Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
guitarclub
Veterano
# dez/08 · Editado por: guitarclub
· votar


olá pessoal!!

então, o problema é esse:

coloquei cordas 0.11 na minha strato. dai a ponte ficou um pouquinho levantada, então vou botar mais molas na ponte dela (5 molas, invez de 3 que atualmente estão).

mas em um lugar onde se coloca as molas (não onde passa as cordas, do outro lado!) tem um fio (preto) soldado. que eu saiba é o fio terra (de acordo com alguns esquemas que eu vi, como esse aqui, ali no cap. da ponte, tem um fio preto [terra] que é pra ser soldado na ponte ou tremolo).
se não conseguiram entender, tenho uma foto aqui(obs: o fio sai de um buraco que atravessa o corpo, desde o escudo até o lugar onde está soldado)

o que eu faço pra colocar a mola??


ah, aproveitando: dá algum problema se eu deixar aquela parte da guitarra (a parte de trás) sem aquela tampinha branca, assim deixando as molas à mostra?? pois ela só atrapalha (puxa os pêlos quando toco sem camisa, atrapalha pra por/tirar cordas, etc)!!


ah, e aproveitando denovo o tópico: já vi (que eu me lembre, foi o Bertola) dizendo aqui no FCC que é bom passar grafite na pestana. então eu peguei um lápis e fiquei riscando os riscos do nut aonde passam as cordas e perto dali. ajuda? ou tem que passar grafite em pó, mesmo??

obrigadão, pessoal!!

desculpem-me por tantas dúvidas e ter feito um post tão longo!!

abraços!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


PedroShinzato
Em 1º lugar, leve sua guitarra para uma regulagem geral em um bom luthier. Ele procederá a colocação das molas e o ajuste da tensão das mesma em relação ao encordoamento usado (0.11).
Em 2º lugar, retirar a tampa traseira não influi em nada. O próprio Deus da Guitarra, o imortal Jimmi Hendrix fazia isso.
Em 3º lugar, o grafite à ser colocado nos sulcos da pestana é o grafite em pó.
Abç

guitarclub
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Em 1º lugar, leve sua guitarra para uma regulagem geral em um bom luthier. Ele procederá a colocação das molas e o ajuste da tensão das mesma em relação ao encordoamento usado (0.11).
hehe, eu planejo isso. só to esperando as cordas enferrujarem, pra eu mandar no luthier trocar a pestana e regular, além de por as cordas novas! o problema é que eu uso cordas Elixir, e elas demoram muito pra enferrujar, hehehehe!!!

Em 2º lugar, retirar a tampa traseira não influi em nada. O próprio Deus da Guitarra, o imortal Jimmi Hendrix fazia isso.
eu comecei a deixar sem a tampa quando vi ele sem, hehe!

Em 3º lugar, o grafite à ser colocado nos sulcos da pestana é o grafite em pó.
qual a diferença entre o grafite em pó e o grafite de um lápis comum (no. 2, por exemplo)? na falta do grafite em pó, posso utilizar o grafite de lápis no. 2 que vai surtir pelo menos algum efeito???


obrigadão Bertola!!!
vc é demais!!!

abraços!

MarcosBorba
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

obrigado pela indicação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


PedroShinzato
O grafite em pó é mais fino e eficaz.
Abç

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/08 · Editado por: P.U.L.S.E
· votar


Luthiers de plantão, possuo uma strato Condor RX-30, e recentemente duas dúvidas surgiram:

1º - Essa guitarra é feita de agathis, possui potenciômetros de 500k, e utiliza um set HSS, sendo que o humbucker da ponte eu praticamente não uso. Será que eu conseguiria um timbre mais "strateiro" trocando esses pots de 500k por pots de 250k?

2º - As cordas estão desalinhadas em relação aos captadores, ou seja, elas não estão passando no centro dos pólos, aliás, a mizinha tá bem fora do pólo. Para essa situação, tem como fazer um alinhamento ou uma regulagem, ou eu vou ter que trocar a ponte?

