Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jul/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Valeu! Acabei de pegar meu violão pra tocar um negócio e lembrei que ele está "descansando" há umas 17 horas. Valeu!

Gero
Veterano
# jul/09
· votar

Maurício ou Fábio,

Como se faz a troca de captadores em uma guitarra no estilo ES-335, semi-acústica?
O Captador em si eu imagino que seja só tirar, mas e as ligações nos knobs? São feitas pelo f-hole mesmo?

toty
Veterano
# jul/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
retirei essa frase de um outro tópico:

Quanto ao cedro, é uma ótima madeira, com sonoridade adequada para uma LP (claro que isso depende da qualidade da peça usinada).
O braço NÃO pode ser confeccionado em cedro

Essa referencia foi a todas as guitarras ou somente as LP no caso especifico da pergunta do user lá naquele tópico..?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar

Gero
Cara, nem tente, pois é bem complicado....
Leve a seu luthier...
toty
Todas.
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar

Pessoal,
Estou indo viajar de novo.
Agora, só semana que vem.
Fui...........

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# jul/09
· votar

Bertola

Boa viagem. E mto obrigado pelas respostas.
\o/

RhafaSoulGuitar
Veterano
# jul/09 · Editado por: RhafaSoulGuitar
· votar

Hey Bertola com o tempo de usa a guitarra muda o timbre? tipo os captadores vão ficando piores ou a madeira sei lá... tem como ou não?

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Boa Viajem !

RhafaSoulGuitar
Se não cuidar da guitarra as cordas podem ir enferrujando e o timbre ficar bem ruim, começa a desgastar os trastes, a ponte enferruja, o nut pode desregular... e etc.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar

Gero
É pelo F-hole sim, e é difícil.
Existem algumas técnicas como a do canudinho no shaft do potenciômetro, mas mesmo assim não é muito fácil.

Manubio
Veterano
# ago/09
· votar

Fábio Seiji
te mandei um e-mail, recebeu?

Slash_1989
Veterano
# ago/09
· votar

Fábio Seiji
minha guitarra com floyd vem estourando mto as cordas na ponte devido as alavancadas, mas por sorte deu pra recuperar todas as cordas desprendendo um pouco do headstock ateh chegar na ponte... estou pensando em qdo trocar as cordas naum cortar nenhum pedaço dela... ir dando inumeras voltas nas tarrachas, assim qdo estourar na ponte eh só ir soltando um pouco! mas eu lembrei q vi um video de como trocar cordas na floyd e o cara recomentou dar apenas duas voltas nas tarrachas...
teria algum problema dar bastante volta? a tensao aumentaria ou causaria algum tipo de dano ao braço?!

obrigado!

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar

Manubio
Ainda não vi, peraí que vou ver agora...

Slash_1989
Se o nut estiver bem travado não tem problema, mas é bom vc verificar pq que a corda anda arrebentando, pq em floyd isso é pior do que em outros tipos de ponte.
É bom tentar resolver.

moad
Veterano
# ago/09
· votar

fabio cara to com uma grande problema vei....comprei minha primeira guitarra uma memphis by tagima ela tem floyd e microafinação e o seguinte quando eu estou afinando ela na microafinação ela fica doida eu começo pelo mizinho ai vo afinando as outras cordas quando eu chego la no re o mizinho e o si ja tah desafinado novamente, ai nao consigo entender isso(estou começando a ate ficar frustado com a questao de toca guitarra) e agora tem outro problema q apareceu hj, fui tentar afinar hj novamente ne so que eu fiz o seguinte eu afroxei as tarrachas todas e os parafusos da microafinação quando eu começei a afinar ela depois achei esquisito e persebi que minha ponte com a floyd tava bem afundada e nao to conseguindo colocar ela para cima novamente......nao levei em um luthier pq minha cidade e pequena e nao tem, nem os caras que vende nao entende, espero que vc me ajude....valeu pela atençaõ............espero sua resposta....

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar

moad
Vc está afinando pelas tarraxas antes de mexer na microafinação?
A microafinação é apenas para um ajuste fino e para corrigir algumas pequenas alterações que possam ocorrer com o tempo.
O grosso precisa ser afinado pelas tarraxas, depois travá-las corretamente.
Em relação à sua ponte ter baixado vc tentou retirar as molas?
Se não tiver feito isso, retire com cuidado em cima da cama ou do sofá pra ponte não cair no chão.
Depois de soltar completamente a ponte, coloque ela no lugar, encaixando direitinho nos pivôs e tente "travar" o bloco pra ponte ficar fixa no lugar.
Recoloque o encordoamento e afine normalmente pelas tarraxas.
Trave o nut, reinstale as molas e retire as travas do bloco.
Se a ponte estiver com a frente ou traseira empinada corrija soltando ou apertando (respectivamente) os parafusos das molas.
O procedimento requer cuidado.

moad
Veterano
# ago/09
· votar

e ai fabio.....eu estou sim afinando pelas tarraxas antes, so que quando acabava de afinar nas tarraxas eu sempre mechia nas micro afinação pq desdo primeiro dia eu desregulei elas pq o cara da loja tinha falado que os parafusos era para segurar onde se coloca as cordas e no primeiro dia eu tentei trocar cordas quebrada.....queria saber como eu vo perseber que a microafinação tah regulada? pq eu acho que isso vai ser a pior parte!

