Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
marcelgtvcbx
Veterano
# fev/07
· votar


Jabijirous
acho q saquei.. intao eu estou tocando um acorde e imediatamente ja interpreto ele como sendo de outra tonalidade... massa... vo procurar no livro do chediak esse assunto heheh vlw.... poderia aproveitar e explicar o q eh marcha harmonica ... esse termo me parece familiar, mas realmente n sei o q significa...
Allan Martiny POA
ahuahua funçoes matematicas rooxxxxxxx ahuahuahau, mas funçoes na musica apesar de terem certas semelhanças n sao tao complicadas quanto calculo hehehe, cara eu ateh tenho um material aki sobre isso... esse livro do chediak heheh c ninguem postar nada no fds eu posto pra vc algumas coisas sobre isso

Jabijirous
Veterano
# fev/07
· votar


marcelgtvcbx

marcha harmonica é isso aqui!! Dm7 G7 C7M F7M Gm7 C7 F7M Bb7M Cm7 F7 Bb7M Eb7M

é isso!! eu tenho a mesma jogada mudando de tom no caso ai é
II V I IV/I

eu transformo o F7M em primeiro grau de fá, ou seja, eu modulei no fá!! ai vem II V I IV de fá e transformo o IV em primeiro denovo!! isso é uma marcha harmonica!!

marcelgtvcbx
Veterano
# fev/07
· votar


Jabijirous
ae gostei... muito massa :)

marcelgtvcbx
Veterano
# fev/07
· votar


bem vamos la falar de funçoes n eh mesmo, os textos q irei escrever aki foram em sua maioria retirados do livro do chediak, harmonia e improvisação:

Função tonal ou harmônica dos acorde:

Em musica temos momentos instáveis, estáveis e menos instável, e são essas as variações que motivam a continuidade da musica até o repouso final. A palavra função serve para estabelecer a sensação que determinado acorde nos dá dentro da frase harmônica. São três as funções harmônicas: tonica (estável), dominante (instável), e subdominante (menos instável).
Função tônica
É uma função de sentido conclusivo (estável). Geralmente este é o acorde que finaliza uma música. O acorde principal da função tônica é o I grau, mas pode ser substituído pelo VI ou III graus que tambem estabelecem repouso. Estabilidade, repouso, lembre-se disso quando pensar na sensação tônica.
Função dominante
É uma função de sentido suspensivo (instável) e pede resolução na tônica. O acorde principal da função dominante é o V grau podendo ser substituído pelo VII.
Função subdominante
É uma função de sentido meio suspensivo, pois se apresenta de forma intermediária entre as funções tônica e dominante, sendo que o acorde principal da função subdominante é o IV grau podendo ser substituído pelo II grau. Este acorde também é conhecido por causar uma sensação de afastamento

experimente tocar uma progressao IV7M V7 I7M pra vc entender as sensações, no tom de C (q nunca e usado pra exemplos hauhauha) F7M G7 C7M.

Allan Martiny POA
Veterano
# fev/07
· votar


marcelgtvcbx

Hm, interessante.... Valeu...
Algo sobre reharmonização?

_FrEd_

Onde tem? Me passa um link...

_FrEd_
Veterano
# fev/07
· votar


Allan Martiny POA

No post de cima....

aki tb tem algo http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/76666/

Gleison
Veterano
# fev/07 · Editado por: Gleison
· votar


Você pode tocar a progressão: G7 | C7 | F7 | Bb7 | Eb7 usando SubV: G7 | Gb7 | F7 | E7 | Eb7.

Dentro de todo dominante existe um intervalo chamado “trítono”. Este intervalo é medido entre a terça e a sétima de um dominante.

Sempre que invertemos o trítono de um Dominante encontraremos seu SubV.

Ex.:
G7 – Tétrade: G – B – D – F: Trítono B e F.
Db7- Tetrade: Db -F - Ab – B (Cb) - Trítono B e F.

Diminuto – A inversão do Trítono também justifica a utilização do acorde diminuto para resolução do V-I.
Dº - Tetrade: D – F – Ab – B - Trítono B e F.

Espero ter ajudado.

Em meu site, www.gleison.com , existem outros exemplos que podem ajudar na improvisação.


www.gleison.com

Jabijirous
Veterano
# fev/07
· votar


Gleison
fala gleison, a parada nao é improviso e sim harmonia!!! mas valeu pela intençao!! :P quanto mais gente ajudando melhor

Allan Martiny POA

a re harmonizaçao de uma musicasó vai depender da melodia!! veja minha reharmonização da rã que eu postei aqui e pergunte suas duvidas que eu falo na boa!!!

marcelgtvcbx
Veterano
# fev/07
· votar


Allan Martiny POA
po cara reharmonizar eu ainda to estudando tb heheh... ateh meio perdido, mas tem ateh uma "conversa" aki do buteco sobre isso, mas confesso q ainda n tenho embasamento teorico para formular uma explicação :( ... quem sabe daki uns meses hehehe :p .... procura entender um pouco sobre o q o gleison disse ae em cima... o tritono ... de extrema importancia no estudo da harmonia.

