Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar

Cleber Dorricio
Precisa medir a continuidade pra verificar se todos os pontos de terra estão curto-circuitados.
Experimenta plugar em outro amplificador.

Math Guitar
Melhor vc ir nas lojas ver as opções e testar, nem sempre o que indicarem aqui vc vai conseguir encontrar.

P3R4
Veterano
# ago/09 · Editado por: P3R4
· votar

Mauricio Luiz Bertola
olá,
tava olhando o seu review do amplificador condor GX35R e vc elogia muito ele mas no final fala que se ele tivesse um falante de 12pol. seria "matador".
daria pra contornar esse problema colocando uma caixa auxiliar de 12pol?

obs:fiz a pergunta para o bertola pq ele fez um review desse ampli mas se outra pessoa souber e quizer ajudar nao tem problema.
abç

luiz_aug
Veterano
# ago/09
· votar

Boa tarde Luthiers de plantão !!!
Estou com uma duvida em relação ao meu equipamento, possuo uma Tagima Zero Special, cujo corpo me parece de comprensado e não estou feliz com alguns inconvenientes de ponte floyd e do som muito "fechado" e deveras "forte". Gostaria de um som mais "Aberto", como uma legitima Strato, porém sem pagar o absurdo de uma Fender.
Para obter este som gostaria de saber se uma sst 62 (dessas que são vendidas agora no ML) possui uma "estrutura" bacana para receber upgrades, minha intenção é somente utilizar a madeira da guitarra e trocar todo o resto.
Vale a pena tal upgrade nesta guitarra ?
Alguma outra guitarra com preço semelhante tem melhor "estrutura" do que esta ?

Desculpe pelo longo texto,
Abraço !

Math Guitar
Veterano
# ago/09
· votar

Fábio Seiji

Testar como, se eu não sei tocar? Eu devo pedir pro vendedor tocar algumas músicas pra eu ouvir? O máximo que eu posso fazer é dar uma olhada no acabamento e ver se o braço não está empenado, além de perguntar d q material a guitarra é feita.
Mais uma coisa: Eu tenho um amplificador Onner 20w TU, ele é bom pra eu estudar no quarto? Ou tenho q trocá-lo?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar

P3R4
Não, pois ele não tem saída "spkr out". A solução seria retirar o fio de ligação e ligar em outra caixa.
luiz_aug
Cara, essa sua Tagima é uma guitarra muito ruim e com braço instável. Venda-a e troque-a por uma SX SST 57/62. Leve-a a seu luthier para um "set-up" geral e troque capts e tarrachas e a pestana.
Math Guitar
Compre uma Condor RX30 ou uma Shelter California. Não esqueça de levá-la a um luthier para a regulagem geral inicial. Esse amp é suficiente para estudo sim.
Abçs

mpmegas
Veterano
# ago/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Minha guitarra esta com um terrivel mal contato como resolvo??

hugofox
Veterano
# ago/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Eu tenho uma condor rx20s, gostaria de saber se tem como colocar floyd rose e se o resultado fica bom e, se ficar, qual processo preciso seguir?
Vlw!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar

mpmegas
Depende de onde é. Leve a seu luthier...
hugofox
Não, pois ela tem a espessura do corpo inferior a 45mm. Ademais não valería à pena em uma guitarra barata como essa.
Abçs

leo2505
Veterano
# ago/09 · Editado por: leo2505
· votar

eu tenho uma sx sg, aquelas pretas, e eu gostaria de colocar uma alavanca nela, qual seria a indicada? gostei desse "nipe" aqui da sign do Angus young:
http://www.music3000.fr/images/Gibson_SG_Angus_Young_2.jpg
vlw

edit: obs: Não quero nada de muito caro, e as tarraxas assim ela sem alavanca segura mto bem a afinação.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar

leo2505
Os únicos sistemas de alavanca possíveis de serem instalados em uma SG são as Bigsby e as Kahlers (essa depende de uma mão-de-obra mais complexas), e ambas são cara e difíceis de achar aqui no Brasil.
Abç