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar

moad
Como assim?
A micro afinação é como a tarraxa, serve para afinar, só que com ajuste fino.
Isso é pra corrigir a afinação que pode sofrer pequenas alterações sem ter que soltar a trava do nut a todo momento.

Davi Meira
Veterano
# ago/09
· votar

Quero por um push pull para defasar 2 humbuckers que tenho, eles tem 4 fios, mas tenho uma duvida. Usando apenas 1 potenciometro push pull, posso usar para defasar os 2 humbuckers? Qual marca devo pegar, de preferencia a mais barata e que esteja num nivel legal de custo beneficio

Obrigado!

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar

Davi Meira
1 Push-pull é suficiente para defasar apenas 1 captador.
Se for pra Splitar (cancelar uma bobina do humbucker) é possível fazer em 2 humbuckers simultaneamente.
Vc pode comprar um genérico que, não é muito robusto mas se vc for cuidadoso, ele pode durar bastante.

Davi Meira
Veterano
# ago/09
· votar

Vou apenas splitar, transformar o humbucker em single, entao 1 push pull generico dá?

Slash_1989
Veterano
# ago/09
· votar

Fábio Seiji
oq vc quer dizer com pior do que em outros tipos de ponte.? poderia ocasionar algum dano para a guitarra em si?!!
qto a questao de estourar as cordas, eu acho q eh por causa das alavancadas pra tras! o GuitarHome possui uma guitarra quase igual a minha e a dele tambem estoura as cordas com certa frequencia! acho q estamos abusando das alavancadas...
mas agora q vc falou me preocupei um pouco! pq eu coloquei cordas elixir 0.9 no final de maio e até agora estourou 4 vezes, sendo 2 vezes a corda D. claro q a ponte num eh uma gotoh, mas até q segura bem a afinação por isso acho q eh abuso das alavancadas!
a guitarra foi pro luthier assim q a comprei (final de maio) e naum parece ter rebarbas na ponte. poderia ter outro fator q estivesse estourando mto as cordas?!?!

Obrigado!

hellboycop
Veterano
# ago/09
· votar

Bertola ou Seiji

Me deem mais essa força.....

Gostaria de saber se o Mid Boost Fender do Eric Clapton pode ser ligado em humbuckers ?!?!

Minha intenção é trocar os Fender Hot Noiseless, e instalar 3 mini humbuckers da Seymour !!!!

Desde já obrigado.....

P3R4
Veterano
# ago/09 · Editado por: P3R4
· votar

Mauricio Luiz Bertola
tenho uma squier strato california e to precisando fazer uma regulagem nela.
é minha primeira guitarra e nunca levei ela em um luthier, e como nao conheço nenhum pensei em levala para vc regular mas nao sei o endereço.
aqui no forum nao pode passar essas imformações então como fazemos pra passar os detalhes?

Alec246
Veterano
# ago/09
· votar

To precisando de uma opinião num problema que nunca vi acontecer!

Um amigo foi regular as oitavas da minha Fender Squier Stratocaster Standard, e na corda mizinha, simplismente não tem como deixa-la com a oitava afinada.. O parafuso da ponte ja está no maximo, mais ele solta da rosca, e ainda esta bem fora a afinação, quase meio tom acho eu, a Si tambem está com um problema parecido, mas não parece ser tão grave

Ele ajustou a altura da ponte, etc, a guitarra ja foi regulada quando comprei, mas ele disse que deve ser algo no braço, que ele não sabe mexer.

Alguma ideia?

Muito obrigado!!

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Fábio Seiji
Uma de minhas guitarras estava com os buracos dos para fusos de encaixe do braço espanados(buracos do corpo) então resolvi enxertá-los com madeira e refaze-los mas aew acabaram ficando um pouquinho tortos(quase nada,qse imperceptíveis visualmente) porem na hora de encaixar o braço no corpo senti grande dificuldade em parafusar no braço visto que os furos do braço não coincidiam com a direção dos parafusos porem consegui parafusar e ficou direitinho o braço não ficou torto nem nada porem ficou com um pequeno espaçinho entre o corpo e o braço assim deixando o braço um pouquinho mais cumprido(mais para frente), ou seja terei que ajustar as oitavas de acordo com isto colocando os saddles proporcionalmente mais para frente do que o normal.
Mas a duvida é se eu devo colocar algum enxerto nesse espaçinho ou se eu devo deixar assim mesmo, ou se eu devo refazer os enxertos no corpo no braço e refazer os furos de maneira que fique certinho ou se isso não é necessário?
abs.

