Observações para um bom timbre de guitarra!

Autor Mensagem
Gambá do Rock
Veterano
# mai/07


1. Para se timbrar bem uma guitarra, o sistema guitarra > efeitos > amplificador deve atingir um nível sonoro elevado ou seja: GUITARRA SE TOCA ALTO!!!

2. Observando atentamente os timbres em shows e estudando sobre os melhores timbres gravados dos guitarristas que eu gosto, percebi que, logicamente, em shows, o sistema está bem alto (claro, é um show...) e nas gravações, existe uma técnica para gravação de áudio que consiste em colocar os amplificadores "no talo" trancados em uma sala separada junto com os microfones que captarão o sinal para a gravação (mais uma vez, o volume em altos níveis está presente)

3. Sobre controles de Graves, Médios e Agudos:
Atentemos ao seguinte: Quando estamos timbrando uma distorção, devemos prestar atenção nos harmônicos gerados pela mesma. Se for um aplificador valvulado, teremos menos problemas para timbrar justamente pela produção de harmônicos característicos das válvulas (apenas harmônicos pares) que dão aquela característica sonora "aveludada" ao som. Nos amplificadores Solis State (SS - tarnsistorizados), os transistores emitem harmônicos de todas as ordens quando saturados, "enfeiando" o som quando comparado aos valvulados (muitos denominam aqui de casa de abelhas).
No canal clean, devido a tecnologia atual, podemos stingir sons bem parecidos entre valvudados e transistorizados mas na distorção, saturação, é que o bicho pega e vem a diferença fatal.

Quando forem timbrar suas distorções, seja com pedais, pedaleiras, ou com a guitarra espetada diretamente no ampli, procurem "montar" o som com uma utilização comedida dos agudos. Quando você coloca agudos para que seu som atinja o timbre desejado enquanto baixo, tocando em seu quarto por exemplo, você corre o risco de tirar a "alma" de seu timbre quando grava ou simplesmente qdo for tocar alto com os mesmos ajustes. Isso pode ser ouvido e percebido aqui mesmo no fórum quando os amigos partem para o "teste de timbre" e submetem algumas gravações para o crivo dos pares do fórum. O som que parece tão bom pra vc, em frente ao seu ampli, trancado em seu quarto, perde vida quando gravado e postado no fórum... será que esse fórum é amaldiçoado e acaba com a vida do nosso som??? hehehehehehe

Apenas configurem seus amplis, sejam valvulados ou SS nos níveis de distorção desejado, graves a vontade, médios equilibrados e agudos parcos, comedidos. Coloquem o ampli bem alto e deixem que o volume da distorção crie os harmônicos necessários para o equilíbrio das frequências agudas. Lembrem-se que o ouvido humano não é preparado para frequências agudas. Quem "gosta" de agudo é cachorro!!!

Então, configurem seus timbres numa tonalidade médio-grave e aumentem o volume, para que os agudos possam ser equilibrados.

Ao vivo, isso é o que mais acontece!!!

4. Comecem timbrando a guitarra espetada direto no ampli. Depois acrescentem os efeitos na cadeia de sinal, um a um, sejam distorções, boosters, equalizadores ou efeitos de modulação sempre respeitando o timbre inicial. Os efeitos são apenas para "colorir" seu timbre e não para mudar totalmente sua tonalidade, variando de grave a agudo em cada latinha ou patch que você pisar.

5. PEÇA DESCULPAS A SUA FAMÍLIA MAS GUITARRA SE TOCA ALTO!

ALTO!
ALTO!
ALTO!

TIMBRE SE CONFIGURA COM O AMPLI ALTO!

ALTO!
ALTO!
ALTO!

GRAVAÇÃO SE FAZ COM O VOLUME DO SISTEMA ALTO!!!

ALTO!
ALTO!
ALTO!


Grande abraço a todos e façam suas experiências.

Fahrenheit
Veterano
# mai/07
· votar


Legal a dica!!!
Vlw man

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock
GUITARRA SE TOCA ALTO!!

Concordo plenamente!

Diego_Serafim
Veterano
# mai/07
· votar


uahuhauhaha
esse topico e essencial!
quanta a captação de audio...quais tecnicas vc conhece pra uma melhor captação?
eu li na guitar player um kra q bota os amplis numa parede de madeira...

leo22
Veterano
# mai/07
· votar


Interessante o tópico e a iniciativa,mas se me permite ser intrometido hehe:

1. Verdade,pude comprovar isso ao longo do tempo,e tambem fiquei sabendo q o ouvido humano precisa de altos niveis de decibéis para escutar as frequencias graves.

3. Isso é o ponto magico que destingüe o valvulado do transistorizado realmente,mas não se engane, amp valvulado tambem reproduz harmonicos impares,só q infinitamente menos q um amp transistorizado.

E cuidado com os graves na equalização eles podem embolar e muito o seu som.

Abração e boa iniciativa.

