título de revendedor autorizado. Confirmou também que a loja mentiu para mim (sobre não poderem encomendar certos itens. Segundo ele todo revendedor autorizado pode encomendar desde uma fonte Boss até um sistema de gravação standalone de milhares de dólares).

O diretor estava visivelmente constrangido com a situação, e realmente puto com a loja.

Depois a loja entrou em contato com o rabo entre as pernas, pois acho que tomaram uma chamada federal da Roland. Só faltou lamber meus pés.

Já contei esse episódio aqui no fórum há alguns anos. Foi na compra do meu gravador BR-532.

A Barra music também é ótima. Mas não comprei muito com eles. Bom saber dessa Ritmus.

Delson
Veterano
# abr/13
· votar

janick
Entendo perfeitamente seu ponto de vista acerca da qualidade logística de algumas empresas nacionais, mas creio que não podemos generalizar. Eu sou um pequeno exemplo disso: Tenho cabos, captadores e amplificador produzidos no Brasil, e não tenho absolutamente nada a reclamar.

Também tive apenas uma experiência com o eBay, e foi muito bem sucedida, com e-mails muito bem educados por parte do vendedor. Compraria de novo dele e de qualquer outro com boas qualificações nesse site.

Cabe a nós sabermos de quem comprar, e as ferramentas para essa tomada de decisão, também somos nós quem fornecemos.

Buja
Veterano
# abr/13
· votar

makumbator
Uma loja que considero de nível internacional (poderia estar nos EUA sem problemas) é a Musicware do Rio. Excelente mesmo. Nunca vi nenhuma reclamação contra eles nem em reclame aqui, serviços semelhantes ou na internet em geral.

Li todos os posts e entendo muito bem a indignacao do janick. Eu tambem estaria indiganado e agora ja aprendi uma licao com tudo isso.

Mas como nem tudo é criticas, por meio deste post venho confirmar suas palavras.
A MusicWare é uma loja excelente. Ja comprei com eles diversos itens, inclusive guitarras.
Atendem muito bem, via email ou telefone, entregam rapido, com fidelidade, nota fiscal e sem problema algum.
O preco é bem competitivo, alugns itens um pouquinho mais caros, outros absurdamente baratos.
Quase sempre se encontra tudo que precisa, dentro marcas top de linha e marcas bem iniciantes. É um verdadeiro feirão. Tem de tudo lá. Recomendo fortemente!

james.gurley
Veterano
# abr/13
· votar

Fiz um comentário um tempo desse e parece que de fato to tópico foi deletado. Acredito que o sujeito se sentiu lesado, mas não vejo necessidade de criar um tópico dizendo que a empresa tal é furada, pois aquilo foi uma experiência própria. Eu já tive minhas más experiências com diversas empresas, se me perguntarem se recomendo irei relatar minha experiência pessoal, mas jamais iria sair criando tópicos para dizer que a empresa não presta, ou dizendo pra fugir de uma furada.

E sobre esse povo babando ovo de lojas americanas, semana passada fui na GuitarCenter de Manhattan em NY, e apesar de ser uma loja com um mundo de opções, o atendimento é uma merda, depois fui checar na internet a opinião dos americanos sobre o lugar, e a maioria achava realmente que aquilo ali não presta, o atendimento é pior que qualquer loja que já tenha visitado aqui no Brasil, maioria dos funcionários mal preparados e preguiçosos.

Ou seja, pessoas incompetentes existem em qualquer lugar, mas aí quando algo de errado acontece com alguma empresa brasileira, surge aquele complexo de vira lata bizarro: é por que brasileiro não sabe fazer.

Eu particularmente não curto a empresa, pois acho os modelos feios e caros comparados com similares chineses, no entanto tem gente muito boa fazendo guitarra por ai, como o Zanganin e a Heavens Guitar.

james.gurley
Veterano
# abr/13 · Editado por: james.gurley
· votar

FabioRolim

Velho, não é assim que as coisas funcionam. Não é pegando um artigo solto da Constituição e colar aqui, que você terá argumentos. Um dispositivo constitucional só faz sentido se você analisa-lo dentro de um universo normativo.