Davi Meira
Veterano
# ago/09
· votar

Bertola ou Seiji

To com uma guitarra muito antiga aqui, gianini, nao sei qual é sua madeira, ela tem braço aparafusado e é uma strato, ela está regulada pra 0.10, eu posso simplesmente desaparafusar o braço? É algo complicado para pessoas leigas? Pode desregular alguma coisa ao tirar o braço? Como tensor, oitavas, etc...

E ao trocar as cordas, se tirar todas as cordas, em uma ponte tremulo normal, as oitavas, etc, sao prejudicadas?

Obrigado!

assacinodeemos
Veterano
# ago/09
· votar

Fábio Seiji
Bom primeiramente gostaria de lhe agradecer pelas respostas anteriores,obrigado...
mas o caso é que estou cheio de duvidas ultimamente..kkk
1°o que você acha do construção da tagima zero?ela tem uma entonação correta?obs não sou fã do kiko,apenas gosto do shape..kkk
2°guitarras em agathis tem um timbre muito diferente do basswood?como?
3°como é calculado o raio de curvatura da escala?é possivel fazer isso com um transferidor comum?

Obrigado!

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar

Davi Meira
Vou apenas splitar, transformar o humbucker em single, entao 1 push pull generico dá?
Sim, mas ambos serão splitados simultaneamente.

To com uma guitarra muito antiga aqui, gianini, nao sei qual é sua madeira, ela tem braço aparafusado e é uma strato, ela está regulada pra 0.10, eu posso simplesmente desaparafusar o braço? É algo complicado para pessoas leigas? Pode desregular alguma coisa ao tirar o braço? Como tensor, oitavas, etc..
É fácil, basta tirar as cordas antes e usar a chave adequada.
Mas por qual motivo vc quer retirar o braço?

E ao trocar as cordas, se tirar todas as cordas, em uma ponte tremulo normal, as oitavas, etc, sao prejudicadas?
Se for cordas da mesma marca e caibre geralmente não sai da regulagem, mas de tempos em tempos é sempre bom fazer a regulagem geral (set-up) pra corrigir as alterações que podem ocorrer naturalmente com o tempo.

Slash_1989
Pior do que outros tipos de ponte pq quando estoura uma corda todas ficam desafinadas.
Geralmente os saddles de floyd são bem arredondados e quando arrebenta é por causa dos bloquinhos, tenta não apertar tanto o bloquinho que segura a corda mas o suficiente para a corda não soltar.

hellboycop
Nunca instalei esse booster, mas teoricamente não tem problema, ainda mais se vc estiver usando o Hot Noiseless (que é um stack) e trocar por outro de 2 bobinas.

P3R4
Manda um email pra ele: mlbertola(A)hotmail.com

Alec246
Dificilmente é algum problema no braço.
Se vc está regulando a ponto do saddle escapar do parafuso é pq o tom deve estar baixo, portanto não deve ser problema de trastejamento
Verifica a medida do nut até o saddle da mizinha, deve ter algo como 65cm e verificar se até o 12o traste tem metade da medida (por volta de 3,74cm); só pra ver se a ponte está corretamente posicionada.

Philipi
Melhor refazer o serviço e caprichar um pouco mais desta vez.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar

assacinodeemos
No que eu puder ajudar eu ajudo sem problemas.
Vamos às suas dúvidas:
1- Como os instrumentos Tagima são feitos em produção, geralmente com máquinas e gabaritos, a entonação dificilmente sai errada, à não ser que todas as guitarras também saiam erradas.
Em termos de construção, não sou muito fã das Tagima, já vi algumas muito boas em timbre e ergonomia mas ainda não vi nenhuma com acabamento primoroso... bom, esse assunto daria uma longa conversa...
2- Não tenho tanta experiência a ponto de conseguir descrever o timbre de 2 madeiras estrangeiras. Isso é muito mais difícil do que a maioria pensa, não basta classificar a madeira em grave/média/aguda.
3- O raio da escala não é calculado e não é possível medir com um transferidor (que mede ângulos).
O raio é medido com gabaritos de curvatura como este:
http://www.stewmac.com/shop/Tools/Special_tools_for:_Neck,_fingerboard /1/Radius_Gauges/Pictures.html#details

P3R4
Veterano
# ago/09
· votar

Fábio Seiji
vlw

pppacheco
Veterano
# ago/09 · Editado por: pppacheco
· votar

fala galera

to querendo comprar aquela guitarra shelter sx sst62 (minha primeira guitarra), vcs acham q vale a pena? o q vale a pena trocar?

e com relaçao aos caps, quais seriam as melhores possibilidades para um som q englobe essas bandas: iron maiden, metallica, ac/dc, ozzy, led zeppelin, entre outros.

alem de sst62, tambem andei vendo a sx ssg (com o escudo igual ao da gibson)... qual atenderia melhor ao meu tipo de som? qual vale + a pena?

valeu