Observações para um bom timbre de guitarra!

Autor Mensagem
jimmy vandrake
Veterano
# mai/07
· votar


mazellan
Dá sim cara, mas vc terá que conviver com a ansiedade de sempre abrir um pouco mais, por que vc sabe que seu ampli soa mais legal um poquinho mais alto, e aí a galera da banda vai berrar e te coloccar apelidos como em mim:
Maníaco do parque, Tarado da Les Paul, Baixa essa Porra!!!,
Isso aí é golpe, Sem chance, ... etc

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


^UP^

buddy guy
Veterano
# mai/07
· votar


Achei bacana as dicas,mais o problema é quando os vizinhos resolvem chamar a secretaria do meio ambiênte(aqui na minha cidade),em SAMPA,se não me engano é o tal do PSIU,que fiscaliza esse negócio de decibéis.É bom tomar cuidado pois os caras bota pra lascar,em questão de multas.Mais valeu pela dica.abçs!!!!!

Humans Being
Veterano
# mai/07
· votar


e ai Gambá blz?

Muito bom esse tópico que vc abriu ... Mas e no caso do ampli ter um unico equalizador pros dois canais? No meu caso é o seguinte toco pop/rock ... o som clean tem q ser bem limpo, que ja é uma luta pois uso um combo 5150 e uma guita com dois humb., e o canal de drive eu gosto bem forte uso um unico timbre pra qualquer musica q tenha drive, ou seja faço o meu estilo pop/rock ... essa é minha duvida como conseguiria um som clean e um drive legal com um unico equalizador?

abraços

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


buddy guy
Achei bacana as dicas,mais o problema é quando os vizinhos resolvem chamar a secretaria do meio ambiênte(aqui na minha cidade),em SAMPA,se não me engano é o tal do PSIU,que fiscaliza esse negócio de decibéis.É bom tomar cuidado pois os caras bota pra lascar,em questão de multas.Mais valeu pela dica.abçs!!!!!

Amigo, existe um horário em que vc pode fazer barulho. Durante a semana, se não me engano, vai de 7:00 às 22:00. Dentro desse horário, tenho certeza q vc não vai fazer mais barulho (em decibés) do que um transito em rush ou uma fábrica, ou uma serralheria, ou uma estação de trens ou mesmo uma feira livre e talz. Vc pode sim fazer um barulho chato pacaraio tentando timbrar, tocando sempre os mesmo fragmentos musicais, passagens, enquanto timbra mas, não fará um som num nível sufuciente para ser multado dentro do horário... se vc for timbrar seu ampli às 3:00 da matina, é outra história...

abraço

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07 · Editado por: Gambá do Rock
· votar


Humans Being
e ai Gambá blz?
Beleza sim, e com vc??? hehehhehee

Muito bom esse tópico que vc abriu ... Mas e no caso do ampli ter um unico equalizador pros dois canais? No meu caso é o seguinte toco pop/rock ... o som clean tem q ser bem limpo, que ja é uma luta pois uso um combo 5150 e uma guita com dois humb., e o canal de drive eu gosto bem forte uso um unico timbre pra qualquer musica q tenha drive, ou seja faço o meu estilo pop/rock ... essa é minha duvida como conseguiria um som clean e um drive legal com um unico equalizador?

Bem, questão interessante essa a sua mas, como diria Jack Estripador, vamos por partes:

Vc usa simplesmente o clean e o drive do ampli num esquema em que espeta a guitarra direto no input do ampli (guitarra > ampli) ou vc usa algum set de pedais ou pedaleira digital na cadeia de sinal?

Se vc usa a guitarra espetada direto, fica complicado mas não impossível. Vc pode até investir apenas em um pedal equalizer (de qualquer marca) para fazer uma cara nesse som aí, devido a essa limitação de opções de equalização.

Se vc usa algumas latinhas ou pedaleira digital, será bem mais fácil timbrar dois canais. Limite-se a timbrar o seu canal clean, pra vc fazer um clean bonito e no drive, vc timbra junto com o eq de cada pedal ou patche da pedaleira.

Se for fazer o esquema da guitarra > EQ > ampli que te falei, vc vai usar justamente ao contrário. Timbre a guitarra pelo canal de drive, e valorize as frequencias que vc dejar no clean com o pedal de EQ.