Liberdade de expressão é uma coisa, difamação é outra, e o fórum é um ambiente privado, portanto quem administra tal ambiente pode censurar da maneira que quiser o fórum, ele pode por exemplo simplesmente apagar um tópico seu em que você tenha dito que digital é melhor que analógico e ele acha um absurdo.

O que não pode é vc sofrer qualquer tipo de sanção estatal por emitir uma opinião. Esse art.220 é um dos mais mal utilizados pela internet a fora, pois lendo o artigo de maneira solta, imagina-se que qualquer um pode falar o que lhe der na telha na hora e no ambiente que bem entender, quando na verdade o buraco é mais em baixo.

Penta_Blues
Moderador
# abr/13 · Editado por: Penta_Blues
· votar

Bom dia!!!

makumbator
Mas a vantagem de quem está de fora é poder observar sem a "contaminação" do envolvimento pessoal (a raiva e frustração cega as pessoas), que ocorre tanto da parte do cliente quanto da empresa (principalmente as pequenas e familiares).
A desvantagem de quem está de fora é não ter todos os elementos para uma avaliação mais criteriosa e, consequentemente, para uma decisão mais acertada.
O cara que está numa estrada e chega numa encruzilhada sem sinalização tem uma visão parcial do caminho, o que pode levá-lo a tomar uma decisão errada que não o levará ao destino correto. Quem está num morro desta estrada, com vista para todos os caminhos desta encruzilhada, no entanto, tem a visão do todo e melhores condições de tomar uma melhor decisão sobre qual caminho escolher.
Vc está confundindo as coisas. Estar de fora é bem diferente de ser isento. Quem tomou a decisão neste caso não foi nenhuma das partes e sim a Moderação.
Muita gente aqui está de fora criticando a decisão da Moderação sem saber todas as circunstâncias, dizendo "se fosse eu faria assim", "se fosse eu faria assado", "tá errado", não pode fazer isso", sem conhecimento de causa.
Quem tem uma visão parcial não tem melhores condições de julgar do que aquele que conhece o todo; e conhecer o todo não significa estar "contaminado".

Mas parece que para boa parte das empresas do Brasil reclamar é sempre igual a caluniar. Para essa parcela de empresários as pessoas deveriam reclamar apenas e unicamente para a empresa (e esperar que elas em seu berço esplêndido as atendam).
Vc está coberto de razão neste ponto e concordo plenamente contigo.
Acontece que o caso aqui foi um pouquinho diferente. Enquanto estava na reclamação, tudo bem, o tópico estava aberto e com a participação de todos. O problema foi quando se mudou o foco de reclamação para difamação. Não houve bom-senso de alguns e o exagero passou a ser a principal ação, gerando a reação da empresa a este exagero e não à reclamação inicial.
A resposta da Moderação foi ao rumo que o tópico tomou e não à reclamação que originou o mesmo.

Valeu!!!

renatocaster
Moderador
# abr/13 · Editado por: renatocaster
· votar

janick
Edson Caetano
makumbator
Delson
Buja

Sobre algumas lojas nacionais citadas aqui, gostaria de endossar o discurso. Recentemente eu comprei uma guitarra numa dessas lojas (Barramusic) e não poderia ter sido melhor a experiência. Inicialmente eu dei preferência a Musicware, por já ter comprado lá algumas vezes e por ser melhor pra mim, logisticamente falando. Só que eles não tinham a guitarra que eu queria.

Acabei comprando na Barramusic mesmo e foi muito boa a experiência. Atendimento muito bom, pude testar a guitarra a vontade, numa sala especial, fora do âmbito da loja, me deixaram lá por minutos sem ser incomodado. Quando acabei de testar, ainda tive mais uma grata surpresa: A loja conta com um luthier que regula a guitarra ali na hora, deixa do jeito que vc pedir. Achei muito bacana isso.

