Review Sx Sst 57

Autor Mensagem
SkyHawk
Membro
# ago/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Progresso do dia:

Ferragens envelhecidas, escudo pronto, headstock tingido, pré-montagem para verificação dos detalhes.

http://imageshack.com/a/img913/3047/T7w89d.jpg
http://imageshack.com/a/img911/9269/lOnbwu.jpg
http://imageshack.com/a/img538/2584/dv8aza.jpg
http://imageshack.com/a/img540/8691/hjoz2b.jpg
http://imageshack.com/a/img540/7290/ju2IBE.jpg
http://imageshack.com/a/img661/4476/42VNZy.jpg
http://imageshack.com/a/img538/2448/JaKAJf.jpg
http://imageshack.com/a/img912/2196/tYp9AF.jpg
http://imageshack.com/a/img537/7734/ahXCOA.jpg

Retirei o bloco da ponte original da SX e instalei outro com muito mais massa. Não é um blocão da Manara mas é um outro que tinha em casa muito mais sólido e bem mais pesado que o original da SX.

Gilberto Juba
Veterano
# ago/15
· votar


SkyHawk

Excelente cara, parabéns!!

Deu até vontade de fazer também.. tô pensando em algo mais ou menos assim.

davehetfield
Membro Novato
# ago/15
· votar


SkyHawk
Ta muito legal, parabéns mesmo!!

Gilberto Juba
Veterano
# ago/15 · Editado por: Gilberto Juba
· votar


SkyHawk
Que produtos usou para tingir o headstock e o escudo?

ogner
Veterano
# ago/15
· votar


SkyHawk
Ta muito bacana o relic, velho!!!

o/

axleWs
Veterano
# ago/15
· votar


fantáááárdigo!

seu escudo, braço, headstock e peças de metal, ficaram fantasticamente bem feitas.

ogner
vai arrumar esse headstock ou quá? esperando fotos (eu elegi mentalmente sua sx como a guita mais vintage/signature do fórum, o resto é balela)

GRRS
Veterano
# ago/15 · Editado por: GRRS
· votar


SkyHawk

Caramba velho! Muito bem feito esse relic, até me lembrou essa guitarra aqui hahuahua

Gostei especialmente do relic no escudo. Poderia falar de como chegou nesse resultado?

Abs

ogner
Veterano
# ago/15
· votar


SkyHawk

E conseguiu ver mais alguma coisa que indique quantas pçs de madeira sao a sua!!?

ogner
Veterano
# ago/15
· votar


axleWs
vai arrumar esse headstock ou quá? esperando fotos (eu elegi mentalmente sua sx como a guita mais vintage/signature do fórum, o resto é balela)

Vou sim, ja dei uma lixada de teste e esse final de semana termino..

Vou chamar o J.R Duran pra fazer as fotos dela!!! \o/

SkyHawk
Membro
# ago/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Vamos por partes....

Primeiro reitero que nunca tinha relicado nada, sou do tipo engenheiro ou seja aprende até a trepar por manual de instruções... kkkkkkkkk. Venho lendo tudo que aparece sobre relic há muito tempo, o blog Loucos por Guitara, Pauleira Guitars, todos os sites gringos, etc, etc, etc.

Sempre tive vontade de tentar e nunca tinha tido coragem, até que veio nosso amigo aqui e mostrou como tirou o bico de papagaio da SX dele !!!! Demorou... é agora !!! Vou perder o medo... e lá fui eu. Como o shape do headstock ficou legal.... The Show Must Go One !!!

Gilberto Juba
O escudo já era mint green, mas totalmente brilhoso. Primeiro lixei com lixa 400 e depois usei corante Xadrez Verde (muito pouco do verde, pouco mesmo. Esse verde é muito forte), esfreguei onde queria e lavei com água corrente da torneira até o efeito desejado (tentei um mate da borda para o centro), depois corante Ocre sobre o verde (esse verde é feio para dedéu, quando coloquei achei que tinha feito a maior M.... mas se errar dá para lixar tudo e começar outra vez) nas bordas para dar o efeito da sujeira (rolou uma titica de grafite em pó a seco esfregado no dedão nas bordas também), esfreguei pouco com o dedão mesmo e limpei com um pano úmido, no final lixa 400 no meio do escudo para desgastar o centro todo. Quando terminei, bati verniz fosco spray duas demãos com algumas horas entre elas para fixar tudo.