Ajudei???

abraço

Humans Being
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock
uso um set de pedais sim:
Guitarra
Afinador
Wha
jackhammer (ainda não encontrei um pq dele)
ampli
send
Chorus
tremolo
equalizer (uso no loop pq ligado no input não surte efeito algum quando acionado o drive do ampli).
delay
compressor ( so uso os controles de vol, ton e sustain ) uso esse pedal pra dar volume nos solos, exclusivamente pra isso.
e tenho um booster lata de sardinha q comprei por curiosidade e não estou usando no set.

esse é o set q eu uso e a forma como esta ligado atualmente.

Gostaria de fazer uma configuração onde eu não precise fazer um sapateado a hora de trocar o canal do ampli ... se possivel pisar somento no foot de troca de canais, entendeu?

Dificil né?rs Mas acho q ai q começa a ficar interessante o jogo ...

... e se usar msn me passa ai pra gente trocar umas ideias ...ou se preferir eu passo o meu aqui pra vc ...

abraço

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07 · Editado por: Gambá do Rock
· votar


Humans Being
manda o teu ae... q eu te add agora mesmo!

Humans Being
Veterano
# mai/07 · Editado por: Humans Being
· votar


Gambá do Rock

_RafaelBdM_
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock
veio isso eh verdade... de tarde coloco o volume no talo e tiro timbres ótimo... daí a noite quando tenho que abaixar fica uma merda os timbres.

Gasoline
Veterano
# mai/07
· votar


Com certeza tem muita verdade neste tópico.
Eu tenho um método que uso para timbrar em palco/estudio (aonde posso abrir o volume até o qual vou tocar).

deixo tudo em flat (metade dos controles), zero o reverb, ganho/drive e volumes.

abro o volume até obter um volume bom (normalmente 5 a 7, dependendo do amp e do lugar, no meu amp, eu gosto de usar no 6,5 que para mim é aonde ele timbra melhor sem embolar as notas e sem crunchar).

Depois adiciono o drive, até achar que o ganho/drive está legal.
Ai eu toco uns 2 ou 3 acordes abertos e notas, e timbro de acordo, fazendo equalização subtrativa de até 2 pontos no painel.
(ex. se acho que está agudo demais com o agudo em "flat" no 5, eu baixo o agudo no máximo até 3), e se depois de fazer isso, ainda achar que o timbre precisa de alguma frequencia, ai eu faço equalização aditiva nas frequencias (como por exemplo,se estiver agudo, adiciono até 2 pontos de grave ou médio).
por último coloco o reverb, e ou algum outro efeito. (tenho usado somente o phaser, normalmente bem lento).

Se o amp tem um canal só, eu faço isso usando meu pedal de drive, sempre com a mesma equalização, normalmente o clean fica com um som, porque eu acabo com os pots perto do "flat".Não mexo muito com eles.

ah sim, sempre passo o som com todos os timbres e instrumentos que eu vou tocar. Timbro para o instrumento e timbre principal ficarem ótimos (por exemplo a guitarra que eu vou usar mais tempo, e se eu vou usar distorção ou clean mais tempo, timbro de acordo com estes), mas passo tudo, todos os intrumentos e timbres, para verificar volumes, e ver se não ficou algum chiado ou timbre horrivel no meio do caminho.

Parece trabalhoso, mas normalmente é algo rápido. Na última apresentação que fiz, consegui timbrar em menos de 10 minutos, e não estava com o meu amp, mas era um amp que eu acho bom, e conheço. E modéstia a parte, gostei bastante do meu timbre aquela noite.

Para timbrar em casa, a coisa complica bastante. Normalmente só posso tocar depois das 23:00, então toco normalmente com um simulador + fones de ouvido. O que é ótimo, para se timbrar um simulador para ser ligado no return de algum amp ou direto no PA. Porque tu pode colocar o volume do fone MUITO alto, e vai dar a mesma impressão de se tocar MUITO alto, quase em volumes de show.

Mas é isso ai, apenas algumas dicas que eu acho legais.

No mais, vale bom senso e ouvido.
E ah sim, se possivel, durante a passagem de som, peçam para alguém tocar 2 ou 3 acordes com tua guitarra já timbrada, e vá para o fundo da sala, pois os espaço/reverberação, e sistema de PA podem mudar o timbre. (ai mata o técnico de som).

