Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

Slave of hell
Sim, terá de mudar para 500K.
O ideal é que vc mude também o do meio, caso contra´rio, ao ser acionado ele ficará agudo demais. Geralmente pode-se usar A (logarítmico) ou B (linear), mas geralmente usa-se B para o volume e A para as tonalidades.
Abç

Soul Wyx
Veterano
# dez/08
· votar

Bertola
Amanhã vou levar minha Guita(Viva Gold II) para travar.
Eu ainda vou ter que regular as oitavas né?
Vou ter que preocupar com a regulagem das molas? Ou é so apertar até fixar na madeira que ele vai colocar? Eu coloquei umas cordas hoje D'Addario, pelo que parece, ja estão enferrujadas, é normal? Passo pano e tudo.
Vlws ai

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

Soul Wyx
Sim, isso é um trabalho para seu luthier.
Ao travar, as molas ficam inoperantes (apesar de exercerem uma certa função).
Vc deve ter comprado cordas antigas, de estoque.
Abç

chico_nemesis
Veterano
# dez/08
· votar

Mestres Bertola e Seiji!!!

tenho um baixo de 5 cordas (condor cjb5) e mandei pra um luthier aki de minha cidade... ele fez a regulagem e pra mim tinha fikado otima... todavia um amigo fez uma observação que sempre que uso a corda B solta (bordão) o autofalante não aguenta e acaba "abrindo"... eu jah tinha percebido isso mais sempre achei que fosse normal afinal o som é muito grave mesmo... porém ele disse que para minimizar esse efeito eu poderia regular o carrinho da ponte de modo a deixar a corda B um pouco mais alta que as outras afastando-a dos captadores e diminuindo o "estouro"....

ele tem razão?? isso ajudaria realmente ou é perda de tempo...

sempre fui meio cabreiro em mecher na ponte ou tensor do baixo... por isso pedi a ajuda de vcs que como profissionais da área podem me dar uma resposta fundamentada na experiencia adiquirida ao longo dos anos de trabalho!

desde já obrigado mestres!!!

abraço!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

chico_nemesis
Isso não procede.
O que vc tem que fazer é trocar de alto-falante, ou mesmo de amp, comprando um que responda melhor à frequencias mais graves.
Abç

chico_nemesis
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu Bertola!!!

GuitarTigre
Veterano
# dez/08
· votar

Olá, mestres Bertola e Seiji

Após influência do FCC, comprei minha Cort Viva Gold II, disseram que era a melhor na sua faixa de preço, será que fiz uma boa escolha?
Minha duvida é o seguinte: Tive um pouco de dificuldade pra afinar, mas ja esperava por isso. O problema é que a afinação não está aguentando, mesmo com a trava no braço (esqueci o nome). Será que é normal no começo? Ou preciso regular alguma coisa nela? Eu não conhecia esse tipo de ponte Lo pro, fiquei meio perdido, mas aparentemente está tudo certo com ela...

Soul Wyx
Veterano
# dez/08
· votar

Guitar Tigre
Estou na mesma situação que você, primeiramente você deveria leva-la a um luthier e conferir se ela esta regulada, quando ela estiver regulada você vai ter facilidade em afinar, e se mesmo depois de tudo ela ainda estiver desafinando fácil, eu ja não sei porque eu tenho a mesma guitarra, eu ABUSO das alavancadas e ela não desafina muito não, passo 2horas alavancando sem ter que afinar. Porém agora eu vou travar porque eu nem gosto de Floyd Rose, agora ela vai ter a mesma função de um Trêmolo e vai desafinar BEM MENOS. Espero ter ajudado.
Correto isso né Mestre?
Bertola Valeus ali em cima. =)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

Soul Wyx
Exatamente.
Abç

B.Frusciante
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, você acha que se eu comprar(suposição) uma guitarra de mogno, alder, ash, essas madeiras mais caras e que estão protegidas pela lei(principalmente o mogno, creio eu), você acha que daqui a algum tempo o preço destas poderão subir muito? Por exemplo, daqui a uns 15 anos?

Poderá até se tornar uma coisa rara, se estas madeiras entrarem em extinção(não que eu deseje isso, claro)..

valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

B.Frusciante
Sim e não.
Não há como prever isso.
Abç

GuitarTigre
Veterano
# dez/08 · Editado por: GuitarTigre
· votar

Valeu, Soul Wyx e Bertola, mas o que acontece é que na loja (que é bem conceituada) os caras disseram que ja estava regulada, e tambem pelo que pesquisei e pelo conhecimento que tenho ela está regulada, no caso a Floyd, conforme está no topico aqui do FCC. A Minha duvida, é que a guitarra esteve um tempão parada, e não estava afinada, eu afinei, dei um monte de alavancadas, na verdade ela não desafina mais de meio tom, penso que por estar parada ela não estava "acostumada". Falei besteira ou isso pode acontecer?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

GuitarTigre
Cara, leve sua guitarra a um bom luthier, para uma re-regulagem geral, inclusive com a colocação de cordas novas.
Abç

kairi
Veterano
# dez/08
· votar

GuitarTigre
Pelo sim ou pelo não, vai de luthier.

GuitarTigre
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Pois é, acho que é a melhor opção. Tipo, eu tenho paciência, mas como nunca regulei Floyd é melhor eu não fazer besteira e procurar alguem que saiba. O problema vai ser achar um bom luthier aqui na região...

