Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
HTN
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Vc sabe se os jackson CRV são ceramicos ou de alnico ?

Irenicus
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Não consegui achar. É porque comprei uma Epiphone Standard usada e a achei meio leve. Nem sabia que existiam falsificações e agora fico me perguntando se ela é original.

Como posso diferenciá-la ? Coloquei o serial no site e aparece que foi feita na China em 2004. As tarrachas são grover e o acabamento é bem feito.Mas queria que você desse uma olhada.

John Guga Mendes
Veterano
# nov/09
· votar

Eu acho que vou pegar uma Waczak Les Paul (acho que o nome é mais ou menos esse) feita a mão por R$1.450 e um cubo semivalvulado da Orange de 30 watts por R$560. É um bom negócio ou dá pra comprar um equipo melhor com esse dinheiro?

Vlw e foi mal por encher o saco de novo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

Irenicus
mlbertola@hotmail.com
Essas Epis chinesas são mais leves mesmo, a construção e as madeiras não são tão boas quanto as antigas, fabricadas na Coréia.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

HTN
Não sei.
John Guga Mendes
Cara, quem tem que saber disso é vc....
Abçs

Bruh_figura
Veterano
# nov/09
· votar

Mestre Bertola td bm ?
Cara finalmente consegui dinheiro pra toca de guita...
ai to entre a sx lp custom e a condor clp...em quesito madeira e acabamento ql vc acha melhor pra investi depois ?
Brigada =D

erico.ascencao
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Uma dúvida que pode parecer idiota mas não é tanto assim: porque a pegada do violão é mais dura que a da guitarra (considerando os dois instrumentos com seus respectivos encordamentos mas com encordamentos 0,10, por exemplo)? A escala do violão é menor? O violão tem que ter uma ação mais alta por causa da acústica?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

Bruh_figura
Condor.
erico.ascencao
O violão tem que ter uma ação mais alta por causa da acústica?
Abçs

Edipo
Veterano
# nov/09
· votar

Bertola e Seiji

Vou comprar minha primeira guitarra, tenho R$1000,00.
Ouvi dizer que a cort viva gold, a cort x6 e a x11 (todas com floyd rose) são boas guitarras e tem um custo benefício muito bom. Vc acha que vale a pena comprar uma dessas guitarras ou acha que é melhor começar com ponte fixa? Se você acha melhor começar com ponte fixa, o que me recomenda com essa grana? Tem alguma outra guitarra na mesma faixa de preço com floyd rose que tenha uma qualidade melhor? Quando comprar a guitarra, independente de qual, vou mandar pro luthier regular ela toda.
Minhas influências são Kirk Hammett, Eddie Van Halen, Joe Satriani, John Petrucci, Steve Vai, Edu Ardanuy, Faíska, David Gilmour, Slash e Zakky Wylde.
Não quero stratocastes e nem telecastes (não tem muito a ver com meu estilo).
Pode me dar uma dica?

Obrigado, até mais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

Edipo
Cara, só uma pergunta: Se vc vai comprar sua 1ª guitarra, como é que vc já tem um "estilo"? Como é que vc já tem "influências" ?
Se vc não quer um modelo tipo Fender (é uma contradição, pois todas as guitarrasa que vc citou são derivadas dos designs Fender!), é simples, compre um modelo derivado das Gibsons, como por exemplo as Cort M200, Ibanez GAX70, SX SSG STD, etc.
Abç

marcos.
Veterano
# nov/09 · Editado por: marcos.
· votar

Minha guitarra é uma eagle strato simplezinha
tenho que fazer uma apresentação mais ela não aguenta os bends

dai vale mais comprar umas tarrachas feras ou uma guitarra nova? .-.

tenho uns 600 reais só

sei la... pensei tambem em só comprar tarraxa pra corda SI que é a que não ta guentando

não sei se valeria o jogo porque a proxima guitarra eu pretendo uma com head 3x3

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

marcos.
Cara, 1ª pergunta: Você está colocando as cordas corretamente? 2ª: Você, depois de afinar, está puxando as cordas e reafinando, e repetindo essa operação até a estabilização da mesma? 3ª: Você está passando grafite ou cêra nos sulcos da pestana? 4ª: Você está usando encordoamento de qualidade e espessura 0.10?

marcos.
Veterano
# nov/09
· votar

eu afino... do uma fisgada
ela desafina.. eu afino e solto um bend forte
ela desafina ai eu afino denovo e nem adianta..

o grafite eu passo sim.
cordas D'addario 0.10

o traste ta zuadinho e eu não sei onde eu deveria gastar o dinhero :x

GuitarHome
Veterano
# nov/09
· votar

marcos.
Já pensou em pegar a sua guitarra, colocar a venda e pegar uma Squier Standard? Ou até mesmo uma SX SST62/SST57 e se sentir necessidade trocar tarraxas ou captadores?

Dakota HARDCORE
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

E ai mestre, como vai essa força!!

Tenho uma Memphis MG32 Strato com escala em MAPLE e gostaria de saber o que muda na hora de trocar as cordas e limpar a escala em relação a guitarras com escala de madeira escura. Pelo que li alguns produtos não devem ser usados no MAPLE mas não sei quais.