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


Diego_Serafim

quanta a captação de audio...quais tecnicas vc conhece pra uma melhor captação?
eu li na guitar player um kra q bota os amplis numa parede de madeira...



Essa é mais uma questão experimental, da classe das questões polêmicas do tipo "madeira influencia no timbre da guitarra"??? "quanto a madeira influencia no timbre se o som é captado pelo captador"??? enfim, isso é questão de experimentação. vc terá que testar como será a melhor configuração para o SEU equipamento e para que você possa "montar" o melhor "laboratório" simulando as condições necessárias para uma boa gravação. Por exemplo, se vc mora em apartamento e só pode tocar violão na madrugada, existe uma técnica de abafamento sonoro (para os vizinhos) que consiste em tocar de frente e perto de seu quarda-roupa (cheio) com as portas abertas para que o som não se propague espelhando pelo ambiente. para vc, o som ficará numa boa mas para os vizinhos, quase não haverá ruído. sacou? é questão de experimentação.

atualmente eu timbro as guitarras em volume alto mas gravo apenas em linha. Em linha mas o sinal de entrada é alto tb para minimizar o vazamento de sinal gerado pelo prórpio sistema de gravação.

abraço

Diego_Serafim
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock,
vlw kra!

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


leo22
Interessante o tópico e a iniciativa,mas se me permite ser intrometido hehe:

seja bem vindo e fique a vontade...

3. Isso é o ponto magico que destingüe o valvulado do transistorizado realmente,mas não se engane, amp valvulado tambem reproduz harmonicos impares,só q infinitamente menos q um amp transistorizado.

Podem até produzir mas, vc entendeu minha colocação... Estou considerando apenas o audível, resultado final sonoro mesmo.


E cuidado com os graves na equalização eles podem embolar e muito o seu som.

Claro, como eu mesmo disse, a equalização deve ser utilizada com bom senso. A restrição que eu apontei foi a dos agudos mas é claro que não se pode comparar a utilização de graves empregada no timbre de uma strato (com singles) e uma Ibanez (com humbuckers). Volto a repetir: BOM SENSO GALERA!

abraço

_JCM_
Veterano
# mai/07
· votar


mto bom tópico.. parabens Gambá do Rock

importante salientar que o ouvido exposto por muito tempo a níveis sonoros altos pode causar lesão!

precisa ser alto sim.. mas o tempo de exposição deve ser reduzido!

abraço cara! e parabens mais uma vez..

leo22
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock

Então só comentei,pro pessoal iniciante que chegar,já não fazer uma idéia meio errada sobre a reprodução de harmonicos.

Por falar nisso,estou com uma vontade danada de pegar um Single Ended,por seu som ter menos harmonicos impares q um valvulado comum,um som bem cheio hehe.

Quanto aos graves eu disse pq vejo a mulecadinha aí,ao sentir falta de peso em suas distorções e atolam o knob de grave no talo,q acaba embolando tudo.

Abçs.

leo22
Veterano
# mai/07
· votar


_JCM_

Vc me fez lembrar de um topico na seção de pedais,que falava sobre a acomodação auditiva que tambem é um problema na busca da eq. perfeita.

Abçs.

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


_JCM_
mto bom tópico.. parabens Gambá do Rock

Valew

importante salientar que o ouvido exposto por muito tempo a níveis sonoros altos pode causar lesão!

precisa ser alto sim.. mas o tempo de exposição deve ser reduzido!

abraço cara! e parabens mais uma vez..


Bem lembrado cara. Um bom exemplo disso é o senhor Eric Johnson que, de tanto buscar o timbre perfeito com seus amplis absurdamente altos, desenvolveu um grave problema de tinitus em seu aparelho auditivo.

Outro dado que vc acabou de me lembrar com esse comentário é que uma guitarra (um sistema sonoro) não se timbra em 15 minutos. Vc deve começar a timbrar, depois de um tempo (geralmente qdo vc achar que o som está bom) desligue tudo, descanse os ouvidos pq o ouvido humano, assim como o olfato, vai "desligando" algumas percepções constantes. Por exemplo: se vc está num lugar com um odor muito forte de merda, depois de um tempo, vbc não sente mais o aroma dakela bosta do seu lado. Isso é uma adaptação aguda do seu sistema olfativo para que vc possa diferenciar outros odores, ignorando o odor constante. Isso também acontece com nossos ouvidos. Depois de ficar exposto por muito tempo a frequencias constantes, o ouvido começa a ignorar o input dessa informação para que outras frequencias sejam notadas. POor isso, o intervalo é tão importante. Até pq ninguém aki quer ficar surdo. O que adiante ter um bom timbre se não poderemos escutá-lo depois. rs....

abraço.
obrigado pela força

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


leo22
Por falar nisso,estou com uma vontade danada de pegar um Single Ended,por seu som ter menos harmonicos impares q um valvulado comum,um som bem cheio hehe.

Single ended satura pacaraio... é maneiro no começo mas, depois enjoa akele som... pelo menos eu enjoei.

monta um. tem vários projetos no site "ax84"

abraço

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


Notem a diferença de um timbre bem equilibrado originado por uma equalização comedida e a presença de agudos originados pelo volume (...),




(...) e uma equalização em baixos volumes com "abuso" de agudos para alcançar a tonalidade desejada:




Atentem para o fato do primeiro vídeo ter seu timbre obtido de captadores single coil e o segundo, com caps do tipo humbucker.

Mesmo que o segundo vídeo pareça mostrar um som equilibrado, prestem atenção em algumas nuances onde os agudos "estouram"... isso porque estou comparando os dois timbres limpos. Imaginem essa equalização do segundo vídeo somada aos harmônicos gerados pela distorção mais o volume. O som seria irritante D+ aos ouvidos humanos. Gerando, por fim, um timbre magro, enfadonho e sem vida.

prestem atenção nos vídeos e áudios...
abraço

Deji
Veterano
# mai/07
· votar


sensacional

nettoroses
Veterano
# mai/07
· votar


Estiqui!

francisco2004
Veterano
# mai/07
· votar


Ainda que para se tirar o melhor som de um valvulado o ideal seja deixar o volume bem alto (não no talo porque existe uma região onde os harmônicos estão bombando, mas não é no volume máximo), acho que em shows falta bom senso para a maioria dos guitarristas e técnicos de som.

A melhor sonorização é aquela em que cada instrumento parece um pouco baixo individualmente, mas o conjunto fica com uma potência boa. Aí, claro, na hora do solo, basta pisar num booster e fazer a guitarra aparecer.

Eu só vejo esse tipo de mentalidade evoluída em pubs caros para entrar e com músicos mais velhos.

Tamuriano
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock
GUITARRA SE TOCA ALTO!

Perfeitamente! A guitarra é o tempero da música, se vc colocar pouco tempero é o mesmo que deixar sem tempero... Guitarra tem que ter o destaque merecido na musica!
Muito bom o tópico bro!

o/

Headstock invertido
Veterano
# mai/07
· votar


A verdade veio a tona...

...Mamãe, desculpe mas não posso abaixar a guitarra...





hahahahahahahahahahahaha...

sobrevivente
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock
Por exemplo: se vc está num lugar com um odor muito forte de merda, depois de um tempo, vbc não sente mais o aroma dakela bosta do seu lado.

Hahahahaha!!! Grande comparação! xD
Tópico excelente! Congratulations! o/

Guitar Stratarrombarion
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock
Thiago Salme - Banda A Marilla
Tamuriano

GUITARRA SE TOCA ALTO prq baixo ja existe !!!
flw !!!

Jg Destroyer
Veterano
# mai/07
· votar


Muito bom cara,

Quanto a questão do som
É muito visível (pelo menos aqui hehe) a diferença de som com volume
baixo e alto

Mas esclareceu muitas duvidas minhas e garanto que vai esclarecer dúvidas de outras pessoas também




Stick \m/

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


^Up^

Para o alto em alto volume!!!

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


Hj, depois de ter postado esse tópico sobre timbragem, eu me animei e comprei um EQ-700 da Behringer. Pesquisei aqui no fórum e ninguém havia postado alguma equalização do pedal para que servisse de base para uma equalização da galera. Refletindo sobre o assunto, lembrei do site da Boss e lembrei tb que o EQ-700 é uma cópia fiel do GE-7. Então fiz um compilado da imagem de 3 equalizações para a galera q tem esse pedalzin possa se divertir em casa experimentando o bixano. Abraço a todos!

Bons timbres!

http://img523.imageshack.us/img523/8381/eq700ug4.jpg

froggy
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock
legal o texto

leo22
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock

Então eu dei uma olhadinha nesse ax84 deu até vontade de encarar,mas minhas noções de eletrônica são extremamente primitivas hehe.

CaioPrimo
Veterano
# mai/07
· votar


Gambá do Rock

Belo Topicoo, x) gostei da parte kem gosta de agudo eh cachorro saokesekaoaseok, concordo x) comigo eh Gravee ateh o talooo, por falar nisso vou aumentar meu ampli agora e manda o Povo tampa o ouvido ess ahora rsrs

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


leo22
Então eu dei uma olhadinha nesse ax84 deu até vontade de encarar,mas minhas noções de eletrônica são extremamente primitivas hehe.

Cara, montar akele projeto de single ended do ax84 nem é difícil... vc não precisará muito dos tais "conhecimentos de eletronica"... na verdade, vc terá é q ter muita paciência para copiar no seu projeto, o mesmo caminho dos fios que têm nas fotos doa amplis da galera... sacou?

Paciência de Jó! hehehehehehe
abraço

Gambá do Rock
Veterano
# mai/07
· votar


^up^

Mega
Veterano
# mai/07
· votar


legal hein, ensinamentos que por mim são seguidos, ainda que minha família ache ruim, mas como agora eu to me aprumando na guitarra, nem tão mais reclamando tanto assim ;P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Observações para um bom timbre de guitarra!