Geration_Lespaul
Veterano
# dez/08
· votar


Opa
Tenho uma Dolphin Les paul, toda 'original' sei que não é uma guitarra top ( bem lonje disso ) mas será que tava pra dar uma melhorada no timbre/som dela? colocando uns caps melhores? eu procurei e vi que os Magoli, como citado nesse tópico, colocando um jogo deles melhoraria significamente o timbre/som? ou será meu amp também? tenho um frontman 10g da fender, para iniciantes. Obrigado pela ajuda :D
ps: já usei a busca

alfacorrea
Veterano
# dez/08
· votar


Olá Bertola,

diga-me uma coisa, por favor:

As ferragens da Condor, importadora dos produtos SUNG IL, são razoáveis.

Eu estou mandando fazer uma Les Paul para mim e ela será equipada com tudo do bom e do melhor.

Eu ia comprar, inicialmente "tudo da Gibson", mas depois, com um pouco mais de pesquisa, estou percebendo que os acessórios "da Gibson" não são efetivamente feitos pela Gibson.

Exemplo: A ponte tune-o-matic e o stop-bar que são comercializados hoje pela Gibson não são feitos pela Gibson e sim por uma empresa que faz os modelos Nashville.

Assim também está acontecendo com a Fender. Os pots "da Fender" são feitos por uma tal de CTS, que nada mais é do que uma empresa Chinesa.

Daí a minha conclusão: será que eu precisaria comprar, necessariamente, a ponte tune-o-matic da Gibson? Será que a ponte da Gotoh não resolve? E essa tal de Sung Il, da Korea, que é trazida pela Condor, será que presta?

Vai ter diferença no timbre da guitarra ou só na durabilidade do brilho?

Obrigado.

ka.music
Veterano
# dez/08
· votar


Olá Bertola.. eu tenho uma duvida em relação a pedais e vc conehce mto as duas marcas q eu estou interessada por isso vou perguntar aqui ok?

eu quero me desfazer da minha g2 e começar meu set de pedais analogicos (naum q a g2 seja ruim.. adoro ela.. mas eh fods de regular e tal ^^ eu me dou melhor com pedal)

ai eu vou vender pra eu um amigo meu por 250, ai to pensando em pegar pedais oliver usados no ML, primeiramente um overdrive sd-10 por 100 reais e um HM-20 q eu vi por 85 reais (ele ta com um defeito, ele só funciona a bateria, mas acho q tem como arrumar)
mas eu fico com o pé atras por ser usado e tal.. pode ter coisas enferrujadas por dentro.. ai to na dúvida.. mas é como se eu comprasse um boss usado por 100 reais.. moh negocio.. mas sei la

ai eu to pensando tbm nos ashland da crafter..parecem ser mto bons.. ai eu queria o overdrive e o distortion.. ai mais pra frente o chorus.. mas eu vi um comentário seu q os componentes naum sao mto bons.. ai eu fikei na duvida, pq pelo menos eu vou comprar novo e ta o mesmo preço do oliver

ai eu queria que vc me ajudasse... qual vale mais a pena os oliver usados ou os crafter novos?

eu nunca ouvi os dois.. e fica inviável pra mim.. ate pq naum conheço ngm q tenha nenhum desses pedais.. e nas lojas tbm não tem deles ai eh complicado

eu toco mais pop rock.. hardrock e tal
ai to mto na duvida... espero que vc possa me ajudar ^^

obrigada

Rodrigo Beirão
Veterano
# dez/08
· votar


Eu comprei recentemente um set de captadores Fender Noiseless, mas quando eu levei pra instalar, o Luthier disse que os potenciometros que vieram com os caps só deviam ser instalados junto com um pré, fazendo se assim um circuito ativo. Então, ele pegou e instalou outros potenciometros de menor potencia.

Só que agora me disseram que esses Fender Noiseless são passivos e é isso ai, o que me deixou muito confuso!

Então, os potenciometros que vieram no set de Fender Noiseless só devem ser usado com um pré?


