Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
GuitarUser
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Eaí cara,blz?
Seguinte, tenho uma epiphone sg g400 custom, ontem estava tocando com ela, estava tudo perfeito, a guitarra foi regulada há uns meses atrás pelo Lee aqui de santos.
Hoje de manhã fui trocar as cordas dela, enquanto eu estava tirando as cordas, percebi que a mizinha estava trastejando horrivelmente, na verdade mal saia o som, ela está encostando em todos os trastes.
Fui repor as cordas e o problema persistiu... o que pode ser?
Valeu, abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

GuitarUser
Provavelmente a ponte abaixou de alguma forma.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

Adonak
Cara, eu não sou guitarrista, pergunte para outros mais capacitados aqui do FCC.
coses
Chave "bichada".
kairi
De E para Eb não tem problema.
SlasherFan
Não, não teria. Não valería à pena. Compre uma Schecter Omen 6.
thanatos
"Muita tensão no braço"!!!!! Isso não existe cara, a guitarra tem que ser regulada para o encordamente que se vai usar.
Cleber Dorricio
Eu não gosto desses captadores. Para mim foi uma das piores coisas que a Fender já fez.
John Guga Mendes
Acho cara demais. Não existe isso de essa ou aquela guitarra soar bem ou mal com distorção. Vc é que tem que regulá-la para tal respeitando suas características.
trashit hc
É um bom capt sim, superior ao original da Nashville.
SK8Boy
Não sei. Vc é que terá que "esculpir" o seu som para chegar aonde quer. Quanto ao material, se vc não for usar alavanca, use o latão; se for, osso. Quanto ao amp, sim, esse é bom. Tem também o Fender FM65R, como opção.
Smothie
Não são ruins não. Eu mesmo construí uma "Firebird" e instalei dois capts de uma Epi "Black Beauty" que um cliente me deu pois instalou SD's.
renanozzy
No braço, óleo de peroba, nas cordas, nada......Cordas novas......
lps
Eu também não acho.......
Alec246
De alguma forma vc danificou o aterramento......
Abçs

Nadia - Teclados
Veterano
# nov/09
· votar

Galera, descobri essa loja de instrumentos musicais lá em Betim, depois vcs deem um olhada, blz!
http://gump-instrumentosmusicais.blogspot.com/

Ruano
Veterano
# nov/09
· votar

Aew tudo certo?

então queria saber minha guita ta boa pra shows ou da pra dar uma melhorada nela:

Condor

Corpo - Basswood Sólido
Braço - Maple Canadense
Trastes - Jumbo Retificados braço customizado (menor tamanho) fácil acesso às últimas casas
Captadores HH777
Push-Pull

http://img337.imageshack.us/i/pict0003q.jpg/

http://img692.imageshack.us/i/pict0002tl.jpg/

http://img406.imageshack.us/i/pict0001uh.jpg/

apesar de a cor ser muito linda, gosto mais dessa cor que esta no video http://www.youtube.com/watch?v=dn1GXYVbhd0

Quanto sairia para pinta-la dessa cor num luthier?

eis a questao é boa pra shows e quanto fikaria para dar um up?

abraço
Obrigado!

GuitarUser
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Provavelmente a ponte abaixou de alguma forma.
Abç

Hm.. não pode ser empenamento não, né? Até porquê é só com a mizina... Posso resolver isso eu mesmo ou é melhor levar a um luthier?
Valeu, abç.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

GuitarUser
Poder pode...Tente mexer na ponte 1º.
Ruano
Estou no trabalho, e daqui não posso acessar o Imageshack. No geral as Condors são legais. Pintar não vale à pena.
Abç

Ruano
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Então so qe ella eh de uma troca qe eu fiz..o cara tiro a cor della original que era azul metalico e pinto da cor qe esta nas imagens, so qe a pintura qe elle mando o luthier delle fazer, o acabendo fiko meio "esquisito" pois se passar a mao da parte onde fiko a cor da madeira e ir para a parte com cor da para sentir qe ella fika alta (deu para entender?) ai qeria pintar ella da cor qe eu gosto, sem ter qe deixa essa pekena elevaçao..deixar ella "lisa"