A proposito, ja vi em alguns topicos que vc não recomenda corda 0.9 (que acho que é a original da Viva Gold, ou será que é 0.10?), e eu gosto de usar cordas bem firmes, será que já coloco 0.11?

Obrigado pela ajuda! Abraço

Soul Wyx
Veterano
# dez/08
· votar

GuitarTigre
Estava analisando aqui seus tópicos, você tem a mesma situação do que a minha. Ta de Viva, eu também era Vocal-Base, e agora to tirando solos de hard rock,afim de estudar. Se você esta acustumado com as cordas 0.11 é melhor colocar porque quanto mais firme a corda, melhor o Timbre, eu no meu caso so consigo usar 0.10, a 0.11 acaba com meu dedo. E não tenha medo de trocar o calibre das cordas, porém sempre regule após trocar.
Acho que é isso.

clebinho
Veterano
# dez/08
· votar

mestre Bertola meu pro é o seguinte:não consigo ajustar a oitava da 6° corda (E) a corda solta fica afinada mas na 12° casa a afinação fica muito abaixo mesmo eu soltando o carrinho da ponte ao maximo..., minha guita é uma tg 635 adiquiri a pouco tempo pelas recomendações aqui no FCC, a guita é bakana só o que ta me deixandoumpouco xateado é essa maldita oitva. muito obrigado pela paciencia abç

GuitarTigre
Veterano
# dez/08
· votar

Soul Wyx, valeu pela ajuda.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Bertola!!! Blz?

Eu li que o Seth Lover não é recomendado para uso com amplificadores valvulados acima de 50W com "ultra high gain". A dúvida que fiquei é que o cara especificou valvaludos. Perguntas:

Dá mais microfonia com valvulados?

Esse "ultra high gain" será uma distorção extrema?

Pq a SD colocaria no mercado um captador que não se pode tocar com altos volumes?

Essa quetsão da microfonia é que gostaria que me desse um "luz".

Abraço!!!

kairi
Veterano
# dez/08
· votar

MauricioBahia
Depende das válvulas, em questão. Válvulas como 6BQ7 tendem a dar mais microfonia que valvulas como 12AX7.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

GuitarTigre
Cara, quanto maior o calibre das cordas maior a sustentação, a durabilidade e o timbre, mas creio que para sua guitarra o calibre 0.11 vai ficar ótimo.
clebinho
Cara, tente recuar o carrinho todo e proceder o ajuste à partir daí.
MauricioBahia
Cara, esse tipo de amp é para quem toca "Nu Metal" ou "Death", ou "GrindCore", etc.; o que não parece ser o seu caso.
De fato, algumas válvulas geram maior possibilidade de "feedback" que outras (quem me ensinou isso foi o Max).
Abçs

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Não é o meu caso meeesmo! É que tenho lido em alguns tópicos dizendo para evitar comprar o Seth Lover por ele não ter cera para proteger da microfonia. Eu ensaiei com eles e foi tranquilo, porém nunca toquei com "ultra-high-gain" e provavelmente nunca tocarei!
Obrigado

kairi
Obrigado!

GuitarTigre
Veterano
# dez/08
· votar

Bertola, obrigado!

Soul Wyx
Veterano
# dez/08
· votar

Mestre
Consegue Responder isso pra mim?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/199351/
Vlws

Fábio Seiji
Luthier
# dez/08
· votar

B.Frusciante
Alder e Ash não são madeiras brasileiras e nos EUA o controle de corte de árvores é mais rigoroso e respeitado que aqui.
Eu acho que vai ficar cada vez mais difícil de encontrar mogno brasileiro, mas como o Bertola falou, não tem como prever...
Vamos torcer para não acabar pq o mogno é uma madeira muito bacana.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar

Soul Wyx
Cara, a rigor não existe potência "mínima", porém vc sempre deve pensar que o seu amp deve ser capaz de produzir "potência" sonora para sonorizar o ambiente do palco junto aos outros instrumentos e à bateria, sem retorno. Até porque, na maioria dos casos em que se toca ao vivo no Brasil, só há retorno para a voz.
É por isso que eu sempre recomendo que o guitarrista deva ter um amp de, no mínimo, 50WRMS e 1 falante de 12pol. Esse ampzinho Condor só será efetivo para ensaios e shows pequenos em lugares fechados.
Abç

kairi
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
De fato, algumas válvulas geram maior possibilidade de "feedback" que outras (quem me ensinou isso foi o Max)

(2)

Até conhecer o Max, achava que valvula era tudo igual.

clebinho
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

muito obrigado pela paciencia, vou tentar ajustar abç

B.Frusciante
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Obrigado!

Aproveitando a deixa

Estou pensando em juntar dinheiro para comprar um set de captadores Lace Sensor(provavelmente Red, Blue e Gold) na minha Strato Americana.

O que vocês acham desses captadores? Eu prezo um timbre vintage(60's/70's) de strato mas com menos ruído e mais sustain, que é o que a propaganda desses captadores promete!

Obrigado

Isaias Neto
Veterano
# dez/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Cara me ajuda ai mano! to em busca de um par de humbuckers pra minha guita eh uma silvertone PSSN1 (paul stanley) preciso de uma captaçao responsa, com caracteristacas de new metal sabe...com afinaçao bem baixa...mas q se aproxime dos timbres das distorçoes do petrucci...jah tenho uma outra guita com dimarzio evolution otima para os solos agora preciso que essa outra fique exelentre para executar os meu riffs...

Vlw mano!