Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar


mmayorca
Para trocar a chave da Tele pela de Les Paul teria que fazer um furo na placa metálica e o rasgo da chave anterior ficaria aparecendo.
Se for por falta de espaço uma opção seria instalar um push-pull no lugar do pot do PAF para o phase switch, apesar de ser mais caro que a chavinha (e menos robusta) a mão-de-obra é menor e não precisa gastar com a chave nova... apenas uma idéia.

mmayorca
Veterano
# jul/09
· votar


Fábio Seiji

para ''cobrir'' esse rasgo eu vou colocar aquela moldura que têm em volta da chave nas LPs...

se colocar esse esquema do Push-pull o phase switch seria acionado apenas no PAF, e se colocar essa mini-chave poderia usa-la em qualquer posiçao(neck-middle-bridge)?

Obrigado...

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


mmayorca
O push-pull é um potenciômetro com uma chave DPDT acoplada, ele funciona exatamente igual à uma chave mini toogle.
Uma chave dessas é suficiente para defasar apenas um captador ou splitar 2 humbuckers (simultaneamente).
Não tem sentido defasar os 2 pq eles vão voltar a ficar na mesma fase um em relação ao outro.

mmayorca
Veterano
# jul/09
· votar


Fábio Seiji

clareie a minha mente por favor, se eu colocar o push-pull no pot de volume do PAF, apenas ele ficará fora de fase?

e se eu estiver no captador da ponte e acionar o pushpull, ele tb ficará fora de fase?

Philipi
Veterano
# jul/09
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola
Pergunta1:
É melhor fazer blindagem com tinta condutora ou com papel alumínio de quentinhas?
Pergunta2:
Tem como fazer tinta condutora com pó de grafite e Verniz Maritimo(esmalte sintetico) da marca Resicolor?
Pergunta3:
Também queria saber se esse verniz pode ser usado para pintar o braço da guitarra e se eu devo pintar a lateral da escala também ou só o braço?
Pergunta4:
Se sim que quantia de pó de grafite eu tenho que colocar em relação à quantia de verniz no casso tem que ser suficiente para duas Stratocasters uma com escavação SSS e outra com escavação HSH?
Pergunta5:
Eu tbm comprei uma Torques e estou pensando em limar a parte de cima ate virar um alicate de cortar trastes também penso em transformar um mim alicate em um fret puller, o que você acha?
Pergunta6:
Eu queria saber se é possível usar uma lima triangular ou reta para fazer os 75graus nos cantos dos trastes?
Pergunta7:
Mandei manipular 1 litro de álcool isopropilico e já vou usá-lo para fazer o óleo de limão será que serve?
Pergunta8:
Estou usando uma lamina de estilete no lugar do frett rocker e uma régua retificada(perfeitamente retificada retificada de 60cm) de alumínio no lugar da régua de nut e também uso para ver se a escala esta reta, é uma boa ou não?
Pergunta9:
Qual o máximo de porcentagem(+/-) que eu posso girar o tensor por dia e quanto tempo eu devo deixar a guitarra parada sem as cordas ate que eu possa girar novamente?
Desde já agradeço.
Abs.

renanguitar777
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
sei q é falta d etica qnto os outros luthier cobram mas a ideia seria fazer o serviço com vc, ae queria saber qnto ficara o serviço
escala em rosewood ou outro matrial similar aqui do brasil com marcação floral, escalopada da casa 12 em diante, pretendo substituir a escala da rg 350

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Philipi
1) Eu prefiro o alumínio.
2) Sim.
3) Não.
4) Bastante, pois a tinta fica preta.
5) Existem torqueses com a parte de cima reta, é só procurar.
6) Sim, mas o ideal são limas pequenas ou retas.
7) Pra que óleo de limão?
8) Não entendi o propósito desta pergunta.
9) O ideal é girar 1/4 de volta por vez, deixando "descansar" por 1 ou 2 horas.
renanguitar777
Pelo mesmo motivo, e por seguir as regras do fórum é que eu não comento também os meus preços.
Em tempo. Eu não faço esse tipo de serviço.
Abçs

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola ou Seiji

Fala !!!!!
Minha guitarra tem 3 pots (DOIS de volume, e UM de tone).
O negócio é o seguinte, eu não estou acostumado com um pot de volume para cada captador pois eu costumo usar muito eles durante as músicas, porém eu gosto muito dessa idéia...