Obrigado!

Arpeggios From Hell
Veterano
# dez/08
· votar


Minha dúvida é a seguinte : Levei minha guitarra pra regulagem faz um tempo, voltou otima mas com o tempo e com as trocas de cordas percebi que na décima nona casa da corda SI conforme eu dou um bend a nota "morre", no inicio, logo apos a regulagem isso era praticamente nulo, mas com o decorrer do tempo isso foi se agravando. agora conssigo bends de 1\2 tom sem a nota "sumir". oque pode ser ??? Oitavas ???Trastes disnivelados desconfio que não, senão o problema ia aparecer logo após a regulagem , certo ???

Abraços

Manubio
Veterano
# dez/08
· votar


Olá!
Estou querendo comprar uma epiphone, tanto faz se usada ou nova, mas estava vendo que existe uma certa diferença conforme o ano, vc sabe me dizer qual a diferença na chinesa da koreana?? Qual delas teria uma melhor construção???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


P.U.L.S.E
Ao que me consta os pots dessa guitarra são de 250K, e não 500K. Eu mesmo já regulei uma e constatei isso. Não há nenhum problema em a corda estar desalinhada do polo, até porque a "força" magnética não se exerce linearmente, como um facho de luz.
Geration_Lespaul
Seu amp de fato é fraco e possui um falante pequeno, o que prejudica significativamente o timbre obtido; porém, eu recomendo firmemente a troca dos capts de sua Golden por um jôgo de Sound/Malagoli, notadamente um Traditional HB para o braço e um Traditional HB "Hot" para a ponte.
alfacorrea
Ferragens, notadamente de modelos sem alavanca, podem ser de qualquer fábrica. O que tem que ser de qualidade são os captadores e as tarrachas. Os pots CTS são muito bons.
ka.music
Cara, os pedais Oliver são excelentes, na verdade são Boss com outra caixinha (Made in Brasil), mas eu não recomendo a compra desse HM-20, pois ele é muito "abelhudo" (o da Boss também era). Os pedais da Ashland são legais, apenas isso. Faça o seguinte: Compre o overderive da Oliver e um Delay da Ashland e vc terá um "setzinho" bem básico e efetivo.
Rodrigo Beirão
Também não entendi nada!
O circuito só é utilizado para os modelos Eric Clapton signature.
Os pots utilizados são os de 500K.
Abç

ka.music
Veterano
# dez/08
· votar


vlw bertola, entao vou fazer o q vc falou, só q naum vou pegar o delay da ashland.. vou pegar o da nux q eu vi o silas fernandes usando mto loko.. mas soh mais pra frente haha..

por enqnto vou pegar entao o overdrive da oliver e o chorus da ashland q tal? vc testou o chorus? eh bom?

mas eu naum sei se pego o chorus ou o distortion da ashland.. pq parece q o overdrive não eh tao pesado neh? e vc sab me dizer se não fica tao ruim overdrive com distortion?

vlw ai pela ajuda ;)

Arpeggios From Hell
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Grande bertola, tem como responder a minha dúvida ??? Valeu !!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Arpeggios From Hell
Essa é uma questão de "rebatimento" de traste, no caso o imediatamente posterior à nota que "some". Leve a seu luthier para que ele proceda isto.
ka.music
Cara, eu achei o chorus da Ashland ruim (som "abafado"), achei o phaser melhor. Quanto ao distorção, combinado ao overdrive, bem, isso depende de vc, se tu queres usar um leve overdrive para bases "crunch" e uma distorção para bases mais pesadas, e os dois combinados para os solos... Enfim, teste.
Manubio
Cara, as diferenças são poucas e não lá muito significativas não. Compre a guitarra que, depois de testes, lhe soar melhor.
Abçs

Arpeggios From Hell
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Valeu o esclarecimento cara !! Ele teria de "lixar" o traste posterior ???