Obrigado

Edipo
Veterano
# nov/09
· votar

Bertola

Pensei que as influências tivessem a ver com os guitarristas que eu ouço e gosto de tocar. É a minha primeira guitarra, mas eu ja toco violão.
Eu disse que não gosto dos modelos stratocaster por que eles (a maioria) possuem somente captadores single coil, gosto de um timbre mais encorpado, um som mais gordo e com mais sustain, não é por questão de design.
Minha questão é mais pra saber sua opinião sobre as corts com floyd rose que eu citei, se tem alguma coisa naquela faixa de preço com floyd rose que tem uma qualidade melhor ou se é melhor mesmo começar com ponte fixa.
Acho que não expliquei direito na primeira pergunta, agora ficou mais claro?
Espero que possa me ajudar, falow.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

marcos.
Pelo que vc está me contando, em tarrachas novas. Outra pergunta: Se suas tarrachas são do tipo "blindada", vc está apertando os parafusos da mesma?
Dakota HARDCORE
Apenas passe pano limpo e sêco, nada mais. Eventualmente um pouco de lustra-móveis.
Edipo
Como vc está começando a tocar guitarra, eu NÃO recomendo a compra de um instrumento com ponte tipo "Floyd". Elas são trabalhosas de afinar e regular, e, se arrebentar uma corda, todo o sistema se desbalanceia e desafina, exigindo nova regulagem.....Ou seja, é uma "dôr-de-cabeça"
Guitarras com pontes fixas são infinitamente mais confiáveis, além de possuirem timbre mais "encorpado" e mais sustentação no geral.
Abçs

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ganhei na loteria, qual guitarra eu compro?

uhahuaha :) [seguindo a linha de tópicos]

Dakota HARDCORE
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Vlw Professor!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

L.A.M_Hard_Rock
Contrate um professor ou monte um estúdio.
Abç

marcos.
Veterano
# nov/09
· votar

GuitarHome
valew as sugestões :] to afim é de les paul
mas na via das duvidas ja sei o que escolher o/

Mauricio Luiz Bertola
então... agora eu vi o problema da tarracha.
que embaixo do coiso de roda... pra afinar
normalmente tem aquele plastico tipo um anel.
na minha guitarra alguns então sem .-.

sera que alguma muamba com borracha ou plastico fixa?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

marcos.
Eu já usei umas arruelas de papelão usadas em máquinas. No mais, é muito difíl encontrar isso. Vale mais à pena trocar as tarrachas logo.
Abç

marcos.
Veterano
# nov/09 · Editado por: marcos.
· votar

mais sera que uma borracha aguenta uma musica ao vivo?
só uma

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

marcos.
Não sei....
Abç

DaniloReis
Veterano
# nov/09
· votar

Boa noite, to atrás de uma guitarra estilo PRS, com qualidade, mas com um preço mais acessível. Pensei na Cort M200 e na M600, todos os lugares que eu olhava constavam que a M200 é feita de mógno, assim como a M600, mas olhando no site da Jacmusic, me deparei com a informação que ela é de Agathis:

http://www.jacmusic.com.br/loja/product_info.php?products_id=628&osCsi d=35b8aa1accda11712f5f7507bf93d578

Já tava decidido que eu ia comprar a M200, aproveitar o corpo de mógno e upgradear o resto mas fiquei frustrado, e o preço da M600 é muito maior.

O site da cort diz que a m200 é de mógno:

http://www.cortguitars.com/english/products/common/view.asp?product_id =127

E agora em quem confiar? Arrisco na M200 por R$600,00 , ou espero mais e vou na M600 por R$1500,00? Vale a pena 900 reais a mais na M600?

PS: Se conhecer mais alguma guitarra estilo PRS com qualidade e por menos de 1200 por aí, pode sugerir tbm!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

DaniloReis
Bem, a M200 é bem inferior à M600, em todos os aspectos, inclusive por ter braço aparafusado e acabamento bem mais simples. O modelo intemediário é o M520.
Uma outra opção é a Tagima PR100, cujo corpo é de basswood e o braço colado.
Abç

xxsquallxx
Veterano
# nov/09
· votar

bertola,poderia me ajudar?
apos mandar para um luthier,uns dias depois,minha guitarra começou a trastejar extamente na casa cinco e quinze,nas duas cordas do meio,por que?

obrigado.

DaniloReis
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu bertola, jah que vc citou a Tagima, entre ela e a M200, levando em consideração madeiramento, construção e acabamento, qual leva a melhor?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

xxsquallxx
Não sei. Leve de volta ao profissional para que ele faça o ajuste. Isso é muito comum. Toda vez que regulo ou faço algum "up-grade" num instrumento, deixo bem claro que o cliente, se sentir algo fora do normal, pode trazer seu instrumento novamente, sem nenhum custo.
DaniloReis
A Tagima.
Abç

Marcosrcf
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Grande Bertola!
Mais uma vez venho atormentar!
Um amigo meu comprou um JTM30 pro estúdio dele, tá funcionando beleza, mas ele tá na dúvida de qual footswitch usar, procurei no site da Marshall e não encontrei esse modelo especificamente.

Lendo alguns tópicos aqui, vi alguns comentários seus sobre o amp, você saberia dizer o tipo de footswitch que serve para o JTM30? Seria o mesmo dos JCM2000 ?

Desde já obrigado!

Bom, desde já obrigado!