Gleison
Sempre que invertemos o trítono de um Dominante encontraremos seu SubV.
ae dessa eu n sabia hauhauha vlw pela dica

marcelgtvcbx
Veterano
# fev/07
· votar


po ae bem que alguem podia fazer um post sobre progressoes harmonicas aki no buteco ein.... sei q algumas coisas ja foram discutidas aki sobre isso mas to sentindo falta de uma boa alma para fazer um dakeles posts bem explicados e que rendem assunto pra varias paginas hehehe

Jabijirous
Veterano
# fev/07
· votar


marcelgtvcbx


ué, o q tu quer saber de progressão harmonica?

marcelgtvcbx
Veterano
# fev/07
· votar


Jabijirous
po cara eu gostaria que alguem fizesse um post como exemplo utilizando uma progressao simples considerada cliche(II V7 I7M ou V7 Im7 ou q q outra) e utilizasse diferentes formas de abordagens sobre essa progressao, ae o pessoal ae q conhece desse lance iria poder trocar opnioes e os novatos como eu podem ler sobre essas abordagens e aprender + sobre o assunto, n sei ao certo nem mesmo c meu conceito sobre o assunto esta certo... dicas de como fazer a "harmonia andar" nas progressoes

Jabijirous
Veterano
# fev/07
· votar


marcelgtvcbx

po cara eu gostaria que alguem fizesse um post como exemplo utilizando uma progressao simples considerada cliche(II V7 I7M ou V7 Im7 ou q q outra) e utilizasse diferentes formas de abordagens sobre essa progressao,


ainda nao entendi!! voce quer saber de escalas sobre essa sequencia???

marcelgtvcbx
Veterano
# fev/07 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


Jabijirous
ainda nao entendi!! voce quer saber de escalas sobre essa sequencia???

sim... na verdade eu gostaria que vc mostrasse possibilidaes em cima dessa progressao... o que vc acha + legal usar... como vc aplicaria, q escalas utilizaria e qual o raciocinio usado para aplica-las... entende o q estou pedindo? tipo sugestao de como vc colocaria uma melodia em cima dessa progressao, qual o raciocinio pra aplicar determinada escala em cima de uma progressao qq entendeu???...

Jabijirous
Veterano
# fev/07
· votar


marcelgtvcbx

é aquilo que eu venho falando desde o inicio do tópico!! se voce nao sabe o b a ba, nao adianta querer falar INCONSTITUCIONALISSIMAMENTE

vou fazer uma sequencia muito simples usando o tonal, veja que sempre falo do tonal, chega a ser um saco, mas vamos lá

uma progressao simples tipo:

C7M Dm7 G7 C7M Bm7b5 E7 Am7M Dm7 Em7 F7M G7 C7M

primeiramente pensando no tonal!!

eu tenho:

I II V I VII/II(modulei pro tom relativo usando acorde em comum) V I IV/I (voltei pra dó maior) III IV V I

agora pensando nas escalas( lembrando, É TONAL)

do acorde de C7M até o outro C7M eu vou usar a escala de dó maior!!

Do Bm7b5 até Am7M eu vou usar La menor harmonico

do Dm7 até o C7M eu vou usar a escala de dó maior denovo!!


isso é uma das milhoes de maneiras de se pensar!!

lembrando que a musica é livre, voce faz o q voce quiser com ela!! se voce gosta ótimo use a escala que te agradar mais, se nao nao use!!

por isso que nao vou falar os modos!!

só uma previa do que eu iria escrever

C7M jonio
Dm7 dórico voce pode jogar VARIOS mas como dizem os gringos vamos de baby steps
G7 mixolidio
etc etc!!!

se voce domina bem as escalas, teste elas num vamp por exemplo em C7M teste todas as escalas possiveis , eu to falando de escala nao de arpejos, teste todas possiveis, testou, depois vai fazendo outras, isso vai te gerar conhecimento auditivo das escalas!!! ou seja, quando voce ver um acorde X7M maior voce ja sabe que som vai soar a escala tal ou a outra!!

estudar improvisação é ter paciencia!! pois uma frase mal feita, acaba com tua reputação :P

Curly
Veterano
# fev/07 · Editado por: Curly
· votar


Jabijirous, Panucci e outras feras da harmonia:

Gostaria de uma análise do finalzinho dessa música. É um Blues, mas improvisado sobre uma linha descendente de 4 acordes, nunca tinha visto isso, eu entendi que era uma espécie de "turnaround" que se repetia indefinidamente, mas gostaria de ouvir opiniões...

