Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


sanchop
Pega a mais barata....
Abç

kairi
Veterano
# nov/08 · Editado por: kairi
· votar


sanchop
Acho que não tem muito essa de "guitarra pra casa e guitarra pra show", você deve comprar a guitarra que mais te agradar, quando você testar ela. O único "porque" de você avaliar cada guitarra, é pelo fato de você não se arrepender dela depois que "estiver tocando melhor".

Mas o que vale é isso mesmo, se der vá até uma loja, converse com o vendedor sobre possíveis guitarras em sua faixa de preço, e teste uma à uma.

Além dos modelos que o Bertola já citou, você também pode procurar por guitarras Condor.

Quanto ao amp, amplificadores "bons" costumam ter uma caracteristica que os iniciantes muitas vezes não gostam. São "caros". Procure o amplificador que tenha o maior falante (os vizinhos que nos perdoem) e lhe agrade tanto em termos de som limpo quanto som saturado (distorção).

De uma olhada em Laney e Line 6, são bem falados por aqui, e procure ficar fora dos meteoros/groovin/moug/wattsom "mais baratinhos".

Abraços.

cadojapan
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Opa..uma grande ajuda please!! To querendo colocar encordoamento 0.013 numa floyd rose...vou ter q mexer soh na floyd ou vai ter que mexer na regulagem do tensor tb??

cadojapan
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pow sem querer ser chato mas jah sendo...hehee..outra pergunta...o strap pin da minha lp tah zuado..alias o furo no corpo da guita eh que alargou...que material eu posso usar para colocar no furo e meter o parafuso de novo lah??

kairi
Veterano
# nov/08
· votar


cadojapan
Com certeza! Se atualmente você usa .9~.10, você deve ajustar, ainda mais que deve gostar de bincar com a alavanca. ;D

Na minha guita eu ponho massa quando tem buracos indesejaveis, mas pode ser que tenha gente que não gosta e dizer que isso é anti-timbre e sipapa...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


cadojapan
Vai ter que mexer em tudo, inclusive colocar mais molas.
Coloque cola de madeira no furo e palitos de palitar dentes (ou fóforos), martelando-os, e depois corte o excesso cuidadosamente. Depois aparafuse de novo.
Abç

Luiz Almeida
Veterano
# nov/08
· votar


Aos mestres!
O que deve ser levado em consideração na hora de se escolher que madeira utilizar na construção de um instrumento, tipo: Qual a massa (g/cm³), qual a propriedade mecânica, dureza, etc?
Qual a principal característica a ser levada em conta?
Obrigado.

Soul Wyx
Veterano
# nov/08
· votar


Bertola
Eu sou o típico guitarrista que adora pular,(Ja tenho meu straplock).
E assim, eu queria saber se a extensão do cabo altera em alguma coisa no som? eu posso juntar os cabos sem soldar(Um Fêmea P10/P10?)? Soldando o cabo, ele perde a sonoridade?Se a estensão do cabo altera o som, como faço para ter 30m de cabo sem ter déficit no som?Aonde acho cabo de 30m? Wireless é bom? qual a distância de sinal ele consegue atingir?

Grato

jigo__
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Há um tepo atras vc me indicou um captador da stellfner, pois eu precisava de um single silencioso, eu gostei dakeles neodymium (axo q é isso hauahau)

Essa semana eu comprei um da kent armstrong igual akele hto rails, pra colocar no braço, e tava pensando em colocar 2 desses stellfner's no meio e na ponte...

O problema é q ele tem varias configuraçoes (tipo hard, soft etc..)

Quais seriam as melhores opçoes nesse meu caso, tendo em vista q viso ter versatilidade (msm tendo um cap de saida alta no braço)???????????

Abçs!!

cadojapan
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pow brigadao cara!! vou deixar pra lah e continuar com as 0.010 mesmo...mesmo assim muito obrigado!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Soul Wyx
Compre um sistema wireless, e de boa qualidade, como o Nady, para evitar surpresas.
jigo__
O captador de maior saída tem que ser instalado na ponte, sempre.
Abçs

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


Fábio Seiji
Mauricio Luiz Bertola

caras, nao sei se já foi explicado, mas eu gostaria de saber a diferença do material dos nuts: grafiti, osso, marfim, latão, aço, alumínio, etc etc.
poderia dar um previazinha sobre?
sustain, timbre, vantagens e desvantagens?

abçs!

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


olá! se alguem puder me ajudar nessa duvida, por favor:

(obs: é puro xeretismo, pois sou um desocupado, haha. me respondam se quiser só!)

aquele amp Fender Bassman, 4x10, de 50w (esse aqui - o '59 Reissue, né?), é o Bassman mais "tradicional", certo?

ele é só pra guitarra, ou é pra baixo tambem (levando em conta que, no site da Fender, na seção de amps para baixo, tem Bassmans que sao diferentes - o Bassman 150 e o Bassman 250/115, por exemplo)??

o que, além do falante, pode estragar caso usar um baixo num amp de guitarra valvulado?? e num solid-state??


muito obrigado!!

abraços!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


Diino
Osso e latão são os tradicionais. O latão preserva melhor o som da corda sobre os trastes, e o osso para guitarras com alavanca "vintage", assim como a fibra de carbono (ou grafite). Na verdade todos são bons materiais, exceto o plástico que vem nas guitarras baratas.
PedroShinzato
Esses Bassmans a que vc se referiu (150 e 250/115), nada tem à ver com os Bassman "vintage" valvulados, e são amps para baixo. O antigo e "vintage" Bassman (e suas reedições), originalmente foram projetados para baixo, mas revelaram-se excelentes para guitarra.
O pré eos capacitores de saída.
Abçs

guitarclub
Veterano
# nov/08 · Editado por: guitarclub
· votar


Mauricio Luiz Bertola
nao entendi muito bem, usar baixo num amp de guitarra pode estragar o pré e os capacitores de saída (isso tanto em transistorizado quanto em valvulado)?? e no caso desse Bassman 59 reissue, pode acontecer isso tbm??

