Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
.Raphael.
Veterano
# nov/08
· votar

Bertola

opaa vlww auhahuua nem reparei

Soul Wyx
Veterano
# nov/08
· votar

Grande Mestre Bertola
Em relação á cordas, eu comprei um Cort Viva Gold II, ela veio regulada com cordas 0.010, eu no começo não estava conseguindo dar bends nela, acabei achando que era a ponte, mas agora ja esta mais fácil e acabou de chegar o meu encordamento 0.009, você acha que devo continuar com a 0.010 ou voltar para a 0.009? Toco Hard Rock. Também queria saber o tempo de duração das molas em uma Floyd Rose.
Valeus aew! õ/

Thiagoham
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
como eu faço este maldito aterramente entao, Mestre Bertola?
Help me!

PurpleZeppelin
Veterano
# nov/08
· votar

Coloquei as cordas, consegui ajeitar a entonação, mais o problema agora é com o truss rod, já tentei girar para os dois lados ( com viradas "leves", pois ouvi que se fazer muito rapido/forte tem chance de quebrar-lo ... ) quando toco "fraco" não acontece nada, mais quando começo a palhetar mais forte, começa o trastejamentos ... que que eu posso fazer ? Pra que lado eu giro o negócio ? Hahaha

kairi
Veterano
# nov/08 · Editado por: kairi
· votar

Guitar_RdS
Cara, midi funciona da seguinte maneira:
Você instala um captador hexafonico MIDI (eletrônico, não magnético) entre o captador da ponte e a ponte de sua guitarra... TEM de ser instalado nessa região, pois ali as cordas emitem uma amplitude específica, na qual foi baseado todo o esquema. Esse captador é ligado em um transmissor MIDI, que capta tanto os sinais do captador MIDI quanto do jack de saida da sua guitarra.

Captador Midi
http://www.musitec.com.br/images/geral/30_1_2006_16_21_22_GK-3Strat.jp g

Também há modelos de captadores internos, que são postos dentro da guitarra, que funcionam melhor e garante que você se esqueça de todos os problemas.
http://www.imusician.co.uk/acatalog/00061908.jpg
http://www.lesfradkin.com/images/lesonstagewithwwhitefenderst.jpg
http://www.lesfradkin.com/images/lesfradkinvm10sbposter11.jpg

Esses sinais são enviados até um módulo por um cabo especial de 13 pinos. É no módulo que acontece toda a mágica. O módulo, chamado de guitar synth, é um aparelho que capta os sinais MIDI BRUTOS e transforma em sons, aplicando a sonoridade que você escolhe.

Ex: Se você faz o acorde D, o módulo recebe as frequências do D, e aplica a soniridade desejada (teclado, por exemplo) assim você tem a recepção de um som ÍNCRÍVELMENTE SEMELHANTE (99.95% semelhante) à um teclado, como se fosse um teclado tocando D.

A única empresa que fabrica/comercializa esse tipo de produtos para guitarra é a Roland, que conta com vários modelos de sintetizador. O mais recente é o GR-20, que é bem menor que os outros, e se assemelha muito com uma pedaleira, para o guitarrista se sentir mais à vontade. Ele possúi a mais recente tecnologia de sons e instrumentos da Roland, sendo o produto mais aconselhável para a maioria dos casos. Ele contem bancos melhores organizados, e troca de presets rápidas. E o melhor, sem atraso.

Modelos:
A GR-20 é o modelo mais recente da Roland. Para tocar ao vivo, é mais prática, por parecer mais com um pedal compacto de guitarra. Os sons estão todos "prontos" e separados por grupos.
http://roland.com.br/files/press_image/image/63/gr20_main_f_l.png

O Roland GR-30 é um excelente guitar synth, só tem que seguir várias dicas para que o captador GK seja instalado corretamente, aliás o ideal é pedir a um bom luthier que instale o GK interno, que praticamente elimina os ruídos indesejáveis. Quando o aparelho vem da loja, os "user patches" são os mesmos dos "presets", então é só substituí-los.
http://www1.dragonet.es/users/musicasa/guitarras/pedales/MIDI/GR30.jpg

A GR-33 é o modelo anterior. É maior e tem mais capacidade de modificação de timbres, mesmo de criação de novos timbres. Excelente para estúdio.
http://www.bsiegel.us/music/roland_gr33.jpg

