Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
bioguitarmetal
Veterano
# jul/09
· votar

Seiji ou Bertola.

Atacado tbm pela sindrome G.A.S hehehe... troquei minha Schecter PT por uma Ceruti Lucky 6... excelente guitarra...

Entretanto, hj troquei as cordas da mesma e começou a trastejar na 5ª e 6ª corda, todo o braço... lembrando q a guitarra é neck-thru e foram colocadas cordas de mesma tensão (0.10). O simples fato de a guitarra ficar alguns minutos sem tensão das cordas pode ter empenado o braço? E como resolver o problema? Ajustando a altura dos sadles?, ou terá que mexer no tensor mesmo?

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar

bioguitarmetal
Precisa verificar a ação do tensor e regular se for necessário.

Guguminator
Veterano
# jul/09
· votar

Fábio Seiji

Fala man.
To sentindo uma certa falta de sustain no meu clean. Tenho uma única guitarra, "Super Strato" H-S-H com Floyd Rose. Já li que o número de molas influencia nisso, no momento estou com 3 molas reguladas pra 0.11, se eu colocar mais duas a diferença vai ser perceptível? Minhas molas tb não são muito novas, devem estar lá faz uns 2 anos, me aconselha a trocar ou é algo que não faz diferença/tem importância?

Abraços.

Kraise
Veterano
# jul/09
· votar

mestres bertola ou seiji

minha duvida eh bem simples e n encontrei mto sobre isso aqui

aquela stetsbar (aquele tremolo mto parecido com o floyd, mas q n
precisa furar so troca pela ponte normal )

será q ela altera o sustain e o timbre demais?
tem mta gente dizendo q ela n deixa a madeira vibrar direito e talz e eu fiquei mto confuso c isso

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar

Guguminator
Com 011 suas molas devem estar muito esticadas, pode se que com mais 2 molas melhore, mas não acredito que vá fazer uma diferença muito significativa, mas enfim, acrescentar as molas não vai piorar.
Os captadores não estão muito perto das cordas?

Kraise
Nunca vi uma dessas e por isso é difícil de opinar, mas acredito que altere um pouco o timbre sim; só não sei quanto e o que entra em questão é se o benefício do trêmolo não compensa essa diferença.

Guguminator
Veterano
# jul/09
· votar

Fábio Seiji

Não sei dizer se isso é perto ou longe, mas estão a algo proximo de 0,6mm das cordas

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar

Guguminator
Experimenta afastar um pouco pra ver se melhor, tenta deixar com uns 3mm de espaço.

Luke Strat
Veterano
# jul/09
· votar

Mauricio Bertola ou Fábio Seiji

Gostaria de saber se é possível fazer a seguinte modificação na minhas Strato: deixar os volumes independentes dos captadores do braço e da ponte de deixar um de tone apenas para o braço. Isso modificaria em algo no timbre e teria como não alterar o visual??? Quero manter o mesmo timbre mas apenas fazer essa modificação para maior versatilidade. Seria algo inspirado em uma Les Paul.

Guguminator
Veterano
# jul/09
· votar

Fábio Seiji

Mal, escrevi errado, ta com mais ou menos 6mm de distância, e não 0,6(era pra ser cm hehe).

Abraço

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar

Luke Strat
Sim, é possível e vai mudar um pouquinho pois o captador do meio vai ser ligado direto sem pot.

Guguminator
O erro foi só de 10X, rsrs.
Esquece os captadores então, se quiser pode aproximar um tiquinho pra ver se melhora.

_BLACKMORE_
Veterano
# jul/09
· votar

Fábio Seiji

faaala meu camarada !! tudo jóia? e a chuva por ae? ajudando muito nas colas?? :P

abrax!

Luke Strat
Veterano
# jul/09
· votar

Fábio Seiji

No caso o que mudaria?? Como ficaria e é difícil de fazer? Teria que comprar algo específico para a modificação?