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07 · Editado por: Gambá do Rock
· votar


Gasoline

Brother, muito bom!!!
Adorei seu post didático e reconheço cada passo desse aí!
Obrigado pela colaboração,
[] fedido do Gambá!


Só não entendi bem esse "(ai mata o técnico de som)" ...
se for o mesmo que estou pensando, concordo plenamente!!! VAMOS MATAR OS "TÉCNICOS DE SOM" que na verdade, só servem para atrapalha nossas, vidas, performances e volumes com aquela velha e mentirosa frase: "Não posso aumentar mais nada na mesa", "não dá pra aumentar mais", e talz... ESSES "TÉCNICOS DE PORRA NENHUMA" são muito engraçadinhos e só servem mesmo para atrapalhar a vida de quem toca.

Conselho, aviso ou seja lá o que for: DESENVOLVA SEUS CONHECIMENTOS DE TIMBRAGEM TANTO EM SEUS EQUIPOS QUANTO EM MESAS DE SOM. APRENDA O BÁSICO SOBRE REGULAGEM DE SOM EM PALCOS E OUTROS TIPOS DE AMBIENTE. ISSO AJUDA BASTANTE TB.

E NUNCA, NUNCA, NUNCA, FIQUE A "MERCÊ" DESSES MESQUINHOS E IGNORANTES TÉCNICOS DE SOM.

mazellan
Veterano
# mai/07
· votar


Gasoline
eh...legal esse seu jeito d timbrar.....

jimmt vandrake
pior q eh msm....
no estudio q eu ensaiava tinha um laney tf alguma coisa..
aih no começo do ensaio...ouvido novinho...o volume começava no 5...6
no fim do ensaio jah tava lah pra 7 8
era fod.....

Bruno Floyd
Veterano
# mai/07
· votar


falando por exepriencia própria, quando eu fui gravar o novo EP da minha banda, eu tinha disponivel no estudio um cabeçote laney vh100 com caixas laney 4x12, um marshall jcm900 combo, e meu próprio ampli que é um laney vc30 2x10.

testamos tudo: cabeçote, combo, misturado, distorção dos próprios amplis etc...

o melhor timbre que eu consegui (gosto pessoal), foi deixando meu ampli (laney vc30) ligado 1 hora antes de comçar a gravar, quando chegava a hora de gravar, a gente colocava ele no volume10 pra saturar bem as valvulas de power, e ligava um boss ds-1, usando uma explorer com caps emg81/ 85!

tudo muito simples!

acho que o melhor timbre de distorção é obtido com o power valvulado saturado + distorção (isso no caso de distorção pesada)!

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


^UP^

LDC
Veterano
# mai/07
· votar


sim eu sempre disse isso mas nem mamae nem os vizinhos concordam comigo, e piro dizem que oq ue esta acontesendo é que estou ficando surdo :P


mais isso ai regular uns som com volume alto melhora de mais, da aquele timbrao definido fodido \o/


viva o volume



em casa quando todo mundo sai boto o ampli em um quarto e toco no outro :D

LDC
Veterano
# mai/07
· votar


é bom minha casa da um reverb proprio com volume alto, e as vezes quando abuso as janelas reverbam tmb kkkkkk

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


^UPA, UPA, UPA^









... cavalinho alazão...

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# mai/07
· votar


vcs falam em tocar alto para melhorar o timbre e eu concordo com isso, mas se liguem q vcs podem ferrar a audição de vcs se tocarem sempre assim.. e se vcs usarem um algodão ou coisa do tipo, se liguem q vcs vão deixar de ouvir certos agudos

ogaitnas
Veterano
# mai/07
· votar


O negócio é usar fones de ouvido bons, que ficam como se fossem grandes
caixas na orelha, aí mesmo não estando tão alto vc não "perturba" ninguém
e consegue ouvir bem o som, sem tb ficar ouvindo ruído de carro na rua,
vizinho gritando, cachorro latindo e por aí vai hehe

Humans Being
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock
Testei esse final de semana durante o show da banda a sua dica pra timbrar meu som Clean com o equalizer, e ja aproveitei e testei o jeito de timbrar do Gasoline.