Jabijirous
Veterano
# fev/07
· votar


Curly

cade a harmonia da parada?? só tem em mp3!!

Curly
Veterano
# fev/07 · Editado por: Curly
· votar


Jabijirous

então, eu queria que vcs ouvissem a mp3 e dessem uma interpretação harmônica da parada, o que eu escuto é o seguinte (o trecho em questão começa nos 5:20):

no tom de Lá maior o guitarrista toca os intervalos:

e-----------------------------
b---5--4--3--2--------------
g-----------------------------
d-----------------------------
a---5--4--3--2--------------
E-----------------------------

Já a linha do baixo evidencia uma sequência cromática descendente: E-Eb-D-Db (3a dos acordes em questão ?)

o interessante é que a coisa soa legal demais !!! Qual seria a real interpretação harmônica, considerando que é um Blues ? Seria, por exemplo, C7-Cdim-Bdim-A7 ???

Jabijirous
Veterano
# fev/07
· votar


Curly

A E7 B/D# Dm A/C#

essa é a harmonia!!

Curly
Veterano
# fev/07
· votar


Jabijirous
A E7 B/D# Dm A/C#

essa é a harmonia!!


Sim !!! com certeza a parte "B/D# Dm A/C#" está correta, preciso verificar ainda a sequência completa, mas agora, com essa luz, eu arrumo caso precise acertar algo, mandou bem velho, vlw !aí !!

Jabijirous
Veterano
# fev/07
· votar


Curly
o A7 e E7 estao errados????

????

marcelgtvcbx
Veterano
# fev/07 · Editado por: marcelgtvcbx
· votar


Jabijirous
modulei pro tom relativo usando acorde em comum

intao, aki vc esta falando do Bm7b5 correto? isso q eu acho meio confuso ainda... pq pra mim esse seria o VIIm7(b5), ae vc modula pra Am7M certo? qual o raciocinio q vc utilizou pra chegar nesse Am7M? por exemplo c eu pensasse q esse acorde de Bm7b5 fosse outro acorde, ae eu modularia pra outro tom? seria isso?? depois vc usa o IV/I, pra mim vc ainda esta em A menor harmonico certo?? esse Dm7 eu poderia dizer q ele e IIm7 de C??
por isso que nao vou falar os modos!!

po falae heheh c vc n c importar de responder milhoes de perguntas como essas ae em cima hehe

se voce domina bem as escalas, teste elas num vamp por exemplo em C7M teste todas as escalas possiveis , eu to falando de escala nao de arpejos, teste todas possiveis, testou, depois vai fazendo outras, isso vai te gerar conhecimento auditivo das escalas!!! ou seja, quando voce ver um acorde X7M maior voce ja sabe que som vai soar a escala tal ou a outra!!

como assim vc poderia explicar melhor como fazer isso??
vlw ae ... :)

estudar improvisação é ter paciencia!! pois uma frase mal feita, acaba com tua reputação :P
huahuahuahuahauhau intao minha reputaçao deve ta la em baixo hauauah

_FrEd_
Veterano
# fev/07
· votar


marcelgtvcbx

como assim vc poderia explicar melhor como fazer isso??

O que ele está querendo dizer eh q qnd c tem um C7M, por exemplo, vc pode
usar a escala maior, modo jônio, ou o modo lídio... O que vai mudar nos dois modos eh a 4ª e apenas essa notinha vai servir pra dar uma sonoridade diferente... Eh soh assim q vc vai entender os modos, n eh decorar cada escala e n saber usar pra nd...

Jabijirous
Veterano
# fev/07
· votar


marcelgtvcbx


volta no incio e ve lá, onde eu falo sobre mudulação por acorde em comum!!

o Bm7b5 é VIIº do tom de dó, e II de Am!! entaou eu usei como acorde pivo pra minha modulação! ai esse acorde ja sairia da função de Dominante!! é importante entender as funções!!!

Curly
Veterano
# fev/07
· votar


Jabijirous

o A7 e E7 estao errados???

parece que estão, vou analisar e posto depois

james_the_bronson
Veterano
# fev/07
· votar


Eu tinha feito um tópico aí me sugeriram postar a dúvida aqui:



Comecei nas aula de Harmonia Funcional e já tomei surra no primeiro dia :\ ...

O cara tinha começado falando que na música tonal o movimento comum era Tônica - Subdominante - Dominante - Tônica ( entre outras coisas explicou que Tônica era o momento de repouso, Subdominante era a tensão antes do clímax e que a Dominante era o Clímax ). Até aí beleza...

Depois começou a falar umas coisas que não entendi. Ele colocou assim:

Função Tônica => I - T, IV - T relativa, III - T anti-relativa.

Função Subdominante => IV - S, II - S relativa, VI - S anti-relativa ( mas que o VI grau era mais usado como Tônica relativa ).

Função Dominante => V - D, VII - D ( um D cortado ).

As dúvidas são:

- Quando falava sobre "T relativa" e "T anti-relativa" ele armou uns acordes e mostrou o porquê desses nomes ( ou seja, um relativo de outro ) mas eu não saquei como que ele fez isso...

- Também não entendi porque a Função Dominante não tem "relativa" e "anti-relativa" e não sei o que é o "D cortado"...

Valeu aí pela ajuda...

marcelgtvcbx
Veterano
# mar/07
· votar


po galera ng pra responder ae pro nosso amigo??? tambem n saco nada desse lance e gostaria muito de ler a resposta...

ghb
Veterano
# mar/07
· votar


Faz tempo que não venho pra cá....

marcelgtvcbx

Já responderam o james_the_bronson em outro tópico, tô colando aqui a resposta : )

Conhecemos tres funções quando falamos de Função Tonal, que seriam:
Função Tonica (estavel), Função Subdominante (pouco estavel - intermediaria) , e Função Dominante (instavel).

Função Tonica - I° grau. Podendo ser substituido pelo III° e VI° grau.
Porque ??? Pela proximidade de algumas notas na formação dos acordes.
Ex. Vamos considerar o Dó como tonica (I° grau)

As notas seriam:
C = do, mi, sol, si

e a formação dos acordes q podem substitui-lo
Em (III° grau) - Mi Sol Si Ré
Am (VI° grau) - La Do Mi Sol

ou seja, todos eles, tem pelo menos tres notas em comum em sua formação. Daí a semelhança nas funcoes.

O mesmo ocorre com as outras funções.

Função Subdominante
F (IV° grau) - Fa La Do Mi

podendo ser substituido pelo Dm ou Am (II° ou VI° graus)
Dm - Re Fa La Do
Am - La Do Mi Sol

Função Dominante
ocorre uma excessao nessa função, pois o acorde de Em (que seria uma das substituições), nao possui o Trítono (intervalo q caracteriza a Função Dominante, formado pela quarta e setima nota do campo harmonico em questao. Se o campo do exemplo é o de Dó, as notas q formariam o tritono seriam Fa e Si). Essas notas (ou tritono), sao responsaveis por gerar a tensao do acorde dominante.

Acorde de G (V° grau) é gormado por Sol Si Re Fa
as substituições seriam, Em (III° grau) ou Bm(b5) (VII° grau), mas como o Em nao possui o trítono, ele nao funciona na pratica.

Em - Mi Sol Si Re
Bm(b5) - Si Re Fa La

O tal do D cortado pe a mesma coisa q o VII° grau, só q com um nome mais escroto.. :D q nao se usa ha 300 anos.,

jessi
Veterano
# mar/07
· votar


Bom eu tenho uma duvida sobre harmonia, ñ sabia onde postar então vou postar aki:
Bom acho q esta eh a escala cromatica ou semi-tonada:
C-C#-D-D#-E-G-G#-F-F#--A-A#-B
blz, ateh ai pra mim tah de boa, mais na hora dos tons, tipo de C pra C# tenho um semi-tom, de C pra D 1 tom, mais e de E pra G eu tenho 1 tom ou meio-tom.
por q tinha pegado essa sequencia aki, mais ñ sei se esta certa:
TOM-TOM-SEMITOM-TOM-TOM-TOM-SEMITOM.
ou sera q eh a minha escala cromatica q tah errada?

Bom se alguem puder me ajudar nesta minha duvida q pra maioria deve ser meio q idiota, eu agradeço muito!!!!
VLW!!!!

Luckas_Guitar
Veterano
# mar/07
· votar


jessi
TOM-TOM-SEMITOM-TOM-TOM-TOM-SEMITOM.

esses são os intervalos da escala MAIOR, p.e:

G A B C D E F# G e C D E F G A B, pode conferir q os intervalos seguem o padrão que vc disse.

Agora na cromática, vc inverteu a ordem colocando o G antes do F por isso que deu esse erro nos intervalos q tu escreveu. A escala cromética tem intervalos de semi-tom.

Ok?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia