Livro A arte da improvicao - Duas observações minhas

    Autor Mensagem
    nIgHtWoLf
    Veterano
    # nov/07


    Olá, estudo a algum tempo este livro do Nelson. Observei dois pequenos erros no livro , e gostaria que vocês observassem, e queria saber se algum de vocês encontrou mais algum erro e comentassem a respeito. Eu digitalizei os trechos de duas paginas do livro. Está no rapidshare a imagem com os comentarios.

    http://rapidshare.com/files/70428383/arte_da_improvisacao.JPG.html

    danielms
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: danielms
    · votar


    No acorde, o livro está correto, pois o ré(baixo) e o lá(nona) estão indicados como sendo bemol.
    Na escala falta a indicação d bemol msm


    EDIT: sua correção em relaçao ao acorde está correta tb...deveria ser G, não Gb

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Ninguem mais?

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=267807&tid=2566905984207595211& na=4

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Pow, esse fórum ta de mau a pior..quando se fala tosqueiras o tópico bomba, agora quando é uma parada útil ninguem aparece. Sera q ninguem aqui estuda ou estudou esse livro ??

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    nIgHtWoLf
    Amigo aqui niguém se interessa em apreender a tocar, pare de perder seu tempo...

    Quanto ao livro você está certo, mas não encontrei mais nenhum erro no livro não, já faz tempo que eu li ele...

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: nIgHtWoLf
    · votar


    Sobre o forum, o que percebo é que quando alguem fala de equipamento, quem é o mais rápido, etc, os topicos bombam, agora quando se fala de estudar ninguem fala nada

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    nIgHtWoLf
    O problema é que "ninguém" entende de teoria por aqui, e isso já faz muito tempo, não achei até hoje um tópico bom sobre contraponto por exemplo, pode procurar na busca.

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Atum Bluesman
    Pois é, a uns tempos atras eu tava pesquisando sobre Contraponto tb, e nao achei nada de interessante.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Bolo de laranja
    · votar


    Atum Bluesman

    Amigo aqui niguém se interessa em apreender a tocar, pare de perder seu tempo...

    falou e disse,só pensam em gastar......em instrumentos.

    se soubesse postaria,nunca estudei esse livro,espero que me compreenda.


    nIgHtWoLf

    só pra matar a sua dúvida,pelo o que eu sei,contraponto é o ponto onde duas harmonias diferentes de compassos diferentes tocam em ao mesmo tempo,gerando um contraponto.

    podemos perceber isso ém algumas músicas.

    se falei merda me corrijam.




    PRIMEIRA OBSERVAÇÃO

    onde vc circulou,o livro está correto,pois possui Db como baixo.

    SEGUNDA OBSERVAÇÃO

    é....acho que no segundo houve um erro mesmo.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Bolo de laranja
    Sim, só que existe toda uma regra como:

    É proibido unisono(só podendo no começo e no fim)
    Não se deve cruzar vozes
    Não se deve usar 5ªs e 8ªs seguidas
    É proibido escrever mais do que 3 terças consecutivas, ou 3 sextas consecutivas.

    Entre outras.

    É um assunto bem complexo porém bastante recompensador.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Bolo de laranja
    · votar


    Atum Bluesman

    concordo,dizem que é muito utilizado em alguns tipos de jazz.

    um amigo meu já gravou usando contraponto,tinha ficado legal,mas é música própria dele,ele não gosta de expor para todos.

    É proibido unisono(só podendo no começo e no fim)

    unisono seria dois instrumentos tocando a mesma nota ao mesmo tempo?

    ou seja,não podem tocar juntos,se unirem,esse é o legal do contratempo,mas mesmo assim não me arrisco a fazer,prefiro ficar nos meus blues aqui.

    seria legal se escrevessemos muita coisa boa aqui e não deixar o tópicocair,pro pessoal se tocar.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Bolo de laranja
    É legal utilizar em arranjos de violão solo, em música clássica, jazz, ou até mesmo outros estilos.


    É proibido unisono(só podendo no começo e no fim)

    unisono seria dois instrumentos tocando a mesma nota ao mesmo tempo?


    Não precisam ser 2 instrumentos, voce pode na guitarra tocar a mesma nota em 8ªs diferentes o até na mesma oitava em diferentes cordas.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Atum Bluesman

    Não precisam ser 2 instrumentos, voce pode na guitarra tocar a mesma nota em 8ªs diferentes o até na mesma oitava em diferentes cordas.