Resultado:

a Distorção usando o modo (digamos Gasoline), ficou muito bom, e a ideia do equalizer so para o clean, ficou legal e ainda da pra melhorar devido a falta de tempo na passagem do som ... e nem ficou muito sapateado a hora de passar do Clean para o Drive e vice versa ...

E ainda não testei o equalizer ligado no input, td isso foi feito pelo loop mesmo ...

Quando estiver tudo redondinho tento gravar algo e te passo pelo msn ...

grande abraço e valeu as dicas, esse tópico esta sendo muito util ...

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


ogaitnas
O negócio é usar fones de ouvido bons, que ficam como se fossem grandes
caixas na orelha, aí mesmo não estando tão alto vc não "perturba" ninguém
e consegue ouvir bem o som, sem tb ficar ouvindo ruído de carro na rua,
vizinho gritando, cachorro latindo e por aí vai hehe


1. Fone de ouvido NUNCA substituirá a "pressão sonora" que um ampli faz. Imagine que nós aqui estamos tratando de timbrar com falantes de 12" e talz e vem vc com essa idéia genial de timbrar a guitarra com "falante" de 2",1" ou de 0,5"???? Fica difícil crer nesse sistema de timbragem por fones de ouvido justamente por isso.

2. Não viaja!!!

Humans Being

Beleza irmão, teste aí e vê o que mais te agrada... se rolar contigo algum outro esquema para timbragem, não esqueça de postar aki. To ansioso pelo seu som

Abraço

nyurig3
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock
eae gamba!!!

vc tem total razao quando falou dos tecnicos de som, eles sao fodas mesmo, atrapalham pkct
aprendi bastante coisa legal nesse topico valeu mesmo
vou postar um som depois para vc analizar

abraço fedorento do Gambá!
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs essa e sua marca registrada? kkkkkk

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


nyurig3
eae gamba!!!

vc tem total razao quando falou dos tecnicos de som, eles sao fodas mesmo, atrapalham pkct
aprendi bastante coisa legal nesse topico valeu mesmo
vou postar um som depois para vc analizar

abraço fedorento do Gambá!
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs essa e sua marca registrada? kkkkkk


Beleza irmão, poste sim seu som que não só eu como todos que discutem esse lance de timbre aki, estaremos de ouvidos abertos para fazer as criticas!

É, acabou fivando como marca registrada... hehehehe

Abraço fedorento do Gambá®

hehehehehehehehhe

Death
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock
Legal o Topico
kra... minha duvida é a seguinte
outra vez fui na casa de um amigo em Limeira brincar no equipo dele
Traxis Mesa Boogie, power 50/50, caixa Marshall 4x12 e uma controladora mid da boss
tava mto massa, mas as gravações só rolavam em estudio
quanto tentamos gravar em casa... microfonando o som não saia... a unica coisa q se ouvia era o vento circulando dentro da caixa... isso pq deixamos o volume no maximo
depois tentamos gravar c/ o triaxis em linha, mas a palca de som de dele parece q não reconhecia
até hj ele só consegue gravar alguma coisa em estudio
oq pode ser?

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07 · Editado por: Gambá do Rock
· votar


Death
microfonando o som não saia... a unica coisa q se ouvia era o vento circulando dentro da caixa... isso pq deixamos o volume no maximo

Vcs devem ter utilizado um microfone de baixa qualidade, ou seja, micrfone genérico. De qqr forma, o que aconteceu foi que o volume deste ampli (que é muito porrada), saturou a cápsula do microfone e o que vc estava escutando da gravação não era o vento e sim, uma distorção causada pelo alto volume de entrada no mic (que logicamente nao suportava) e a gravação desse ruído, distorção, clipping, saturação, etc. qqr que seja o nome. Era a gravação da cápsula saturada de um mic inapropriado para isso.

depois tentamos gravar c/ o triaxis em linha, mas a palca de som de dele parece q não reconhecia
até hj ele só consegue gravar alguma coisa em estudio


Nesse ponto, creio que tenha sido falha de vcs mesmo. Talvez vcs não conheçam o equipamento que têm, assim tão profundamente. Mas esse lance de gravar em linha é muito tranquilo e vcs deram mole em algum ajuste qdo enviaram o sinal do ampli para a placa de som.

OU, juntando as duas possibilidades, vcs não souberam configurar o sistema de gravação, nem o mic espetado na placa nem em linha...


