Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Slash_1989
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji
po cara, valew ae!!! num sabia dessa dos bloquinhos!!

abraço!

Davi Meira
Veterano
# ago/09
· votar


Quero tirar o braço pra saber qual a madeira

Cleber Dorricio
Veterano
# ago/09
· votar


Boa noite ,minha duvida é a respeito dos Seymour Duncan Allan Holdsworth dos anos 80 .Instalei um par na minha epi ,porem ,quando tiro a mão do instrumento ,eles fazem aquele barulho chato do terra tipico dos singles.É normal ?
Eles tem apenas dois fios ,sera que é isso ?
A guitarra esta aterrada ,quando encosto nas cordas o ruido some.
Obrigado e para mim é um prazer fazer parte da comuidade ,essa é minha primeira pergunta e espero que seja pertinente.

Cleber Dorricio
Veterano
# ago/09
· votar


Ahh...sim ,são humbuckers ,dai a duvida ,as bobinas deveriam "aterrar" uma a outra,eliminando os ruidos.
Se eu não aprendi errado acho que é isso.

Philipi
Veterano
# ago/09 · Editado por: Philipi
· votar


Fábio Seiji
Valew mas:
Pergunta1:
Resumidamente qual seria o processo para refazer isso?
Pergunta2:
Eu penso em re-enxertar os buracos e refazer os furos, mas como fazer para que fiquem coincidindo os furos do braço com os do corpo, certo ou errado?
Pergunta3:
Que broca eu devo usar?
Pergunta4:
Eu faço os furos e depois parafuso por cima ou tem algum processo alem disso?
Pergunta5:
Eu posso usar uma furadeira ou tenho que usar mini-retifica com base(no caso se tiver que usar mini retifica com base fica impossível para mim pois eu não tenho a base)?

GUITARK2
Veterano
# ago/09
· votar


Bertola

blz?!
tenho um rack pré que tem dois canais e tem duas valvulas 12AT7 por canal...gostaria de saber se eu posso colocar no canal limpo elas e colocar no canal "sujo" duas 12AX7 para aumentar a distorção (saturação)...valvulas 12ax7,12at7,12au7...essas valvulas de pre podem ser misturadas sem problema?
obrigado.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


Davi Meira
OK

Cleber Dorricio
Pode ser que a ponte não esteja aterrada corretamente.

Slash_1989
Experimenta lá, se parar de arrebentar então era isso, senão pode ser outra coisa.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


Philipi
Vc pode enxertar tanto o furo do braço quanto do corpo (alargando o furo e colando uma cavilha) e refazer os furos (novos).
Como o último encaixe ficou torto é possível que tenha alargado os furos no braço também (pelo parafuso ter entrado torto)
Depois que vc reenxertar, encaixe o braço, alinhe, prenda com um grampo (protegendo as pontas para não machucar o instrumento) e deixando acesso à, pelo menos, 2 furos em diagonal.
Refaça esses 2 furos colocando uma marca na broca pra controlar a profundidade (comprimento do parafuso).
Verifique se todos os parafusos possuem o mesmo comprimento.
Parafuse o braço nesses 2 furos novos, retire o grampo e faça os outros furos.
Obviamente o diâmetro da broca precisa ser menor do que o diâmetro do parafuso... o quanto menor? Isso vai depender do parafuso e da madeira.

pppacheco
Veterano
# ago/09
· votar


fala galera

to querendo comprar aquela guitarra shelter sx sst62 (minha primeira guitarra), vcs acham q vale a pena? o q vale a pena trocar?

e com relaçao aos caps, quais seriam as melhores possibilidades para um som q englobe essas bandas: iron maiden, metallica, ac/dc, ozzy, led zeppelin, entre outros.

alem de sst62, tambem andei vendo a sx ssg (com o escudo igual ao da gibson)... qual atenderia melhor ao meu tipo de som? qual vale + a pena (strato - R$500 e sg - R$1000)?

valeu

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


pppacheco
Se puder teste ambas para ver qual vc gosta mais.
São guitarras totalmente diferentes e leve tudo em consideração, timbre, ergonomia/conforto, preço, visual, acabamento e etc.
Para o tipo de som que vc indicou seria mais adequando usar humbucker's; então se vc gostar dos humbucker's da SG pode ser que não precise trocar ou se vc gostar da strato vc pode instalar humbucker's em formato de single (então considere esse gasto à mais).

pppacheco
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji
valeu, vou ver se testo as duas na loja
abraço

pppacheco
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji

vc acha q existe uma grande diferença na qualidade do instrumento entre essas duas (strato e sg da shelter sx) pra condor CLP2?
devo ir na loja por esses dias e gostaria de ter algumas opçoes, para nao ficar caindo naquele velho papo de vendedor...

valeu

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji
Nossa valew mesmo cara, esclareceu muito bem minhas duvidas, copiei pro word e já salvei.
Abs.

