Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


Extrapolation

eu to falando em contraponto!!! se voce jogar um la no acorde de dó e resolver na nota sol esse lá é é uma escapada!!!

no tonal existe nota do acorde e notas melodicas e acordes alterados!!!

essa sequencia I V7 VI IV II VII I eu nao falei que era modal, eu falei tonal nao poderia ser jonico exatamente por causa do tritono, pra ser modal é só substituir o VII por qual quer outro acorde de funçao tonica ou subdominante!! ai voce pode pensar em modal!!

tu nao ta entendo pq eu falei de contra ponto e voce falou de improvisação, improvisação é uma coisa, contraponto é outra!!

isso que eu falei foi pro contra ponto!!


e outra coisa, a gente é muito chinelao ao só analisar as coisas pensando em escala maior e menor... temo q começar a estudar as possibilidades com os modos gerados a partir de outras escalas
eu uso menor melodica em cima do IIm7... tanto um tom abaixo quanto no mesmo tom
eu uso dorico em cima do V7


concordo, agora pra chegar a esse ponto tem que entender o tonal!!

quando o leandro falou daquela sequencia, IIm jogar escala dórica V7 mixolido, etc etc nao ta errado, ta certo, pra inicio de conversa é o certo, pro cara entender os modos e onde pode ser usado!! quer ver um exemplo

C7M F7M Ab7M Eb7M Cm7 Bb° Dm7 G7 C7M

qual é o tom???

modulei pra onde???

nessa sequencia o q voce usaria ?????


lembrando que nao tem melodia é uma simples base harmonia, a melodia diz tb qual escala voce deve usar!!!

ghb
Veterano
# nov/06 · Editado por: ghb
· votar


Jabijirous
C7M F7M - I IV de C
Ab7M Eb7M Cm7 - Eb maior
Dm7 G7 C7M - II V I de C
Bb° - tensionando p/ Dm7 . Bb vai para a 7ª e a b5 (Fb) vai para a 3ª menor. Resolução do trítono nas notas do acorde de Dm7. Pensei no próprio Bb dim (ou A dom dim).

O que usar? Eu pensaria em princípio em um contexto tonal sobre cada CH, e depois pensaria sobre cada acorde...

Isso?

ghb
Veterano
# nov/06 · Editado por: ghb
· votar


Tipow é válido "enumerar" situações harmonicas:
Dois acordes dominantes diferindo em 1 tom > IV e V da menor melódica

E7 F#7 > dois dominantes presentes em B Menor Melódica (mixo 4# e mixo b6)

Acordes dominantes como acima (desconsiderando a 5ª) ou XAlt diferindo em 1 tom podem também serem considerado dentro de um campo harmonico Hexafônico (pode ser um dom dim também). E é legal também pensar acorde Xalt na menor cigana, já que ela tem um cromatismo legal 4#/5/b6...

O problema é que acordes dominantes te dão muitas opções, ainda mais pensando em tétrades de sobreposição de terças a partir da tônica...

I IV ou IV I clichê - C7M / F7M ( O que considerei na Harmonia que o Jabijirous passou.

e por ai vai....

Quando os acorde vão ficando com mais dissonâncias é que o cerco começa a ser fechar, as coisas começam a ficar de certo modo mais específicas... aí a saída são os cromatismos e outras firulas através dos fatores de interpretação ( também conhecidos como feeling...) para viajar as idéias.

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
kkkkkkkkk
quando eu vejo q vo errar nas bases eu do uma dançadinha

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


Jabijirous
ah, mas eu nao tava falando em contraponto, só citei o exemplo e ainda disse q eu nao sei nada de contraponto
durante todo o momento todo mundo ta falando em improvisaçao, mudar o assunto assim do nada eu acabo nao entendo nada mesmo

nem tenta falar em contraponto comigo q eu nao sei nada meeeeesmo

ah, e eu nao enxergo uma base sendo modal ou tonal, eu enxergo acorde por acorde mesmo

C7M F7M Ab7M Eb7M Cm7 Bb° Dm7 G7 C7M
o tom? sei lá, to poco me lixando pra tom haha

olha só, começasse com uma sequencia em quarta ali... C7M e F7M ;
depois uma em quinta Ab7M e Eb7M
na primeira: C7M (tons inteiros) F7M (tons inteiros meio tom abaixo)
na segunda: pra varias lidio nos dois