E assim, sem essa de tratamento diferenciado para quem compra instrumentos mais caros. Eu mesmo comprei uma guitarra de 1360,00 nada muito expensive. E lá na loja tinham outras pessoas comprando instrumentos até mais baratos e recebendo mesmo tipo de tratamento.

A minha outra experiência dessa vez com guitarra de luthier, customizada, também foi ótima. O processo todo demorou 7 meses, devido a forma de pagamento que optei. Mas esse prazo foi negociado antes de fecharmos e eu concordei com o mesmo.

Durante esses meses todos, sabem quantas vezes eu precisei ligar para o luthier? NENHUMA! Isso mesmo, tudo foi tratado e resolvido via e-mail, sem qualquer tipo de enrolação ou transtorno. Fotos enviadas periodicamente, dúvidas sanadas, detalhes do projeto , problemas informados com antecedência, dentre outras coisas.

Resumo da opera: Ainda tem gente trabalhando sério aqui no Brasil, visando atender satisfatoriamente os seus clientes.

Marcellusf
Veterano
# abr/13
· votar

Muito legal essa sua experiencia Renatocaster, fico até arrepiado (ui! ). Entao, esse empresario tem uma visao empreendedora, sabe que merecemos essa experiencia magnifica, ele investe, cuida da imagem, pq no mundo de hj, com essa concorrencia devastadora, com a velocidade da informacao a todos, eles sabem o qto é importante uma boa prestacao de servico pq senao ele estará fora. Se errar invista para que isso nao ocorra, pare e pense e NAO REPITA o msm erro a anos... Afff Ter credibilidade no mercado nao é para qq um nao.

Cheers :)

Rabbit
Veterano
# abr/13
· votar

Eu acho que reclamar é bom e necessário mas dentro das proporções. Começar uma capanha vingativa só por que você não se deu bem em uma transação e partir pra dizer que a empresa não presta e pior, que as empresas brasileiras não prestam em geral, não resolve nada, pelo contrário, termina sendo contra produtivo. Até por que as empresas brasileiras não são diferentes das empresas de outros lugares do mundo.

Eu vejo muita gente comparando empresas brasileiras a risca com empresas internacionais sem dar o desconto de diversas variantes, acho essa comparação super boba.

Se você está comprando no Brasil um produto que vem de fora você está comprando um produto de uma empresa que é grande o suficiente pra expadir os negócios mundialmente. Logicamente essa empresa tem mais recursos, poder de compra e negociação muito maior, sobrando recursos pra investir em um atendimento ao consumidor melhor, ou controle de qualidade melhor, isso tudo sem repassar muito do custo ao consumidor. Coisa que uma empresa nacional não tem. E se a empresa nacional tentar ter esse mesmo controle ela terá que repassar o custo ao consumidor, daí o brasileiro reclama que o lojista ou a empresa tá cobrando caro demais. Num mundo de fantasia onde eles acham que todo mundo é "ladrão" menos eles.

Acredito que se o brasileiro quiser um produto nacional melhor ele tem que pagar por ele. Premiar as empresas que se dedicam a qualidade do produto mesmo que pagando mais caro. E principalmente acabar com essa cultura de querer se dar bem em tudo, de contar vantagem que economizou 5 reais numa compra e de que tudo que vem de fora é melhor. No Brasil parece uma questão de honra dizer que comprou mais barato.

janick
Veterano
# abr/13
· votar

O ponto que eu expus foi muito simples: Vamos dar espaço e mídia boa para as empresas que merecem. As empresas que destratam o consumidor, enganam o consumidor e tem essa atitude anti-ética, simplesmente não demos mídia, deixamos que pelo menos em nosso "solo sagrado" de FCC, esse tipo de empresa não tenha mídia alguma. Né? Deixemos esse tipo de empresário e seu respectivo negócio cair no ostracismo por aqui.