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar

Luke Strat
Precisa saber trabalhar com solda/dessolda de componentes eletrônicos e montagem/desmontagem de guitarra.
Não precisa comprar nenhum componente à mais, mas precisa ter as ferramentas e insumos para soldar.
Se é difícil ou não isso é muito relativo, depende de quem for fazer.
Pode ser que vc nem perceba alteração, pois isso também é relativo da percepção de cada um mas alguns "puristas" acreditam que o captador tenha que ser ligado sempre diretamente na saída do jack para não ter interferência dos potenciômetros.

_BLACKMORE_
Faaala Pretão!
Ainda bem que não estou fazendo nenhuma colagem ou pintura neste momento; ontem fomos fazer um teste com um verniz de spray e nas recomendações dizia pra não usar com temperaturas abaixo de 19 graus e com muita umidade... na oficina tava marcando 16 graus e 85% UR, rsrs.

Guguminator
Veterano
# jul/09
· votar

Fábio Seiji

Beleza, vou tentar. Pensei em cm mas encrevi em milimetros, um ato falho clássico kkkk.

AndrezinhoVieira
Veterano
# jul/09
· votar

Fala aí rapaziada, boa tarde!!!
Gostaria de dizer que acompanho os fóruns a algum tempo, pois sempre existem assuntos relevantes sendo debatidos por aqui...resolvi participar pois tenho uma dúvida sobre Caps,e acho que vcs podem me ajudar.
Tenho uma SX GG1, e pelo que pude perceber através da experiência de amigos e pelos próprios tópicos relacionados, trata-se de uma guitarra mediana com bom custo-benefício. Mas a minha pergunta é a seguinte. Quais seriam os Caps mais adequados para ponte e braço num possível update???

Mestres Bertola ou Seiji
Desde já, registro meus agradecimentos. Abraço a todos!

furioxxx
Veterano
# jul/09
· votar

eu acabei optando pela pedaleira, agora qual vcs me aconselham entre a zoom g2.1u e a boss me-20? procurando por som do tipo paul gilbert/batio

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar

Pessoal,
Estou retornando de minha viagem (mas devo viajar de novo no fim-de-semana).
Podem voltar a fazer perguntas de novo.
Abçs

renanguitar777
Veterano
# jul/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
poderia me dizer qnto ficaria mais ou menos pra fazer uma escala em rosewood ou outro matrial similar aqui do brasil com marcação floral escalopada da casa 12 em diante, pretendo substituir a escala da rg 350
vlw

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar

AndrezinhoVieira
Que tipo de timbre vc procura e na média de qto$ pra gastar?
Vc acha os caps originais dela ruim?

furioxxx
Ok, se eu te indicar um vc vai comprar o outro?? haha
Eu prefiro o Boss.

Mauricio Luiz Bertola
Seja benvindo de volta !

AndrezinhoVieira
Veterano
# jul/09 · Editado por: AndrezinhoVieira
· votar

Fábio Seiji

Eu procuro um timbre com distorção limpa, encorpado....na verdade nem me planejei em termos de gastos, mas pelo que vi captadores conceituados estão caríssimos...eu queria obviamente gastar o mínimo possivel, porém tendo um ganho de qualidade...Hehe
Eu não acho os caps originais ruins não, na verdade são até bacanas, mas pensei em trocá-los visando deixar a guitarra com um som mais limpo...ela tem um ótimo sustain...então imagino que com um captador bom ela fique melhor ainda.

Vlw!!

Luke Strat
Veterano
# jul/09
· votar

Fábio Seiji

Tem na internet algum esquema pra eu fazer??? Eu tenho todas as ferramentas, só falta o esquema pra fazer...
Já fiz a elétrica da minha strato algumas vezes, mas esse esquema de volumes independentes eu não sei como é...
Se puder me ajudar agradeço bastante cara.
Abs

Soul Wyx
Veterano
# jul/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola
Boa noite, uma pergunta tola desta vez:
Captador influencia ou não no Sustain da guitarra?
Se sim, a minha guitarra tinha muito mais sustain quando ela chegou do que agora, o que pode ter acontecido? A diferença é absurda.
Abraços

assacinodeemos
Veterano
# jul/09
· votar

Fábio Seiji ou Mauricio Luiz Bertola
Bom dia !voces conhecem aquela fender photo flame?o que podem me falar dela?

