Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


milani1589
Cara, simplesmente não vale à pena instalar SD's em sua guitarra. Instale os que lhe recomendei que a melhora será muito significativa.
Abç

soulzin
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Hahah tudo bem, vou ver o que eu faço! E eu confesso que escolhi trocar por .011 depois de tanto te ver recomendá-las pra Les Paul, mas eu tô morrendo de medo de sofrer nos bends hahah.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


soulzin
mas eu tô morrendo de medo de sofrer nos bends hahah.
Alerta de frescura! Alerta de frescura!!!!
Ah,ah,ah....

Symptom
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mais duas perguntas pra incomodar:

- Não entenda de forma nenhuma isso como uma crítica, mas tem alguma explicação além de "preferência" pra muitos caras, incluindo gilmour, angus, clapton, etc.. usarem 0.010? Eu tou praticamente convencido a colocar 0.011 de volta na sg e 0.011 também na tele (pena que acabei de levá-la num luthier pra regular)

- Tenho também uma tele Squier Vintage Modified e ela é de Cedro Indiano, sabe me dizer se essa madeira tem características mais próximas do alder ou do ash ou de nenhuma das duas?

jecaboy
Veterano
# out/09
· votar


Olá bertola!

Tenho uma Eagle SST02, atualmente uso cordas 0.09, e acho que a guita desrregulou tudo, tava um som muito estranho na corda SI, ai o gênio aqui foi tentar regular o carrinho, achando que era trastejamento, tentei abaixar, levantar a corda, regular oitava, e ai FUUU, desrregulei a oitava e o resto da guitarra toda...
Perdi até o animo de tocar...

Sei que o único jeito agora de ter minha guitarra de volta é levando em um luthier, mas antes de levar gostaria de saber se vale a pena colocar encordamento 0.10??? E o problema de chiado no ampli, pode ser defeito da guitarra que em uma geral será resolvido???

Grato.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


Symptom
É mais por conta da "leveza" do que outra coisa, embora 0.10 não seja propriamente uma corda fina demais.
Atente para o fato que, nos anos 60 e 70 NÃO EXISTIA encordoamento abaixo de 0.10 (que era considerada corda "leve").
Geralmente caras profissionais que usam cordas "leves" ( 0.9 ou 0.10), tem equipos sofisticados e amps de alto ganho, que proporcionam um som "encorpado" por sí só. Essa não é a realidade de 90% dos músicos, então, para uma boa sonoridade e sustentação vc precisa mesmo de cordas mais pesadas. Se bem que, tirando alguns poucos, eu nunca achei bom o timbre de quem toca com 0.9.
O cedro indiano é muito semelhante ao cedro brasileiro, sua sonoridade é mais "encorpada" do que ash e alder (que são madeiras que proporcionam médios e médio-agudos).
jecaboy
vale a pena colocar encordamento 0.10
Sempre vale. 0.9 não é uma boa...
A questão do chiado do amp pode ser muita coisa: Cabos ruins, rêde elétrica sem aterramento, captadores de baixa qualidade (característico de guitarras como essa), interferência de TV, RF e monitores de PC, etc.
Abç

milani1589
Veterano
# out/09 · Editado por: milani1589
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Que guitarra é?

É uma Memphis MG230:
http://www.tagima.com.br/produtos/default.asp?produto=115

Arrisca um palpite quanto a melhora no som em relação a hipótese que eu mencionei?

Que fosse numa guitarra melhor, por exemplo... só para ter uma idéia, de qual a percentagem de melhora no som, em relação aos captadores TOP.

Abraço!

faski
Veterano
# out/09
· votar


OLá Mauricio Luiz Bertola
tenho uma duvida preciso de amp p/ tocar em casa e levar ele pra ensaios pois tenho que levar no ombro pois os caras morão ha 3 quadras de casa, tenho 700 disponivel, não queria optar por marcas nacionais mas fiquei na duvida entre comprar um

marshall mg 30dfx usado no Mercado Livre, mas li na busca em que vc disse que a placa onbord queima facil

e Vi o Fender Frontman 25r este posso comprar novo na loja, qual dos dois vc acha?