Eb7M e Cm7 ... tam uso Eb maior mesmo, pra nao me xingarem hehe

G7 e C7M uma penta menor ou penta menor 6 tb, as duas em G

convesso (puta merda, como se escreve isso?) q vai ser forçado uma 7m em cima duma 7M no C7M... mas... hehe

nao dá bola cara, eu gosto de fugir do tradicional

Bbº (dom-dim) e pq nao estender até o Dm7?

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


uéééé´?????
q porra é essa????
me perdoem o palavriado... mas aquela minha ultima frase... eu nao escrevi ela ali, eu escrevi ela no meio do texto...
comé q ela foi parar ali?????

cara, isso foi muito estranho

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


ghb

Não sei se eu tô boiando na idéia, mas é como tocar I, IV, V. Ao invés de ir no tradiconal jônio, lídio e mixo, você pensar nos dois acordes IV e V como graus da menor melódica, no caso Cm melódico.

C jônio (ou outro maior), F e G como IV e V da menor melódica.

No fundo, só muda uma nota E para Eb.

Extrapolation

Se eu dançar todas as vezes que eu errar, é capaz da banda me despedir como guitarrista e recontratar como bailarino... até tenho porte físico pra isso, óh... :p

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Extrapolation

Você deve ter arrastado ela com o mouse sem querer... isso já aconteceu comigo.

Extrapolation
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
pior q eu nao tenho porte

poise... eu to dormindo ja cara

LeandroP
Moderador
# nov/06
· votar


Extrapolation

Eu também... fui_________

bends

ghb
Veterano
# nov/06
· votar


Tipow as JAM's de modos gregorianos seria bacana acontecer aqui.... então to postando uma BT em G jônio pra ver se rola.... aí quem quiser pode gravar e postar aqui.... Seria legal fazer uma análise no improviso, tipow usei esta escala para dar esta intenção, este arpejo para complementar estas idéias, um cromatimo até algum lugar, um outside (ótima desculpa para bends desafinados e afins: ) ) e por aí vai..... acho que seria bacana.... alguém se dispõe?

Link da BT

ghb
Veterano
# nov/06 · Editado por: ghb
· votar


LeandroPanucci
Tinha errado mesmo, valew!
E7 e F#7 são IV V de B menor melódica.... tá editado : )

Bm7+ / C#m7 / D7+/5+ / E7 / F#7 / G#m7/b5 / A#alt

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


ah, mas eu nao tava falando em contraponto, só citei o exemplo e ainda disse q eu nao sei nada de contraponto
durante todo o momento todo mundo ta falando em improvisaçao, mudar o assunto assim do nada eu acabo nao entendo nada mesmo



é que voce citou contraponto hehehe ai so falei como é contraponto hehehehe


o tom? sei lá, to poco me lixando pra tom haha

é disso que eu to falando, pra voce andar primeiro voce engatinhou

C7M F7M Ab7M Eb7M Cm7 Bb° Dm7 G7 C7M

isso ai é simplesmente tom de dó maior e modulei para o homonimo

C7M I
F7MIV
Ab7M AEM VI
Eb7M III
Cm7 I
Bb° Dim
Dm7 II
G7 V
C7M I

analisar é fundamental, primeiro voce tem que entender, depois voce alopra :P

uéééé´?????
q porra é essa????
me perdoem o palavriado... mas aquela minha ultima frase... eu nao escrevi ela ali, eu escrevi ela no meio do texto...
comé q ela foi parar ali?????

cara, isso foi muito estranho


alguem enche o copo do cara, acabou a cerveja heuaheiauheiauehaiu

Extrapolation
Veterano
# nov/06 · Editado por: Extrapolation
· votar


Jabijirous
tu pediu o q eu tocaria... só falei
só quis te mostrar como eu penso pra tocar as coisas mesmo

eu saquei q era isso ae sim q tu tinha feito
só nao captei ainda aquele Bbº como do tom homonimo
pra mim foi só um Dbº chamando o Dm7

