Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
xikooo
Veterano
# dez/08
· votar

Olá boa tarde, sou novo no forum, estou aqui para tirar umas duvidas em relação aos equipamentos que possuo, como sou canhoto, nem sempre encontro a guitarra desejada, a bom preço.
a uns 2 anos, comprei uma Stagg LP LH320 pelo custo e tal, não entendia nada de madeira+caps+amp = timbre
mas fiz umas pesquisar com a luthieria local, disseram que não era uma madeira de qualidade tão ruim, acabei colocando EMG81/89 na mesma, e recentemente, fiz uma compra de uma SG shelter, troquei as tarrachas e os caps pelo HH777, gostaria de saber se com esses instrumentos tirarei uma boa qualidade dos caps, o HH777 é um bom cap nacional ?
Junto a esses instrumentos se não deveria ter feito esse investimento de caps, abraço

MANFREDINI
Veterano
# dez/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar

Olá, não sei se já repararam, mas a Gibson SG "Fool" que o Eric Clapton usou no Cream, tem um desgaste um tanto estranho na escala nas últimas casas, parece que a escala é em maple pinatada, achei um tanto estranho, principalemnte porque o "desgaste" só ocorre nas últimas casas mesmo

Aqui ela parece menos desgastada

Aqui me parece que ela está mais desgastada

não da pra ver muito bem, mas aqui ainda tem um video dele usando a guitarra

http://br.youtube.com/watch?v=rq6r23-le5o

mas então, o que seria isso? fiquei um tanto curioso =/

Edit: ó, tirei um "print screen" do video e passei um "photoshop", se ajudar =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

B.Frusciante
Eu acho som dos Lace Sensors muito bom, mas não é um "single" verdadeiro não. Ouça o disco "24 Nights" do Eric Clapton para uma boa referência.
Isaias Neto
Cara, o que vc está querendo pode ser conseguido com os DiMarzio Super Distortion ou Bill Lawrence L500.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

xikooo
Creio que vc gastou muita grana nessa Stagg. O ideal seria vc ter colocado outros capts Sound/Malagoli (como acertadamente vc fez na SX) nela.
Abç

MANFREDINI
Veterano
# dez/08 · Editado por: MANFREDINI
· votar

Mauricio Luiz Bertola

ei cara, não saberia responder minha curiosidade sobre a SG ai em cima não? ^^

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

MANFREDINI
Estou na universidade, e aqui o "Image Shack" não abre.
Abç

xikooo
Veterano
# dez/08
· votar

Bertola, muito obrigado, eu penso em comprar uma Epiphone LP ou uma Schecter Lady Lucky, daí aproveitaria o set dos EMG's, e deixaria essa Stagg de lado, essa seria uma boa escolha para melhorar a capacidade dos caps?

abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

xikooo
Sem dúvida.
Abç

edumnovaes
Veterano
# dez/08
· votar

qual madeira é melhor pro corpo, basswood ou maple?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

edumnovaes
maple não seve para corpo, exceto uma sub-espécie, o "soft maple".
Não existe madeira "melhor", o que existe são as caracteristicas tonais da mesmae a forma como ela foi trabalhada e tratada.
Abç

Heavy Metal Maniac
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara, eu vi uma guitarra Grass Roots, infelizmente o cara não sabia a série nem nada. Era ela vermelha, marcação dente de tubaração, 2 humbuckers. Vc sabe alguma informação sobre essa marca, ela realmente é submarca da ESP? A qualidade dela é superior as LTD? Achei muito pouco aqui na busca do forum...
Ah sim, penso em comprála e colocar captadores da Dimarzio... Será que seria um bom negocio (já que não tenho tanta grana pra comprar uma guitarra realmente boa)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

Heavy Metal Maniac
Cara, eu já ví um baixo estilo Les Paul dessa marca, e ele era bem construído. No mais, não sei muita coisa não.
Abç

edumnovaes
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Vlw Maurício!