A interface GI-20 é apenas o que o próprio nome diz, uma interface que capta o sinal do cabo GK e transforma em MIDI, portanto não é um sintetizador, somente habilita o portador da guitarra com o captador hexafônico a controlar um sintetizador externo.
http://roland.com.br/files/press_image/image/64/gi20_main_f_l.png

Quanto à GR-09, embora seja um bom "guitar synth", hoje em dia está valendo ao redor de 750 reais, pelo preço praticado, dá pra comprar uma GR-30 e até mesmo uma GR-33, com alguma "chorada".
http://www.thinmanmusic.com/GR09.jpg

Todos são aparelhos excelentes, cada um tem sons que são próprios, e característicos de sua época. Para ligar em um baixo, tem que ter o captador especial para 4 cordas, e mudar o programa do aparelho, que pode ser baixado do site da Roland. Todos tem algumas diferenças, como por exemplo, O GR-20, por ser um sintetizador mais compacto, só permite a transposição em oitavas... Já o GR-33 permite inclusive mudar a afinação por corda.

Rolang VG:
Os melhores guitar synths da Roland para comparação com o sistema Variax são os Roland VG-8 EX e VG- 88. Aliás, o VG-8 foi o primeiro sistema de guitarra virtual lançado no mundo. Depois vieram o POD XT, o V-Amp e a Variax.

A Roland VG-8 simula praticamente qualquer tipo de guitarra, captador, amplificador e microfone existentes. Uma VG-8 usada deve estar ao redor de mil reais.

A Roland lançou recentemente o VG-99, que é completamente diferente da série GR... é mais para sons de guitarra e violão mesmo. É um aparelho muito bom, mas com propósitos diferentes. O GR simula outros instrumentos e o VG simula guitarras e violões (como a Variax). Mas não espere maravilhas, pois na verdade, apenas um bom violão tem timbre real de violão... Exceto a série VG da Roland. Os sons de violão dos sintetizadores regulares deixam muito a desejar.

Mas como é o caso, os timbres mais realistas de violão não são feitos com a GR, e sim com a série Roland VG ( Virtual Guitar) VG -8 EX, VG-88 e VG-99. No entanto, a Gr-33 tem alguns timbres bastante similares em seu banco de sons ( sons de 57 a 71).

Resumo:
Devo avisar que, é um produto relativamente caro, onde se investe cerca de 2~4 mil para ter o sistema funcionando perfeitamente. E nem sempre é vantagem se aproveitar de barganhas, pois no caso dos sintetizadores, o melhor produto é SEMPRE o mais recente, pois é uma área onde a tecnologia influencia mais do que tudo. E mesmo que tenham a qualidade da Roland, são produtos que se derem problema, tem de ser enviado para o suporte. Então procure ficar longe de "ofertas" e "usados/antigos".

Obs: Para que o sistema funcione da melhor maneira possível, é necessário usar amplificadores (estéreo) específicos para teclados, pois esses além dos falantes possúem tweeters e toda a estrutura correta para esta sonoridade.

Você ta no mesmo barco que eu, então, se tiver mais alguma dúvida, só perguntar. o/

Abraços.

mvmarquezini
Veterano
# nov/08
· votar

kairi

Ótima resenha, parabéns!!!

Jandira
Veterano
# nov/08
· votar

kairi
Valeu um 1 pto na explicação!

Mta coisa que eu ainda não sabia!

abraço!

kairi
Veterano
# nov/08
· votar

Jandira
Eu achava que era o único aqui no fórum interessado nisso, mas como vi que não, vou postar um tópico explicando tintin por tintin... ainda há muita coisa que eu não disse, sobre patches, controles, sonoridades, soluções de problemas...

Esse fim de semana posto algo mais completo.

Abraços.

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar

kairi
PQP man!!
Vlw pelas dicas mano.
Vc e a colega Jandira ajudaram pra caramba.
São por membros como vcs q estou nesse fórum.
Mais uma vez obrigado pela ótima explicação e pela atenção.
Abç!

Jandira
Veterano
# nov/08
· votar

kairi

Apoio total!!

kairi
Veterano
· votar

Guitar_RdS
Pelo que vi, você tem uma Boss GT-5? Ainda tem ela?

Se tiver, tem uma coisa que pode te interessar. Você pode ligar o "guitar out" de um GR-20 e ligar na entrada na GT-5. E usar o mix out da GT-5 e puxar de volta pra GR-20, liga o MIDI Out no MIDI In de outra e liga a GR-20 no amp. Dai, você pode controlar os patches/presets da GR-20 pela sua GT-5.