muitissimo obrigado!!

ah, Bertola, surgiu outra dúvida, agora em relação ao seu mini fuzz, hehe (desculpa ser tão usurpador):

sabe me dizer se, com ele, eu consigo um som pelo menos um pouco proximo do fuzz de hendrix?

e qual seria a melhor opção pra mim? o mini fuzz original ou o modificado (troca de capacitores e de diodo por um LED)?

obrigadão!

abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


PedroShinzato
Para um som mais "classico", o ideal é o SuperFuzz, mas o MiniFuzz + com um diodo de Ge (1N60) e capacitor de 0,22uF na entrada (e na saída), vai proporcionar algo próximo.
Abç

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
então a lista de peças pro meu mini fuzz seria:

- transistor BC517 (NPN darlington)
- resistores de 1M e 10k
- 2 capacitores de 0.22uF x 16 volts ou mais eletrolítico
- pot log. de 100k
- um diodo de Ge 1N60 (invez do 1N4148 ou do LED vermelho)

obs: diodo de Ge = diodo de germanio, certo?
mas nao era pra ter 6 algarismos invez de apenas 4 (1n60)?

e que diferença sonora teria entre trocar o diodo de Ge, pelo de Si ou pelo LED?

muitissimo obrigado e desculpe minha leiguice total!

abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


PedroShinzato
A designação é essa mesmo, 1N60. Não é um diodo fácil de achar, portanto procure. Qualquer outro diodo de Ge ou mesmo o 1N4148 (que é de Si), serve, desdeque não seja do tipo "Zenner".
Abç

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ah! ok!

obrigadão!!

e no caso de eu nao achar nenhum dos dois e for colocar um LED, ele tem que ser vermelho? pois acho o azul bem mais legal, hehehe!

abraços!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


PedroShinzato
Se vc colocar um LED o efeito muda, e tanto faz a côr, pois ele não é para acender.
Abç

MarcosBorba
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

que jogo de HSH (sound, stelfner ou cabrera) vc me recomenda para que eu possa tocar coisas de vários estilos como Queen, Joe Satriani, Peter Frampton?

DsL-Hard Rock
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
ou Fabio Seiji



Cort M600 x Fender Mexicana Strato

eu sei que sao guitarras totalmente diferentes em termos de timbre e madeira, mas gostaria de saber qual a mais bem construida,com o melhor acabamento, pois estou em dúvida =//////

[]'s

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


MarcosBorba
Captadores de Alnico. Daí vc escolhe.
DsL-Hard Rock
Não existe isso de "...mais bem construída..."; até porque os processos de construção deas duas é TOTALMENTE diferente.
Agora, se o seu negócio é "Hard Rock", prefira a M600.
Abçs

joao55
Veterano
# nov/08
· votar


queria pergunta se uma strinberg strato corpo em Basswood
e boa pra iniciante porque vejo tanta gente dizendo que nao presta tenhu medu de compra e quando chega em casa a guitarra se desfaze na minha mão ou entao ela se fatiar porque dizem que e feito de compensado me ajudem aew....... vlws

Soul Wyx
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio
A extensão do cabo pode prejudicar o som?
Existe cabo de 30m?

Soul Wyx
Veterano
# nov/08
· votar


Joao55

Cort X6
Cort Viva Gold II
Les Paul Condor CLP II

Essas 3 eu ouvi bons comentários, tanto que encomendei minha Viva Gold. Estão na mesma faixa de preço, 750 à 1000 Reais.

MarcosBorba
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

esqueci de agradecer. Obrigado! =P

MANFREDINI
Veterano
# nov/08
· votar


tem como transformar um headstock "CBS" (do tipo grande) de strato em "pré-CBS" ou é impossível? ainda não tenho o molde de um pré-CBS, mas me parece que aquela parte de baixo do CBS é arredondada demais e o pré-CBS é reto, então ficaria faltando uma parte ou é só impressão minha?

Rafa-Ban
Veterano
# nov/08
· votar


Bertola
bem, vc deve saber que a guitarra principal do Jake e lee temos singles do braço e meio inclinados pra frente na altura das cordas graves,eu queria saber que diferencial isso proporciona ao som
obrigado

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


joao55
Cara, essa guitarra é muito ruim. Prefira uma Crafter Cruiser ou uma Shelter.
Soul Wyx
Sim, elas não são confiáveis (já usei, mas fora desse contexto que vc quer).
Quanto ao estilo "pula-pula" rock, em 1º lugar, vê se limita isso, pois música não é triatlon, e isso atrapalha tanto técnica, quanto expressivamente. Em 2º lugar, cabos longos possuem uma impedância alta que atrapalha a condução eletro-magnética do sinal gerado pelos captadores (o máximo que se pode usar, em cabos de qualidade, é 5m.). Captadores ativos diminuem essa perda, mas não o suficiente para se usar cabos de 30metros! Portanto, se vc quer praticar a sua ginástica guitarrística, compre um sistema sem-fio de alta qualidade.
MANFREDINI
Ter tem, mas porque? O "shape" CBS (pós 1966) é bem bacana.
Abçs

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Tópico Oficial de Perguntas ao Bertola e Seiji (Lutheria e Equipamentos) III