GuitarUser
Veterano
# ago/09 · Editado por: GuitarUser
· votar


guitarras de cedro tem o som parecido com as de mogno? possuem o mesmo sustain e peso (peso físico, é claro)? cedro e cedro rosa são a mesma coisa?
valeu cara, abç.
sabe se as walczak chegam perto das epiphones?

Philipi
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji
Pow tava vendo agora e encaixei o braço da guitarra sem os parafusos empurrei o máximo que deu e mesmo assim fica um vão um milímetro menor que com os parafusos, ou seja mesmo que eu refaça os furos ficará um vão(um vão de uns 3mm) e no caso de eu tentar arrumar esse encaixe limando o corpo o braço ficaria muito perto e eu teria problemas sérios de afinação.
Como eu devo proceder neste caso?

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


pppacheco
São equivalentes.

GuitarUser
Hoje em dia é normal chamarem o Cedro Rosa apenas por Cedro.
É uma madeira com características sonoras muito diferente do Mogno e geralmente é mais leve.
As Epiphone são muito diferentes das Walczak.
Mas, antes que vc pergunte quais as diferenças precisa indicar qual epiphone e qual walczak vc quer comparar.

Philipi
Verifica se não tem nada, tipo cavaco de madeira, atrapalhando o encaixe do braço.
Verifica também se, com o braço encaixado dessa forma a ponte fica corretamente posicionada. A distância do nut até o 12o trastes tem que ser igual a do 12o traste até o saddle da ponte (verifique na mizinha)

Philipi
Veterano
# ago/09 · Editado por: Philipi
· votar


Fábio Seiji
Fica tudo direitinho.
Pelo não vai fazer diferença nenhuma nem estética nem no som nem tocabilidade e nem na durabilidade.
O problema é que a cavidade do corpo é diferente da do braço por isso não se encaixa perfeitamente, mas pelo que eu ando vendo a maioria dessa guitarras do nível dessa minha tem esse problema até piores.
mas em questão de posição e etc... não afeta, só a única coisa é que fica um espaço de ar entre o braço e o corpo que acaba afetando na transmissão das vibrações entre o braço e o corpo acho que agora eu sei porque o pessoal prefere tanto guitarra com braço colado ou inteiriço rsrs.
Estou trocando o escudo de minha guitarra porem os parafusos ficam tortos e o escudo acaba não encaixando direito, tem alguma dica de como fazer para os parafusos ficarem retinhos?
Vlw.

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


Philipi
tem alguma dica de como fazer para os parafusos ficarem retinhos?
Só refazendo os furos mesmo...

Guguminator
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji

Por curiosidade, tem alguma diferença de sonoridade e/ou sustain em coloca a lock-nut antes da pestana como nessa foto?

Slash_1989
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji
cara, ontem outra corda da minha floyd estourou (eh a 4 corda a estourar). e estive repando que elas estouram mais na ponta da ponte, exatamente no ponto de tensão das alavancadas, portanto creio q naum esteja relacionado aos bloquinhos neh?
eu achava que era devido as alavancadas pra tras, porem ontem ela estourou depois de umas alavancadas pra baixo.
a guitarra eh muito nova (2 meses, assim como o jogo de cordas elixir 0.9) ja foi regulada assim que comprei e os carrinhos me parecem bem rendos. teria outro problema?
vc me recomendaria uma corda mais resistente a alavancadas? sei q elixir eh otima contra ferrugem, mas e qto a resistencia?

obrigado pela atenção!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


Ok pessoal, voltei........
Abçs

GuitarUser
Veterano
# ago/09
· votar


Hoje em dia é normal chamarem o Cedro Rosa apenas por Cedro.
É uma madeira com características sonoras muito diferente do Mogno e geralmente é mais leve.
As Epiphone são muito diferentes das Walczak.
Mas, antes que vc pergunte quais as diferenças precisa indicar qual epiphone e qual walczak vc quer comparar.