Abraço

Irenicus
Veterano
# nov/09
· votar

Olá ,

Tenho uma Cort Viva corpo em Maple e queria trocar por captadores cabrera , mas manter o push-pull. Quais seriam os mais indicados para metal com harmônicos estilo Van Halen?

thanatos
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu ae...Mas é que como sempre vejo quem usa cordas tipo 0.012 ou 0.013 com afinações mais baixas, achei que fosse necessário...na prática, então, é pra facilitar um pouco os bends essa afinação mais baixa?Abç

John Guga Mendes
Veterano
# nov/09
· votar

ok! vlw!

coses
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
suspeitava que era isso .. o pior que a guitarra tem 1 ano de uso
irei trocar o switch por um de qualidade, irei tentar comprar fora do país.
vlw

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
vc faz instrumentos a encomenda? tem facilidade pra importar uma peça de maple ? e vc tem maquinario para fazer um braço de guitarra sem emendas?

Davi Meira
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Os nickel cover faz alguma diferença no som? E como posso retirar aquela moldura da chave seletora de uma les paul?

Abraços!

Symptom
Veterano
# nov/09 · Editado por: Symptom
· votar

Bertola

Fui instalar meu novo pickup na Epiphone SG agora. Segui o manual certinho (ligar o fio prata e o verde na carcaça do potenciômetro e o preto na perninha do potenciômetro, deixando o vermelho e o branco de fora). Porém, só sai som da guitarra se eu colocar o volume do amp lá em cima... Isso é... com volume normal, parece que o captador tá desligado (nem o afinador pega ele). Tem ideia do que pode ser antes de eu levar no luthier?

EDIT: esquece. já descobri o problema. Eu tinha que juntar o vermelho e o branco... não só isolar eles...

Jessé Custer
Veterano
# nov/09 · Editado por: Jessé Custer
· votar

Maurício Luis Bertola

E aí, cara, beleza?
Tenho uma Schecter Omen Extreme, e já que você a conhece, quero tirar uma dúvida em relação ao tipo de ligação que é feita no circuito elétrico dela:

Antes vou fazer uma numeração arbitrária aqui das bobinas dos humbuckers, pra eu poder localizá-las e te explicar o que quero:

Humbucker da ponte: (1)=bobina localizada logo ao lado da ponte; (2)=bobina localizada mais próxima do humbucker do braço.

Humbucker do braço: (3)=bobina próxima do humbucker da ponte; (4)=bobina mais próxima da escala.

Bom, por curiosidade peguei uma peça de metal pra testar, tocando nos pólos, quais bobinas funcionam nas diversas combinações, com push/pull ativado ou não. Então notei que apenas as bobinas do meio (2 e 3) é que dão algum sinal. As bobinas 1 e 4 não dão sinal em circunstância alguma. Com a chave seletora na posição da ponte, apenas a bobina 2 dá sinal; na posição do meio, as bobinas 2 e 3 dão sinal; na posição do braço, apenas a bobina 3 dá sinal. Com push-pull ativado ou desativado ocorre isso.

O que acho curioso é que, julgando pelo ouvido, tudo parece estar ok, estou tocando beleza... O timbre está ótimo, encorpado, com push-pull desativado fica o som característico de humbucker, mais pesado e sem o ruído (hum) característico de single; e com push-pull ativado fica com o som mais magro, menos volume, estalado e com o "hum", como é de se esperar.

Outra coisa que achei estranho foi que, quando estou na posição do meio, as bobinas 2 e 3 dão sinal juntas, com push-pull ativado ou desativado. A sonoridade muda quando ativo o push-pull (fica um som mais fraco, e até aí tudo bem), mas embora as duas bobinas continuem dando sinal, surge o ruído ao ativar o push-pull.

Bom, eu quero saber se essas coisas que percebi são características do tipo de ligação que é feito por padrão nesse modelo de guitarra, ou se você já observou isso nas que passaram na sua mão. Não entendo nada de eletrônica e essas coisas, então foi mal se a pergunta foi tola demais... Mas eu quero saber se estou aproveitando a guitarra corretamente ou se há algum pequeno mal contato em alguma coisa.

Valeu, abraço...