Não estou falando de empresa específica alguma, apesar do exemplo de qualquer empresa que não saiba respeitar o consumidor.

janick
Veterano
# abr/13
· votar

E quando eu digo boicotar, é evitar SEMPRE qualquer produto deste tipo de empresa genericamente citado, e dar preferência por empresas que tenham o nosso "selo FCC de qualidade".

Recomendo que ao invés de abrirmos um tópico para negativar ou "difamar" qualquer empresa, como esta empresa não especifica pode pensar, sabe o que podemos fazer?

Tipo um tópico de "Selo de qualidade", no qual os usuários avaliarão, e só adentrará nessa lista de selo de qualidade, as empresas e produtos DE QUALIDADE, que se preocupam com o consumidor em todos estes aspectos que para nós, é de grande importância.

O que acham dessa proposta?

makumbator
Moderador
· votar

Rabbit

A experiência que eu tenho com empresas americanas, e principalmente europeias é quanto menor o tamanho da mesma melhor o atendimento. Aqui no Brasil de maneira geral o atendimento é deficitário em boa parte dos casos em que tive que lidar, fossem grandes empresas ou pequenas (mas aqui nas grandes é ainda pior).

Eu não afirmei que todas as empresas aqui são ruins (até apresentei algumas lojas que considero ótimas) e nem que todas as americanas e europeias são necessariamente boas, mas vejo claramente uma tendência indo para esse comportamento em muitas das empresas com que lidei. E aqui não me refiro ao nicho específico de instrumentos musicais, e sim no geral.

Acredito que se o brasileiro quiser um produto nacional melhor ele tem que pagar por ele. Premiar as empresas que se dedicam a qualidade do produto mesmo que pagando mais caro.

Eu sempre prestigio o local que me trata adequadamente, mesmo que não tenha necessariamente o melhor preço. Por isso deixei de comprar em lojas da minha cidade (e em uma delas por causa do problema com o a Roland que relatei antes). Muitas vezes a gente tenta pagar bem e prestigiar a empresa nacional, mas elas não nos prestigiam, aí não tem jeito né...

Não vou ficar comprando em um local ruim só por ser brasileiro ou esperando que um belo dia aquele empresário abra os olhos. A vida é muita curta para isso.

Rabbit
Veterano
# abr/13
· votar

janick
O ponto que eu expus foi muito simples: Vamos dar espaço e mídia boa para as empresas que merecem. As empresas que destratam o consumidor, enganam o consumidor e tem essa atitude anti-ética, simplesmente não demos mídia, deixamos que pelo menos em nosso "solo sagrado" de FCC, esse tipo de empresa não tenha mídia alguma. Né? Deixemos esse tipo de empresário e seu respectivo negócio cair no ostracismo por aqui.

E quem é responsável por julgar qual empresa é boa ou ruim?

Que tal se cada um que tiver tido uma má experiência com uma empresa expor o acontecido aqui, logicamento no lugar adequado e não abrindo tópicos só pra isso, e quem tiver tido uma boa experiência com a mesma empresa fazer a mesma coisa, logicamente no mesmo lugar adequado?

Quando eu digo lugar adequado eu digo que quando alguém abrir um tópico perguntando sobre determinada marca. Esse seria um lugar adequado pra se expor experiências.

Se eu abro um tópico perguntando sobre o fabricante x esse seria um ótimo lugar pra cada um dizer o que acha do fabricante x baseado nas suas próprias experiêcias com o fabricante x. Mantendo o respeito e proporção. Um exemplo ruim seria: "Comprei um cabo santo angelo de cor azul e me mandaram um de cor verde, quando pedi pra trocar eles se recusaram. Ali só tem ladrão."