Ex: você salva um preset na GT-5 com um som de teclado vindo da GR-20. Quando você ativar esse patch pela GT-5, mesmo que a GR-20 esteja em outro patch, a GT-5 muda o Patch da GR-20, atuando como um controlador MIDI.

Obs.: Eu tenho certeza que isso funfa na gt6/8/10, mas pra funfar na gt5 tem que fazer umas tretas.

o/

mvmarquezini
Veterano
# nov/08
· votar

Kairi também tenho interesse pelos mid porque toca no igreja e realmente é complicado ficar trocando entre a guitarra e o violão.

Além do mais tenho tendinite e o violão tem as cordas bem mais pesadas e não consigo tocar muito tempo.

alguns conhecidos me informaram que das simulações de violões a guitarra Variax tem um timbre mais convincente. Já testou?

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar

kairi
Acredita q fiquei de chegar em casa e ver essa parada de MIDI in/out mas ontem recebi uma notícia ruim e eu fiquei um pouco chocado ontem, só fui cair a ficha hoje, mas agora tô no trabalho, então só à noite.
Assim q verificar digo aqui (se bem q eu acho q tem algo do tipo nela, mas não tenho certeza).

Eu achava que era o único aqui no fórum interessado nisso, mas como vi que não, vou postar um tópico explicando tintin por tintin... ainda há muita coisa que eu não disse, sobre patches, controles, sonoridades, soluções de problemas...

Esse fim de semana posto algo mais completo.

Cria um tópico aí nós pedimos pra "stická-lo". Será de grande ajuda pra todos.
\o/
Abç

Jandira
Veterano
# nov/08
· votar

mvmarquezini
Kairi também tenho interesse pelos mid porque toca no igreja e realmente é complicado ficar trocando entre a guitarra e o violão.

Além do mais tenho tendinite e o violão tem as cordas bem mais pesadas e não consigo tocar muito tempo.

alguns conhecidos me informaram que das simulações de violões a guitarra Variax tem um timbre mais convincente. Já testou?

Cara... acho q se for só pra tocar violão fica inviavel, é muito mais negocio comprar um Acoustic Simulator e regular porque uma simulação deixa muito a desejar se você for muito exigente, eu tenho o violão e o acoustic simulator da behringer que eu uso pra quebrar galho... as vezes até engana, mas não da pra comprar com um violão bom, muito menos com o meu de 12 cordas...

:D

Abraço

mvmarquezini
Veterano
# nov/08
· votar

Já tentei um acustic e não funciona adequadamente o som não fico nem parecido com o do violão.

kairi
Veterano
# nov/08
· votar

mvmarquezini
Nunca toquei. Onde moro, se você não vai comprar, não pode tocar (encostar) no instrumento.

mvmarquezini
Veterano
# nov/08
· votar

!!!!! Onde vc mora?

kairi
Veterano
· votar

Soul Wyx
Cara, o maior problema de alguns guitarristas com a 0.10 é se acostumar. Porém, se você já se acostumou, continue com ela. A 0.9 em nada vai te agradar.

Só não abuse dos dive bombs e alavancadas de 5 tons. Isso ferra o braço, mesmo com 0.10.

Thiagoham
Aterrar é moleza cara... é só soldar um fio em cima do potenciômetro, e ligar ele no sping holder. E solda todos os fios terras da sua guitarra em cima desse potenciômetro.

um exemplo:
http://www.guitar-mod.com/wiring/pbass.gif

mvmarquezini
Duque de Caxias / RJ.

Abraços.

Jandira
Veterano
# nov/08 · Editado por: Jandira
· votar

mvmarquezini

Já tentei um acustic e não funciona adequadamente o som não fico nem parecido com o do violão.

Mano tem q ter perseverança pra conseguir as paradas né... se aqui eu consegui com 2 EMG-HZ , que guita é a sua? É só pegar usar o seu timbre clean com o pedal e dar uma regulada nele q fica legal (não fica perfeito e acho dificil ficar msm).

mvmarquezini
Veterano
# nov/08
· votar

Tenho uma Washburbn les paul com captação original. ela é bem grave e seca. Qual peda lvc esperimentou o da Boss ou da Behringer?