Seguinte, eu gostaria de saber se da para fazer esse esquema:

O 1 Pot da guitarra seria o volume master (aumentaria/abaixaria os dois caps da guitarra)

O 2 Pot da guitarra funcionaria como volume apenas pro cap da ponte (desse modo eu posso ter um volume separado para esse captador, porém posso controlar por um só também)

O 3 pot seria o de tone.

Daria para fazer isso? Minha ideia com isso é não ter desconforto de usar o volume do cap da ponte, pois ele fica logo embaixo da ponte floyd, e muitas vezes não da tempo de usar ele e isso está me encomodando.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


GuitarHome
Eu não vejo o menor motivo para se usar 2 volumes no seu caso, até porque vc teria que refazer o circuito de modo que o pot de volume master ficaría posicionado ANTES da chave, e o volume do capt da ponte DEPOIS.
Não seria muito mais simples e lógico ter 1 volume e um tone master? Afinal, "menos é mais"....
Abç

GuitarHome
Veterano
# jul/09 · Editado por: GuitarHome
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Então, mas a guitarra tem 3 pots, se eu tirasse um daria para tampar o buraco numa boa?

O negócio é o seguinte, eu adorei poder "trabalhar" com dois potenciometros de volume, um para cada cap, da para fazer umas coisas legais.
O problema é que eu costumo usar muito eles durante a música, e para usar o do cap da ponte fica dificil pois ele fica embaixo da ponte e da alavanca e assim fica meio complicado.

A minha idéia era quando eu quiser usar os dois separadamente eu posso, mas normalmente como antes (na minha strato antiga) eu posso controlar os dois por um só entendeu?

Valeu!!
Abraço!!!

Philipi
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
P1:Mas tem como uma blindagem ficar perfeita com tinta condutora?
P2:Porque esse verniz não pode ser usado para pintar o braço?
P3:Qual seria um verniz bom para pintar o braço da guitarra?
R1:O óleo de limão é para limpar a escala!
R2eP4:Na pergunta 8 eu queria saber se é uma boa idéia usar as ferramentas citadas acima no lugar das apropriadas para a Lutheria visto que eu paguei us 8 reais na régua e 4 na lamina, e se eu fosse comprar da Stewmac ou musictools eu teria gasto uns 150r$ por isso eu fico na duvida se é uma boa substituir ou não.
R3:Ah esse alicate eu achei mas era para cortar azulejos, achei uns com mola porem eram caríssimos e eram de corte lateral(procurei por tudo).
Abs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Philipi
1) Tem gente que gosta.....
2) Até pode, mas não é adequado....
3) Ou apenas seladora e cêra, ou poliuretano.
R1) use óleo de peroba.
R2/4) Cara, o que vc iría fazer com essas ferramentas?

mmayorca
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

estou querendo colocar um Phase Switch na minha Tele, gostarai de saber como esse sistema funciona, é apenas um captador que é acionado?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


mmayorca
Não.
Na verdade é um sistema em que a fase entre os capts é trocada. Isso é mais efetivo para Stratos.
Para Teles o ideal é o sistema de 4 posições.
Abç

mmayorca
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

não é o sistema que os captadores ficam fora da fase?
só funciona quando os dois estiverem selecionados?
como é o esquema de 4 posiçoes?

Philipi
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tenho que retificar a escala de um violão e trocar os trastes por jumbo e retificar os trastes da minha Shelter California e ajustar o tensor que o braço esta côncavo ao extremo.
Vou comprar uma lima de trastes em agosto ou setembro e também estou modificando o headstock da minha guitarra e quero fazer um decal meu no headstock e pintar com verniz pois o braço sem verniz mancha muito, vou usar este verniz mesmo para mim já está bom.
Aqui tem um técnico de Luthier que cobra 400r$ para uma troca de trastes ou seja o preço de uma guitarra nova e como estou querendo aprender a mexer em guitarras já estou aproveitando e fazendo eu mesmo, tenho lido muitos livros e artigos a respeito na Internet porem tem duvidas que só perguntando mesmo.
Vou usar o óleo de peroba.
Valew.
Abs.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/09
· votar