O headstock, depois de lixar para tirar o logo da SX ficou muito claro, perdeu quele tom amarelado/ambar vintage. Para tingir a cor envelhecida outra vez, usei seladora Cetol cor Deck Natural Semibrilho aplicada no pincel bem macio, secagem por 24 horas, lixa 600 para deixar mais liso. Agora estou esperando um decalque waterslide que comprei no ML chegar, vou aplicar e envernizar por cima, só estou na dúvida se o verniz vai ser fosco ou brilho.

ogner
Você é meu guru da SX amigo !!!! Foi por sua causa que resolvi comprar uma para colocar um set de captadores de alnico que eu gostava muito mas que retirei de uma outra strato para instalar um jogo de Fender Texas Special, como adorava esses caps guardei até conseguir uma boa plataforma para eles. Aí vi seus vídeos com a SX e foi a gota d'água, fui lá e comprei uma para mim.

O que posso dizer sobre a guitarra depois de toda desmontada é que ela é muito sólida, já fiz outros projetos de partcasters com peças de qualidade e quando desmontei a SX tive a certeza que tanto o braço quanto o corpo são muito bons mesmo. Como lixei seletivamente umas áreas mais que outras não consegui ver quantas partes, mas é visível que a qualidade da madeira é muito boa de verdade. As ferragens idem, muitos falam que a ponte é ruim... não tem nada de ruim, os saddles são muito é bons, parafusos, molas e plate idem. Os metais são de qualidade e deram muito trabalho para corroerem, o cromo é muito resistente, o mesmo para as tarraxas (a minha veio com as vintage, já vi SX com outro tipo). As tarraxas levaram uma surra e tanto, tive muito receio de detoná-las mas fui em frente, usei bucha verde para tirar o brilho e esfrequei um pouco mais nos botões até começar a aparecer o vermelho claro do cobre. Depois disso megulhei em solução de bateria (ácido sulfídrico) por algumas horas !!!! Lavei na água corrente, sequei e lubrifiquei tudo com muito WD40.

De todas as peças desmontadas, lixadas e corroídas a única que está muito abaixo da crítica é o bloco da ponte, quando desmontei do plate percebi que além de fino (isso basta olhar), ele é OCO na parte superior !!!! Inacreditável !!! Tinha um bloco bem mais pesado e maciço em casa que se adaptou bem, troquei e joguei o antigo fora !!!

SkyHawk
Membro
# ago/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


A todos os interessados... lições aprendidas:

1. Difícil é fazer light relic, o heavy bem feito é mais fácil, errou dá para arrumar se tiver cuidado e bom senso.
2. Antes de qualquer coisa, tire o brilho da guitarra por igual e gentilmente, pois se fizer as marcas antes de tirar o brilho os dents, digs, arranhões ficam brilhosos no fundo e fica feio pra caramba.
3. Para fazer os machucados peguei um pano velho, coloquei no centro parafusos, porcas, arruelas de vários tamanhos, fiz uma trouxinha e bati no corpo sem muito dó, só escolhendo com atenção as partes onde queira machucar. O saco de parafusos rasgou duas vezes com as pancadas !!!! kkkkkkkk
4. Para a sujeira, corante Xadrez amarelo nos contornos do corpo, nas partes escolhidas, lixa, água e grafite em pó espalhado e esfregado a seco e com umas gotas de óleo Singer para espalhar mais naturalmente e penetrar melhor depois.

Estou com conjuntivite de tanta poeira e valor de ácido mesmo com óculos de proteção, e com as mãos arrebentadas mas valeu o trabalho. Acho que vai ficar bem legal.

SkyHawk
Membro
# ago/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Obrigado a todos pelos posts !!! Agora é a parte mais lenta, esperar o Correios entregar uma carta registrada !!! E terminar o braço e o headstock.

Acredito que daqui há uns 5 dias consiga postar uma foto dela terminada, cordas novas, toda regulada e pronta para a guerra do Rock´n´Roll.

Ahá, detalhe... quando estiver com as cordas vai rolar uma marca de cigarro queimado no headstock que vou fazer enquanto estiver tocando um Hendrix com ela já plugada.

SkyHawk
Membro
# ago/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


ogner
Agora a piada !!!! Ninguém me copia na corrosão das ferragens até daqui a uns dois meses pelo menos..... se apodrecer tudo eu aviso !!! Tem chance !!!! kkkkkkkkk

Quanto a técnica de relic, só tinha feito coisas na infância, na escola, de presente para o dia dos pais orientado pela professora gostosa de artes (esse detalhe mesmo criança eu não me esqueço....kkkkkkk) . Mas isso tem uns 38 anos atrás !!! Uns porta retratos envelhecidos com betume se não me engano....kkkkkkkkk

ogner
Veterano
# ago/15
· votar


SkyHawk
Hahahaha!!! Muito bom, velho!!!
Otimas explicacoes e realmente acho q ela vai ficar com um relic muito bacana mesmo! Profissa!