Obrigado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar

renanguitar777
Cara, vc já devia saber que não damos preços de serviços nem comentamos preços ou trabalhos de colegas, pois isso é anti-ético.
AndrezinhoVieira
Sim, melhorará bastante. Distorção "limpa" não se consegue com captadores bons, mas TAMBÉM com eles.
Soul Wyx
Claro que influencia, mas não é apenas isso. Sua guitarra precisa de regulagem geral, inclusive na altua das cordas.
assacinodeemos
Cara, "Foto flame" é apenas um recurso de acabamento, nada mais. É uma Fender como outra qualquer.
Abçs

mmayorca
Veterano
# jul/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

Fábio Seiji

Olá,

gostaria de saber se é possível colocar uma chave de 3 posiçoes da Les Paul numa telecaster(no mesmo lugar do chave dela), e passar os dois knobs para volume(para captador do braço e ponte) e ainda adicionar um Phase Switch...ficaria complicado, ou pode se fazer?

Obrigado...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar

mmayorca
Com chave de LP, para fazer o "phase switch" vc terá que adicionar 2 mini-chaves. Resta saber se haverá espaço na plaquinha.
Abç

mmayorca
Veterano
# jul/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

creio que dê espaço sim, então eu necessitário de:

-pot volume 250k(para o single da ponte)
-pot volume 500k(para o PAF do braço)
-Chave 3 posiçoes de LP(essa eu colocaria no mesmo lugar da chave de 3 posiçoes da telecaster)
-Mini-chave para o ''Phase Switch''

só isso né?

Obrigado....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/09
· votar

mmayorca
Isso.
Mini-chave tipo DPDT (6 pinos).
Abç

mmayorca
Veterano
# jul/09
· votar

Mauricio Luiz Bertola

é complicado fazer a ligaçao de tudo?

colocar 2 volumes independentes
phase switch

vc faz esse serviço?

Fábio Seiji
Luthier
# jul/09
· votar

AndrezinhoVieira
Pra vc não se arriscar demais ($$), experimente comprar apenas um Stellfner Strator Neodymiun ou um Kent Armstrong dual blade (tipo hotrails) e, se vc gostar, compra os outros.

Luke Strat
Não sei se tem esquema na internet; se vc entender o raciocínio dos esquemas de ligação de guitarras e baixos elétricos fica mais fácil de fazer a ligação.
Imaginando que a sua guitarra é 1 Vol Master e 2 Tones (Meio e Braço); um dos Tones teria que virar Volume.
1 - Vc precisa cortar (ou dessoldar) o fio do pot de volume que vai para o jack (corte próximo do pot) e o que vem da chave de seleção (lembre-se da posição de onde vinham os fios, coloque uma marca se for necessário) e soldar as pontas desses 2 fios cortados (enrole um pedaço de fita isolante ou tubinho termo retrátil na emenda), assim vc estará ligando a saída da chave diretamente no jack.
2 - Na chave de seleção dessolde o fio que vem do captador do braço e ligue-o no terminal do pot de volume onde estava o fio da chave de seleção, no terminal central do pot, onde estava o fio que ia pro jack solde um fio até a chave, onde estava ligado o captador do braço. Assim vc ligou um volume independente para o cap do braço
3 - Corte as ligações de um dos pots de tone e copie o esquema acima (2) só que com o captador da ponte (ligar um volume entre o captador e a chave de seleção). Assim vc tem um volume independente pro cap da ponte.
4- No pot de tone que sobrou corte a ligação que vem da chave (se tiver um fio que venha da chave é preferível que vc corte esse fio mais perto da chave para aproveitá-lo na ligação, assim não fica fio sobrando) e ligue-o no terminal do pot de vol do braço onde está soldado o fio do captador. Isso liga um tone para esse captador.
5 - Verifique se todos os pontos de terra estão interligados (jack, captadores, ponte, carcaça dos pots, carcaça da chave e blindagem.