Symptom
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Muito obrigado pela explicação! Também nunca gostei do timbre de quem usa 0.09. Pra mim, um dos maiores "problemas" em usar 0.011 é que, enquanto em 0.010 a maioria das marcas tem as mesmas especificações, em 0.011 existem algumas diferenças... Tipo algumas tem o bordão 0.48, outras 0.50 (como GHS). Mas isso é mais aqui em Porto Alegre que se tu não for em uma única loja que tem cordas diferentes, é quase que obrigado a usar d'addario ou ernie ball se quiser uma qualidade decente.

Quanto à madeira, você considera ela boa? Comparando com outras teles, ao meu ouvido acho a Vintage Modified muito boa (e é isso que importa, né?). Mas queria saber a opinião de um profissional.

Ainda quanto à madeiras, você sempre fala bem das Squier Standard, que são feita em Agathis. Lá fora eles falam muito mal dessa madeira, quase como falam aqui de compensado. Sei que lá a realidade é diferente, mas é uma madeira ruim? Ou é frescura deles? É próxima do Alder em sonoridade pelo que ouvir dizer, certo?

obs: se preferir conversar por mp pra não poluir tanto o tópico, é só avisar.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


milani1589
Melhora uns 60%.
faski
Cara, pegue um Condor GX35R. É um pouco mais potente que o Fender e é idêntico.
Symptom
Cara, não existe isso de "madeira boa"; o que existe são madeiras adequadas para a fabricação de corpos (e braços) de instrumentos, e que devem ter determinadas características. Agathis, cedro, poplar (choupo), basswood, etc, todas são boas madeiras para corpos.
Abçs

jecaboy
Veterano
# out/09
· votar


jecaboy
vale a pena colocar encordamento 0.10
Sempre vale. 0.9 não é uma boa...
A questão do chiado do amp pode ser muita coisa: Cabos ruins, rêde elétrica sem aterramento, captadores de baixa qualidade (característico de guitarras como essa), interferência de TV, RF e monitores de PC, etc.
Abç


Tendeu...

Valeo ai Bertola, dos pontos que você citou o unico que eu poderia tentar reverter seria os captadores... quem sabe colocando um de qualidade média na ponte... teria alguma sugestão??? Não quero dar um upgrade com muito gasto nessa guitarra pois ainda é pra estudo, quando for possivel irei pegar outra (uma Ibanez provavelmente)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


jecaboy
http://www.captadores.com.br/
Compre um "kit" de Traditional "vintage" ou "texas"
ABÇ

jecaboy
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

hmmm, eu vi os dois kits, parece que são 3 singles que vem neah???

Minha Eagle vai um Humbucker na ponte... teria algum problema ou eu teria que escolher outro kit???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


jecaboy
Não, basta comprar dois singles desses (braço e meio) e um HB Traditional HB para a ponte.
Abç

mvmarquezini
Veterano
# out/09
· votar


Berthola instalei o HB tradicnional HOt HB na minha Washburn. O som ficou mais interessante, mas queria defazer a bonina com ma chave comum de liga e desliga. Não achei no esquena do site. VC teria com me dizer como fazer essa ligação?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


mvmarquezini
No site da Seymour Duncan e da Stewart MacDonalds tem.
Abç

eduardodff
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
comprei há uns 5 meses uma Guita STS001 com shape da Inglaterra, sei que não é lá essas coisas, mas faço um som bom nela, o que um Luthier poderia fazer pra melhorá-la? Trocar tarraxas e captadores?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


eduardodff
Tarrachas, captadores, pestana e bloquear a ponte, além de uma boa nivelada e polimento nos trastes.
Abç

eduardodff
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Valeu!!!!!!!!!