É sempre bom fazer um do it yourself (diy) !!

Aguardando os finalmentes!

Caprixa na regulagem com as novas cordad! Paciencia!

o/

Gilberto Juba
Veterano
# ago/15
· votar


SkyHawk

Cara que legal, muito boas as explicações.

Que bom que de certa forma eu tenha ajudado, mas você já estava com esse relic engatilhado, agora eu que fiquei com isso na cabeça, hehehe...


Um abraço!

Nanten
Veterano
# ago/15
· votar


SkyHawk
Excelentes posts! Mesmo não sendo chegado em relic agradeço a transmissão de conhecimento.

strks
Veterano
# ago/15
· votar


SkyHawk
Cara adorei o resultado que tu conseguiu na guitarra! Tenho uma SX exatamente igual a essa, depois das suas fotos me animei em fazer na minha!

abç

Gilberto Juba
Veterano
# ago/15
· votar


Descasquei um pequeno pedaço da parte de trás do corpo e surgiu uma cor avermelhada, será que é algum tipo de fundo preparador? Alguém sabe? acho que não é a cor da madeira..

teste relic

teste relic

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Gilberto Juba
Essa guitarra foi repintada...
Abç

SkyHawk
Membro
# ago/15
· votar


Gilberto Juba
Mauricio Luiz Bertola
Amigos, o vermelho é um fundo tradicional para a cor preta com qualidade. Não acho que tenha sido repintada, ao contrário foi pintada com Alta Qualidade !!!!!

Essa é uma sofisticação de pintura que não costumo ver em guitarras.
O fundo vermelho está para um preto perfeito assim como o fundo branco para um amarelo ou laranja perfeito.

SkyHawk
Membro
# ago/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Gilberto Juba
Por sinal esse fundo vermelho vai dar um Relic muito sofisticado !!!! Deu é muita sorte !!!

Só esse simples desgaste já ficou chic para caramba.

Gilberto Juba
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Isso mesmo, e não é que existe sx sst57 na cor candy apple red

Vou raspar o vermelho nesse pedaço pra ver como fica..

Valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


SkyHawk
Nunca ví isso numa SX...
Primers em guitarras de menor custo, geralmente são cinza, preto ou branco...
Abç

Gilberto Juba
Veterano
# ago/15 · Editado por: Gilberto Juba
· votar


SkyHawk
Será? De certa forma acho estranho o gasto com repintura numa guitarra desse valor, e a sx vermelha não vende no Brasil.

Gilberto Juba
Veterano
# ago/15
· votar


SkyHawk
Esteticamente até achei interessante mesmo.

SkyHawk
Membro
# ago/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Gilberto Juba
Vai devagar no lixamento, deixando os contornos vermelhos nas bordas.
Tem tudo para ficar muito bom.

Quando estava estudando relic pensei em comprar um corpo sem pintura para fazer um relic de duas ou até três cores. Tinha pensado justamente no fundo vermelho sobre o preto (pois já sabia dessa técnica de pintura para a cor preta), ou fundo branco, repintado para preto por cima e com cobertura verde escuro (vi um relic assim uma vez e achei muito bacana). Só não fiz pois o trabalho de pintar com qualidade para detonar depois seria enorme.

SkyHawk
Membro
# ago/15 · Editado por: SkyHawk
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Isso não é primer, é base esmaltada vermelho rubi. É uma sofisticação e tanto para a pintura de uma guitarra desse preço.

O fundo vermelho tem a característica de economizar tinta preta, pois fecha completamente muito mais fácil e dá profundidade que nenhum outro fundo consegue igualar.

Gilberto Juba
Veterano
# ago/15
· votar


SkyHawk

Viu essa candy apple red

SkyHawk
Membro
# ago/15
· votar


Gilberto Juba
Essa candy apple não é a cor do fundo da sua. Esse negócio de fundo vermelho eu estudei, a não ser que esteja muito enganado foi proposital e, se não foi, sorte sua assim mesmo !!!! Kkkkkkk

Gilberto Juba
Veterano
# ago/15
· votar


SkyHawk
Esse desgaste eu fiz com canivete haha, mas raspando com muito cuidado pra lixar o mínimo possível depois poli.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review Sx Sst 57