Extrapolation
Veterano
# nov/06 · Editado por: Extrapolation
· votar


Jabijirous
Bb° Dim
dããã agora q eu vi hahah
tava começando a achar q eu tava loco

ahh e outra, tu perguntou o tom só né....
agora q eu percebi haha
eu nao penso só em tom, eu penso em tom e tonalidade ao mesmo tempo
nao consigo pensar só em tom

Zakk Wylde_
Veterano
# nov/06
· votar


Vou postar de novo esse site que tem coisas bastante interessantes como análises das fugas de bach e outras composições de músicos eruditos (em Articles>Analysis and Theory)


http://www.teoria.com

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


LeandroPanucci
Como entrar num universo paralelo, em busca do "trítono alvo".
o q seria tritonos alvos?? seria o tritono q vc quer chegar pra resolver?? n entendi muito bem esse exercicio q vc postou do tritonos insanos pode me dar "luz" hehehe
Extrapolation
a teve momentos q usei tetrades maiores em cima de acordes diminutos, no mesmo tom (opa, nos mesmos tons haha tem 4 tons no mesmo acorde)

isso eh pscodelico

marcelgtvcbx
Veterano
# nov/06
· votar


ghb
Bb° - tensionando p/ Dm7 . Bb vai para a 7ª e a b5 (Fb) vai para a 3ª menor. Resolução do trítono nas notas do acorde de Dm7. Pensei no próprio Bb dim (ou A dom dim).
oO

Seria legal fazer uma análise no improviso, tipow usei esta escala para dar esta intenção, este arpejo para complementar estas idéias, um cromatimo até algum lugar, um outside (ótima desculpa para bends desafinados e afins: ) ) e por aí vai...
otima ideia

Jabijirous
isso ai é simplesmente tom de dó maior e modulei para o homonimo
pode me dizer o q eh tom homonimo??

LeandroP
Moderador
# nov/06 · Editado por: LeandroP
· votar


marcelgtvcbx

o q seria tritonos alvos?? seria o tritono q vc quer chegar pra resolver??

Exatamente isso.

Os outros trítonos são insanos. Não pensei neles especificamente. Costurei eles no braço até chegar onde eu queria. Os trítonos têm o mesmo desenho no braço, pois são sempre um #4 ou um b5 (desenho).

Chegou a tocar a tablatura?

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


marcelgtvcbx
tom de dó maior, tom homonimo dó menor, tom de la maior, tom homonimo la menor, sacou????

o Bb é apenas um diminuto de passagem!!!! as mesmas notas do C#° tem no Bb°

marcelgtvcbx
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
cheguei a tocar sim, agora entendi vc vai usando tritonos aleatoriamente ateh chegar onde deseja pra entao resolver, isso??

Jabijirous
agora entendi vlw :)

Jabijirous
Veterano
# dez/06
· votar


C7M F7M Ab7M Eb7M Cm7 Bb° Dm7 G7 C7M


sae fosse pensar em modos eu jogaria tudo lidio nos 4 primeiros acordes

um dórico no dó menor, escala diminuta e no resto jogaria escala de dó maior!!!

mas eu prefiro pensar em arpejos do que escalas

C7M jogaria um Bm7 caracterizando o modo lidio
F7M arpejo de G7
Ab7M arpejo Eb7M
Eb7M arpejo Ab7M
Cm7 arpejo F7
Bb° arpejo de A7(b5)
Dm7 arpejo Eb7M
G7 arpejo B°
C7M pra finalizar arpejo dele mesmo :P

obivio que tem muito mais arpejos, so botei alguns que sempre jogo

ghb
Veterano
# dez/06
· votar


Jabijirous

Sobreposição de apejos é True : )

Pra quem quiser estudar mais sobre sobreposição de arpejos, tem um livro de Don Mock chamado Artfull Arpeggios. O Livro do Nelson Faria - que parece que bastante gente do buteco tem - Escalas, Acordes e Arpejos (não necessariamente nesta ordem hehe) também fala sobre o tema, e mostra uma tabela de sobreposição acorde/arpejo.

marcelgtvcbx
Veterano
# dez/06
· votar


garçon me traz uma caipiriha e 1 tropero

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


marcelgtvcbx

É mais ou menos aleatório, rola uma intenção meio pscodélica nesses licks... são as minhas rotas de fuga.

marcelgtvcbx
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
intaum eu achei muito doido.. me parece q sua "praia" eh + jazz n eh mesmo... pq em uns sons progressivos esse lick funcionaria muito bem...