MANFREDINI
Veterano
# dez/08
· votar


esqueceu da minha pergunta

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196741/p23#5651531

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Arpeggios From Hell
Não, bater mesmo, com um martelo de borracha. Isso exige prática e perícia.
MANFREDINI
Cara, aquela é uma mancha de pintura apenas.
Aquela pintura foi feita à pincel mesmo, não foi algo feito por um luthier profissional não, mas sim por um artísta plástico. Isso era muito comum nos anos 60, e o próprio Jimi Hendrix, que desenhava muito bem, fez isso algumas vezes.
Abç

Rodrigo Beirão
Veterano
# dez/08
· votar


Então veio, os que vieram junto com os caps são de 1m, mas o cara disse que o ideal pra usar sem o pré, são pots de 500k. Ele entao me instalou os de 500k e mandou eu comprar o pré para que posteriormente ele instalasse os pots de 1m.

Mas o que me deixou confuso foi que os de 1m vieram junto com os caps, então ao me ver deviam ser instalados com eles!

Está certo isso? Devo continuar com os de 500k que o cara instalou? Devo comprar o pré? Devo mandar botar os de 1m mesmo asssim?


O que eu faço?!!!!!


abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Rodrigo Beirão
Deixe os de 500K mesmo, e não instale o pré, pois não é necessário.
Abç

Dani xD
Veterano
# dez/08
· votar


Kairi
São bernardo do Campo?
um pouco longe, mas me passa o nome, por favor
Valeu

Dani xD
Veterano
# dez/08
· votar


Muricio Luiz Bertola
Dani xD
Procure o grande luthier Sérgio Buccini.
Para tornar uma guitarra fretless, basta retirar os trastes e trabalhar a escala para tal.

Valeu pela dica do luthier, sobre o processo que é só retirar os trastes eu já tinha conhecimento, vc acha mais aconselahável arrancar os trastes ou mandar fazer um braço novo pra minha Squier?
abçs

Geration_Lespaul
Veterano
# dez/08
· votar


Geration_Lespaul
Seu amp de fato é fraco e possui um falante pequeno, o que prejudica significativamente o timbre obtido; porém, eu recomendo firmemente a troca dos capts de sua Golden por um jôgo de Sound/Malagoli, notadamente um Traditional HB para o braço e um Traditional HB "Hot" para a ponte.

Obrigado bertola, imaginei que seria isso mesmo hehe
no amp do luthier o som era outra coisa.
abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


Dani xD
Retirar os trastes.
Geration_Lespaul
Ok.
Abç

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/08
· votar


Cara ainda bem que você me falou sobre esse negócio dos pólos, já tava achando que minha guitarra veio defeituosa xD. Valeu.

Mauricio Luiz Bertola
Ao que me consta os pots dessa guitarra são de 250K, e não 500K.

Então cara, eu tenho certeza que eles são de 500k porque quando eu abri o escudo da guitarra, na parte de baixo do pot de volume tá escrito 500A e nos pots de tone tá escrito 500B. o.O

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


P.U.L.S.E
Estranho, pois o padrão, mesmo com Hb na ponte, é 250K.
Por acaso vc não achou o som agudo demais?
Abç

P.U.L.S.E
Veterano
# dez/08
· votar


Sim... no começo eu nem estranhei porque eu pensei: "Bom, já que é uma Strato né, então... deve soltar uns agudões"...
Depois eu comecei a ver uns vídeos no youtube do pessoal tocando com strato e reparei que eles estavam com um som "mais suave" e menos agressivo.
Cara, a minha rx-30 grita mais do que quando o SRV fazia aquele fraseado do Albert King hahaha.

Então, SE eu for trocar, que marca de potenciômetro você me recomenda?

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Você tem alguma opinião formada sobre os captadores das Cort X6? É melhor que os captadores de quais guitarras? E é inferior aos de quais outras guitarras ou aos Malagoli/Sound?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/08
· votar


P.U.L.S.E
CTS ou Alpha.
erico.ascencao
Cara, a muito tempo que não pego uma dessas para regular, assim, qualquer opinião minha nesse sentido seria temerária...Desculpe não poder ajudar.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III