Math Guitar
Veterano
# ago/09
· votar

O q vcs acham d colocar floyd rose e um humbucker nacional na ponte numa squier squier strato (naum eh bullet, acho q eh amreica series) q eu vi numa loja hoje? Vai alterar o som tradicional d strato dos dois captadores q ficarem originais?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar

Math Guitar
Em 1º lugar o gasto será bem alto, pois ponte tipo "Floyd" ou é de qualidade ou não é nada; e não é boa política confeccionar o maldito "back-box". Para instalar um Hb vc também terá que mudar o escudo (mais gasto). Não muda a timbragem das posições 1, 2 e 3, e pouco a 4.
Abç

Grego Guitar
Veterano
# ago/09
· votar

Essa semana fui a um luthier, para fazer um orçamento de quanto fica pra fazer um corpo loes paul em mogno .. ele me mostrou um corpo já pronto de mogno, mas o mogno era MUITO leve .. igual aos corpos de cedro .. isso indica que o mogno nao é de tanta qualidade ? o orçamento foi de R$ 2000, é esse mesmo o preço?
grato desde já.
abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar

Grego Guitar
Já respondi.

Math Guitar
Veterano
# ago/09
· votar

O que seria back-box? Quanto ficaria o serviço (em média)? Se não compensa, qual a guitarra q eu vou ter o timbre mais próximo do da strato e já com floyd?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar

Math Guitar
"Back-box" é aquela cavidade onde instalam a ponte tipo "Floyd-Rose" ficando suspensa pelos pivôs. É ela o responsável pela instabilidade e perda de sustentação e timbre nessas pontes. As guitarras que tinham pontes tipo "floyd" originalmente (anos 70/80) não possuíam esta cavidade, sendo aponte instalada como em uma guitarra comum.
Se vc quer uma guitarra com "floyd" confiável, sem o "back-box", as únicas soluções são: Comprar uma Fender "signature" Ritchie Sambora ou instalar uma ponte "Floyd" de alta qualidade (Gotoh ou Schaller) em uma Strato comum (serviço à ser feito por seu luthier).
Abç

Grego Guitar
Veterano
# ago/09
· votar

A melhor construção para o corpo de uma guitarra les paul é composta por uma unica peça de madeira ou mais peças coladas ? quantas ?
e qual o melhor material para fazer o tampo da les paul? uma les paul com ou sem tampo tem diferença de som? como fica melhor?
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar

Grego Guitar
Cara, as Gibsons Les Paul Standard são construidas com um tampo de maple (bordo) e a "base" do corpo em mogno. Esta madeira do tampo pode ser substituída por pau-marfim (que existe no Brasil). Os modelos Les Paul Júnior não tinham tampo, sendo construídas inteiramente em mogno (assim como as SG's).
Se um corpo de Les Paul for usinado unicamente em mogno, o som ficará mais grave, "escuro". Por isso é que as LP Jr e as SG's tinham corpo menos espesso (44 ou 40mm.).
Não existe "melhor", existem sonoridades diferentes.
Abç

GuitarUser
Veterano
# ago/09
· votar

Fábio Seiji
http://www.walczak.com.br/i.php?c=produtos/produtos_base.php&p=vrod_ma ple
essa contra uma epiphone les paul standard?
Hm, interessante. Já vi muitas les pauls com corpo em cedro, então é certo que elas não terão o timbre do mogno (nunca cheguei a tocar uma)?