Isaias Neto
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola vlw cara, grande abç!

DsL-Hard Rock
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

bertola, vou comprar uma Cort M600 no fim do ano, porém ela está indisponivel na maioria das lojas
Qual guitarra vc me aconselharia nesta faixa de preço?(estava pensando em uma no estilo PRS ou LP)

kairi
Veterano
# dez/08
· votar

DsL-Hard Rock
PRS SE CUSTOM.

Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

DsL-Hard Rock
Uma Uma Condor CLP II, Um Schecter Omenn 6, a que o kairi citou, etc
Abç

kairi
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
A Lemon Drop custava em torno de 1600 né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

kairi
Foi em torno disso que o Maurício Bahia pagou (salvo engano meu).
Abç

Salazar
Veterano
# dez/08
· votar

quais são as melhores marcas de ferragens para guitarra sera que alguem pode lista-las para min? valeu!

kairi
Veterano
# dez/08
· votar

Salazar
Gotoh, Schaller e Grover.

Abraços.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar

Salazar
Depende da ferragem.
Ponte e Tarraxas eu indicaria: Grover, Hipshot, Schaller, Steinberg, Gotoh, Planet Waves, Sperzel, Tone-pros...

lukas_alvs
Veterano
# dez/08
· votar

Me tirem uma duvida por favor!!
quando devo trocar o potenciometro da guitarra??
tipo muita gente quando troca o captador troca tb o potenciometro( por exemplo: de 250k para 500k), qual seria o motivo??

kairi
Veterano
# dez/08
· votar

lukas_alvs
Você deve troca-lo se houver um motivo para realizar a troca. Esse tipo de coisa não é feito periodicamente, e sim por necessidade. E quando você precisar de trocar o seu potenciômetro, COM CERTEZA, você vai ser o primeiro a saber. ;D

As pessoas que trocam de 250k para 500k procuram mais ganho.

Abraços.

Dani xD
Veterano
# dez/08
· votar

Olá eu queria saber se alguem conhece um bom luthier aqui em Sao Paulo Capital pra eu transformar a minha guitarra em fretless.
Aproveitando, vcs me aconselham arrancar os trastes da minha Squier Strato ou mandar fazer um braço novo já fretless?
Qual fica mais em conta arrancar os trastes ou fazer um braço novo?
Agradeço desde agora

Rod Turtle
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Existe aquelas capinhas pra captadores estilo les paul pra captadores f-spaced?Obrigado e abraços.

kairi
Veterano
# dez/08
· votar

Dani xD
Conheço um famosão em São Bernado do campo, serve?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

lukas_alvs
kairi
Cara, a troca dos potenciômetros só deve ser feita a partir de 2 necessidades:
1) quebra ou desgaste do mesmo.
2) Instalação de 2 ou 3 capts Hb's
Captadores Hb's ou "stacks" devem usar pots de 500K, pois esses "deixam passar" mais agudos.
Dani xD
Procure o grande luthier Sérgio Buccini.
Para tornar uma guitarra fretless, basta retirar os trastes e trabalhar a escala para tal.
Rod Turtle
Existir existe sim, mas vc deve ter cuidado ao comprá-las, para não comprar errado.
Abçs

MarcosBorba
Veterano
# dez/08 · Editado por: MarcosBorba
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eu estou pensando em formar uma banda e vou precisar de um amplificador de 50~100w. Ouvi dizer que amplificadores de baixo servem perfeitamente pra guitarra (como eu vou usar os efeitos da pedaleira, então não vou precisar dos efeitos que vem nos amps de guitarra).

Como você é baixista, será que poderia me indicar um amplificador de baixo nessa faixa de potência que não tenha um custo muito elevado (até 1000 reais)?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

MarcosBorba
Cara, se vc conseguir um Meteoro Bassman 50, estará bem servido. Vc encontra esse amp, usado por algo em torno de R$ 400 a 500. Ele possui falante de 12pol. e reverb.
Abç