A parte "Ali só tem ladrão" foi totalmente desnecessária, difamatória e está sujeita a ser apagada.

renatocaster
Moderador
# abr/13
· votar

Marcellusf

Muito legal essa sua experiencia Renatocaster, fico até arrepiado (ui! ). Entao, esse empresario tem uma visao empreendedora, sabe que merecemos essa experiencia magnifica, ele investe, cuida da imagem, pq no mundo de hj, com essa concorrencia devastadora, com a velocidade da informacao a todos, eles sabem o qto é importante uma boa prestacao de servico pq senao ele estará fora. Se errar invista para que isso nao ocorra, pare e pense e NAO REPITA o msm erro a anos... Afff Ter credibilidade no mercado nao é para qq um nao.

Pois é, cara. Admito que existe muito amadorismo nesse meio, assim como em vários outros segmentos. Mas ainda tenho esperança de que não será um caminho sem volta, para os empresários brasileiros acordarem e fazerem um trabalho sério.

Acabei criando um tópico para relatar detalhadamente essa experiência que tive na loja Barramusic. Não estou querendo fazer aqui uma campanha do "bem contra o mal". Na verdade, nós teríamos que estar acostumados com esse tipo de tratamento. Nesse caso, seria inútil eu relatar uma boa experiência aqui, já que seria uma situação corriqueira, mas, que infelizmente não é.

Segue o tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/303108/

janick
Veterano
# abr/13
· votar

Rabbit
Ninguém está aflando nada disso. EU estou dizendo que podemos criar um tópico, que baseado em amostragem, de boas recomendações para as empresas, podemos considera-la validamente como uma empresa de qualidade e confiável. No mercado livre não é assim que funciona? Por taxa de amostragem. As empresas sabidamente "negativas" automaticamente não entrarão justamente pelo consumidor daqui do Forum já ter esta consciência. Mas as boas, recomendáveis, vamos espalhar. Então, só vai ter esse privilégio por aqui, a empresa que fizer por onde. Ao invés de difamar algum, é apenas deixarmos claro que aqui, no caso desta proposta, só terá este espaço e mídia a empresa que fizer por onde para com o consumidor.

Mas, se quiser achar mais pontos negativos e criticar, fique à vontade.

janick
Veterano
# abr/13
· votar

Que tal se cada um que tiver tido uma má experiência com uma empresa expor o acontecido aqui, logicamento no lugar adequado e não abrindo tópicos só pra isso, e quem tiver tido uma boa experiência com a mesma empresa fazer a mesma coisa, logicamente no mesmo lugar adequado?

Pelo visto isso não funciona por aqui, porque empresas que podem se sentir ofendidas e "atacadas" pela verdade, podem utilizar-se desta nova e duvidosa lei de crimes cibernéticos alegando "Difamação ou calúnia". Então, para evitarmos conflitos e que nossos tópicos sejam fechados, é melhor que tenham apenas relatos positivos acerca de empresas de boa fé. EU não quero compartilhar este tipo de experiência negativa e citar alguma loja específica, pois confesso que fiquei com um pé atrás à respeito da manifestação deste tipo de comportamento aqui, mesmo respeitosamente.

janick
Veterano
# abr/13
· votar

Preciso do aval de vocês. Se essa idéia for bem aceita em nossa comunidade, podemos reunir num tópico, uma infinidade de experiências positivas acerca de boas marcas e assim, criar um "selo de qualidade" no qual os usuários saberão quais as empresas com mais "feedbacks positivos" por nós, clientes(E aqui tem um público de clientes muito grande, por essa taxa de amostragem, conseguimos ter dados bem precisos quanto à isso).

Isso sobre:
Marcas, lojas, produtores, fornecedores, e etc. Imagino que possa ser um grande passo para nosso fórum, de maneira respeitosa e sem criar este tipo de atrito que houve.

Rabbit
Veterano
# abr/13
· votar

makumbator
Não vou ficar comprando em um local ruim só por ser brasileiro ou esperando que um belo dia aquele empresário abra os olhos. A vida é muita curta para isso.

Não foi isso que eu quis dizer. Disse que se for bom, prestigie a marca mesmo pagando mais caro.

Quando comentei não me referi a ninguém em específico mano, mas que ninguém pode negar que no Brasil existe essa cultura de querer se dar bem e de que tudo que vem de fora é melhor.

Quem nunca ouviu a expressão "É importado" pra se referir a melhor qualidade? O fato de uma pessoa dizer que um produto é de melhor qualidade só pelo fato de não ter sido fabricado no Brasil é bem triste não acha?

Eu tive diversas más experiências com empresas americanas. Tudo que eu leio aqui falando mal das empresas brasileiras eu já ouvi semelhante em empresas americanas.

A Guitar Center é 5 minutos da minha casa, a Samash é 10 minutos. Sempre que vou comprar algo musial eu passo direto da Guitar Center e Vou pra Samash. Eu odeio o atendimento da Guitar Center, um bando de vendedor mal educados, desatenciosos e que te tratam parece que est'ao te fazendo favor.

2 meses atrás tive meu gas cortado mesmo tendo pago a conta. Liguei pra empresa e a mulher me disse que não sabia o que tinha acontecido ams que mesmo assim eu teria que pagar 60 dolares pra reconectar e esperar 5 dias úteis. 5 dias sem gás e no frio é horrível, minha sorte é que tenho conhecidos aqui perto de casa que dava pra ir tomar banho.

Banco? Ufa... Nem se fala..

O que quero dizer é que manter as coisas em persperctiva, pricipalmente se comparando entre empresas nacionais e internaionais, faz com que todo mundo ganhe. Desse jeito nós temos como fazer uma boa escolha e não damos lugar a essa cultura de ficar sempre com um pé atrás de desconfiança pra empresas nacionais, demotivando-as a contruir bons produtos com bom atendimento.

janick
Veterano
# abr/13
· votar

A Guitar Center é 5 minutos da minha casa, a Samash é 10 minutos. Sempre que vou comprar algo musial eu passo direto da Guitar Center e Vou pra Samash. Eu odeio o atendimento da Guitar Center, um bando de vendedor mal educados, desatenciosos e que te tratam parece que est'ao te fazendo favor.

2 meses atrás tive meu gas cortado mesmo tendo pago a conta. Liguei pra empresa e a mulher me disse que não sabia o que tinha acontecido ams que mesmo assim eu teria que pagar 60 dolares pra reconectar e esperar 5 dias úteis. 5 dias sem gás e no frio é horrível, minha sorte é que tenho conhecidos aqui perto de casa que dava pra ir tomar banho.

Banco? Ufa... Nem se fala..

O que quero dizer é que manter as coisas em persperctiva, pricipalmente se comparando entre empresas nacionais e internaionais, faz com que todo mundo ganhe. Desse jeito nós temos como fazer uma boa escolha e não damos lugar a essa cultura de ficar sempre com um pé atrás de desconfiança pra empresas nacionais, demotivando-as a contruir bons produtos com bom atendimento.

Bem, eu tenho experiências completamente diferentes em todas estas áreas quando morei na Inglaterra. Mas reconheço que em ambos casos, são experiências pessoais, casos isolados. Por isso que baseio minha "idéia" em grande amostragem, num "banco de dados de avaliações positivas". Porque em várias áreas da vida, podemos ter experiências boas ou ruins. Mas se compilarmos isso e pudermos achar uma visão "geral" sobre essas empresas "the big picture" fala muito bem à respeito da índole e operação de uma empresa. PORÉM, sugiro que façamos apenas do lado positivo, deixando a entender que toda e qualquer empresa que seja uma "desconhecida" por lá, não tem nossa aprovação até então, que não é algo que recomendamos, visto que críticas negativas e "má mídia", como algumas empresas preferem denominar "relatos verídicos", são como pisar em ovos por aqui.

Rabbit
Veterano
# abr/13
· votar

janick
Ninguém está aflando nada disso. EU estou dizendo que podemos criar um tópico, que baseado em amostragem, de boas recomendações para as empresas, podemos considera-la validamente como uma empresa de qualidade e confiável. No mercado livre não é assim que funciona? Por taxa de amostragem.

E você quer transformar o FCC nisso? No dia que acontecer isso eu tô fora. Pra mim isso aqui é um lugar de falar de música e trocar idéias sobre. E não de politicagem. Acho que você está levando sua ira subir pra cabeça e não está analisando as consuequências disso, tanto pro FCC como pros usuários dele.

Velho, tem como você manter uma conversa civil sem partir pra querer desqualificar quem está discordando de você?

janick
Veterano
# abr/13
· votar

Rabbit
E você quer transformar o FCC nisso? No dia que acontecer isso eu tô fora. Pra mim isso aqui é um lugar de falar de música e trocar idéias sobre. E não de politicagem. Acho que você está levando sua ira subir pra cabeça e não está analisando as consuequências disso, tanto pro FCC como pros usuários dele.

Velho, tem como você manter uma conversa civil sem partir pra querer desqualificar quem está discordando de você?

Ira? Cara, numa boa, você que está me desqualificando em seus posts, inferindo que eu estou tomando minhas idéias baseadas em ira e me julgando sem qualquer conhecimento de causa. Se isso aqui for para ser uma série de ataques pessoais, dispenso.

Proponho isso, porque será uma forma de efetivamente se recomendar empresas nas quais um novato, para que alguém que chegue aqui com sede de saber sobre qual empresa é confiável, possa ter à sua disposição uma lista das empresas com as quais vários usuários tiveram boas experiências no passado.

QUAL o problema com isso? Não é contra as regras e é algo pensado para o bom comum. Só teria algo contra isso, quem tivesse faltoso nestes aspectos, eu imagino.

makumbator
Moderador
· votar

Rabbit
Disse que se for bom, prestigie a marca mesmo pagando mais caro.

É isso que faço, dentro de um limite razoável de diferença de preços.

mas que ninguém pode negar que no Brasil existe essa cultura de querer se dar bem e de que tudo que vem de fora é melhor.

Com certeza! E é inclusive a cultura do se dar bem que faz termos essas empresas por aí...
E eu não sou do tipo que acha que os políticos são ladrões e o povo é o coitadinho prejudicado. Para mim o político ladrão saiu do mesmo lugar que o povo "coitadinho" em geral, e tem na média a mesma cultura de se dar bem.

Quem nunca ouviu a expressão "É importado" pra se referir a melhor qualidade? O fato de uma pessoa dizer que um produto é de melhor qualidade só pelo fato de não ter sido fabricado no Brasil é bem triste não acha?

Sim. Mas pelo menos eu procuro ver a qualidade do produto em si. Mas é evidente que determinado "Made in" possui mais apelo que outros (para o bem e para o mal), e tudo isso entra na conta, mesmo que seja um mero efeito "placebo" (e em muitas vezes é).

A Guitar Center é 5 minutos da minha casa, a Samash é 10 minutos.

Pois então. A Guitar center é referência americana de mau atendimento na área dos instrumentos. E essa fama atravessa as fronteiras (apesar que já ouvi relatos que apontam diferenças gritantes de qualidade entre as diferentes unidades da empresa).

Eu em geral sempre fui melhor atendido em empresas pequenas. Por exemplo, tem uma loja pequena e especializada na família do violino que é ótima (Concordmusic.com) e dou preferência a ela. Qualquer problema a gente é atendido pela mesma moça (dos pedidos internacionais), não precisa ficar reprisando casos para 300 pessoas diferentes.

Mas tem uma grande (a maior de contrabaixo acústico dos EUA), chamada de Lemur Music, que também é excelente, e tem um atendimento de "loja pequena", que tanto aprecio,

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Farsas, golpes, denúncias vs calúnia e difamação