AFG!

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


^UPAhhhhhhhhhhhh^

(um up com reverb de molas)

nyurig3
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock
eae gamba

to querendo comprar um equalizer, esse behringer ai que vc tem se compara ao da boss?
tipo ele tem volume para usar como volume nos solos?
eu uso o gt2 , sera que esse pedal aumenta o volume sem alterar o timbre?

abraço fedorento rsrsrsrs

buddy guy
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock
Amigo, existe um horário em que vc pode fazer barulho. Durante a semana, se não me engano, vai de 7:00 às 22:00. Dentro desse horário, tenho certeza q vc não vai fazer mais barulho (em decibés) do que um transito em rush ou uma fábrica, ou uma serralheria, ou uma estação de trens ou mesmo uma feira livre e talz. Vc pode sim fazer um barulho chato pacaraio tentando timbrar, tocando sempre os mesmo fragmentos musicais, passagens, enquanto timbra mas, não fará um som num nível sufuciente para ser multado dentro do horário... se vc for timbrar seu ampli às 3:00 da matina, é outra história...

abraço

Buddy Guy

Horário tem sim,mas depende da quantidade de decibéis que vc tá produzindo.Entendeu?Se estiver produzindo decibéis acima do permitido,e os vizinhos reclamar ao tal do "PSIU".E eles chegar na sua casa(de surpreza,viu?) e por intermédio de aparelho,for constatado,que som produzido ,esta acima do permitido por lei. É multa na certa.Independentemente do horário permitido.Ok? espero ter ajudado!!!!!!!!!!!

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


nyurig3

Brother, a parada é a seguinte - vou te ser bem sincero!!!
Eu comprei esse EQ700 meio que às cegas mas, por sorte, acabei gostando. Ele funciona com as mesmas frequencias que o GE7 da boss mas, essa porra de EQ da behringer tem um 'hissssss' muito escroto. na pedaleira, com os outros efeitos, acaba que não aparece muito - claro que isso depende do local q vc posiciona o "di prasticu" em sua cadeia de sinal.

O da boss eu ainda não sei se tem esse hisssssssss maldito...

Equalizar, o EQ700 equaliza e bem!!! muito bem por sinal. Tem volume sim, pode ser usado como EQ apenas ou como Boost de algum outro pedal.

O que eu fiquei puto com a behringer foi o seguinte:

Comprei um GDI-21, o pedal é simplesmente foda! muito bom mesmo. Por confiar na qualidade, por causa do gdi, comprei esse EQ que já fiquei meio bolado pq parece de brinquedo, levinho - tem quase o mesmo peso do meu celular Motorola V3 e ainda tem essa porra desse hissssssssss maldito que me enche o saco.

Depois, me animei e fiz a maior merda do mundo:

Cheguei à loja de um amigo meu, loja boa, grande, vc encontra de tudo lá, e se o cara não tiver, ele manda trazer... enfim, estava com pressa e peguei um Ultra-chorus 100 da behringer. Ô pedalzinho 100 vergonha, 100 timbre, 100 presença, 100 volume, 100 porra nenhuma... fikei muito puto!!! testei o pedal aki em casa com meu equipo por uma semana. quando eu ligava o chorus e o flanger juntos para fazer uma "vibe" do estilo de timbre que o Lulu Santos usa em alguns sons dele (um som assim meio Leslie e talz) veio a surpresa: O Flanger da boss (BF-2) "jantou" o chorus da behringer. simplesmente eu quase não ouvia o chorus. Não havia presença... esse pedal de modulação me deixou bem triste!!! e eu que já estava pensando: poxa legal, com pedais com esse custo x benefício, vou encher a pedaleira rapidinho... triste ilusão... voltei à loja sábado passado e devolvi o pedal. Pedi para testar logo a porra do OD-20 da boss (eu já estava curioso pelo pedal e muito puto com a tentativa frustrada anterior) então apliquei mais uma graninha e trouxe essa fábrica de distorções para casa. Feliz da vida.

Para conseguir o chorus / flanger, vou fazê-lo pelo meu pedal de flanger mesmo, eu já consegui essa porra e farei novamente assim q tiver paciência


irmão, testa aí ao lado de um boss e me fala tb

abraço fedorento do Gambá!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Observações para um bom timbre de guitarra!