Boteco da Harmonia

Autor Mensagem
ghb
Veterano
# mar/07
· votar


jessi

Escala cromática simplesmente tem que ter as 12 notas

A A# B C C# D D# E F F# G G# A

É sempre em intervalos de semitom

jessi
Veterano
# mar/07 · Editado por: jessi
· votar


Luckas_Guitar
ghb


Ok?


Ok!, vlw deu pra entender, agora.
pensei q eu tinha copiado ela errada, mais então de E pra F eu vou ter 1 tom completo?

ghb
Veterano
# mar/07
· votar


jessi
mais então de E pra F eu vou ter 1 tom completo?
De B para C e de E para F, a distância é de 1 semitom (1/2 tom)

jessi
Veterano
# mar/07
· votar


ghb

De B para C e de E para F, a distância é de 1 semitom (1/2 tom)


hum.. atah agora sim entendi completamente!
eh q pensei q o E e o B tavam sozinhos sem # pq tinha copiado errado.
rsrsrs...
VLW ai por me ajudar.
Obrigada!!!

Jabijirous
Veterano
# mar/07
· votar


acho que a culpa é da moderação!!! se estiver em sticky dava pra saber, nao é sempre que vejo esse topico, entao fica dificil!!! e quando nego posta aqui, milhões de gente posta em outros tópicos e esse vai ficando pra trás, entao nao da pra ficar procurando sempre, até pq esse tópico tem praticamente quase tudo que o cara precisa saber de harmonia!!!

eu voto STicky

ghb
Veterano
# mar/07
· votar


Nas páginas anteriores eu e mais usuários já tinhamos pedido isso.....

eu voto STicky (2)

jessi
Veterano
# mar/07 · Editado por: jessi
· votar


Jabijirous

acho que a culpa é da moderação!!! se estiver em sticky dava pra saber, nao é sempre que vejo esse topico, entao fica dificil!!! e quando nego posta aqui, milhões de gente posta em outros tópicos e esse vai ficando pra trás, entao nao da pra ficar procurando sempre, até pq esse tópico tem praticamente quase tudo que o cara precisa saber de harmonia!!!


bom ñ sei se conseguir entender o q vc quiz dizer, + se tah dificil pra vc achar este topico no meio de tantos, e soh vc entrar em "membro" q tem de baixo do seu nome, dai lah vc vai achar os topicos q vc jah entrou, e entra de novo sem precisar de procurar no meio de tantos topicos.

espero ter ajudado, (hehehe...sendo q vc ñ tava pedindo ajuda neh?)
ñ sei o q eh STick, mais....
deu pra entender q vc queria dizer isso q eu postei acima. ( bom pelomenos foi o q eu entendi)
espero ter te ajudado!
( e ñ pagado mico tentando fazer isso. rsrsrs....)
Vlw!!!!

_FrEd_
Veterano
# mar/07
· votar


jessi

Stick eh deixar o tópico "preso" no topo, assim como ja tem alguns, e ficam com um "!" pra simbolizar o stick...

Eu voto sticky tb, pq o tópico ta mt bom, mas acho legal o pessoal organizar o material do tópico pra fikar mais claro!

jessi
Veterano
# mar/07
· votar


_FrEd_

atah, agora entendi o q eh stick, tive problemas com esse negocio de achar os topicos tbm, agora ateh q ñ tenho mais.
Mas se for pra fazer uma votação eu voto stick tbm, agora q jah sei o q eh isso, eu acho q com ele o forun poderia ficar mais organizado msm.
tem dias q ele tah muito bagunçado!

Jabijirous
Veterano
# mar/07
· votar


jessi
eu sei eu faço isso, mas nao seria melhor voce entrar na comuna de guitarra e estar lá bem na cara o topico???

jessi
Veterano
# mar/07
· votar


Jabijirous

eh seria, pq tem uns topicos no começo quando a gente entra na comuna de guitar q são ruins e antigos, e os boms estão mais em baixo ou então na segunda pagina, infelizmente!
:(
mais qm sabe isso algum dia mude!

Luckas_Guitar
Veterano
# mar/07
· votar


Uai gente, bota nos favoritos seus aí nos browser, rola muito. E pra ficar stick, acho que alguém tem q pedir na central.

=*

jessi
Veterano
# mar/07
· votar


Luckas_Guitar

Uai gente, bota nos favoritos seus aí nos browser, rola muito. E pra ficar stick, acho que alguém tem q pedir na central.
bom dai eu acho q tem q ser qm fez o topico neh?

Luckas_Guitar
Veterano
# mar/07
· votar


jessi

nem sempre, pode ser qq um, mas é bom dizer q tem muitos usuários querendo e tal.

jessi
Veterano
# mar/07
· votar


Luckas_Guitar

nem sempre, pode ser qq um, mas é bom dizer q tem muitos usuários querendo e tal.

eh, ou então entra todo mundo q quiser e pedi la na central.
Bom mais ia fazer muita bagunça, uma pessoa soh podia entra com os nicks de todos q quisecem o stick aki no forun, mais ñ sei se isso eh permitido, (outra coisa q eu tava pensando era fazer um topico com votação pra ver qm ia querer o stick, dai acho q seria mais facil, ñ acha?)

marcelgtvcbx
Veterano
# mar/07
· votar


cara eu concordo q stick seria bem melhor... com certeza esse topico tem muito material de estudo... talvez organizando de alguma forma mesmo poderiamos tornar o acesso as informações desse topico mais rapido... poxa n conheço nenhum moderador.. um pedido de um deles para transformar o topico em stick iria ter + "peso" na acham??