Bertola

Olá! Fiz a pergunta em um topico, mas queria ver tua opiniao tb (pq provavelmente jah deve ter pegado uma dessas guitaras em maos)

O senhor jah testou a squier classic vibe lado a lado com fender MIM standard??
Poxa, vi nos sites lah fora, as classic vibe squier tao 340 dolares, sendo que aki no Brasil custam 2200 +-. Jah as fender mim tao 500 dolares!
Acha q vale mais a pena as classic vibe 50's (nunca toquei, mas visualmente sao lindas dmais, parecem ser top do top da squier)

o q acha q vale mais a pena pra trazer de fora?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


mmayorca
Cara, capts singles só ficam "fora de fase" com outros singles. Capts Hb's, pelo fato de term 2 bobinas é que podem ser ligados ou em série ou em paralelo, no que resulta outros tipo de som. Assim, com um sistema com 2 Hb's, vc pode optar por ligaçoes em série ou em paralelo para cada capt. Se vc quer ter uma idéia de um sistema no qual se alternam essas ligações, estude o sistema da guitarra do Brian May.
Philipi
Ok, entendi.
Motoboy From Hell-SDMF
Cara, trazer de fora é sempre complicado, a não ser que alguém traga para vc. Sinceramente, eu acho as MIM melhores, embora essas Classic Vibe e Squiers Standards sejam guitarras muito boas.
Abçs

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


mmayorca
clareie a minha mente por favor, se eu colocar o push-pull no pot de volume do PAF, apenas ele ficará fora de fase?

e se eu estiver no captador da ponte e acionar o pushpull, ele tb ficará fora de fase?

Antes de mais nada vc precisa saber o que é um captador defasado.
Um captador, por exemplo um single coil, é formado por uma bobina.
Determina-se qual extremidade da bobina vai ser o hot (saída) e a outra ponta vira referencial (terra).
Defasar é inverter o hot tradicional, transformando-o em terra e usar o terra tradicional como hot.
Se apenas esse captador for utilizado não tem diferença alguma se ele está em fase ou fora de fase, vai funcionar exatamente da mesma maneira.
Se vc ligar mais de um captador, aí sim um deles vai estar em fase ou fora de fase em relação ao outro, por isso não faz sentido defasar os 2 captadores pq vai ficar igual ao que estava antes. Vai voltar pro mesmo lugar, como se não tivesse defasado nada, entende?
Como eu expliquei antes, uma chave DPDT é suficiente para defasar apenas um captador, o que deve ser suficiente para o que vc precisa.

Philipi
Papel alumínio é muito mais eficiente
Ao contrário do que muitos pensam o grafite é muito resistivo, não funciona para blindagem eletrostática.

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar


GuitarHome
É possível sim, mas é estranho...

mmayorca
Veterano
# jul/09
· votar


Fábio Seiji

agora eu entendi, entao eu so preciso push-pull no knob de volume do PAF, que vai defasa-lo e quando colocar a chave dos caps no meio vai ficar com o som de ''out-of-phase''

agora acho que meu PAF so tem dois condutores e possivel defasar mesmo assim?

PS: teclado sem acentos...

AndrezinhoVieira
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim, melhorará bastante. Distorção "limpa" não se consegue com captadores bons, mas TAMBÉM com eles.

Obrigado Bertola, valeu pela dica.

Fábio Seiji
Pra vc não se arriscar demais ($$), experimente comprar apenas um Stellfner Strator Neodymiun ou um Kent Armstrong dual blade (tipo hotrails) e, se vc gostar, compra os outros.

Seiji, valeu pela informação. Vou procurar preços. Abraço!

Luke Strat
Veterano
# jul/09
· votar


Fábio Seiji

Antes de tudo, muitíssimo obrigado pela força!!!


Seria isso????
Aproveitei um desenho de um esquema e modifiquei conforme vc disse, seria assim???

http://www.4shared.com/file/121874485/4967a7eb/strato_3.html


Agora aqui está o esquema original não modificado.
http://img62.imageshack.us/i/strato.gif/

Abs e mais uma vez muito obrigado =)

GuitarHome
Veterano
# jul/09
· votar


Fábio Seiji e Mauricio Luiz Bertola
Opa cara! Então velho.
Eu to com uma guitarra nova, e curti muito a idéia de poder controlar o volume dos dois caps separadamente entende? Porém está desconfortavel para usar o knob de volume do cap da ponte pois fica bem embaixo da floyd/alavanca e fica desconfortavel, e para quem usa bastante os knobs durante uma música fica complicado.

