Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
JC_Junior
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Grande e sábio Bertola!!


gostaria de tirar uma dúvida,

aqueles suportes de parede (que seguram pelo headstock) pra guitarra, poderia, a longo prazo, causar algum dano às minhas guitarras? Ambas são de braço colado. Uma é uma washburn Idol (estilo les paul) e outra é uma epihone sg faded!

muito obrigado adiantado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


MaicolBrevia
Sim, o problema pode se agravar. Leve já sua guitarra a seu luthier.
HTN
Sim.
Symptom
Pode colocar 0.11 sem problemas.
Na Tele o ideal seria fazer o ajuste do tensor e da entonação.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


JC_Junior
Não tem problema algum. Eu mesmo uso.
Abç

JC_Junior
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

obrigado ae!

Adonak
Veterano
# out/09
· votar


O que são Patterns?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


Adonak
Não sei a que vc está se referindo, mas a palavra "patterns" pode ser traduzida por "padrões".
Abç

bd094
Veterano
# out/09
· votar


ola, eu gostaria de saber qual é a diferença entre a x24f e a x24?

Adonak
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Estava vendo um video de um cara tocando, e ai apareceu: Ppatern do RAcer X, depois Patern do Zakk Wylde, e por ai vai.

kairi
Veterano
# out/09
· votar


Olá Bertola!

Como você é uma pessoa que entende do assunto, gostaria de fazer uma pergunta.

Existe uma diferença (em termos de som e tocabilidade) muito grande entre uma Fender Americana ou uma guitarra similar (SX, por exemplo) com captadores e ferragens trocadas?

Se o amp estiver diretamente ligado ao resultado da guitarra, se trata de uma cópia exata de um Bassman '59.

Abraços, e bom fim de semana. Hoje é sexta, vamo que vamo! o/

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quero saber se eh possivel fazer um braço mais largo e grosso como um de uma les paul de 24 trastes e usar numa stratocaster com ponte floyd rose ? seria nessesario um ajuste? troca da ponte ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


kairi
Não, mas pode ficar ficar próximo. Não entendi a questão sobre o amp.
MAIDENMANIACO2009
Cara, seria necessária outra guitarra inteira....
Abçs

MAIDENMANIACO2009
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
pq?

bd094
Veterano
# out/09
· votar


qual a diferença entre a washburn x24f e a washburn x24?

carecaslash
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji

Amigos ,

comprei uma slash signature hiper regulada e afinada , troquei as cordas pela Elixir e estou vendo q ela esta trastejando um pouco , me parece que a elixir é mais grossa sei lá !! Obs : troquei 0.10 pela mesma 0.10 da elixir

O que faço ? não queria gastar dinheiro com luthier pra verificar isso !!

Bullprick
Veterano
# out/09
· votar


Bertola,estava dando uma olhada nas guitarras modelo SG da sx e vi que a construção delas são meios "sortidas",umas em basswood outras em alder e outras em mogno,a questão é, haveria uma grande diferença na sonoridade entre a guitarra confeccionada em alder da outra em mogno?

E se existir comprometeria no som que vou tocar com ela (heavy,thrash e até um hard rock)?

Detalhe: a guita em alder tem o braço em rosewood e parafusado.

Desculpa pelo texto,abração e bom fim de semana!

milani1589
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Só uma curiosidade...

Tendo em vista que os caps da minha guitarra são os originais. Segundo seu conhecimento são "chineses genéricos".

Todos serão substituidos por estes:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196741/p179#6331755

Hipótese: A troca fosse por captadores Seymour Duncan.

Com os SD, digamos que temos uma melhora no som em 100%.

E com os que eu comprei teríamos, se fosse possivel comparar, uma melhora no som em quantos %?

50%, 80%, 20%??

Obs.: Com a sua experiência arriscaria um valor próximo a quanto?

Feito!

LaBreja
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

a fernandes revolver pro é uma boa guitarra?
por 1600 compensa?

kairi
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esquece o lance do amp, eu não soube esplicar direito. haha

Só terminando... existem várias Fenders Southern Cross a venda no ML por preços entre 1000~1200. Essa guitarra é uma boa opção, ou é melhor comprar uma mexicana que custa entre 1500-2000.

Se for melhor comprar a Mexicana (a diferença for grande), eu posso muito bem esperar para ter mais grana, e pegar uma.

Abraços.

RFSF
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

To com um topico aqui no forum sobre os caps que eu vo por numa guitarra que eu to fazendo, a possibilidade($$$) hoje me deixou entre os Spirit e os Kent Armtrong, O pessoal aconselhou os KA mesmo, escolhi um Motherbucker pro som mais pesado e por ter a possibilidade de ser tambem um stacked, ele ficaria na ponte, ja pro braço, um p90 ou single, pra dar mais versatilidade, tava mais inclinado ao p90 quando veio a duvida da desmagnetização do mother ceramico com o p90 alnico, ja vi vc num topico falando que nao teria problemas quando usa-se 2 captadores, mais o motherbucker é muito forte, daria pra dizer que são 4 singles. Então cara, tem problema? vai desmagnetizar? Vc tem algo pra me indicar?(meu topico é esse: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/219623/)

O serviço que vc presta aqui ja me esclareceu muita coisa. Grande trabalho.

areeiemoenies
Veterano
# out/09
· votar


Olá, Mauricio Luiz Bertola

ouvi falar que:
'a epiphone slash só fica muito bem na foto, mas depois na pratica parece que a pintura não foi bem conseguida.. nao parece um sun burst. e esta guitarra, se nao é sun burst, esquece.''