Hm, interessante. Já vi muitas les pauls com corpo em cedro, então é certo que elas não terão o timbre do mogno (nunca cheguei a tocar uma)?
Eu vi falaram aqui no fórum que as les pauls da walczak são melhores e tem custo/benefício melhor que as les pauls epiphone, isso procede? Ou são mesmo guitarras totalmente diferentes?
Valeu, abraço.

pedico
Veterano
# ago/09
· votar


eae bertola tava querendo saber se essaa guitar akii seria uma boa pra mim ! tem 1 ano e meio +- q estou fazendo aula de violao qria seber se essa seria uma boa !


http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-7055-guitarra_wa shburn_wr154__bright_red

Cleber Dorricio
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji

Tem um cabinho soldado no pot de tone saindo para ponte por um orificio na madeira ,acho que é o padrão.
Onde eu encontro os cabos blindados para refazer a parte eletrica do instrumento?
Qual bitola do cabo ?
Hunbuckers de um unico cabo (positivo revestido do terra) podem gerar esses ruidos ?

guitar_VLP
Veterano
# ago/09
· votar


Fala Bertola e Seiji,

Estou querendo comprar uma Les Paul pra ficar como minha segunda guitarra, vou vender minha condor que nem do Ozielzinho(não é tunada que nem a dele) e ficar com a Tagima JA1 de primeira guitarra.

Estou pensando em gastar cerca de +/-1600,00

Tava pensando em comprar uma Condor BKS ou é mais negocio comprar uma CLP2 e colocar uma captação boa nela? A Tagima Infinity tem caracteristica de Les Paul? Porque a madeira dela é cedro.
Qual dessas três é mais negocio? Essa guitarra ficaria afinada em C.

O certo seria eu testar, mas acho que só vou achar a Infinity para testar.

Obrigado

Fábio Seiji
Luthier
# ago/09
· votar


Guguminator
Diferença de sonoridade tem pois vc estará acrescentando mais massa no headstock; mas esse locker é apenas uma opção para guitarras tipo Fender onde teria que usinar a escala e deixar uma beira do locker-nut invadindo o headstock se fosse instalar um tradicional.

Slash_1989
Claro que encordoamento mais grosso é mais resistente mas isso realmente não é normal.
Experimenta colocar um calço de papel na parte onde costuma arrebentar.
Se não arrebentar então é algum problema no saddle, se continuar é outra coisa que está provocando a quebra.

Mauricio Luiz Bertola
Benvindo de volta!

GuitarUser
Mas, antes que vc pergunte quais as diferenças precisa indicar qual epiphone e qual walczak vc quer comparar.

Cleber Dorricio
Esse cabinho que sai da carcaça do pot e vai pra ponte é aterramento da ponte, é normal que tenha.
Vc encontra cabinhos em qualquer loja de ferragens, construção, elétrica e eletrônica.
A bitola é questão de bom senso, só não exagerar usando uma muito grossa nem muito fina.
Existem humbuckers com 2 condutores, a ligação em série é feita internamente, se gera ruído é pq o captador está com problema ou ele é ruim.

guitar_VLP
Dessas 3 a que eu considero ter o melhor custo/benefício é a BKS.
A construção dela é um pouco melhor, mais detalhada e caprichada, se vc comprar uma CLP2 e trocar os captadores vai sair praticamente o preço de uma BKS.
A Infinity, pelo que andei vendo, parece ser uma excelente guitarra mas acho muito caro pelo tipo de construção; sem archtop nem friso no corpo e headstock.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


pedico
Cara, ela tem ponte tipo "Floyd-Rose", o que não é indicado para iniciantes, pois ela é trabalhosa até para trocar cordas.
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/09
· votar


guitar_VLP
Cara, regulei recentemente uma BKS, e a guitarra é excelente em construção, acabamento e madeiras. Os captadores são ligeiramente melhores que os da CLP 2 (da marca Rohs).
Abç

Cleber Dorricio
Veterano
# ago/09
· votar


Fábio Seiji

Os caps são seymour ,e estão em otimas condições ,eu acredito que seja a parte eletrica mesmo.Eu citei o cabinho porque na pergunta anteror vc disse que poderia ser o aterramento da ponte , o ruido acontece em ambos ,então descarto a possibilidade de ser os caps.Os originais da guitarra tbm faziam o ruido.Obrigado.

Math Guitar
Veterano
# ago/09
· votar


Olá, tenho R$415,00 para comprar uma guitarra na minha cidade (São José do Rio Preto). Nunca tive aulas, nem toquei nenhum instrumento (tenho 14 anos). Qual guitarra vocês me aconselham a comprar?

OBS: Tô na conta do meu primo aqui.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III