A minha idéia era poder usar só um knob pro volume master (todos os caps) e também poder controlar o volume do da ponte separado do volume do cap do braço, para quando eu quiser mudar de cap e logo ter aquele "crunchzinho" diminuindo o volume, entende?

Será que ficaria bom esse tipo de ligação??? Tem alguma sujestão, afinal é sempre bom de quem entende.
Abraço!!!

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/09 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


Bertola

Entao, eu pediria para trazerem pra mim! Eu to entre essas guitars pq acabei d comprar meu bandit, dai a grana ta curta. Mas minha G.A.S nao ia permitir alguem viajar pros EUA e nao me trazer uma guitarrinha huahauhauhauhuahuahuahuahuauah

a diferença entre as MIM e as Classic VIBE eh mto gritante??? pq no preço dá uns 150 dolares. E entre classic vibe e squier standard, diferença soh no acabamento? (pq em reais a diferença eh de 1000 reais quase :s)

muito obrigado man

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
Cara, eu conheço bem as Squiers Standards e as MIM, que são boas guitarras. Essas Classic Vibe são novas, mas algum motivo devem ter para custarem bem mais barato.....
Abç

Luke Strat
Veterano
# jul/09
· votar


Fábio Seiji

Outra coisa que não entendi, qual potenciômetro nesse esquema que vc me disse vai controlar o captador do meio??? ou ele ficará sempre no dez?? Vc tinha me dito que ele alteraria o imbre, coisa quase imperceptível, o q seria essa mudança???
Abs

erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
E aí bertola. Estou com uma dúvida sobre ajuste de tensor. Quanto tempo leva para o braço se acomodar após um ajuste no tensor? E quanto tempo leva para o braço se acomodar após a colocação e afinação das cordas (feita gteralmente após um ajuste no tensor)?

Quando vou mexer no tensor de algum instumento meu, costumo seguir o seguinte procedimento:
1) Solto todas as cordas.
2) Faço o ajuste no tensor.
3) Aguardo 24h para o braço se acomodar.
4) Afino as cordas.
5) Aguardo 24h para o braço se acomodar.
6) Verifico se a ação está OK. Se não estiver, repito os passos de 1 a 6.

24 horas é muito tempo ou é o suficiente?

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar


mmayorca
Vc pode defasar o paf ou o single, eu indiquei a posição de volume do paf pois, por aqui, é mais fácil de encontrar push-pull de 500K, mas se vc encontrar de 250K pode colocar na posição de volume do single.
Independente da posição vc pode defasar qualquer um deles.

Luke Strat
Muito bom, só tem 3 partes a corrigir:
1- O pot da direita, que virou vol, o captador está entrando no terminal errado (precisa entrar no de cima), repare que, no desenho, ele está 180 graus invertido em relação ao do outro vol, por isso o que está em cima na verdade é o de baixo em relação ao outro.
2- Nesse mesmo pot precisa aterrar o terminal de baixo, que nem o outro vol.
3- Tem uma ligação que sai da chave (3o pino de cima da esq>dir) que está indo para o pot de tone (e paralelo com o capacitor); inclusive tem uma emendinha vermelha que vc desenhou. Vc não precisava ter feito essa emenda; então pode cortar essa ligação.

Nessa ligação não tem regulagem de vol do cap do meio, é justamente essa ligação direta do cap do meio com o jack que eu havia comentado.
Como o valor do potenciômetro altera o timbre, nesse caso vc vai ter um som "mais puro" do captador. Isso não quer dizer que seja melhor ou pior, é apenas mais uma forma de ligar.
Quando sozinho ele vai estar sempre no máximo, mas quando ligado junto com outro captador ele vai ter o vol reduzido, dependendo do vol do outro captador.

GuitarHome
Vc pode tentar uma ligação com os volumes independentes igual ao do
Luke Strat; ele até postou um esquema; só precisa fazer essas correções que citei aí logo acima.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar


erico.ascencao
É muito tempo, isso pode ser feito com um intervalo de 1/2 a 2 horas.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III