    é...eu citei só um exemplo,valeu por corrigir ele ^^;

    É legal utilizar em arranjos de violão solo, em música clássica, jazz, ou até mesmo outros estilos.

    concordo,erro meu citar só o jazz.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Bolo de laranja
    · votar


    a discussão tá legal,vamos continuar outra hora,vou ter
    de sair agora,tão me tirando aqui pra eu sair,tão até tacando pedra,shuahsuah,

    Abç

    pedrobrito
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Cara, eu to estudando esse livro agora, mais pra frente se rolar eu tento comentar algo sobre ele. Não sou nenhum expert em teoria mas ando estudando bastante teoria, até mais do que a prática em si, não sei se isso é bom mas é o que eu to fazendo e por enquanto vou manter assim =)

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Atum Bluesman
    É proibido unisono(só podendo no começo e no fim)
    Não se deve cruzar vozes
    Não se deve usar 5ªs e 8ªs seguidas


    Ué, então contraponto e harmonia vocal são a mesma coisa???

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    james_the_bronson
    Cara eu li em algum lugar que sim, mas posso estar errado.

    james_the_bronson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Atum Bluesman

    Achei que contraponto fosse mais complicado. Ah, saber isso é reconfortante...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    james_the_bronson
    Eu não conheço nenhum livro de contraponto, to procurando alguma coisa pra ler mas não acho nada, o que sei de contra ponto é muito por cima, não consigo usar perfeitamente ainda.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    nIgHtWoLf

    Acho que você está certo nos dois casos: do SubV7 e do Diminuto.

    Se ele propôs uma alternância de tons e semitons, então a pauta deveria seguir o que foi proposto.

    makumbator
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: makumbator
    · votar


    james_the_bronson

    Pois é complicado. Contraponto é arte de combinar 2 ou mais melodias Independentes mas que casem entre si, lembrando que não são linhas de acompanhamento, e sim várias melodias "principais". Modernamente há a divisão entre contraponto ativo e passivo(sendo o passivo mais próximo de uma linha de acompanhamento, fugindo da terminologia clássica).

    Lembrando que as regras que vcs citaram são as mais básicas, e elas podem ser quebradas, principalmente no contraponto instrumental(no vocal há o quesito de dificuldade de entonação dos intervalos). O contraponto "florido" é a forma mais avançada, em que se combinam todos os elementos, e em que as regras são mais "adaptáveis" ao material em si.

    james_the_bronson

    Ué, então contraponto e harmonia vocal são a mesma coisa???

    Não é não, mas pode-se usar contraponto em vozes, obviamente.


    Atum Bluesman

    Eu não conheço nenhum livro de contraponto, to procurando alguma coisa pra ler mas não acho nada

    Um dos melhores em português é o livro de Contraponto do Lívio Tragtenberg. Há uns mais antigos também, como o do Francisco Braga, mas o do Lívio é recente e bem completo. Dois clássicos do assunto são o do Piston e o do Schoenberg

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    makumbator
    O do Shoemberg eu li mas é de Harmonia Tradicional, precisava de algo mais simples entende? Vou ver este do Lívio Tragtenberg.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    makumbator
    A sim ele tem um livro sobre contraponto, este eu não li.

    Melquii
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu já corrigi também uns errinhos de uns livros da Cover guitarra... acho que era do Daniel sá sobre improvisação .. mas acho que erro foi mais de impressão msm.
    Bom tópico sai da rotina de falar de guitarristas e sim de estudo .

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Atum Bluesman

    Isso mesmo! Ele tem de Contraponto, Harmonia, Um chamado Estilo e Idéia, entre outros. Mas acho o do Lívio superior ao do Schoenberg, e além de tudo tem uma boa introdução discutindo tema, frase, fragmento, além do estudo de contraponto que é bem moderno.


    Olha um link para ele:

    http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage &ProdTypeId=1&ProdId=18070&franq=134562

    Ele é meio caro porque é grosso e grande(opa!hhaahah). Mas te digo que é o melhor escrito em língua portuguesa(e superior aos clássicos traduzidos, que já ficaram um pouco obsoletos em alguns aspectos).

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Atum Bluesman

    Link para o livro do Piston(em espanhol):

    http://www.freenote.com.br/site_v3/produto.asp?shw_ukey=38994184455SNW 8LMR

    Link para o do Schoenberg:

    http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage &ProdTypeId=1&ProdId=167886&franq=134562

    nIgHtWoLf
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    up

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Livro A arte da improvicao - Duas observações minhas