é sério isso? e oq significa esse 'sun burst'? li isso em um outro fórum. valeuu! abraçs;

kairi
Veterano
# out/09
· votar


areeiemoenies
Sunburst é somente a cor da guitarra, a pintura.

http://www.gibson.com/Files/Downloads/Wallpaper/wp_lp-1024.jpg

Existem vários tipos de Sunburst, com 2 cores, 3 cores, com preto, com mel, e uma infinidade.

Abraços.

areeiemoenies
Veterano
# out/09
· votar


kairi

a, não sabia que era isso d; valeu !!
abraços;D

Winterstorm
Veterano
# out/09 · Editado por: Winterstorm
· votar


Olá, Mauricio Luiz Bertola

cara eu tava pensando aki. eu nao tenho amplificador ainda. porém tenho uma caixa de som Wattson modelo Pop line 160. queria saber se com ela e um pedal ou pedaleira posso simular um amplificador.

muito obrigado

Mamedio
Veterano
# out/09
· votar


Bertola / Seiji

Gostaria de saber o que é uma guitarra com ponte floyd rose e porque vocês não aconselham comprar uma guitarra com uma ponte dessas?

soulzin
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu tenho uma CLP2-S aqui esperando um JB/59 pra ir pro luthier e eu vou aproveitar e trocar as cordas pra .011. O problema é que as cordas antigas, que são .010 tão indo pro saco e eu só tenho um jogo de .009 por aqui. Tem problema ela ficar um tempinho com as cordas de um calibre diferente do que ela tá regulada? Não quero ter que comprar um encordoamento pra trocar daqui uma ou duas semanas e muito menos arriscar eu mesmo na regulagem.

E outras perguntas menos importantes, hahah. Tu já mecheu numa CLP com JB/59? Queria saber se soa no nato tão bem quanto soa no mogno. E tu acha que eu vou sofrer um pouco pra acostumar com as .011?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


MAIDENMANIACO2009
Porque, ao instalar o braço, a posição da ponte tem que ser mudada.
brian darick
Só a presença da "Floyd-Rose".
carecaslash
Não há alternativa. Leve sua guitarra a um luthier habilitado.
Bullprick
Cara, esqueça essa de braço aparafusado. É um modelo inferior. Sim, a madeira influencia na sonoridade, mas vc pode usar qualquer uma para tocar o que quiser, pois quem vai "esculpir" o som, é vc.
milani1589
Que guitarra é?
LaBreja
Sim, boa ela é, agora, se por esse preço compensa ou naõ...Não sei dizer...
kairi
Cara, as Southern Cross são boas guitarras sim, mas esses preços aí estão altos (aliás, o ML tá cheio de "picareta" sobrevalorizando guitarras para lucrar em cima dos incautos). Se vc quer algo mais definitivo, compre logo a MIM.
RFSF
Cara, eu não arriscaría... Confira também os Sound/Malagoli. Tem uma linha muito boa e completa.
areeiemoenies
"Sunburst" é um tipo de acabamento, como diría..."degrade". É muito bonito e meu preferido para qualquer guitarra.
Winterstorm
Cara, Wattson multi-uso.... Não adianta nada.....
Mamedio
Cara, se vc usar a busca, verá inúmeros tópicos no qual esse dispositivo é descrito, e em outros o porque de au não recomendá-lo para músicos iniciantes ou amadores.
soulzin
Cara, livre-se desse 0.9 e leve logo sua guitarra para que o luthier instale esse bom capt e essas cordas mais que adequadas.
Sim; fica maior sonzera!!!
Abçs

Symptom
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você recomenda as 0.011 também em stratos e teles ou mais para escalas tipo gibson?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


Symptom
Sim. Mas essa é uma questão pessoal, até porque com a escala mais longa faz as cordas ficarem mais tensas, assim as cordas ficam mais "duras". Em compensação, o timbre.....
Abç

soulzin
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Bertola, o problema é que os captadores tão vindo dos EUA, então chegam só daqui uma ou duas semanas, aí eu não queria comprar um jogo .010 pra ficar uma semana e trocar já, então vim perguntar se tem problema usar as .009 que tem sobrando aqui =P

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


soulzin
Cara, ficar sem tocar um tempo é até bom para "desintoxicar", eh,eh,eh....
Aproveite para ouvir músicas de estilos que vc geralmente não ouve, se tiveres um violão, toque-o, pis ajuda muito no domínio da dinâmica e na exatidão das notas, etc, etc...
Vc até pode colocar a 0.9...Não fará muita diferença no braço não...
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III