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar

mvmarquezini

Caro colega.
Vc toca na igreja? \o/ eu também.
No seu ministério não tem ninguém pra tocar só violão não?
Se tiver resolve, mas acho q o seu caso deve ser na mesma música ter q fazer arranjos e solos com o violão e também com a guitarra, né?
Se for também tenho problemas com isso, mas não tô afim de gastar com isso, então uso um efeito pouco convincente mas q dá pra passar. Não fica com a acúsitca de um violão, mas comparar um efeito +ou- e gastar 3 paus pra comprar um equipo q vai continuar a não ser 100%, prefiro gastar isso num marshall valvulado ou numa Fender americana.
Mas cada caso é um caso, eu não vejo nessecidade pra mim, mas se vc tem necessidade, aí realmente tem q comprar o equipo todo.
Abç!

Jandira
Veterano
# nov/08
· votar

mvmarquezini
Tenho uma Washburbn les paul com captação original. ela é bem grave e seca. Qual peda lvc esperimentou o da Boss ou da Behringer?

Rapaz eu tenho o da Behringer e tenho a simulação que vem na minha pedaleira Zoom G2.1u, nos 2 eu consigo um timbre aceitável.
Sendo que no behringer eu tenho até outras opções de tipos de violão diferentes..

mvmarquezini
Veterano
# nov/08
· votar

Já testei o da Behringer e achei muito Ruim o trimbre que tirei da minha guitarra. Vou tentar o da Boos para ver como se sai. De qualquer maneira acho interessante o GR-20 porque se pode simular Vários intrumentos maneiríssimos!!!

Jandira
Veterano
# nov/08
· votar

mvmarquezini
Já testei o da Behringer e achei muito Ruim o trimbre que tirei da minha guitarra. Vou tentar o da Boos para ver como se sai. De qualquer maneira acho interessante o GR-20 porque se pode simular Vários intrumentos maneiríssimos!!!

Bom sobre o pedal eu não achei tãão ruim assim, com certeza não é um pedal excepcional mas foi o que eu disse é quebra-galho pra vc não ter que ficar levando violão e guitarra e ainda ter o trabalho de ficar trocando os dois no meio das musicas.

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar

Jandira
mvmarquezini
Desculpem me intrometer no assunto mas qual a tamanha necessidade de se usar o violão e guitarra na mesma música? Um efeito bem regulado não dá conta do recado não?
Ou só é perfeição mesmo.

Acho q poderíamos discutir esse assunto em outro tópico, já q esse é destinado a dúvidas sobre lutheria e equipamentos (Bertola e Seiji). Será q o Kairi já não criou o tópico mencionado por ele?
Se não poderíamos criar um tópico provisório e depois um tópico definitivo sobre o mundo MIDI.

Obs: Eu me interessei no assunto e gostaria de acompanhar as discussões, por isso estou interessado num tópico desse naipe.
Abç

mvmarquezini
Veterano
# nov/08
· votar

Guitar_RdS

VC tem razão nos empolgamos com o assunto e esquecemos que não era a função desse tópico - sorry pleople!! : - (

kairi
Veterano
# nov/08
· votar

Guitar_RdS
Eu vou almoçar, e vou pro trabalho. Crio o tópico mais tarde. Podem ficar conversando aqui, não tem problema, afinal, todas as dúvidas anteriores já foram respondidas e essa conversa pode ajudar alguém. o/

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

Soul Wyx
Cara, a durabilidade das molas vai depender da frequência de seu uso. Mantenha 0.10, é muito melhor.
Thiagoham
Solde o fio terra, que está preso na base da ponte, ao pot de volume, e verifique que TODOS os terras (chave e pots de tone e vol.) estejam conectados ao - do "jack"
Abçs

Guitar_RdS
Veterano
# nov/08
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Antes de ontem eu fui tentar regular o braço da minha guitarra, mas eu acho q não cheguei a fazer força, pois tava com medo de fazer burrada.
Ontem fui tocar e tava trastejando muito.
Pensei comigo mesmo: "Será q fiz burrada?", mas lembrei q tinha trocado as cordas de '009 para '011, mas também lembrei q o cara tinha posto uma mola a mais na ponte, então não sei se a burrada foi minha ou se são os efeitos da troca de encordoamento.
Lógicamente devo girar o parafuso q tá no headstock.
Perguntas:
-Qual o sentido de rotação (olhando do headstock para a ponte)?
-Devo tirar as cordas ou apenas afrouxá-las ou ainda deixar do jeito q estão?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar

Guitar_RdS
Afrouxe um pouco o tensor (e as cordas), gire-o no sentido anti-horário, 1/4 de volta, espere algumas horas e reafine.
Tá vendo porque é necessário o luthier!
Abç