Percival
Veterano
# mar/07
· votar


Vamu lah sem drama moderadores! STICK!

james_the_bronson
Veterano
# mai/07
· votar


Então, outra dúvida pessoal:

Aula de Harmonia Aplicada. O professor pediu para a gente experimentar as substituições em alguma música simples, de preferência música folclórica. Eu peguei "O Cravo Brigou com a Rosa":

Tom: G

--G----------------------Am
O cravo brigou com a rosa
--D7------------------G
Debaixo de uma sacada
--G7-------------C
O cravo saiu ferido,
------Am-------D7--G
E a rosa, despedaçada

--G---------------Am
O cravo ficou doente
--D7-----------G
A rosa foi visitar
--G7--------------------C
O cravo teve um desmaio
---Am---------D7----G
A rosa pôs-se a chorar

Dúvidas:

- Aquele G7 é um dominante secundário. É aquilo que se chama modulação passageira??? E ele resolve no C???

- Como eu Poderia fazr uma substituição ali??? É absolutamente a mesma coisa ou eu preciso respeitar o tom principal???

jessi
Veterano
# mai/07 · Editado por: jessi
· votar


boa tarde galera...
bom ñ sei se eh o lugar certo pra mim colocar esta duvida + la vai.
to estudando teoria de novo (rsrsrs). soh q agora eu peguei uma tabela de intervalos q eu ñ sei como funciona.... ela eh assim:

b9 9 b3 11 #11 b13 13 b7 7
|___|___|___|__|___|___|__|___|___|___|___|__|
T b2 2 3m 3 4 b5 5 #5 6 7 7M 8

eu ñ sei como eu leio ela tipo, eu acho q a cada "|" eh uma tonica tipo a sequencia de C-C#-D-D#... e assim por diante, + eu ñ sei como eu posso formar triades com esta tabela.
se alguem, ou alguma alma caridosa puder me ajudar.rsrsrs....
eu agradeceria muito.
vlwzão.

LeandroP
Moderador
# mai/07
· votar


jessi

Me parece que esta tabela está se referindo às oitavas.

Tenha em mente o número 7.

2 + 7 = 9 então 2 = 9


4 + 7 = 11 então 4 = 11


6 + 7 = 13 então 6 = 13


A oitava da 2a é a 9a

A oitava da 4a é a 11a

A oitava da 6a é a 13a

Os demais intervalos (3a, 5a e 7a) não são oitavados (na escrita), portanto não existe 10a, 12a, 14a, etc.

jessi
Veterano
# mai/07
· votar


LeandroPanucci

brigadão Leandro... eh pq to com uma apostila aki e ela ta falando destes intervalos + eu ñ tava sabendo o q era, agora acho q da pra mim entender e responder os exercícios.
vlwzão pela ajuda. \o/ \o/

Jabijirous
Veterano
# mai/07
· votar


james_the_bronson

olha tem tantas analises pra isso ai, vou falar só duas



o G7 como dominante secundario resolvendo no dó!



modulação para o IV entao ficaria assim V/IV/I I, escrevendo por extenso, o G7 vai ser a dominante de dó só que dó é o novo tom entao ele vira primeiro grau, isso é modulação por acorde comum :P ja falei disso aqui, cata ai. ai ele usa o VI grau que é o Am que é tb o II de sol!! meio complicado né?? eu gosto mais da explicaçao da segunda opçao hehehehe

sobre substituições

primeiro depende da melodia, mas como nao tenho vou só na harmonia mesmo

voce pode usar um Sub V, voce pode usar um VII um diminuto e por ai vai!!!

primeira coisa se for o q eu to pensando é harmonia funcional, o nome ja diz, FUNCIONAL, ele estuda as funções do acorde, entao pra inicio de conversa substitui pelas funçoes é mais facil, depois voce pode chutar o pau da barraca!! :P

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


Pinem.

bjo

_BLACKMORE_
Veterano
# mai/07
· votar


ghb

velho .. desculpe o "descaso" do outro tópico .. o das jams ...

mas vendo q aqui eh um lugar super bacana em teoria e compartilhamento das informações ....
eu voto STicky (3)

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/07
· votar


e a harmonia? acabou?

Jabijirous
Veterano
# jun/07
· votar


_BLACKMORE_


acho que nego aprendeu harmonia de vez :P

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/07
· votar


hehehe

Thiagoham
Veterano
# jul/07
· votar


Nao deixem que morra a Harmonia!
Seria interessante fazer uma apostila do Boteco da Harmonia... com duvidas comuns, criaçoes de interessantes progressos vindas de membros e coisas do tipo... afinal, ninguem precisa de harmonia basica se os livros do Almir ja tao na net a um bom tempo... alguem gosta da ideia?

:*

Thiagoham
Veterano
# jul/07
· votar


ah e acho q topicos como "Tópico modelo para dúvidas e sugestões de equipamentos" (2 paginas) deveriam ser retirados do stick afinal, todo dia tem um topico ai da galera querendo saber oq comprar... e topicos como Boteco da Harmonia (19 paginas) devia ter stick, afinal, eh um assunto q interessa a todos do forum.

Richard Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


Já eu acho que deveria ser criado um forum exclusivo pra esse tipo de assunto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Boteco da Harmonia