Mauricio Luiz Bertola
o que seria ideal pra poder dar umas boas alavancadas sem floyd rose?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar

GuitarUser
Uma boa ponte, com base grossa, de aço ou latão, molas muito boas (5), pestana de osso devidamente lubrificada com grafite (ou "roller-nut"), "abaixa-cordas" também lubrificados, e tarachas boas, com cordas colocadas corretamente.
Ou então uma boa Superstrat, sem "back-box" (como as do EVH), e uma Floyd-Rose original ou Gotoh ou Schaller, usinadas em aço inox.
Abç

Grego Guitar
Veterano
# ago/09
· votar

Olá Bertola, estou pra comprar uma guitarra modelo les paul,
pretendo trocar seus captadores, então estou mais preocupado
com a construção braço/corpo/acabamento ..
estou pensando em adquirir uma Epiphone Les Paul Standard ..
voce acha que é uma boa escolha? Será que compensar mandar fazer o corpo já que trocarei os caps? Tem alguma sugestão?
Grato desde já. Um abraço

luiz_aug
Veterano
# ago/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Ok Bertola, desculpe a insistência, mas então vale mesmo a pena "refazer" a sst-62/57 com captadores ferragens e etc, mesmo sabendo que o custo dessa reforma com toda ceteza vai ultrapassar o preço pago na guitarra original ?
Essa guitarra tem a espessura parão dos 45mm ?

Abraço e Obrigado !

Winterstorm
Veterano
# ago/09 · Editado por: Winterstorm
· votar

olá pessoal, ate q enfim ,voltei.

Eu ontem vi uma Explorer da condor pra verder e axei ela irada , sendo que eu so posso pagar no maximo 700 reais numa guitarra.

e ela esta uns 650 , se n me engano . usada , claro . mas quero saber se este modelo como primeira guitarra é boa ou existem modelos melhores ? é q eu me cansei do meu violao e quero logo passar pra a guitarra . e n sou muito fã de strato , mas mesmo assim quero saber entre guitas usadas e novas , entre 400 a 750 reais qual a melhor pra se começar ou se este modelo está bom pra mim .

modelo :Condor Explorer Ex 900

Muito obrigado (y)

rafagg
Veterano
# ago/09
· votar

Fábio Seiji
E aí seiji, tah sumido kra...pow queria falar com vc mas não t encontro online nem obtenho resposta, meu e-mail é naguall @ ibest . com . br

é soh retirar os espaços!vlw!

jecaboy
Veterano
# ago/09
· votar

Bom dia Bertola, tenho uma Eagle com Humbucker na ponte, sei que não é uma guita boa... então seguem as dúvidas...

Peguei ela para aprender a tocar, estou aprendendo, mas fiz uma péssima escolha?

Pretendo troca-lá daki 1 ou 2 anos, ja que faz quase um ano que tenho a mesma, nessa troca qual guitarra seria boa?

Penso em uma Ibanez strato , ou então um Cort M600T em mogno que gostei muito (Principalmente visual)...

Qual a relação prós e contras entre essas guitas (Custo x beneficio)?

Valeos... xD

joao55
Veterano
# ago/09
· votar

estou pra comprar uma fende por um preço bem abixo do custo e queria saber maneiras de saber c ela e original tem auguma peculiaridades perceptives para isso?

toty
Veterano
# ago/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
m.p

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar

Math Guitar
Testar como, se eu não sei tocar?
Realmente assim fica difícil, siga a dica do Bertola.

GuitarUser
Essa Walczak me parece ter uma construção melhor que as Epi LP Std, mas se comparado à uma Epi ZW ou Slash certamente seria inferior.

Winterstorm
Guitarra usada é sempre uma loteria, nunca se sabe como o dono (ou donos) andaram cuidando dela.
Se puder analise o instrumento pessoalmente.

rafagg
Pode ser que seu email tenha ido pra minha cx de spam, geralmente eu garimpo antes de apagar, mas às vezes algumas mensagens acabam escapando, estou te enviando um email agora.

joao55
Geralmente comparando as características com o número de série, mas existem alguns sites que mostram algumas peculiaridades.
Como a Fender muda as características a cada ano é meio complicado, mesmo pra quem tem muita experiência é difícil em alguns casos.

toty
Veterano
# ago/09
· votar

Fábio Seiji
M.P

pedico
Veterano
# ago/09
· votar

tirando a floyd itaum qual seria uma boa a madeira braço caps sao bons para mim ?