Extrapolation
Veterano
# dez/06
· votar


ae pessoal
assunto de buteco agora

qual a guitarra q vcs usam? o q tem de bom e de ruim nela?

a minha: Golden Stratocaster
deve ter mais de 12 anos, foi comprada usado pelo meu irmao q a usou por 4 anos (ele era metaleiro). ficou 3 anos atras do armário aqui de casa, quando eu descobri q ela ainda existia heheh imaginem o estado q ela tava

apesar de ser "golden", a madeira dela é muito boa, os timbres sao bons, e digo timbres pois tem 5 posições na chave q mudam muito o timbre de um pra outro

a tocabilidade das goldens nunca foi boa, é ruim de tocar nela mesmo, sinto uma puta facilidade em tocar nas guitarras dos meus amigos hehe até mesmo nas stringberg com ação de cordas lá em cima.

ja to com os trates tudo restos e alguns furados, sai muito ruim o som por isso, até come as notas nos acordes hehe

ah, e pro LeandroPanucci essa: tu chego a montar ou modificar uma guitarra tua nao foi? tu chego a trocar o braço? eu tava pensando em fazer isso com a minha. e fixar a ponte tb

ghb
Veterano
# dez/06 · Editado por: ghb
· votar


As minhas guitarras:


Dolphin Strato antigona: Encontrei ela num brechó pra vender por 100 conto \o/... fazem pouco mais de 4 anos..... minha primeira guitarra, comecei a tocar com ela : )... escalopei o braço dela, refiz vários testes com a parte elétrica e talz... corpo em mogno de peça única... o timbre dela eu gosto... pena que tá agora sem braço (ele estava rachado e eu terminei de quebrar hehe). A ponte dela é de dois pivôs, chave 5 posições, 3 singles. Apesar da ação de cordas ser "um violino", adoro ela (com o braço novo, quando eu tiver grana pra fazer, isto tende a melhorar). Por causa dela eu não me dou bem com guitarras com ação de corda muito baixas : )

Tagima T-Zero nacional: Eu queria uma guitarra 24 casas e floyd (quase comprei uma Strato Tagima escalopada e com floyd, pois strato é o melhor modelo do mundo \o/), aí encontrei uma de 27 casas!!! Fiquei em dúvida entre ela e uma Rg350, mas o braço da zero - pra mim - é muito bom!!! Quando a peguei na loja, após experimentar as RGs, parecia o Homer com uma Duff huahauhahau. E outra, me sobrou grana para o meu SD Dimebucker (dive bomb rules \o/). Coloquei push-pull e já refiz umas 5 ligações diferentes na elétrica.... gosto pra caramba dela!!!

Extrapolation
Veterano
# dez/06
· votar


ghb
po, pode crer essa dolphin
achei tri bonita

nunca toquei numa tagima zero,mas pelo q ja vi parece ser bem macia
ja toquei numa tagima strato escalopada... é outro nivel, tem q tomar cuidado q o cara nem sente as cordas hehe

ghb
Veterano
# dez/06
· votar


Extrapolation

Hehe.... O escudo dela era branco, aí peguei uma lata de spray grafite e meti bronca, escudo de formica, acho que duas folhas coladas.... A Zero é bem confortável mesmo. Quando à levei pro luthier, ele deixou a ação de corda tão baixa que pedi pra ele aumentá-la!!! Costumes....

Um amigo meu comprou estes dias uma Tagima J2 (Juninho Afram), o tipo que eu curto (escalope, floyd...). Braço em peça única, ação baixa de cordas, bem escalopada (qualidade do escalope), reguladinha, craquelado em relevo... Ele ia comprar uma Cort GVT (3 Lance Sensor, Push-Pull na ponte, ponte tipo wilkinson), mas como eu fui junto pra "fazer consultoria", já viu o resultado né!!! hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia