Tópico de perguntas sobre Captadores Malagoli/Sound

Autor Mensagem
Hendrix_ssa
Veterano
# fev/07 · Editado por: Hendrix_ssa
· votar


Muito obrigado!
e ai quem mais pode ajudar?

Erico Malagoli
Veterano
# fev/07
· votar


Ola amigo,


Eu mesmo responderei todas as perguntas, mas farei por partes, pois não fico muito tempo no computador:










qual a diferença entre captador de baixo, medio e alto ganho?

qual diferença entre os captadores com esse tipo de variação de configuração"DC OHMS (K): 12,0"?






No site decidimos utilizar essa diferenciação ( a exemplo do site da DM ) para ajudar as pessoas na escolha da captação.
O ganho , ou seja , a saída do captador esta relacionado ao som que vc pretende tocar. Para se tocar um Heavy ou um Trash Metal, por exemplo , o ideal é um captador de alto ganho.
O ganho é determinado pelas variaveis do captador, como resistencia Ohminca ( DC Ohms) , bitola do fio, imãs , etc.
Captadores de baixo ganho, possuem caracteristicas proprias, como menos ataque e timbres mais limpos e cristalinos.
Os de medio ganho são para aqueles que desejam um pouco mais de corpo e ataque , mas sem perder certas caracteristicas timbristicas .
Os de alto ganho já possuem ainda mais corpo e ataque , e o timbre limpo embora exista, já começa a ser comprometido, principalmente em captadores ceramicos.
Poderíamos colocar ainda uma outra opção, os de ALTISSIMO ganho, como é o caso do INTRUDER. Neste tipo de captador , vc tem muito ataque , timbres mais graves e sujos.

A resistencia de uma bobina é medida em Ohms e expressa em K , que significa MIL OHMs. Uma bobina de 8 K Ohms possui portanto 8 000 Ohms, este numero por sua vez, esta relacionado ao numero de espiras ( voltas de fio) na bobina.
O captador, como mencionei, esta sujeito a muitas variáveis, mas de um modo geral, quanto maior a resistencia, maior tb a saida, o ganho do captador. Existe tb uma tendencia de o timbre ir ficando mais grave à medida que se aumenta a resistencia, mas isso tb não é uma regra e pode , portanto, ser modificado ao se manipular as tais variaveis do pup.

fpsilva
Veterano
# fev/07
· votar


Erico Malagoli
bom dia...
ainda estou esperando a sua tabela de comparação....
estou pensando em pegar um set do HH777....

Erico Malagoli
Veterano
# fev/07 · Editado por: Erico Malagoli
· votar


fpsilva


Ola amigo, já coloquei a tabela no ar, mas como estou fazendo uns ajustes ainda nao divulguei.

Mas vou aproveitar para divulgar um link muito interessante que o Rafael, um cliente e amigo me passou:

http://www.sobresites.com/guitarra/equipamentos/captadores.htm


abraços

ERico

Erico Malagoli
Veterano
# fev/07 · Editado por: Erico Malagoli
· votar


Hendrix_ssa
qual a diferença de captadores enrolados a mão e os outros que nao sao?



Existem algumas formas de se bobinar um captador.

Uma delas é o sistema utilizado tradicionalmente por empresas de captadores em sua linha CUSTOM SHOP, que consiste em uma maquina que "gira" uma peça com uma bobina acoplada e a pessoa que esta manipulando a maquina controla a velocidade e guia o fio que vai ser enrolado. A tensão é controlada mecanicamente.
Essa é a melhor forma para se conseguir um timbre original VINTAGE . É tb uma forma de se conseguir modelos com timbres diferentes de acordo com a manipulação da velocidade e do modo de bobinamento ( guiando o fio de diferentes formas).
Quando o captador é enrolado dessa forma, dizemos que ele foi " enrolado a mão". Todos os captadores da MALAGOLI são bobinados dessa forma.
Logicamente, a unica desvantagem desse modo de bobinamento é que não é muito vantajoso para produção em larga escala , pois é mais demorado.
Para compensar isso, a MALAGOLI, ao inves de colocar uma maquina automatica, preferiu ter varias bobinadeiras manuais.
São varias bobinadeiras divididas por modelos de captadores : Temos bobinadeiras que enrolam somente captadores VINTAGE, outras os de ALTO GANHO , etc.
Dessa forma, uma pessoa se especializa em um determinado modo de bobinamento.
Já fizemos testes com maquinas automaticas ( CNC) e nenhuma delas conseguiu reproduzir fielmente o bobinamento feito à mão. Nem mesmo as sensorizadas .
Esse tipo de processo automatizado é utilizado para produção em larga escala, sendo assim muito mais rentavel para uma empresa, visto que uma unica pessoa pode produzir o trabalho de 4. Porém o timbre fica mais "duro" e seco, sofrendo portanto um prejuizo de qualidade .
Por isso, como falei, continuamos com nossas bobinadeiras manuais, a exemplo do que a Fender, Seymour , Bill Lawrence, Gibson, Di Marzio, Van Zandt, entre outros, utilizam em seus CUSTOM SHOP.
E existe ainda uma coisa que maquina nenhuma consegue reproduzir : O toque Humano. E esse é com certeza um dos diferenciais desse tipo de produto.