Silas Hammett
Veterano
# nov/09
· votar

Alguem sabe me dizer si o Seiji ainda trabalha com aqueles projetos de guitarra por encomenda?²

GuitarUser
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
oh shit. agora a mizao também, da casa 4 pra cima (3, 2, 1) nem sai som..
valeu

Chuck Bluesbreaker
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

blz cara??

tenho uma telecaster fender squier california, fui trocar as cordas ontem e sem eu ter percebido isso antes notei que o parafuso que liga a ponte com apoio das cordas desapareceu (não sei se foi antes ou depois de eu ter trocado as cordas pq não escutei ele caindo) então comprei um parafuso do mesmo tamanho e repuz a peça só que sem a molinha que fica em sua volta pq ela tb desapareceu, achei que ia ficar igual mas a mizinha (a corda no qual o apoio eu troquei o parafuso) ficou trastejando, será que o parafuso ou a mola tem toda essa influencia?? vo ter que levar em um luthier??

vlw!!
abraço

Alec246
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Obrigado pela resposta! Realmente tem algo errado no aterramento, notei que quando eu deito ela no meu colo o barulho some completamente, e quando eu boto na posição de tocar fica muito forte...

Parece ser alguma interferência que ela ta captando, deu pau no aterramendo dela mesmo né?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

Ruano
Cara, não deu para entender muita coisa do que vc escreveu. Por favor seja mais coerente e exato na redação de nossa língua.
Irenicus
Harmônicos é uma técnica de execução, nada tem à ver com captadores. Escolha um de alta saída.
thanatos
Não. "Bends" não se facilitam, se fazem. Treine bastante e fortaleça suas mãos e "pegada"
MAIDENMANIACO2009
Sim, faço. Mas atualmente, por falta de tempo, estou apenas terminando o que já tenho "alinhavado" e fazendo manutenção e "up-grades".
Davi Meira
Não faz muita diferença não. Poder pode, mas não é aconselhável.
Jessé Custer
Pelo que pude depreender a ler o que vc escreveu, sua guitarra está absolutamente normal.
Silas Hammett
Só perguntando para ele mesmo.
Chuck Bluesbreaker
O rastilho ficou todo desregulado. Regule-o.
Alec246
Certamente que sim. Agora, se vc está tocando junto a monitores de PC e TV.... Vai dar interferência sempre.
Abçs

joaodasoca
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Cara, qual o procedimento correto pra ajustar o tensor?? Tem que fazer uma pequena regulagem e esperar muito tempo ateh mexer denovo ou na hora ja da diferença no braço?? Sei que um cabaço nao deve fazer isso mas queria saber como faz e qual chave se usa pq uma vez tirei a tampinha do hardware mas a chave L nao deu eh alguma outra???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

joaodasoca
Cara, leve sua guitarra a um luthier habilitado.............
Abç

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
sera q vc nao pode fazer um pra min por encomenda? quanto eh o serviço?

renanozzy
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu cara, passo o oleo de peroba soh no braço(atraz) ou posso passar na escala tb??

joaodasoca
Veterano
# nov/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Bertola, existe algum curso de luthier no brasil que vale a pena?? Vc qdo começou fez algum curso ou aprendeu sozinho mesmo??

Rennan_Guitar
Veterano
# nov/09
· votar

como Regular o tensor do braço?
tem aquele lance de concavo e convexo não entendi direito abraços!!!!

Silas Hammett
Veterano
# nov/09
· votar

O Seiji tem algum email para contato Bertola?

Alec246
Veterano
# nov/09
· votar

So pra avisar que parou o HUM, estou muito feliz, não gastarei uma grana preta com ela pra uma bobeira dessas...

Suspeito de algo ligad ona corrente elétrica aqui de casa, alguma coisa que nunca vou descobrir! Mas o importante é ela funcionando

Valeu pelas dicas ;-)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/09
· votar

MAIDENMANIACO2009
Cara, você leu o que escreví acima?
renanozzy
Sim.
joaodasoca
Não existe tal curso. Eu aprendi marcenaria com meu avô, e depois tive a sorte de estudar com o (falecido)luthier Simões; mais tarde estudei por mim mesmo, e comprando livros importados (caríssimos) e com os luthiers Sérgio Buccini e Eliezer Lara. Tive sorte.
Silas Hammett
Não, não tenho.
Abç