GUITARK2
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
blz?
Gostaria de saber quanto gastarei de tinta para pintar uma guitarra strato? e qual é o melhor tipo de verniz para a tinta que comprei que é a base de polyester? a tinta é dourada comprei 1/8.....quantas camadas de tinta aplico?
desde ja obrigado.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# out/09
· votar


Bom, eu upei um topico mas ninguem responde lá então vou postar aqui mesmo pra ver se vocês conseguem me ajudar:

Eu uso cordas 009 na minha guitarra mas um dia meu pai foi comprar uma mizinha pra mim pq a minha tinha arrebentado faz tempo e sem querer ele pegou uma mizinha 010. Eu coloquei a corda normal, eu estranhei pois a corda mi parecia muito com uma si mas lembrei que a minha si é 012 e a mi eh 010 por isso se parecem. Quando fui tocar eu vi que o som da mizinha não sai de jeito nenhum, só se eu colocar uma distorção nela.
Eu queria saber se o problema pode ser na parte eletrica da guitarra ou se é porque meu encordoamento é 009-042 e eu troquei mizinha que era uma 009 por uma 010.

thiagome
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vi que você recomenda encordoamento 0.11 para guitarras devido à sustentação e timbre. Minha dúvida seria qual você recomendaria para violões com cordas de aço (folk, por exemplo).

mvmarquezini
Veterano
# out/09
· votar


mvmarquezini
No site da Seymour Duncan e da Stewart MacDonalds tem.
Abç


Obrigado. vou dar uma procurada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/09
· votar


GUITARK2
Cara, vc sabe fazer isso? Possui um compressor? Se não, aconselho firmemente que vc procure um pintor automotivo profissional, até porque existem certos "macetes" para não haver escorrimento, várias demãos tem que ser dadas e o polimento deve ser cuidadoso.
LeondelFefon
Troca de corda é que não é.
thiagome
A mesma coisa.
mvmarquezini
Ok.
Abçs

faski
Veterano
# out/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
lhe perguntei sobre os amps ainda hoje, decidi e comprei o Fender FM 212r fiz bem?

Adonak
Veterano
# out/09
· votar


O que é Clipagem?

guitaremerson
Veterano
# out/09
· votar


opa bertola td bem?

to com uma duvida? tenho uma fender american standart 96 com caps originais e queria dar um gas nele porem sem perder o brilho do som limpo, o meu ampli é um marshall 8040 ingles e uso um dd2 boss no looping dele , e fora um cry baby.

pensei em por um tbx eric clapton booster vc acha que vale a pena por o booster clapton ou um pedal seria bem melhor?

toco blues e um rock na manha , e toco com o som limpo 70% valeu abração.

John Guga Mendes
Veterano
# out/09 · Editado por: John Guga Mendes
· votar


Mauricio Luiz Bertola, eu usava cordas 0.09 e troquei por cordas 0.10. isso fez o braço da minha guita (q na verdade, nem é minha, é emprestada) empenar para fora, na direção da escala, o que deixou as cordas mais altas e estranhamente causou um trastejamento. O que eu faço? E como é q começou a trastejar se as cordas se afastaram da escala, e não o contrário?
Obrigado desde já.

SlasherFan
Veterano
# out/09
· votar


Grande Bertola

é verdade que o tremolo das guitars compromete a afinação das guitarras e não é aconselhado colocar numa guitarra

GUITARK2
Veterano
# out/09 · Editado por: GUITARK2
· votar


Mauricio Luiz Bertola
blz?
eu não vou fazer....paguei para um profissional fazer...apenas queria ter uma noção (perguntas que fiz) para saber se esta tudo correto no procedimento dele....se vc puder me ajudar...
desde ja obrigado.
várias demãos - quantas?
comprei 1/8 de tinta - pouco ? muito? ta certo?
o verniz - qual é o melhor para tinta a base de poliéster?
verniz - quantas demãos ?
verniz - quantos dias depois de aplicar a tinta ele deve aplicar o verniz?
vou acompanhar o processo todo por isso quero ter esta noção
valeu.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III