fpsilva
Veterano
# fev/07
· votar


Erico Malagoli
blz.... fico esperando....
mais uma coisa... não vi comentários sobre os valores de grave, médio e agudo do HH777 para ponte... só do braço...
vc poderia me informar esses valores?

filipedelbel
Veterano
# fev/07
· votar


Ae pessoal..

Sei que assim como eu, tem mais pessoas que possuem guitarras Jackson Jdr e Jdr Plus, que na minha opinião é uma ótima guitarra, mas com captadores bem fracos..

Coloquei um set HH777 na minha (hellbucker e realbucker) e a guitarra realmente melhorou bastante, alem dos caps terem saida bem mais alta do que os que vieram, muito legal pro tipo de som que eu toco (hard rock e heavy metal), a captação dos harmonicos ficou muito boa, e o timbre do cap do braço ficou bem encorpado, bem legal.. alem de conseguir fazer várias ligações diferentes.. na minha, fiz o seguinte:

braço humbucker
braço em paralelo
braço e ponte single
ponte single
ponte humbucker

Agradecimentos ao Erico e a Meire que me atenderam super bem, falow ae!

Hendrix_ssa
Veterano
# fev/07
· votar


fpsilva
Calma, ele ainda ta respondendo minhas perguntas, creio que quando ele terminar, essas respostas vao responder suas perguntas e de todo o forum :)

fpsilva
Veterano
# fev/07
· votar


Hendrix_ssa
blz....
eu coloquei a pergunta mais para ele colocar na fila... entendeu?
não me importo de esperar um pouco...
mas valeu pelo aviso....

Funkumba
Veterano
# fev/07
· votar


Erico Malagoli
Erico: não posso deixar de te parabenizar primeiro pela iniciativa exemplar como fabricante.

Comprei recentemente uma Tagima strato modelo T-740 usada e gostaria de saber duas coisas:

1. Os captadores são de fato Malagoli/Sound?

2. Se são captadores Malagoli/Sound, quais as especificações deles (saída, proporções graves/médios/agudos)

Veja se você reconhece os captadores pelas fotos que tirei:
01. Trio de singles Tagima T-740
02. Captador do braço, visto de frente
03. Captador do braço, visto de trás
04. Headstock da guitarra destes captadores

Obrigado pela sua ajuda e conte com um novo cliente.

Abraço!

Funkumba
Veterano
# fev/07
· votar


Erico Malagoli
Na pergunta anterior faltou eu queria acrescentar o valor das resistências (medidas em multímetro). Não sei se ajuda:

Ponte: 7.33 kOhms
Meio: 7.21 kOhms
Braço: 7.33 kOhms

LuizLaiho
Veterano
# fev/07
· votar


em breve postarei aqui uma demo com meu HH777...

a propósito, ja participei de uma jam com o captador. Deixaram minha parte baixa, pq o resto da galera mixou com a guita bem alta, e a minah ficou no ponto, mas deixaram baixa d+... mas vale ouvir...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/155110/

HH777 (ponte) na Tagima Cobra com um V-Amp II em linha...

Rezende xD
Veterano
# fev/07
· votar


Olá,

eu to procurando alguns captadores bem versateis e gostaria de algumas dicas, que tenha um som limpo legal, e se colocar uma distorção naum fique embolando. Pq eu gosto de tocar (ou tentar tocar) desde blues, rock classico a um pouco de metal, de tudo um pouco...

abç

tom_delonge182
Veterano
# fev/07
· votar


Erico Malagoli

Olá Erico!!!

Comprei uma Giannini Les Paul antiga esses dias e to pensando em colocar uns captadores(apesar que os gotoh que vem nela são otimos, mais penso heim algo mais agressivo) mais agressivos nela mais não quero perder o clean...
tava pensando nesse HH777 como é o clean dele??

Qual vc me indicaria???

outra coisa quero captador que de pra colocar o NICKEL COVER será que tem como colocar??

abraços!

Erico Malagoli
Veterano
# fev/07 · Editado por: Erico Malagoli
· votar


o que eu preciso saber sobre esses captadores pra ver se funcionaram em minha guitarra?
Vc precisa escolher captadores que sejam apropriados ao seu estilo, atentando para que estes combinem entre si, com ganho e polaridade. Essas informações devem ser passadas pelos fabricantes.
Na hora da instalação, se vc não tiver muita pratica, consulte alguem gabaritado para faze-la e certifique-se de que o mesmo esteja seguindo o esquema de ligação e posição de instalação orientados pelo fabricante.

Pq captadores em Alnico com o tempo precisa ser recarregados os imãs? quando descarrega o captador para de funcionar? quando tempo ele funciona carregado? rs
O ALNICO tende a perder parte de sua capacidade magnetica com o passar dos anos, pois essa é uma caracteristica desse tipo de imã, mas em condições normais ele não chega a se desmagnetizar totalmente, prova disso são as guitarras Vintage que vc ve funcionando normalmente por ai.
O ALNICO pode se desmagnetizar totalmente se colocado proximo a outros imãs, por isso ele requer um certo cuidado no manuseio, como não encosta-lo a outros captadores ( mesmo em alnico) , imas ou ferro.
Mas caso um ima de ALNICO se desmagnetize ( total ou parcial), é possivel remagnetizar o ima e deixa-lo com carga maxima , sem problemas.
O captador, conforme o ima se desmagnetiza, vai ficando fraco até (no caso do ima se desmagnetizar total ) parar de funcionar. Um ima sem carga não gera campo magnetico e portanto nao capta a vibração das cordas.
O tempo de funcionamento de um captador em ALNICO dependerá, portanto, do cuidado que vc tem com ele.


gosto muito de solar estilo Steve, Yngwie etc e gosto tambem de Thrash Metal, as vezes toco um mpb e classico, qual melhor conjunto de captadores pro meu caso? quanto de ganho, configuração, saida etc eu preciso?
Bom, vc precisara de um SET bem versatil . Se bem que é impossivel vc ter uma guitarra que seja ideal para TRASH e ideal p/ MPB ao mesmo tempo.

Mas , no caso, vc poderia colocar um SET com dois HH777 e um CUSTOM BLUES.

Dessa forma vc consegue passear por todos esses estilos.

Levei em conta um HB de alto ganho na ponte, onde vc pode tocar um Steve e um single no meio que combina bem com o hb do braço o que serve para malmsteen , classico e MPB. Os HH777 possibilitam tirar um trash tb.
Todo o SET é construido com imas em ALNICO o que lhe possibilitara timbres definidos para os diversos estilos que vc toca.

Outra opção é ter mais uma guitarra . Uma vc deixa mais limpa e outra mais suja e pesada.

Hendrix_ssa
Veterano
# fev/07
· votar


Bacana, muito bacana :D
Acho que ja estou 99,9% sem duvidas, ja pesquiso melhor sobre esse assunto depois desses textos :)

Erico Malagoli
Veterano
# fev/07
· votar


fpsilva
mais uma coisa... não vi comentários sobre os valores de grave, médio e agudo do HH777 para ponte... só do braço...
vc poderia me informar esses valores?




Ola amigo:


Equalização do HH777 PONTE :


graves: 6
médios: 5
agudos: 7




abraços


EM

Erico Malagoli
Veterano
# fev/07 · Editado por: Erico Malagoli
· votar


filipedelbel


Valeu amigo!!!

Sempre que precisar, estaremos às ordens!!!

Funkumba

Ola amigão!!

Obrigado pelo elogio!

Esses pups não são SOUND, pois não utilizamos cores diferenciadas para o captador do meio, e esse da foto possui fio vermelho.

Além disso , não utilizamos fita preta nos single-coil.

Costumamos vender captadores com resistencias diferenciadas para as posições da guitarra.

O CUSTOM BLUES, por exemplo, possui 7,5 na ponte e 6,5 no braço e meio. Esses que vc tem seguem o mesmo padrao para todas as posições.


LuizLaiho

Legal, amigo!

Assim que tiver sua demo não esqueça de postar aqui no Forum!

Rezende xD

eu to procurando alguns captadores bem versateis e gostaria de algumas dicas, que tenha um som limpo legal, e se colocar uma distorção naum fique embolando. Pq eu gosto de tocar (ou tentar tocar) desde blues, rock classico a um pouco de metal, de tudo um pouco...


Ola amigo, qual a configuração de sua guitarra?


tom_delonge182

Comprei uma Giannini Les Paul antiga esses dias e to pensando em colocar uns captadores(apesar que os gotoh que vem nela são otimos, mais penso heim algo mais agressivo) mais agressivos nela mais não quero perder o clean...
tava pensando nesse HH777 como é o clean dele??

Qual vc me indicaria???

outra coisa quero captador que de pra colocar o NICKEL COVER será que tem como colocar??



Ola amigo,


O ideal seria o HH777 mesmo. Acesse o www.captadores.com.br pois lá já tem os samples do HH777 Clean e com Drive.
Quanto ao Nickel cover, é possivel sim. Basta respeitar o espaçamento dos polos do captador. Porem o ideal é parafinar todo o conjunto posteriormente.
Se vc tiver interesse, já é possivel encomendar os HH777 com nickel cover.


Hendrix_ssa
Bacana, muito bacana :D
Acho que ja estou 99,9% sem duvidas, ja pesquiso melhor sobre esse assunto depois desses textos :)

Legal amigo,


Fico contente em ter ajudado.

E para ficar ainda melhor, semana que vem estaremos disponibilizando em nosso site, 100 perguntas e respostas sobre captadores.
Eu aviso qdo estiver no ar.
abraços e todos

EM

fpsilva
Veterano
# fev/07
· votar


Erico Malagoli
valeu mesmo pela resposta....
mais uma coisa...
minha guitarra é uma cort viva gold II e tem um botão para push-pull do captador da ponte....
o HH777 pode ser ligado dessa maneira?

Rezende xD
Veterano
# fev/07
· votar


me desculpe... eu esqueci de falar a configuração... a guitarra eh HH

vou repetir a pergunta aqui para naum ter que ficar procurando ela:
"eu to procurando alguns captadores bem versateis e gostaria de algumas dicas, que tenha um som limpo legal, e se colocar uma distorção naum fique embolando. Pq eu gosto de tocar (ou tentar tocar) desde blues, rock classico a um pouco de metal, de tudo um pouco..."

AKA Maycon
Veterano
# fev/07
· votar


Erico Malagoli

Olá, tenho uma guita, FV da groovin (HH), e estou querendo trocar a captação dela. Queria saber se não teria problemas colocar um cap cerâmico na ponte, e um de alnico no braço (já que os de alnico são sensíveis e talz). Se não houverem problemas, estava pensando em por um Intruder na ponte já que é cerâmico e de alto ganho, pra tocar algo mais pesado e sujo, e um prog Bucker mais pelos agudos e pelo seu alto ganho. Se eu fizer isso, quando mudar a chave de posição, vou perder volume (já que normalmente são usados caps de ganho baixo no braço)? Eles vão caber no espaço original do escudo, ou vai precisar comprar a moldura (moldura no escudo xD)? Vai ter microfonia? Som estridente demais sem definição?

Obrigado.

LuizLaiho
Veterano
# fev/07
· votar


Totalmente gravado com HH777 na Ponte de uma Tagima Cobra (corpo de cedro) em um V-Amp 2 em linha. A pena é o cabo que uso na conexão com o PC que é de baixa qualidade. Mas dá prater uma boa idéia.


http://www.guitarbattle.com.br/mp3/luizlaiho-blues-jam.mp3

Erico Malagoli
Veterano
# fev/07
· votar


fpsilva
minha guitarra é uma cort viva gold II e tem um botão para push-pull do captador da ponte....
o HH777 pode ser ligado dessa maneira?


fala amigo,


Com certeza, todos os nossos humbuckers saem com fio de 4 condutores!!!


abraços

EM

Erico Malagoli
Veterano
# fev/07
· votar


Rezende xD
me desculpe... eu esqueci de falar a configuração... a guitarra eh HH



Ola amigo,


Pela versatilidade que vc precisa , fique com o HH777.

Ouça os samples dele no www.captadores.com.br


abraços

EM

TheChaosSpirit
Veterano
# fev/07 · Editado por: TheChaosSpirit
· votar


ainda estou no aguardo dos kits :)

S-S-H
tipo ( Alnico blues braço , Alnico Blues meio e Hellbucker 777 Ponte )

e H-S-H
tipo ( 777 realbucker Braço , alnico blues meio e Hellbucker 777 ponte )

Erico Malagoli
Veterano
# fev/07 · Editado por: Erico Malagoli
· votar


AKA Maycon
Olá, tenho uma guita, FV da groovin (HH), e estou querendo trocar a captação dela. Queria saber se não teria problemas colocar um cap cerâmico na ponte, e um de alnico no braço (já que os de alnico são sensíveis e talz). Se não houverem problemas, estava pensando em por um Intruder na ponte já que é cerâmico e de alto ganho, pra tocar algo mais pesado e sujo, e um prog Bucker mais pelos agudos e pelo seu alto ganho. Se eu fizer isso, quando mudar a chave de posição, vou perder volume (já que normalmente são usados caps de ganho baixo no braço)? Eles vão caber no espaço original do escudo, ou vai precisar comprar a moldura (moldura no escudo xD)? Vai ter microfonia? Som estridente demais sem definição?




Ola amigo,


Sua preocupação com os imas procede, mas pode ser feito em sua guitarra, pois ela só possui 2 captadores.
A diferença de volume entre esses dois captadores vai existir, devido a diferença de saida entre os modelos...
Vc pode colocar no braço o Traditional PRO , o HB HOT , ou o INTRUDER braço, que casam melhor com o INTRUDER.
Ou ainda colocar um HH777 na ponte e o PROG no braço ( mas essa opção nao sera muito adequada se vc quer timbres sujos)
Todos os nossos humbuckers acopanham moldura
Todos os nossos captadores são parafinados p/ evitar a microfonia
Os HH777, PROG, PRO e HOT possuem uma excelente definição sonora, com timbres limpos . Destes, o PROG é o mais agudo
O INTRUDER já possui um timbre mais sujo e grave
O que vc vai tocar?


abraços

Erico

AKA Maycon
Veterano
# fev/07 · Editado por: AKA Maycon
· votar


Erico Malagoli

Olá, vou usar essa guita mais pra Heavy Metal mesmo, mas, eu não estaria trocando os caps dela se os mesmos estivessem bons, pois pretendo comprar uma outra guita até o final do ano. Os caps dela, estão realmente estranhos, as vezes eles apagam, desligam, então eu mudo a posição da chave, ou abaixo o volume e eles voltam a funcionar.
Então, estava pensando em ir empurrando com a barriga até comprar uma guita nova, mas com esses caps desse jeito não sei se vai dar. A guita que eu pretendo comprar é uma cort Katana, ouvi dizer que os caps dela são agressivos, e tem poucos agudos, então eu queria trocar os caps dessa FV pensando em pôr depois na cort, e como os caps dela já tem um ganho alto, queria um captador com ganho moderado.
Os caps que eu comprar eu vou deixar nessa FV até eu comprar a cort.

Obs.: Gostei do timbre dos caps hh777, do prog e do intruder. O hb hot, e o pro pelo que ouvi nos samples, não gostei.

Lúcifer
Veterano
# fev/07
· votar


Olá,

Gostaria de saber qual a diferença entre o HB HOT de alnico e o cerâmico em tibre. e se tem como postar uma tabela comparativa das equalizações de cada um.

Grato,

Diego.

megadeth2612
Veterano
# fev/07 · Editado por: megadeth2612
· votar


Erico Malagoli

Um set de Custom Alnico HB em uma Les Paul ficaria bom para tocar de mpb até um hard rock? Ou nesse caso seria o set do Custom Alnico HB Hot? Ou talvez set HH777?

Rodrigues
Veterano
# fev/07
· votar


E ai Erico

Eu sei que estou perguntando,no topico errado, mas acho que não vai ter problema.É o seguinte, eu vi no site que vocês estão desenvolvendo novos pedais,então eu resolvi te perguntar se você pode adiantar alguma coisa pra nós aqui do forum,minha curiosidade principal é se vocês terão algum pedal baseado no gt2.
De qualquer forma, obrigado pela atenção....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico de perguntas sobre Captadores Malagoli/Sound